A escritora Yvonne de Oliveira Silveira, falecida em 17 de abril de 2015, será homenageada pelo programa “Jardim para Borboletas” na próxima sexta-feira, 25, às 19 horas. Uma escultura gigante de borboleta e um jardim serão instalados no canteiro central da avenida São Judas, em frente à Igreja Católica do bairro. A escultura será a segunda do programa instalada em uma região populosa de Montes Claros. As obras são de autoria do artista plástico Gu Ferreira, e foram esculpidas com o auxílio dos reeducandos atendidos pelo programa “Para Além das Prisões”.

O “Jardim para Borboletas” é desenvolvido em parceria com o Ministério Público (MP) e dá novas oportunidades aos reeducandos do regime semiaberto (oferecendo remissão de um dia trabalhado para cada três dias de pena) e a pessoas em situação de rua (que são contratadas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para cuidar das esculturas e dos jardins). Yvonne Silveira faleceu aos 100 anos de idade e foi fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Participava também do Instituto Histórico e Geográfico, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. Foram 86 anos ligados diretamente à cultura e quase 30 na presidência da Academia Feminina de Letras.

As sete primeiras homenageadas pelo programa foram: a promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira (Praça da Rodoviária), enfermeira Antônia Colares, a “Tonha da Santa Casa” (avenida Mestra Fininha com Deputado Esteves Rodrigues), a doméstica Maria da Conceição Silva, “Dona Maria de Custodinha” (Trevo da Sion), a educadora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva (Praça da Rosa Mística), a religiosa Joana Maria Juliana Wandekeybus, a “Irmã Veerle” (avenida Deputado Esteves Rodrigues com Sidney Chaves), a educadora Yara Souto (futura Praça Yara Souto, no Todos os Santos) e a musicista Clarice Sarmento (encontro da avenida Bio Lopes com a rua João Martins, no Grande Renascença).

Tanto o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, quanto o promotor Paulo César Vicente se mostram entusiasmados com os resultados positivos alcançados pelo programa, que vem homenageando mulheres que foram ou são destaque na sociedade montes-clarense, além de embelezar a cidade, com reflexos positivos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 20 =