Neste 2º turno, Bolsonaro reverteu o placar e venceu Lula, em Montes Claros

Apesar da “derrota” na cidade, eleitores do candidato Lula se reuniram para comemorar a vitória. (George Fonseca/ divulgação) No primeiro turno em Montes Claros Lula, do PT, teve 46,63% dos votos para a presidência (103.694 votos), Bolsonaro somou 44,90% dos eleitores (99.858 votos). Já neste 2º turno, o candidato derrotado à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) reverteu a situação e venceu Lula com 5.675 votos de frente. Bolsonaro recebeu 116.755 votos (51,25% do total), enquanto Lula teve 111.080 votos na cidade (48,75%). Os votos em branco somaram 1,33% (3170 votos) e os votos nulos 3,05% (7.276 votos). Não foram registradas na cidade, ocorrências significativas fechando com um balanço positivo das operações conjuntas das forças de segurança publica e marcado por uma votação tranquila durante todo o pleito eleitoral. Festa Assim que foi confirmada a vitória de Lula, vários apoiadores foram às ruas comemorar. A avenida Deputado Esteves Rodrigues, perto do centro da cidade, foi o local escolhido por muitos para adentrar a noite festejando. *ECN com O Norte
Dólar cai e bolsa sobe: mercado financeiro mostra otimismo no dia seguinte à eleição

Índices eram piores na abertura das operações nesta segunda-feira, mas cenário se inverteu durante a manhã O mercado financeiro dá indícios de estar com boas expectativas para o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil. No início da tarde desta segunda-feira (31) o preço do dólar oscilava para baixo, enquanto a bolsa de valores de São Paulo operava em alta. Após fechar a R$ 5,30 na última sexta-feira, o dólar chegou a ser cotado a R$ 5,40 no início das operações nesta segunda. Porém, com o passar das horas o cenário se inverteu. A moeda americana chegou a cair para R$ 5,21 durante a manhã, e por volta das 13h20 era negociada a R$ 5,25. A bolsa de valores teve comportamento semelhante. O Ibovespa, principal índice da B3, a bolsa de São Paulo, amanheceu com forte queda, mas se recuperou ao longo do dia e no início da tarde operava com leve alta. Na última sexta, o índice fechou com 114,5 mil pontos. Na abertura das operações, chegou a despencar para 112,1 mil, antes de iniciar uma trajetória de subida e passar de 116 mil pontos no meio da manhã. No início da tarde, o índice estava um pouco mais baixo, mas ainda operava acima do fechamento anterior. As operações do dólar e da bolsa fecham às 17h.
Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, é o presidente eleito do Brasil. O petista venceu, neste domingo (30/10), o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Às 23h de hoje, com 99,99% das urnas apuradas, Lula somava 50,9% dos votos válidos, ante 49,1% de Bolsonaro. Não há, portanto, chance de mudança no resultado final. Presidente da República entre 2003 e 2010, Lula, de 77 anos, vai cumprir, a partir de 1° de janeiro de 2023, o terceiro mandato como chefe do poder Executivo federal. O vice-presidente eleito é Geraldo Alckmin, filiado ao PSB e ex-governador de São Paulo. A coalizão liderada por PT e PSB uniu, da esquerda à centro-direita, outros oito partidos. Além de petistas e socialistas, a coligação de Lula, batizada “Brasil da Esperança”, teve as participações de PCdoB, PV, Psol, Rede Sustentabilidade, Agir, Avante, Solidariedade e Pros. No segundo turno, Lula conseguiu mais adesões à frente que o apoiou. Terceira colocada na primeira votação, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) engrossou o bloco a favor da candidatura do PT, a exemplo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Economistas ligados ao Plano Real, responsável pela instituição da moeda nacional, como Armínio Fraga, também declararam voto no vencedor do pleito.
