Helenira Resende e Suely Kanayama estão entre os homenageados. Cerimônia acontece nesta segunda, 26, às 15h, e será transmitida on-line

Mosaico com os 15 alunos que serão diplomados | Fotos: Memorial da Resistência de São Paulo | Arte: Renan Braz

No ano em que o Brasil completa 60 anos do golpe militar, a Universidade de São Paulo (USP) realizará uma cerimônia de diplomação para homenagear 15 estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) que foram perseguidos e assassinados durante o regime. O evento acontece nesta segunda-feira (26), às 15h, no Auditório Nicolau Sevcenko, será transmitido online e faz parte do projeto “Diplomação da Resistência”, que busca resgatar a memória desses alunos e reparar as injustiças do passado.
Entre os homenageados estão Helenira Resende e Suely Kanayama, guerrilheiras do Araguaia que dedicaram suas vidas à luta pela democracia. A resistência no Araguaia, da qual participaram, foi um marco na contestação ao regime militar, desmistificando a ideia de que o governo era intocável e inspirando a luta contra a ditadura.
Antes da cerimônia, às 13h, ocorrerá uma plenária organizada pela União da Juventude Socialista (UJS), em homenagem às duas estudantes guerrilheiras. O evento será um marco de memória e justiça, refletindo o lema “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!”.

Paulo Martins, diretor da FFLCH, destacou a importância simbólica do evento. “Essa homenagem significa que a USP não se oculta diante das injustiças e reafirma seu compromisso com os direitos humanos. Me sinto imensamente feliz por ser o diretor que entregará simbolicamente a graduação aos familiares desses alunos que desapareceram no vento nefasto da ditadura”, afirmou.

A ação, que integra a diplomação de 31 estudantes da USP ao todo, é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o gabinete da vereadora e ex-aluna da USP Luna Zarattini (PT) e o coletivo de estudantes Vermelhecer. Em dezembro de 2022, outros dois estudantes, Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz, do Instituto de Geociências (IGc), já haviam sido homenageados.

Saiba quem são os 15 alunos que serão diplomados:
Antonio Benetazzo, Filosofia
Carlos Eduardo Pires Fleury, Filosofia
Catarina Helena Abi-Eçab, Filosofia
Fernando Borges de Paula Ferreira, Ciências Sociais
Francisco José de Oliveira, Ciências Sociais
Helenira Resende de Souza Nazareth, Letras
Ísis Dias de Oliveira, Ciências Sociais
Jane Vanini, Ciências Sociais
João Antônio Santos Abi-Eçab, Filosofia
Luiz Eduardo da Rocha Merlino, História
Maria Regina Marcondes Pinto, Ciências Sociais
Ruy Carlos Vieira Berbert, Letras
Sérgio Roberto Corrêa, Ciências Sociais
Suely Yumiko Kanayama, Letras
Tito de Alencar Lima, Ciências Sociais

Diplomação da Resistência
Data: 26 de agosto, segunda-feira, às 15 horas
Local: Auditório Nicolau Sevcenko, localizado no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) da FFLCH/USP
Para acompanhar a cerimônia, acesse: https://www.youtube.com/@uspfflch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *