Vantagem é de nove pontos percentuais do candidato do PT

O novo levantamento divulgado pelo Ipec (antigo Ibope) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vantagem na corrida presidencial. Ele tem 51% das intenções de voto, contra 42% de Jair Bolsonaro (PL), que oscilou um ponto para baixo. Brancos e nulos são 5% e não sabem, 2%. A pesquisa mostra as intenções de votos totais.

Esta é a segunda sondagem feita pelo Ipec após a votação do primeiro turno. No primeiro levantamento, publicado na última quarta-feira (5), Lula somou 51%, contra 43% do atual presidente. Ou seja: os resultados desta segunda indicam estabilidade no cenário da disputa presidencial.

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No primeiro turno das eleições, Lula terminou na frente, com 48,4% do total de votos válidos. Bolsonaro veio a seguir, com 43,2%.

Leia também:

Decreto libera militante de esquerda nas eleições

A pesquisa publicada nesta segunda-feira contou com 2.000 entrevistas presenciais em todo o país, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento, contratado pela Globo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =