A população de Montes Claros poderá, em breve, usufruir de internet de graça nos parques e em várias praças da cidade. O serviço será oferecido pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Planejamento e Gestão. Os pontos de conexão entrarão em funcionamento nos próximos meses, como parte do programa Rede Verde, que disponibilizará sinal de Wi-Fi gratuito em diferentes regiões da cidade, para que o cidadão possa utilizar a internet a qualquer hora nos pontos, através de smartphones. O edital será publicado no Diário Oficial do Município nesta semana, ocasião em que o município comemora seus 162 anos de elevação à categoria de cidade.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Reinan Oliveira Brito, para utilizar o serviço será preciso fazer um cadastro com dados básicos. “A proposta é que seja disponibilizado gratuitamente aos usuários acesso à internet nas áreas verdes, e para
isso a permissionária terá que assumir o compromisso de providenciar e manter alguns pré-requisitos mínimos: 512 kbps de download por usuário (para o número previsto de usuários simultâneos por localidade, em média, 150), podendo reconectar quantas vezes quiser, após o tempo limite de conexão definido em edital, sendo que, durante esse tempo para reconexão, serão exibidas propagandas definidas pela permissionária”, explicou Brito.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, o objetivo do projeto é “garantir a inclusão digital da população, em todas as praças e parques da cidade, atendendo determinação do prefeito Humberto Souto, para que todos tenham acesso à internet nas áreas verdes”.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, este programa tem como objetivo disponibilizar internet gratuita e de qualidade, além de encorajar a cidadania por meio da inclusão digital. “Esperamos que o Wi-Fi também seja a porta de comunicação da Prefeitura para propagar suas campanhas, compartilhar os resultados e divulgar todas as suas ações, que não são poucas. Esperamos ainda que a Internet livre venha fortalecer as ações de estímulo à cultura digital na cidade e promova uma ocupação cada vez maior dos nossos espaços públicos, não somente para a proteção, mas principalmente para a fiscalização de nossas áreas verdes, para que não sejam depredadas”, disse.

Confira abaixo os endereços dos parques e praças que serão beneficiados, nesta primeira etapa:

PARQUES

1) Parque da Sapucaia, no bairro Morada do Sol
2) Parque Milton Prates, no bairro Morada do Parque
3) Parque Cândido Canela, no bairro Canelas
4) Parque Sagarana, no bairro Ibituruna
5) Parque Professor Antônio Jorge (Mangues), no Conjunto Habitacional José Correa Machado
6) Parque Lagoa dos Portugueses, no bairro Belvedere
7) Parque Nilson Dias da Silva (Mangueiras), no bairro João Botelho

PRAÇAS

Praça Dr. Carlos Versiane (Centro)
Praça Dr. Chaves (Centro)
Praça João Batista (Vila Sion)
Praça Rosa Mística (Jardim São Luís)
Praça Vila Brasília (Vila Brasília)
Praça Flamarion Vanderley (São José)
Praça Joel Cardoso (Vila Oliveira)
Praça Duque de Caxias (Santa Rita)
Praça das Tilápias (Santa Rita II)
Praça Padre Henrique Munhoz (Cintra)
Praça Evangelista Batista (Major Prates)
Praça Dr. João Alves (Dr. João Alves)
Praça Madre Olímpia Lacerda (Delfino Magalhães)
Praça Vanderley Fagundes (Todos os Santos)
Praça Honorato Alves (Centro)
Praça Apóstolo Santiago (Carmelo)
Praça Beato Francisco Coll (Maracanã)
Praça Altino Miranda (Esplanada)
Lagoa Interlagos (Interlagos)
Praça JK (JK)
Praça Rodoviária (Rodoviária)
Praça Rotary (Jardim São Luís)
Praça Renascença (Renascença)
Praça Seis de Janeiro (Santos Reis)
Praça São Vicente de Paula (Santos Reis)
Praça São José Operário (Eldorado)

Via Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =