– Viva os Catopês ou Congado, os Marujos ou Marujada e os Caboclinhos ou Caboclada

 – Vai começar a 180ª Edição das Festas de Agosto – Música e religiosidade fazem parte da programação

– A Prefeitura de Montes Claros divulgou a programação da 180ª edição das Festas de Agosto e do 41º Festival Folclórico da cidade. A programação religiosa começa quarta-feira à noite, 14, com o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Rosário em frente à Igreja do Rosário. No dia seguinte, quinta-feira, 15, haverá o cortejo do reinado de Nossa Senhora do Rosário, saindo da frente do Automóvel Clube. À noite será levantada a bandeira de São Benedito.

Na sexta-feira, 16, sairá o cortejo em honra ao reinado de São Benedito. Ainda na sexta-feira, à noite, a bandeira do Divino Espírito Santo será levantada. No sábado, 17, pela manhã, será feito o cortejo do Divino Espírito Santo.

No domingo, 18, será realizado, de manhã, o encontro dos reinados na Associação dos Catopês, no bairro Morrinhos. À tarde, haverá o cortejo de todos os reinados, que percorrerá as principais ruas do centro da cidade em direção à Igreja do Rosário, onde haverá uma missa de encerramento dos festejos religiosos.

O 41º Festival Folclórico será realizado em vários pontos no entorno da Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz), com diversas atrações gratuitas. A abertura oficial será na quarta-feira, 14, às 19 horas. Logo depois acontece a abertura da exposição de Yara Tupynambá, com trabalhos diversos da artista conhecida e respeitada internacionalmente, cuja produção ininterrupta, ao longo de sete décadas, gerou registros de rara beleza e enorme valor histórico e cultural. A atração estará aberta para a população de 14 de agosto a 15 de setembro, na galeria Godofredo Guedes.

Na quinta-feira, dia 15, haverá, no Auditório Cândido Canela, às 14 horas, a contação da história “Patrimônio, Experiências e Afetos”, do professor Auiru Tiago. Mais tarde, às 18 horas, haverá a palestra “Antroposofia, Educação e Cultura”, com os professores Brunno Souto e Auiru Tiago. O evento será também no Auditório Cândido Canela. Nessa mesma data haverá, às 20 horas, o lançamento do livro “Antônio, a Formiga e o Ser Tão”, de Auiru Tiago.

No dia 16, sexta-feira, no Centro Cultural, será lançado a obra “O país dos meus sonhos”, da autora Amelina Chaves.

No sábado, dia 17, será realizada, no coreto da Praça da Matriz, às 10 horas, a contação da história “Antônio, a Formiga e o Ser Tão”. À noite, às 19 horas, o Centro Cultural apresenta o Cinema Comentado, com o documentário “Sujeito Oculto na Roda do Grande Sertão – O Universo de Guimarães Rosa”. Logo após, às 20 horas, haverá uma roda de conversa sobre o tema. Na Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz) serão montados dois palcos, onde será realizado o evento “Encontro de Tambores”, um festival que reunirá grandes grupos artísticos. Na quarta-feira, 14, o palco principal receberá o cantor Élcio Lucas, às 20 horas. Logo após, no Palco Arena, às 21 horas, será a vez do Grupo Saruê se apresentar. Às 22 horas se apresenta, no palco principal, a cantora Bianca Luar, com convidados.

Na quinta-feira,15, se apresentará, no Palco Principal, o Grupo Taboo, às 20 horas. Às 21 horas, sobe no Palco Arena o Grupo Zabelê e, às 22 horas, no Palco Principal, Babilak Bah agitará os presentes com seu show.

Na sexta-feira,16, N’agandaia será a atração do Palco Principal, às 20 horas. Logo após, no Palco Arena, às 21 horas, o Grupo Fitas encantará o público com sua apresentação. Em seguida, subirá, no Palco Principal, Pereira da Viola, às 22 horas, e, logo depois, às 23 horas, o grupo A Outra Banda da Lua.

No final de semana, uma programação especial. No sábado,17, de manhã no Palco Arena, a partir das 10 horas, haverá a Oficina Meninos do Tambor, com Tico Lopes e Cláudio Monteiro. À noite, às 20 horas, subirá no Palco Arena o Grupo Banzé. Às 21 horas, no Palco Principal, se apresentará o cantor Maurício Tizumba e, às 22 horas, também no Palco Principal, Beto Guedes encantará os presentes com seus grandes sucessos. No domingo de manhã, o Palco Arena recebe a atração Flor de Liz. À noite, no Palco Principal, às 20 horas, se apresentará Mamour Ba. Logo após, às 21 horas, subirá no Palco Arena a 1º Marujada de Montes Claros. Fechando o 41º Festival Folclórico, no Palco Principal se apresentarão os cantores André Águia e Jukita Queiroz

Com Ascom / Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =