Parte indelével da história e da cultura de Montes Claros e do Norte de Minas, as Festas de Agosto chegam, em 2024, à sua 183ª edição, levando para as ruas da cidade, já devidamente decoradas, as músicas, danças e religiosidade que marcam os festejos.

Paralelamente à festa popular conduzida pelos catopês, marujos e caboclinhos, acontecerá também mais uma edição do Festival Folclórico de Montes Claros.
A programação começa no dia 13, esta terça, com a Abertura Oficial, que será realizada às 19h30, na sede da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, no bairro Morrinhos.
No dia 14 de agosto, quarta, teremos, na Praça Doutor Chaves (Matriz), às 19 horas, a apresentação da peça teatral “Entre Dois Santos”, encenada pela companhia norte-mineira de teatro “A Trupe”. No Mesmo dia, às 20 horas, é a vez da abertura da exposição “Ventos Ancestrais”, de Lucas Viggi, no Centro Cultural Hermes de Paula.
Às 20h30, na Praça da Matriz, teremos a apresentação da banda “Trem do Black”, trazendo o melhor da música negra. Às 22 horas, no mesmo local, é hora do show de Cevisa Harmonia, cantor e compositor montes-clarense que trará um repertório recheado de músicas regionais.
Também às 22 horas, mas na Igreja Nossa Senhora do Rosário, acontece o tradicional hasteamento do Mastro de Nossa Senhora, como parte da programação religiosa das festas.
No dia 15 de agosto, quinta-feira, a programação começa às 10 horas, no Espaço Arena, que será montado na Praça da Matriz, com a apresentação do projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, que incentiva o consumo de literatura por toda a população, principalmente as crianças. Às 11 horas, teremos o desfile do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, com saída do Automóvel Clube e chegada na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Às 18 horas, teremos apresentação do Cordão de Ouro Cultural, dentro do festival “Ao Som do Berimbau”, em frente ao Centro Cultural. Às 19h30, o Centro Cultural irá exibir o filme “U ômi qui casô cua mula” (o filme será reexibido na sexta e no sábado, sempre nesse horário). Às 20 horas, teremos apresentação da “Cia de Danças Saruê”, trazendo manifestações folclóricas regionais, no espaço Arena.
Às 21 horas, o Palco da Praça da Matriz recebe o cantor Flavin Ribeiro, com um repertório eclético e cheio de música boa. Às 22 horas, quem sobe ao palco é a cantora independente Naluz, que estreia no Festival Folclórico com uma mistura de regionalismo e música eletrônica.
Às 23 horas, será hasteado o Mastro de São Benedito, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Na sexta-feira, 16 de agosto, o Centro Cultural recebe, às 9 horas, uma Oficina de Danças Folclóricas. Às 10 horas, na Arena da Praça da Matriz, mais uma apresentação do projeto “Na Trilha da Leitura”.
Às 11 horas, é a vez do Reinado de São Benedito atravessar as ruas do centro da cidade, no trajeto Automóvel Clube/Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Às 16 horas, o Centro Cultural sedia uma homenagem aos 500 anos de São Benedito.
Às 20 horas, o Grupo de Danças Populares Brasileiras “Sarandeiros” se apresenta no espaço Arena. Às 20h30, a Casa de Cultura Márcia Prates recebe o “Concurso de Estandartes”.
Às 21 horas, no Palco da Praça da Matriz, o grupo de performance musical norte mineiro “Surubim e os Pocomã” irá apresentar um repertório baseado na musicalidade da nossa região, mesclada com elementos de jazz, da música universal e improvisações, entregando um espetáculo sonoro único. Às 22 horas, é Pedro Boi quem vai encher a praça com o melhor do cancioneiro popular do Norte de Minas.
E, às 23 horas, o Mastro do Divino Espírito Santo será hasteado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
No dia 17 de agosto, sábado, a programação começa às 8 horas, com a “Feira de Arte e Artesanato da Matriz”, no Largo Georgino Júnior, da Praça da Matriz. Às 10 horas, o Grupo de Danças “Sarandeiros” promove uma oficina de dança no Centro Cultural Hermes de Paula. Também às 10 horas, a banda infantil “Fiu Fiu de Cotovia” vai fazer a alegria da criançada, no espaço Arena.
Às 11 horas, começa o Cortejo do Império do Espírito Santo, levando fé e devoção para o centro da cidade.
Às 20 horas, Marcos Paracatu é o convidado do Palco da Praça, trazendo preciosidades da MPB e modas de viola.
Às 21 horas, o espaço Arena volta a receber as danças folclóricas do grupo Sarandeiros.
E, às 22 horas, o palco recebe a grande atração da noite, o cantor Flávio Venturini, um dos maiores artistas da história da música brasileira.
Tudo termina no dia 18 de agosto, domingo. Às 8 horas, mais uma oportunidade de conferir a “Feira de Arte e Artesanato da Matriz”. Às 9, a Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos recebe o “Encontro de Ternos”. Às 10 horas, o projeto Viver Mais fará uma apresentação de cantos folclóricos, no espaço Arena. Logo depois, às 10h30, o grupo Fitinhas apresentará danças folclóricas, no mesmo espaço. Um pouco mais tarde, às 11 horas, a Arena recebe Nega Tana.
Às 16 horas, teremos a procissão de encerramento das Festas de Agosto, na Praça da Matriz.
Às 20 horas, na Praça da Matriz, “Minas em Sinfonia” apresentará um belo “Tributo a Beto Guedes”, no Palco.
Às 21 horas, no espaço Arena, teremos apresentação do grupo Fitas.

E, para encerrar a programação do Festival Folclórico, teremos o show de percussão do Zubatuque, às 22 horas, no Palco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 7 =