Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro), Montes Claros estará realizando um samba de roda no Corredor Cultural, em frente ao Bar da Eva, a partir das 8:30hs.

O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Prefeitura da Montes Claros como feriado municipal por meio da lei no 3.897/2007, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão e a favor dos direitos dos negros.

O coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, José Gomes Filho, explica que dezenas de representantes de movimentos negros caminharão pelas ruas do centro da cidade com faixas e cartazes, protestando contra o racismo. “É lamentável continuar assistindo, em pleno século XXI, discriminação de raça, cor, etnia, religião etc, que além de ser crime, é uma idiotice sem tamanho. Por isso, percorreremos as ruas de Montes Claros e finalizaremos no Largo Cultural Georgino Jorge de Souza Júnior, na Praça da Matriz, com falas, danças e músicas, para festejarmos a resistência do povo negro”, conta Gomes, “Estamos sempre promovendo e incentivando discussões e ações para combater não apenas o racismo, mas qualquer tipo de preconceito e desigualdade social na nossa cidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.

Denúncias

A Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Montes Claros, que funcionam na Casa da Cidadania, com o apoio do Conselho de Igualdade Racial, é o canal de denúncia e atua buscando sempre formas de enfrentamento e prevenção à discriminação, da intolerância e do racismo, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e antirracista. Telefone: 2211 3440 e 3453.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 12 =