Antônio Soares Dias vira nome de medalha, em Francisco Sá

Câmara Municipal de Francisco Sá aprova criação da Medalha Antônio Soares Dias Por Maicon Tavares* De autoria do vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Francisco Sá, Levi Neto, foi aprovado por unanimidade o Projeto de criação da Medalha Antônio Soares Dias, de Honra a Francisco Sá. A votação aconteceu em reunião extraordinária na noite desta segunda-feira (23) e será entregue anualmente no aniversário da cidade, tornando-se a comenda mais importante do legislativo municipal. Neste ano do centenário de Francisco Sá, em especial, a honraria será entregue a dez personalidades que tenha relevantes serviços prestados à cidade. O presidente da casa relembrou a trajetória de Antônio Soares Dias enquanto prefeito do “Brejo”, destacando a atuação do mesmo também como líder ruralista e o primeiro político do Norte de Minas a presidir a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Antônio Dias fez muito por Francisco Sá, por isso não podemos deixar de homenagear sua memória o quanto antes”, enfatizou Levi. Durante a reunião, outros parlamentares fizeram questão de ressaltar a grande atuação de Antônio Dias. Muitos até lembraram que iniciaram suas trajetórias na vida pública través do ex-prefeito. Além de Produtor Rural, Dias era advogado, sócio proprietário da Rádio Terra de Montes Claros e militante político regional. * Jornalista Leia também Morre aos 78 anos, o ex-prefeito, ex-deputado e ex-presidente da ALMG, Antônio Dias
Partido Liberal diz à Justiça que Moro se beneficiou de caixa 2

Partido de Bolsonaro afirmou que o ex-juiz da Lava Jato e atual senador pelo União Brasil-PR arrecadou cerca de R$ 2,3 milhões acima do permitido na legislação OPL, partido de Jair Bolsonaro, afirmou à Justiça que o senador diplomado Sérgio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz declarado suspeito da antiga Operação Lava Jato, cometeu abuso de poder econômico e se beneficiou de caixa dois nas eleições do ano passado. A informação foi publicada nesta terça-feira (24) pela coluna de Rogério Gentili, no portal Uol. O ex-chefe do Executivo federal pediu a cassação do parlamentar. Em ação judicial, a legenda do ex-ocupante do Planalto disse que Moro, antes de anunciar a candidatura ao Senado pelo União Brasil, foi pré-candidato a presidente pelo Podemos. De acordo com o partido de Bolsonaro, essa pré-candidatura foi um “estratagema pernicioso” para o ex-juiz arrecadar mais dinheiro. O PL afirmou que, somando-se os gastos da pré-campanha com os da campanha do parlamentar, o custo teria sido de R$ 6,7 milhões. O teto da campanha ao Senado era de cerca de R$ 4,4 milhões, disse o PL na ação. Ou seja, Moro teria arrecadado cerca de R$ 2,3 milhões acima do permitido na legislação. “O conjunto das ações foi orquestrado de forma a, dentre outras irregularidades, usufruir de estrutura e exposição de pré-campanha presidencial para, num segundo momento, migrar para uma disputa de menor visibilidade e teto de gastos vinte vezes menor, carregando consigo todas as vantagens e benefícios acumulados indevidamente”, continuou. Segundo o PL, houve “arrecadação de doações eleitorais estimáveis não contabilizadas”, que “passa pelo abuso de poder econômico e termina com a demonstração da existência de fortes indícios de corrupção eleitoral”. O processo foi aberto no dia 23 de novembro do ano passado, mas estava sob segredo de Justiça. O sigilo foi revogado no dia 17 de janeiro pelo desembargador Mário Helton Jorge, relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A ação foi assinada pelos advogados Guilherme Ruiz Neto, Bruno Cristaldi, Marcelo Delmanto Bouchabki e Nathália Ortega da Silva. “Por mais irônico que possa parecer, a presente ação atende a um apelo do próprio corréu, procurando combater a corrupção em todas as suas esferas, inclusive eleitoral”, afirmaram os advogados no processo. Denúncias de Caixa 2 O tenente-coronel do Exército Mauro Cesar Barbosa Cid, conhecido como coronel Cid, ficava com o dinheiro de cartões corporativos do governo Jair Bolsonaro e cuidava de pagamentos, com dinheiro vivo, de gastos da família Bolsonaro. Foi o que apontaram denúncias do site Metrópoles. Policiais federais apuram se os valores de saques feitos por outros militares ligados a Cid eram repassados ao coronel. Também estão sendo investigados pagamentos de faturas de um cartão de crédito emitido em nome de uma amiga de Michelle Bolsonaro. O dinheiro seria do caixa informal gerenciado pelo tenente. Conflito com Bolsonaro e Lula Ex-ministro da Justiça, Moro deixou o governo Jair Bolsonaro em abril de 2020, quando apontou crime de responsabilidade do então ocupante do Planalto, acusado de tentativa de interferência na Polícia Federal (PF), subordinada à pasta que era comandada pelo ex-juiz. Quando trabalhava na Lava Jato, Moro tirou o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva das pré-candidaturas à presidência da República em 2018 e depois foi ser ministro de Bolsonaro, que era o principal adversário do petista naquele ano. Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão anteriormente proferida pela Segunda Turma da Corte no sentido de declarar a suspeição de Moro nos processos contra Lula, que teve seus direitos políticos devolvidos. Em junho de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) condenou Moro por fraude em domicílio eleitoral. O ex-juiz teve de concorrer ao Senado pelo estado deo Paraná. Outro lado Em nota, Moro disse que aguarda a notificação judicial. “Eu e meus suplentes ainda aguardamos ser notificados pela Justiça Eleitoral. Daquilo que vi pela imprensa, porém, percebo tratar-se de uma ação feita em parceria pelo PL/PR e Podemos, ou seja, entre o segundo e terceiro colocados derrotados, atendendo aos interesses de uma nova eleição e do PT. Puro desespero dos perdedores e de quem teme nosso mandato”, disse “Vejo que o PL/PR emprestou seu nome e o Podemos entrou com os seus advogados e com documentos internos vazados ilegalmente. Renata Abreu, Fernando Giacobo, Álvaro Dias e Paulo Martins são os responsáveis!”, continuou. “Todavia, nada temo. Sei da lisura das minhas ações, suplentes e fornecedores. Não houve aplicação ilegal de recursos, tampouco caixa2, triangulação ou gastos além do limite, como sugerem provar apenas com matérias de blogs e notícias plantadas. A ilustrar o absurdo da ação encontra-se a afirmação fantasiosa de que a pré-candidatura presidencial teria beneficiado minha candidatura ao Senado quando foi exatamente o oposto, tendo o abandono da corrida presidencial gerado não só considerável e óbvio desgaste político, mas também impacto emocional”, acrescentou. “Tentam nos medir com a régua deles. Mas nossa retidão moral é inabalável e inquestionável, como será novamente demonstrado. Ao final serão processados, eles sim, pelas falsidades levantadas”.
Montes Claros sedia o 1º Fórum Norte Mineiro de Gestores da Saúde

No dia 3 de fevereiro será realizado o 1º Fórum Norte Mineiro de Gestores da Saúde. O evento é organizado pela Associação Mineira de Medicina da Família e Comunidade (AMMFC) em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, e tem como objetivo promover debates sobre as experiências e perspectivas da saúde no Norte de Minas. O Fórum será realizado, de forma presencial, no auditório das Faculdades Prominas, e tem como público-alvo gestores e profissionais da Saúde da região. A programação inclui uma mesa-redonda sobre os “Desafios da Saúde, Pesquisa e Inovação”, com a participação da secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, do Dr. Eugênio Vilaça, ex-secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Edivaldo Farias, presidente do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais) Regional Norte, Paola Mota, técnica e representante do COSEMS, e o pesquisador Gilmar Reis, que recebeu prêmio internacional por pesquisa desenvolvida na Atenção Primária à Saúde dos municípios mineiros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online, via Sympla (https://www.sympla.com.br/1-forum-norte-mineiro-de-gestores-da-saude__1843603).
Montes Claros testa produto rápido para tapar buracos

A prefeitura de Montes Claros passará a usar produtos de secagem rápida, para tapar os buracos que sugiram no asfalto por causa das chuvas. O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães explica que esse produto “é asfalto ensacado que permite que a área reparada seja liberada ao tráfego imediatamente, conseguindo seu assentamento e compactação através do peso dos veículos passantes, sem que o material seja arrastado pelos pneus. Permite utilizar em períodos de chuva”. Ele lembra que “está ocorrendo chuvas na cidade desde 20 de outubro. Os problemas estão relacionados com as vias antigas que não foram recapeadas e as valas não tapadas pela Copasa. A Prefeitura está com um serviço de tapa buraco intensificado e já adquiriu um produto adicional de secagem rápida para os buracos em vias de trânsito intenso. Tão logo a chuva reduza, novas equipes entrarão em trabalho no tapa-buraco”, disse Guimarães. A grande quantidade de buracos esta incomodando os motoristas de veículos. José Antônio, de 52 anos, explica que todos sabem que em dezembro e janeiro ocorre pancadas de chuvas na cidade e que a consequência direta é a buraqueira nas ruas e avenidas. Por isto, não justifica qualquer justificativa para este problema. Bastasse fazer uma ação preventiva em setembro, outubro e isto aliviaria a situação. Ele lembra que os carros são muito danificados, exigindo revisão, troca de suspensão. Além disso, cresce o consumo de combustíveis. (GA)
Amigo do Planeta – troca óleo de cozinha por pães em Montes Claros