Repercussão – Mídia internacional descreve vitória de Lula como ‘volta histórica’

Imprensa ao redor do mundo citou polarização, Amazônia, violência e outros temas A mídia internacional dos dois lados do Atlântico descreve a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma volta histórica e surpreendente em um país polarizado. O britânico Financial Times descreve a conquista de Lula como “um retorno histórico” e “dramático”. Além de comentar a comemoração de cidadãos em diferentes cidades brasileiras, o FT afirma que “a vitória de Lula segue uma campanha amarga marcada por notícias falsas e violência em um clima de polarização, levando a preocupações de conflito pós-eleitoral”. O The News York Times também usou as palavras “amarga e longa” para se referir à corrida eleitoral brasileira e disse que a eleição de Lula é um freio no movimento de extrema direita do presidente Jair Bolsonaro (PL). “A vitória completa um renascimento político impressionante de Lula – da presidência à prisão e de volta – que já parecia impensável”. Já o The Guardian afirmou que Lula selou um retorno “surpreendente” ao derrotar “o titular de extrema-direita Jair Bolsonaro em uma das eleições mais significativas e contundentes da história do País”. O Washington Post, por sua vez, comenta a volta “memorável” do “ícone” da esquerda latino-americana menos de três anos após sua saída da prisão, “com as promessas de defender a democracia, restaurar a justiça social e salvar a floresta Amazônia”. A BBC também comenta a polarização vivida durante a campanha eleitoral no País. (Estadão Conteúdo)
Famílias quilombolas do Norte de Mina Gerais ganham cestas básicas

A Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Ministério da Cidadania, atende à demanda da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em caráter emergencial, enviando 48.045 cestas básicas para a população quilombola do Norte de Minas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar Desde quarta-feira (26), caminhões descarregam alimentos em um galpão da cidade. De acordo com o secretário executivo da Amams, Ronaldo Soares Dias, as doações atenderão mais de 16 mil famílias em 65 municípios. Para Sabino Neto, presidente da Associação da Comunidade de Bebedouro e presidente da Comunidade Quilombola da região de Manga, as cestas básicas estão ajudando famílias cuja situação piorou com a pandemia. “Na minha comunidade, serão 50 famílias beneficiadas. Diante da crise do Brasil e da pandemia, as famílias ainda estão sofrendo, pois, estão desempregadas. São muitas pessoas carentes, crianças que realmente precisam dessa ajuda”, ressalta. SEMPRE PRECISA Sabino conta que a busca por doações é uma constante. “A gente sempre precisa estar correndo atrás, tentando ajudar a comunidade. Onde tem um órgão que oferece cesta, a gente corre atrás, para poder ajudar o povo”, relata. As doações devem ser encaminhadas à Assistência Social do município que se desejar ajudar. Em Manga, existem 10 comunidades quilombolas registradas. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, conhecido como ‘Nilsinho’, recorda que a última ação ocorreu em 2021. Na ocasião foram entregues 16.300 cestas a famílias quilombolas da região, sob a responsabilidade do órgão, que articulou e ficou responsável por receber e entregar os alimentos. “Por isso, a Amams participa dessa distribuição de cestas básicas e disponibiliza sua equipe para esta ação”, finaliza Nilsinho. Município deve agendar A Gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social de Bocaiuva, Isabela Queiroga, explica que na sua cidade, existe quatro comunidades quilombolas tradicionais, e nessas comunidades existem um número de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Por isto, essa doação é tão importante. “Por serem comunidades que vivem das produções agrícolas e fornecem para programas sociais, no momento da pandemia, ficaram impossibilitados de fazerem comercialização e tiveram a questão da renda muito afetada. E são famílias que se encontram, quando fazemos o mapeamento, que mesmo trabalhando, não conseguem se sustentar. Então é necessária essa ajuda”, destaca Isabela. Para a retirada da cesta básica, cada município deve agendar antes de vir a Montes Claros. Os municípios que são públicos do programa do atendimento dessa ação, precisam antes de mandar buscar em Montes Claros, fazer o agendamento com a Coordenadora de Departamento de Políticas Sociais da Amams, Laila Ferreira.
O negro que tenta derrubar o negro perseguido pelos brancos bolsonaristas

* Por Moisés Mendes – Publicado originalmente no blog do autor O raciocínio mais óbvio, a partir do episódio de Carla Zambelli ontem em São Paulo, é o que inverte as posições dos personagens. O jornalista negro Luan Araujo persegue a deputada pelas ruas de São Paulo, com uma turma de capangas fortes (um deles armado). Luan aponta a arma para Carla, invade um restaurante na perseguição e, com Carla cercada, ordena que ela se deite no chão. Deitada, sempre cercada pelos capangas de Luan, Carla Zambelli é obrigada a pedir perdão por ter dito alguma coisa que Luan não gostou. A deputada somente será liberada depois de admitir que havia ofendido o jornalista. É uma cena inimaginável. É uma inversão improvável. Porque Luan não chegaria ao ponto de mandar que Carla se deitasse. Ele não seria preso. Seria morto, seria assassinado pelos capangas da deputada ou por algum fascista que estivesse por perto. Mas há uma cena que fica na periferia do episódio e que revela o Brasil em que uma branca fascista persegue um negro que por acaso é jornalista (o fascismo adora perseguir jornalistas). A cena pouco notada é a da esquina, quando Luan foge dos seguranças e de Carla e um homem, que pode ou não ser da equipe da deputada, tenta dar uma tranca no rapaz. Ele parece estar ali ao acaso. Esse cena é mais um resumo do Brasil deformado pelo bolsonarismo. Uma extremista de direita persegue um rapaz negro (perseguiria se fosse branco?) e tem a ajuda de um negro que tenta derrubar o perseguido. O raciocínio mais óbvio, a partir do episódio de Carla Zambelli ontem em São Paulo, é o que inverte as posições dos personagens. O jornalista negro Luan Araujo persegue a deputada pelas ruas de São Paulo, com uma turma de capangas fortes (um deles armado). Luan aponta a arma para Carla, invade um restaurante na perseguição e, com Carla cercada, ordena que ela se deite no chão. Deitada, sempre cercada pelos capangas de Luan, Carla Zambelli é obrigada a pedir perdão por ter dito alguma coisa que Luan não gostou. A deputada somente será liberada depois de admitir que havia ofendido o jornalista. É uma cena inimaginável. É uma inversão improvável. Porque Luan não chegaria ao ponto de mandar que Carla se deitasse. Ele não seria preso. Seria morto, seria assassinado pelos capangas da deputada ou por algum fascista que estivesse por perto. Mas há uma cena que fica na periferia do episódio e que revela o Brasil em que uma branca fascista persegue um negro que por acaso é jornalista (o fascismo adora perseguir jornalistas). A cena pouco notada é a da esquina, quando Luan foge dos seguranças e de Carla e um homem, que pode ou não ser da equipe da deputada, tenta dar uma tranca no rapaz. Ele parece estar ali ao acaso. Esse cena é mais um resumo do Brasil deformado pelo bolsonarismo. Uma extremista de direita persegue um rapaz negro (perseguiria se fosse branco?) e tem a ajuda de um negro que tenta derrubar o perseguido. Um homem negro tenta derrubar um jovem negro caçado por brancos poderosos, porque a serviço de uma deputada de extrema direita. Tem sido assim. Tem gay apoiando Bolsonaro e seus filhos homofóbicos e passando a perna em outros gays. Tem negro apoiando racistas do governo, porque tem negro racista em cargo de poder em Brasília. Tem padre que apoia o fascismo, mesmo que padres e bispos sejam perseguidos pelo bolsonarismo. Tem professores, tem mulheres, jovens, pobres passando a perna em professores, mulheres, jovens, pobres e apoiando Bolsonaro. E tem agora, como retrato desse Brasil em que vítimas se aliam aos seus algozes, um negro tentando derrubar outro negro que foge de brancos armados. O que assistiremos nos próximos dias é o debate se Carla Zambelli pode ser cassada. Não será cassada. Nenhum deles é cassado. A situação complicada é a do jornalista negro. Nem se Bolsonaro for derrotado nesse domingo seus cúmplices terão problemas, não por enquanto. Carla Zambelli será protegida pelos seus e talvez não seja punida nem mesmo pelo TSE por andar armada e ameaçar negros nas ruas um dia antes da eleição. E o negro que tentou passar a perna no outro negro? Esse deve estar frustrado por ser um péssimo ajudante de brancos bolsonaristas. Abaixo, o vídeo com a cena: * Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) – https://www.blogdomoisesmendes.com.br/
Editora Unimontes lança “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles” em homenagem ao seu centenário

Obra especial será destinada para bibliotecas públicas O Brasil comemora o centenário de nascimento do educador, antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro, natural de Montes Claros, completado quarta-feira (26/10). Marcando a comemoração do centenário do nascimento de Darcy, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) presta homenagem ao educador e intelectual com o lançamento do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles” (Editora Unimontes, 212 páginas). Organizado pelo professor João Batista de Almeida Costa (vinculado ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS), a obra documenta e resgata a trajetória de Darcy Ribeiro, com uma coletânea de artigos elaborados por professores e pesquisadores que estudaram a vida e obra do intelectual e escritor. A publicação, em edição especial, em capa dura, será destinada para bibliotecas públicas de escolas e instituições de ensino de pesquisa. Marcando o lançamento da obra, nesta quarta-feira, 26 de outubro, quando foi comemorado o centenário de nascimento de Darcy (falecido em 17 de fevereiro de 2017), o diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Dimas Cardoso, fez a entrega simbólica do primeiro exemplar do livro ao reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, no Gabinete da Reitoria. Na oportunidade, o professor Antônio Alvimar Souza enalteceu a relevância da iniciativa da Universidade e da Editora Unimontes ao homenagear Darcy Ribeiro. “Esse trabalho é magnífico e mostra a seriedade e a capacidade da Editora Unimontes”, assegurou o reitor. O reitor Alvimar destacou ainda a importância do legado de Darcy como uma das maiores personalidades do Brasil em todos os tempos, e ressaltou que a proposta da Unimontes, por meio de sua editora, é publicar obras de outros escritores do Norte de Minas, valorizando a cultura da região. “Sou um apaixonado pela nossa região, pela nossa cultura e pelo nosso povo”, declarou o reitor. COLETÂNEA INICIADA POR SOBRINHO – Dimas Cardoso lembro que, no ano de 2018, a Editora Unimontes, a partir de contato com Paulo Ribeiro (sobrinho de Darcy Ribeiro, falecido em abril de 2021), elaborou a proposta para a organização da coletânea de artigos sobre a obra do escritor e intelectual, a ser lançada na comemoração do seu centenário de nascimento em 2022 Ainda conforme o diretor da Editora Unimontes, na organização da coletânea, o professor João Batista Almeida Costa convidou pesquisadores de diferentes instituições que pesquisaram a obra de Darcy Ribeiro ou que trabalharam com o educador. Também foi convidado Mário Ribeiro Filho (Ucho Ribeiro), sobrinho de Darcy Ribeiro, que escreveu o artigo “Darcy Ribeiro, como eu o vi”. Ao todo, foram publicados 15 artigos. A coletânea é dividida em duas partes ao apresentar a obra, o pensamento, a trajetória e o legado de Darcy Ribeiro. Ele ressalta que, além dos artigos, a produção bibliográfica é enriquecida com uma galeria de fotos, ao final do livro, que revela momentos marcantes da vida do intelectual nascido em Montes Claros. O diretor da Editora Unimontes lembra que na primeira edição foram publicados 1 mil exemplares do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles. A obra comemorativa foi produzida com recursos públicos, do orçamento da Universidade, não sendo permitida a sua comercialização. Antônio Dimas explica que os exemplares do livro serão destinados, prioritariamente, para bibliotecas de escolas públicas do estado de Minas Gerais. Parceira no projeto, a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar) também contribuirá na divulgação da obra em nível nacional. Os artigos do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles, são organizados pelo professor João Batista de Almeida Costa e contam com a participação dos seguintes autores: “Darcy Ribeiro, como eu vi”, Ucho Ribeiro; “Memórias Afetivas”, Cláudia Zarvos; “Para lembrar Darcy Ribeiro”, Gisele Jacon de Araújo Moreira; “Darcy Ribeiro 100 anos depois: uma justa homenagem”, André Borges de Mattos; “Darcy Ribeiro: pensando os povos indígenas no Brasil”, Marivaldo Aparecido de Carvalho e Roberta Brangioni Fontes; “O chabu da utopia Brasil”, Andrea Jakubasko; “Darcy Ribeiro, mestre educador brasileiro”, Lúcia Velloso Maurício; “Darcy Ribeiro e a universidade necessária”, Idenilson Meireles; “Darcy Ribeiro: as utopias e fazimentos de um intelectual brasileiro”, Lia Ciomar Macedo de Faria e Rosemaria J. V. Silva; “Espaço Biográfico: política da memória e arquivo em Darcy Ribeiro”, Haydée Ribeiro Coelho; “Raça”, classe e nação em Darcy Ribeiro; contribuições a um debate incandescente”, Adélia Miglievich-Ribeiro; “Eneida Tropical: o povo brasileiro como grande narrativa sobre o Brasil”, Demetrius Ricco Ávila. Ascom/Unimontes
De arma na mão, Carla Zambelli corre atrás de homem negro que gritou “Amanhã é Lula”

Sintoma do bolsonarismo: apoiadora do presidente, deputada Carla Zambelli saca a arma e ameaça atirar em opositor A feputada Carla Zambelli (PL-SP), correligionária de Bolsonaro, atravessa a rua e entra em um bar atrás de um homem negro, depois identificado como Luan Araújo, jornalista. De arma em punho, mais de uma vez, ela determina: “Deita no Chão”. O vídeo com esta cena – registrada na esquina da Alameda Lorena com Rua Capitão Pinto Ferreira, na região dos Jardins, em São Paulo – viralizou na tarde deste sábado (29/10), véspera da eleição. Nas imagens, é possível ver a disposição da deputada, pronta para tudo, inclusive matar. O que o bolsonarismo deixa de legado: não só o pistoleiro Roberto Jefferson dá tiros, como sua base parlamentar tb anda de arma em punho. Vejam a deputada Carla Zambelli, que tocou o terror nas proximidades da Av Paulista. Grave! #Eleições2022 pic.twitter.com/KN1ySAE07x — Jornalistas Livres (@J_LIVRES) October 29, 2022 Como deputada federal, Carla Zambelli pode ter porte de arma. Mas ela sabe que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o transporte de armas nas 24 horas que antecedem a eleição, no dia do pleito e também nas 24 horas do dia seguinte. Usando argumentos parecidos com os que Bolsonaro adota para criticar a Justiça, em especial o Supremo e o TSE, Zambelli disse à imprensa que desobedeceu deliberadamente a determinação por considerar que “ordens ilegais não se cumprem”. A decisão, assinada em setembro por Alexandre de Moraes, presidente do tribunal, prevê que o descumprimento pode resultar em prisão em flagrante. “Ele não é legislador, ele é simplesmente o presidente do TSE e um membro do Supremo Tribunal Federal. Ele não pode, em nenhum momento, fazer uma lei”, disse Zambelli. Um relatório produzido por técnicos do setor de inteligência e combate à desinformação do TSE aponta que a conduta pode configurar crime eleitoral não só por Zambelli estar armada, mas ainda por tentativa de tumultuar o processo eleitoral. No 4º Distrito Policial, o Prerrogativas, coletivo formado por juristas em defesa dos direitos humanos, pediu a prisão da parlamentar. O grupo registrou no boletim de ocorrência denúncia por racismo, agressão e porte ilegal de arma de fogo na véspera da eleição. Um vídeo registra o que aconteceu antes Circula também nas redes um vídeo gravado minutos antes da ação de Carla Zambelli dentro do bar. Nas imagens, a deputada do PL parece revidar a algo que Luan teria dito. Ao esboçar uma reação, ela tropeça entre a calçada e o meio-fio, sendo protegida por um segurança, mas não chega a cair. O jornalista sai andando. Zambelli então se ergue e começa a correr atrás dele. Um dos homens que a acompanham aponta uma arma para o jornalista, que é chutado e corre. Video mostra Carla Zambelli tropeçando e caindo sozinha mo meio da rua. Em seguida ela e seus capangas armados atacam um homem negro que tenta fugir da agressão. pic.twitter.com/GviyAnaNpr — Jornalistas Livres (@J_LIVRES) October 29, 2022 No vídeo, é possível ouvir um disparo. Mas não se pode concluir que tenha partido de Zambelli ou do segurança. De bermuda, desarmado, Luan Araújo entra no bar para se proteger. Zambelli, segurando