Bolsonaro faz apelo para que manifestantes desocupem rodovias

‘Sei que vocês estão chateados, tristes. Esperavam outra coisa, eu também. Mas temos que ter a cabeça no lugar’, disse o presidente O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu que os manifestantes que participam dos protestos desta quarta-feira (2), com bloqueios de estradas e pedidos de intervenção militar, desobstruir as rodovias. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele faz um apelo a seus apoiadores, que também se manifestam pela não-aceitação do resultado das eleições, no domingo (30), que deram a vitória ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. “Sei que vocês estão chateados, tristes. Esperavam outra coisa, eu também. Estou tão triste quanto você. Mas temos que ter a cabeça no lugar. Os protestos são muito bem vindos, fazem parte do jogo democrático. […] Tem algo que não é legal: o fechamento de rodovias pelo Brasil prejudica o direito de ir e vir das pessoas, tá lá na nossa Constituição”, disse. “Quero fazer um apelo a você: desobstrua as rodovias. Isso daí não faz parte, no meu entender, dessas manifestações legítimas. Não vamos perder essa nossa legitimidade. Outras manifestações que estão fazendo pelo país todo, nas praças, fazem parte do jogo democrático”, pediu o presidente. Em seguida, Bolsonaro diz que colocou a Polícia Rodoviária Federal para atuar na desobstrução das rodovias, “mas são muitos pontos e as dificuldades são enormes”, de acordo com o presidente. “Prejuízo todo mundo está tendo com essas rodovias fechadas”. No fim, o presidente pede que os apoiadores “não pensem mal” dele e diz aos manifestantes: “Vamos fazer o que tem que ser feito. Estou com vocês e tenho certeza que vocês estão comigo. O pedido é rodovias. Vamos desobstruí-las para o bem da nossa nação”. O vídeo também foi compartilhado nas redes sociais pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Anderson Torres (Justiça), assim como alguns aliados, como um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A peça foi publicada após Bolsonaro receber, no Palácio da Alvorada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro da Advocacia-Geral da União, Bruno Bianco Leal. Na noite desta quarta, pelo menos 13 estados ainda registravam bloqueio nas rodovias. Os protestos em frente a quartéis que pedem intervenção militar ocorreram em oito estados e no Distrito Federal. Pedido de intervenção é ilegal  A declaração de manifestantes que fecham rodovias — estaduais e federais — pelo país sobre a existência de uma fraude nas eleições deste ano não encontra amparo legal. A Justiça Eleitoral, além de entidades nacionais e internacionais que participaram da fiscalização do pleito, confirmaram a lisura do processo. Da mesma forma, a possibilidade de uma “intervenção militar” com base no artigo 142 da Constituição, pedida por grupos de manifestantes, não tem respaldo na lei brasileira e pode resultar em processo judicial para quem fizer esse pedido.

América vence o Inter, cola no G8 e garante título ao Palmeiras

Com gol de Alê, o América venceu o Internacional por 1 a 0 nesta quarta-feira (2/11), colou no G8 e garantiu o título do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras. A partida no Independência, em Belo Horizonte, foi válida pela 35ª rodada da competição.o O Celho foi melhor no primeiro tempo e contou com Matheus Cavichioli, que defendeu o pênalti cobrado por Alan Patrick. Na segunda etapa, o jogo ficou mais frio até Alê balançar a rede de cabeça aos 30′, após escanteio cobrado por Benítez Com o triunfo, o time mineiro saiu da 11ª posição para a nona, com 49 pontos – dois a menos que o São Paulo, último time do G8 – e segue com chances de se classificar para a Copa Libertadores de 2023. De quebra, o time comandado por Vagner Mancini ainda encerrou a sequência invicta de 14 jogos dos gaúchos e voltou a triunfar em casa após três jogos. O Colorado, por sua vez, permanece na vice-liderança, com 64 pontos, mas não pode mais ultrapassar o Palmeiras, que tem 74 pontos a três rodadas do fim. Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrentará o Red Bull Bragantino no sábado (5/11), às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Já o Inter receberá o Athletico-PR no mesmo dia, mas às 21h, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O jogo Mancini promoveu alterações no time titular do Coelho. Recuperados, Marlon, Benítez iniciaram o confronto. Além deles, Henrique Almeida foi o centroavante escolhido pelo técnico, que pretendia um time ‘mais leve’. O América teve mais posse de bola e criou mais oportunidades nos primeiros 10 minutos. Prova disso foram as três finalizações de Henrique Almeida de dentro da área. Em uma delas, o zagueiro Vitão tirou a bola em cima da linha após a defesa do goleiro Keiller. Aos 18′, após cruzamento na grande área do Coelho, Rodrigo Moledo foi chutado por Alê, e o árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou pênalti para o Colorado. Alan Patrick cobrou no canto direito, e Cavichioli defendeu. No rebote, o meia do Inter parou novamente no goleiro americano. O time gaúcho se mostrou muito vertical e por isso teve menos posse de bola no primeiro tempo: 37% contra 63% dos mandantes. As ações ofensivas da equipe se concentravam no lado esquerdo. E foi neste setor que Alan Patrick voltou a levar perigo. O meia colorado passou com muita categoria por dois defensores, finalizou cruzado e a bola passou raspando a trave do Coelho após desvio em Conti. Ainda assim, o América criou mais e foi superior ao time Colorado no primeiro tempo. Segundo tempo Logo na volta, Benítez arriscou de longe e Keiller fez boa defesa. Poucos minutos depois, foi a vez de Wanderson levar perigo, em finalização que passou perto do gol. A grande chance do Inter no jogo ocorreu aos 20′. Alemão recebeu livre na área, finalizou de esquerda, mas a bola bateu na trave. O lance, no entanto, foi anulado pelo bandeirinha devido a impedimento do atacante colorado. Com um segundo tempo pouco movimentado, o América abriu o placar em bola parada. Aos 30′, Benítez cobrou escanteio no meio da grande área, e Alê cabeceou firme para colocar o time alviverde na frente: 1 a 0. O Inter até pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu furar a defesa alviverde. No último minuto, Lucas Ramos quase empatou a partida com chute que passou por cima do gol. Resultado final com festa do Coelho, que se mantém vivo na briga por Libertadores. AMÉRICA 1 X 0 INTERNACIONAL América Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Arthur, aos 39′ do 2ºT), Germán Conti, Éder (Ricardo Silva, aos 17′ do 2ºT) e Marlon; Alê, Juninho e Benítez (Lucas Kal, aos 39′ do 2º); Everaldo (Aloísio, aos 26′ do 2ºT), Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Wellington Paulista, aos 17′ do 2ºT) Técnico: Vagner Mancini Internacional Keiller; Fabrício Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny, Edenilson (Maurício, no intervalo), Carlos de Pena (Lucas Ramos, aos 44′ do 2ºT), Alan Patrick e Wanderson (Pedro Henrique, aos 24′ do 2ºT); Alemão (Romero, aos 24′ do 2ºT) Técnico: Mano Menezes Gol: Alê, aos 30′ do 2º tempo Cartões amarelos: – Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Estádio: Independência, em Belo Horizonte-MG Data e horário: quarta-feira, 2 de novembro, às 16h Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ) Assistentes: Thiago Henrique Farinha (RJ) e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA/AL) VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA/RN)

Galoucura desbloqueia rodovia interditada por caminhoneiros

Membros da torcida organizada Galoucura, do Atlético, se mobilizaram para tentar “furar o bloqueio” feito por caminhoneiros na BR-381, rodovia que liga BH a São Paulo. Em vídeos postados hoje (1) por Josimar Júnior, presidente da torcida, ele brada: “Todos os bloqueios que tiverem, nós vamos tirar” (assista abaixo). Galoucura ‘fura bloqueio’ Pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo joga na noite desta terça-feira contra o São Paulo no Morumbi, na capital paulista. Assim, torcedores do time mineiro estão viajando para a cidade pra assistir à partida no estádio. “Ninguém impede nós de ver o Galo não”, diz um membro da torcida em outro vídeo. “Pode passar todo mundo, tamo junto”, continua ele, sinalizando para que caminhoneiros parados na BR-381 sigam a viagem. Assista alguns registros: Torcedores do Atlético desbloqueiam rodovia interditada por caminhoneiros em Minas Gerais: 'ninguém impede a gente de ver o Galo' pic.twitter.com/SVa7IsT0mg — BHAZ (@portal_bhaz) November 1, 2022 A caminho de São Paulo, Josias TOG, presidente da Galoucura, grava vídeo e diz: “É a tropa do fura bloqueio. É só chamar a Galoucura.” ???? Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/eP1TGjeKxr — Central do Galo (@CentralDoCAM) November 1, 2022    

Jornalistas da Globo comemoram vitória de Lula; emissora lamenta celebração

Um vídeo viralizou entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ao criticar ‘imparcialidade’ dos veículos de comunicação. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) viralizaram um vídeo que mostra jornalistas da TV Globo comemorando o resultado da eleição presidencial desse domingo (30/10), vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A emissora emitiu um comunicado em que “lamenta” a atitude de um pequeno grupo que se esqueceu dos princípios editoriais da empresa. Bolsonaristas, como a deputada federal Carla Zambelli (PL), usaram o vídeo para atacar a emissora e criticar a falta de imparcialidade do jornalismo. “Essa é a imprensa ‘isenta’ e ‘imparcial’”, escreveu a parlamentar. Essa é a imprensa "isenta e "imparcial". pic.twitter.com/VwHUM6nAUO — Carla Zambelli (@Zambelli2210) October 31, 2022 A empresa, frequentemente atacada pelo próprio presidente Bolsonaro, que aponta parcialidade voltada para “ideologia de esquerda”, justificou as imagens. “A Globo tem cerca de 15 mil colaboradores, entre os quais 1.500 profissionais que atuam no jornalismo. A empresa, evidentemente, não tem nem pretende ter qualquer controle sobre as escolhas eleitorais de cada um desses profissionais, nem sobre como manifestam essa preferência em caráter privado”, diz o comunicado. Apesar disso, a emissora lamentou que este grupo de pessoas tenha se manifestado durante o expediente de trabalho. “No entanto, a Globo lamenta que, no ambiente de trabalho, um pequeno grupo tenha, por alguns instantes, esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais”, aponta. Via EM

Bolsonaro não reconheceu sua derrota no discurso e nem parabenizou Lula

Jair Bolsonaro (PL) se manifestou pela primeira vez após cerca de 48 horas do resultado das urnas, na tarde desta terça-feira (1º), sobre a sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição. O presidente precisou ser convencido por ministros e auxiliares a se manifestar sob a pressão dos bloqueios realizados nas estradas por seus apoiadores contra a vitória de Lula. Diversas rodovias de todo o país estão interditadas por caminhoneiros desde a madrugada de segunda-feira (31). Em pronunciamento no Palácio do Alvorada, o chefe do Executivo não reconheceu sua derrota no discurso e nem parabenizou o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória na eleição. Bolsonaro apenas agradeceu os votos que teve e pediu que as manifestações contra o resultado das urnas sejam pacíficas. “Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda que sempre prejudicaram a população”, disse Bolsonaro. “Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição”, afirmou. “Nosso sonho segue mais vivo do que nunca. É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros”. Pronunciamento do Presidente @jairbolsonaro de agora pouco. pic.twitter.com/nQIJnypVkJ — Eduardo Bolsonaro???????? (@BolsonaroSP) November 1, 2022 futuro ex-presidente não fez qualquer menção sobre a transição de governo e deixou a função nas mãos do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. “O presidente Bolsonaro me autorizou, quando for provocado com base na lei, nós iniciaremos o processo de transição”, afirmou o ministro.

Geraldo Alckmin será o coordenador da transição de governo

Vice-presidente eleito, Alckmin vai coordenar a transição para o governo de Lula (Reprodução/CNN) O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será o coordenador da transição de governo. O anúncio foi feito no começo da tarde desta terça-feira pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann. A escolha é um gesto em direção ao centro e está alinhada os discursos feitos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no discurso de vitória. O petista afirmou que precisará promover um amplo diálogo no país com a participação de vários partidos políticos. Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não ter reconhecido o resultado da eleição, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ofereceu o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília para ser a sede da transição. Além do coordenador, Lula terá o direito de indicar um total de 50 pessoas para compor a equipe de transição. A equipe de Lula vai definir os nomes nos próximos dias. Mourão telefonou para Alckmin e se ofereceu para ajudar na transição Enquanto o presidente Jair Bolsonaro permanece em silêncio desde a noite de domingo (30), quando foi derrotado, o processo de transição do atual para o novo governo começa sem a sua participação. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin conversou na última segunda-feira (31) com o vice-presidente Hamilton Mourão, eleito senador pelo Republicanos do Rio Grande do Sul. Alckmin ligou para Mourão para agradecer a uma mensagem enviada por Mourão. E Mourão colocou-se à disposição de Alckmin para realizar a transição. O atual vice-presidente chegou inclusive a convidar Geraldo Alckimin para uma visita ao Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência.

Após decisão do STF, Zema determina que PM remova manifestantes de rodovias

Apoiadores de Bolsonaro, que não aceitam a derrota do presidente nas urnas, bloqueiam estradas pelo Brasil O governador reeleito de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) afirma que solicitou às forças de segurança estaduais que conduzam a desobstrução de estradas no Estado, que estão total ou parcialmente fechadas por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam a derrota do presidente nas urnas. O governador, que apoiou Bolsonaro no segundo turno, disse, nesta terça-feira (1°), em uma rede social que é preciso garantir o direito de ir e vir das pessoas e impedir que haja desabastecimento de alimentos e outros produtos. “Já solicitei às nossas forças de segurança que tomem as medidas necessárias para desobstruir qualquer via ou qualquer estrada que esteja interditada por manifestação. A eleição já acabou e agora nós temos que garantir o direito das pessoas de ir e vir e também que as mercadorias cheguem onde precisam para não haver desabastecimento. Vamos cumprir a lei”, disse Zema na manhã desta terça-feira. O governador Romeu Zema (Novo) disse, nas suas redes sociais, que já determinou que as forças de segurança do Estado tomem as medidas necessárias para desobstruir as rodovias e vias que estejam interditadas em função de manifestações de bolsonaristas. pic.twitter.com/tUnGVqYg0a — O Tempo (@otempo) November 1, 2022 A decisão de Zema vem após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que as Polícias Militares, subordinadas aos governadores, multem e até prendam caminhões e manifestantes que mantiverem bloqueios em rodovias pelo país.

ÓDIO NAS ESTRADAS – STF ordena o desbloqueio imediato das rodovias

Caso descumpra a ordem, o diretor da PRF, Silvinei Vasques, será multado em R$ 100 mil por hora e também pode ser punido com afastamento do cargo Nos primeiros minutos desta terça-feira (1º), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram de maneira virtual para confirmar a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, que determinou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e às polícias militares dos estados o desbloqueio das rodovias brasileiras ocupadas de forma irregular por manifestantes que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na votação prevaleceu o voto do ministro Alexandre de Moraes, pelo referendo à decisão. Acompanham os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber “O quadro fático revela com nitidez um cenário em que o abuso e desvirtuamento ilícito e criminoso no exercício do direito constitucional de reunião vem acarretando efeito desproporcional e intolerável sobre todo o restante da sociedade, que depende do pleno funcionamento das cadeias de distribuição de produtos e serviços para a manutenção dos aspectos mais essenciais e básicos da vida social”, afirmou Moraes no voto. Pedido do CNT Após caminhoneiros bolsonaristas ocuparem trechos de rodovias em estados do país nesta segunda em protesto contra a derrota do presidente Jair Bolsonaro na eleição, Alexandre de Moraes atendeu a pedidos da Confederação Nacional dos Transportes e do vice-procurador geral eleitoral e tomou nesta segunda-feira (31), a decisão individual. “Que sejam imediatamente tomadas, pela Polícia Rodoviária Federal e pelas respectivas polícias militares estaduais – no âmbito de suas atribuições – , todas as medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis do poder executivo federal e dos poderes executivos estaduais, para a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido”, escreveu Moraes. Moraes também estipulou que, caso descumpra a ordem, o diretor da PRF, Silvinei Vasques, seja mutado em R$ 100 mil por hora e também seja punido com eventual afastamento do cargo. Moraes intimou Silvinei, o ministro da Justiça, Anderson Torres, todos os comandantes das polícias militares estaduais, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e os procuradores de Justiça dos estados para tomarem “as providências que entenderem cabíveis, inclusive a responsabilização das autoridades omissas”. Para Moraes, pode configurar abuso “impedir o livre acesso das demais pessoas aos aeroportos, rodovias e hospitais, por exemplo, em flagrante desrespeito à liberdade constitucional de locomoção (ir e vir), colocando em risco a harmonia, a segurança e a Saúde Pública, como na presente hipótese”. Com informações do G1

Bolsonaro completa 36 horas de silêncio sobre derrota nas urnas para Lula

Na segunda-feira (31), Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada pela manhã e foi ao Palácio do Planalto, onde teve reuniões com ministros e aliados — Foto: Evaristo Sá/AFP O TSE anunciou que o petista estava matematicamente eleito às 19h54 de domingo. Desde então, Bolsonaro não emitiu nenhuma manifestação pública, seja por escrito, discurso ou pelas redes sociais O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue, na manhã desta terça-feira (1º), sem reconhecer o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, mesmo após completadas 36 horas desde a confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o petista estava matematicamente eleito às 19h54 de domingo (30). Desde então, Bolsonaro não emitiu nenhuma manifestação pública, seja por escrito, discurso ou pelas redes sociais. Ainda não há previsão oficial de quando o presidente deve se manifestar sobre o resultado do pleito. Aliados acreditam que isso pode acontecer nesta terça e tentaram convencer o chefe do Executivo a reconhecer a derrota já nesta segunda, mas sem sucesso. Dois de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL-RJ), também não se pronunciaram até a noite desta segunda (31). O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi ao Twitter para agradecer aos eleitores do pai e pedir para “erguer a cabeça e não desistir do Brasil”. Na segunda, Bolsonaro foi pela manhã ao Palácio do Planalto, onde teve reuniões com ministros e aliados. Entre eles, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. No fim da tarde, o presidente retornou ao Palácio da Alvorada. Uma das visitas que recebeu foi do presidente de seu partido, o PL, Valdemar Costa Neto. Depois, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também fez uma visita a Bolsonaro. Desde a redemocratização, Jair Bolsonaro é o primeiro candidato derrotado à presidência da República a não reconhecer ou se posicionar sobre o resultado nas primeiras horas após a conclusão do pleito.  