a arma com as duas mãos, vem logo atrás. Ela usa uma camiseta verde, onde se lê frase da campanha de Bolsonaro. Luan tem um boné do MST. O estopim da briga Um terceiro vídeo, que apareceu horas depois do ocorrido, revela Luan Araújo dizendo: “Tira o celular da sua mão. Amanhã é Lula, irmão. Tchau, até amanhã”. Carla Zambelli adverte: “Você tá me cuspindo”; “O que foi que você disse? Fala de novo”. E o jornalista repetiu, acrescentando: “Vocês vão voltar para o bueiro de onde não deveriam ter saído, seus filhos da puta.” Tá aqui a violenta agressão sofrida pela @Zambelli2210 “Amanhã é LULA!” Pra se defender ela atirou nele. #ZambeliNaCadeia pic.twitter.com/zgCYP7xisg — Jornalistas Livres (@J_LIVRES) October 29, 2022 A versão do jornalista Luan, que votará em Lula (PT) para presidente, admite que ofendeu Zambelli. Ele saía de um chá de bebê quando ouviu a deputada dizer: “Amanhã é Tarcísio”. A parlamentar se referia ao seu candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o governo de São Paulo. Nesse momento, Luan xingou Zambelli, e as pessoas que estavam com ela passaram a filmá-lo. Ele dizia: “Tira o celular da sua mão. Amanhã é Lula, papai”. No fim da discussão, o jornalista mandou um “te amo, espanhola”, que “era a frase do senador Omar Aziz na CPI da Covid”. Luan relata que a confusão aumentou e ele saiu correndo para o bar. “Eles quiseram me botar no chão como se fossem da polícia. Mas eles não são polícia, então eu obviamente não fui para o chão”, lembra. “Eles queriam que eu pedisse desculpa, aí eu pedi desculpa. Acusação a Janones Assim que deixou o bar, Zambelli gravou uma mensagem para suas redes sociais, dizendo que havia feito um Boletim de Ocorrência e que seguiria até o DEIC para denunciar “mais de 200 ataques” que ela teria sofrido. “Nesta noite foram muitos crimes”; “incluindo ameaças de morte”. “Uma partiu de São Paulo”; ”Dizia que daria tiro de 12 na minha cara”. As ameaças – afirmou Zambelli – estariam sempre atreladas a “vídeos do Janones”. Ela se referia ao deputado federal eleito André Janones (Avante-MG), que apoia Lula de forma contundente nas redes sociais. Zambelli garantiu que irá denunciá-lo. “Usaram um negro para me agredir” Na versão de Zambelli o caso deste sábado começou quando ela almoçava em um restaurante. Estava com o filho, e pela janela de vidro foi vista por pessoas que estavam do lado de fora. Ao sair, ela teria sido ofendida por “um grupo de homens e uma mulher de vermelho” – que Zambelli concluiu serem “militantes do Lula”. A história que Zambelli conta é moldada pelo racismo: “Me empurraram no chão. Um homem negro… Usaram um negro para vir em cima de mim. Eles eram vários”. A deputada ergue a calça jeans para mostrar que havia sido ferida. Mas, o ponto quase invisível perto do
Há uma insanidade generalizada – Muita gente possuída. *Por Manoel Gusmão

Bastaria um fato apenas, entre tantos e tantos, para tudo estar resolvido. Sem levar em conta, desgoverno, com corrupção generalizada; fome, desemprego, usurpação de direitos com muita luta conquistados, ameaça à democracia, descaso com o Covid (com imitação desumana de gente com falta de ar), os gestos, símbolos e falas nazistas, etc, etc. Há ainda o envolvimento dos pastores evangélicos em favor dele. Deles isso era esperado. Mas, estamos vendo alguns bispos e padres colocando seus fiéis contra o Papa, por que este fala de amor, fraternidade, caridade e compaixão. Esse distanciamento dos ensinamentos de Cristo por parte dos cristãos católicos é muito recente e assustador. Mesmo sem levar em conta tudo isso, caso não bastasse, pelo lado da racionalidade e da razoabilidade bastaria um dos atos seguintes em plena campanha: pintou um clima, caso Roberto Jefferson, o aliado de primeira hora, o dono do padre de festa junina; A loucura impiedosa da Carla Zambelli, peça das mais importantes da campanha do inominável, para cima de um jornalista negro, armada com um revólver… Bastaria um desses episódios macabros para se compreender quem representa o quê. Com sabedoria própria vinda do Altíssimo, sem alienação mental religiosa ou financeira, sem egoísmo exacerbado, a compreensão haveria de chegar. A insanidade é diabólica. * Contador
Flamengo é tricampeão da Libertadores da América em 2022

Time carioca derrotou o Athletico Paranaense por 1 x 0 no Estádio Monumental de Guyaquil, no Equador, com gol de Gabigol O Flamengo é tricampeão da Copa Libertadores da América. Na tarde deste sábado (29/10), o time carioca derrotou o Athletico Paranaense por 1 x 0 no Estádio Monumental de Guyaquil, no Equador, e uniu-se a Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos na lista dos clubes brasileiros com três conquistas continentais. A série começou em 1981, na Era Zico, e ganha mais duas conquistas na Era Gabigol – 2019 e 2022. O herói do título é o mesmo protagonista do bi. Gabriel Barbosa voltou a ser decisivo. Em 2019, o camisa 9 marcou dois gols no fim do segundo tempo e virou a decisão contra o River Plate em outro estádio Monumental, o de Lima, no Peru. Neste sábado, aproveitou cruzamento da direita do meia Éverton Ribeiro e surgiu sozinho na entrada da pequena área para desviar a bola rumo ao fundo da rede. Gabigou fez a torcida relaxar depois de um primeiro tempo difícil. Luiz Felipe Scolari iniciou a partida sem centroavante, ou seja, um homem de referência na área. A movimentação pressionou o Flamengo. A trupe de Dorival Júnior tnha a posse de bola, mas o Furacão levava mais perigo ao ataque. Santos foi obrigado a intervir uma vez desviando finalização de Vitinho para escanteio. O zagueiro David Luiz vacilou na marcação e assustou a torcida. Eficiente na marcação homem a homem, principalmente no arco Arrascaeta e na flecha Pedro, o Athletico-PR viu Filipe Luís deixar o campo lesionado. Ayrton Lucas o substituiu. Mais ofensivo, o lateral passou a agredir mais e a criar problemas para o lado direito da defesa adversária. O zagueiro Pedro Henrique teve de sair à caça do lateral-esquerdo, recebeu o segundo cartão amarelo e deu espaço para que o Flamengo crescesse na partida e abrisse o placar com Gabigol. A inferioridade numérica do Athletico-PR virou uma tortura no segundo tempo. O Flamengo passou a tocar a bola e abusou de perder gols para matar a decisão. Bento, por exemplo, cresceu em cima de Gabigol quando o atacante surgiu sozinho na cara do gol do Furacão. Valente, o Athletico-PR tentava pressionar sem se expor aos contra-ataques. Equanto isso, o calor de Guayaquil começava a maltratar as principais figuras do Flamengo. Assim como na final da Copa do Brasil, Thiago Maia e Arrascaeta deixaram o time exaustos. Gabigol também pediu substituição. Como o Flamengo não definia o jogo, o Athletico insistia na tentativa do empate e quase igualou o placar em uma cobrança de falta venenosa do meia-atacante uruguaio Terans. Ex-jogador do time paranaense, o goleiro Santos saltou bonito no canto esquerdo para tranquilizar a inquieta nação rubro-negra. O árbitro ainda deu cinco minutos de acréscimos, mas era tarde. Com assinatura do artilheiro das decisões Gabigol, o Flamengo é tricampeão da América. Aguardada decisão “Foi a coroação de um todo um trabalho feito”, resumiu Pedro, artilheiro da competição com 12 gols, em rápida entrevista ao fim da partida. “Mostrou mais uma vez a força que esse grupo tem”, continou, elogiando o técnico Dorival Júnior. “A gente tem uma qualidade muito grande, um setor defensivo e um ataque muito bons.” Gabigol superou Pelé e igualou Zico na lista de brasileiros com mais gols na competição, marcando quatro vezes. No topo está Coutinho, do Santos, autor de cinco gols. Após o jogo, perguntado sobre a Copa, ele respondeu: “Sim, é um sonho estar numa Copa do Mundo, trabalho e me esforço muito para isso”. “Preciso liberar a direita, o cabeceio, mas ninguém é perfeito”, refletiu. E celebrou a conquista: “O Rio de Janeiro é Mengão pra sempre”. Confira a escalação do time vencedor: 20 Santos 22 Rodinei 23 David Luiz 4 Léo Pereira 16 Filipe Luís 26 Ayrton Lucas 8 Thiago Maia 5 Vidal 35 João Gomes 7 Everton Ribeiro 14 Arrascaeta 29 Victor Hugo 9 Gabriel 18 Everton 21 Pedro Técnico: Dorival Júnior LIBERTADORES DA AMÉRICA FINAL ÚNICA Flamengo 1 x 0 Athletico-PR Quando: Sábado (29/10), às 17h Onde: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador Árbitro: Patricio Loustau (ARG)