Botumirim – Espinhaço, rico pela própria natureza

Espinhaço Setentrional, um dos vários sertões de Guimarães Rosa. Beleza e endemismo (Manoel Freitas) Cenário deslumbrante é palco de programa nacional de conservação * Por Manoel de Freitas – O Norte É nos campos de altitudes, nas montanhas de Minas, que a biodiversidade revela toda grandeza da maior savana do mundo. Sua espinha dorsal, a Serra do Espinhaço, atravessa os vários sertões de Guimarães Rosas, numa beleza cênica adornada por espécies endêmicas que encantam e reclamam proteção. E é nesse cenário de ecossistema único, que o Ministério do Meio Ambiente implementa na atualidade o Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), através do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção,  englobando outros 12 estados brasileiros. Cuidado que a gente sertaneja agradece e, através da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), coloca seu time de pesquisadores em campo para documentar – nos campos rupestres do sertão mineiro – parte desses tesouros, muitos dos quais guardados nos 36.188 hectares do Parque Estadual de Botumirim. Desse modo, a unidade de conservação, criada pelo Instituto Estadual de Florestas em julho 2018, possibilita o avanço da pesquisa científica no momento em que empossa mês que vem seu Conselho Consultivo, ferramenta necessária para implantação do Plano de Manejo. Na segunda quinzena de outubro, O NORTE escalou a montanha e pôde seguir as trilhas que conduziram grupo de biólogos da Unimontes, coordenados pela pesquisadora Maria das Dores Magalhães Veloso, doutora em Ciências Florestais e professora do Departamento de Biologia Geral, até a Orthophytum humile, bromélia endêmica do Espinhaço. Até então, restrita apenas aos campos rupestres das cidades vizinhas Cristália e Grão Mogol. Entretanto, a coleta dessa planta de distribuição restrita para ser estudada no herbário onde funciona seu laboratório de Ecologia Vegetal/Biologia, só foi possível no quarto dia de campo. É que são poucos indivíduos distribuídos em uma área muito grande: a joia estava incrustada nas fendas dos paredões de “Encantado”, dentro do Parque Estadual de Botumirim. Na verdade, o achado coroou criterioso trabalho de campo iniciado dia 19 de outubro, do qual participaram  cinco pesquisadores, que no caminho encontraram ainda outros exemplares da flora do Espinhaço, como a Drosera graomogolensis, espécie de planta carnívora nativa do Estado de Minas Gerais que cresce no habitat dos campos rupestres. Rolinha do Planalto, símbolo para a conservação do Cerrado Missão cumprida pelos biólogos da universidade, no dia seguinte a vez de O NORTE acompanhar no Espinhaço o ambientalista Gustavo Malacco, mestre e doutor em Engenharia Florestal, que há 15 anos coordena em Januária (Extremo Norte de Minas) o Projeto Bicudo, na Reserva Particular Porto Cajueiro, que objetiva a reintrodução do Bicudo (Sporophila maximiliani) no Cerrado mineiro, ave cada vez mais rara na natureza por força do tráfico de animais silvestres e da excelência de seu canto. Desta feita, ele que é um dos mais respeitados fotógrafos de aves do Brasil, para documentar a Rolinha do Planalto (Columbina cyanopis), em Reserva Natural criada em 2015 para proteger essa que é uma das aves mais raras do mundo. Isso, em mês no qual pesquisadores e observadores de três países europeus fizeram o mesmo, para gravar o canto e a imagem da pomba que não é encontrada em nenhuma outra parte do planeta. É que, como a espécie reapareceu 75 anos depois de considerada extinta, passou a ser dentro do Parque Estadual de Botumirim símbolo para a conservação do espinhaço mineiro, chamando a atenção de observadores de inúmeros países para outras aves endêmicas e consideradas raras, a ponto de Botumirim ser considerada pela Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save) como uma das áreas importantes para conservação de aves no mundo, daí a explicação de atrair o ano inteiro observadores de várias nacionalidades, visitação internacional  superior a do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária, tão rico que lança ano que vem sua candidatura a Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade. Riqueza florística a ser preservada Com o propósito de fundamentar ainda mais o trabalho que é feito pelo Governo Federal e Organizações Não Governamentais para proteção da fauna e flora do Espinhaço Setentrional, O NORTE ouviu dois personagens importantes, sem os quais não teria sido possível desenvolver esse enredo. Nesse sentido, a reportagem procurou primeiramente a pesquisadora Maria das Dores Magalhães Veloso, doutora em Ciências Florestais e professora do Departamento de Biologia Geral, ela que é curadora do Herbário de Montes Claros, único da região, cujo acervo beneficia professores e acadêmicos da comunidade científica da Unimontes e de outras instituições de ensino das regiões Norte, Noroeste, Vales do Mucuri e Jequitinhonha, além do Centro-Oeste mineiro. Dora Veloso explicou que “pelo percurso que fizemos em quatro dias no Espinhaço Setentrional, em pontos distintos, em busca de espécies alvo do Projeto Pro Espécies, pudemos observar que a região apresenta uma riqueza florística exuberante, com várias espécies endêmicas e habitats diversificados”. Observou que o cenário variou “desde afloramentos rochosos secos, ambientes arenosos, turfosos, áreas de veredas, cerrados a paredões rochosos úmidos, sendo possível constatar que mesmo naqueles locais que sofreram a ação do homem, como é o caso de uma área que foi utilizada pela mineração e posteriormente abandonada, encontramos representantes do gênero que estamos buscando, o que nos anima a uma segunda visita para verificação em período de floração da espécie Cuphea rubro-virens, uma das espécies da família Lythreaceae, endêmicas do Espinhaço e ameaçada de extinção. No seu modo de entender, “a Serra do Espinhaço possui uma riqueza florística muito grande e isto requer uma proteção especial, haja vista que a sua vulnerabilidade pode acarretar na extinção de espécies endêmicas e pouco conhecidas”.  Mais ainda, chamou a bromélia encontrada no trabalho de campo “que faz parte do grupo de espécies alvo do Espinhaço, a Sincoraea humilis, endêmica da Serra do Espinhaço, que ocorre em campos rupestres com 850 – 1000m de altitude, em rochas úmidas e secas, próximas a margens de rios e lagos, em locais expostos à luminosidade, cujas populações não são facilmente encontradas, o que as coloca dentro do grupo de espécies alvo”. Ecossistema