O projeto ‘Amigo Planeta’ que é desenvolvido em Montes Claros, garantiu pães para muitas crianças carentes do bairro São Geraldo 2. Os alunos do Voluntariado Estudantil Marista, da Educação Infantil iniciaram em 2022 este projeto para discutir sobre os cuidados com o planeta e o lixo produzido pelo homem, e além do aprendizado em sala de aula, os estudantes de todas as faixas etárias participar da troca de óleo de cozinha usado por pães que ajudaram a alimentar as crianças do bairro atendidas pelo projeto. Na última etapa de 2022, 50 litros de óleo viraram 200 pães para as crianças carentes. A iniciativa continuará sendo desenvolvida em 2023, em parceria com uma padaria de Montes Claros. Os estudantes iniciaram uma campanha interna para a arrecadação do óleo de cozinha, trazendo de suas casas e de vizinhos. O óleo coletado foi separado em galões para o armazenamento adequado do produto e recebeu semanalmente equipes para o recolhimento do material e troca pelo alimento. Foram feitas diversas coletas ao longo do ano de 2022. O grupo Amigo do planeta estabeleceu a nível nacional 10 mandamentos do amigo do planeta: o 1º: só jogue lixo no lugar certo – Não jogue em calçadas, ruas, praças e estradas. Jogue o lixo nos locais apropriados, ou guarde no bolso e leve para colocar na lixeira da sua casa. O 2º, poupe água e energia – A água está cada vez mais escassa e cara. Poupe energia também, boa parte dela é produzida por carvão e petróleo, que poluem muito a natureza. 3º – não desperdice – consuma só o necessário, rejeite os descartáveis e reutilize as sacolas de compra, evite alimentos que produzem de lixo com as embalagens. O 4º mandamento – proteja os animais e as plantas e assim garantirá a sobrevivência de todos nós. Nós temos capacidade para modificar o meio ambiente e temos usado essa capacidade para piorar as coisas. Precisamos fazer o contrário. O 5º: proteja as árvores – poupe papel, utilizando os dois lados da folha para cortar menos árvores. Faça coleta seletiva para reciclar papel e papelão, plante ou adote uma árvore e cuide dela com carinho e respeito. O 6º mandamento é evite poluir o meio ambiente – Use o menos possível o carro. Ouça música sem provocar poluição sonora. Não queime lixo que possa provocar fumaça tóxica. O 7º mandamento é faça a coleta seletiva de lixo – Separe o lixo seco (papel, plástico, metal, vidro) do lixo molhado (restos de comida, cascas de frutas, lixo de banheiro etc.). Reúna o lixo seco até o dia de coleta ou junte para vender ou doar. O 8º use biodegradáveis – evite venenos e inseticidas nocivos para o meio ambiente e para a saúde. 9º conheça mais a natureza – estude e leia livros e revistas que falem sobre a natureza. Quanto mais você souber, melhor poderá agir em defesa da natureza e o 10º mandamento, participe dessa luta – Com sua família e amigos, ajude a organizar grupos para encontrar soluções aos problemas ecológicos. Oriente e lute contra os abusos, a poluição e a destruição da natureza.
A paranoia bolsonarista nas redes sociais – Por João Figueiredo *

O Jogo patológico, a compulsão por defender Bolsonaro e por atacar a esquerda, o WhatsApp como “divã” Em um Grupo de WhatsApp integrado por maioria bolsonarista, há alguns membros que atuam como se fossem abelhas-soldados de uma colmeia: reagem agressivamente (injúrias, xingamentos, comentários sarcásticos) contra qualquer mensagem que julgarem ameaça à maneira de pensar de seus membros, bem contra o autor da postagem. Nesses casos, além do ataque direto à postagem e a quem a postou, segue-se uma enxurrada de postagens com mensagens contrárias, com o claro objetivo de anular a mensagem criticada. Um vício, uma paranoia de ataques constantes que gera uma necessidade compulsiva de defesa e a transforma em um jogo patológico. Circularam diuturnamente, por esse grupo, entre 2018 – ano de sua criação – e 2022, milhares de mensagens de exaltação a tudo que se refere a Bolsonaro: chavões como “este é o maior presidente que o Brasil já teve”, “o nosso mito”, “Deus, pátria e família”, dentre outros que se misturavam com ataques injuriosos a Lula e a quem defende os ideais da esquerda, como “o ladrão de nove dedos”, “o maior ladrão do mundo”, “a esquerda é corrupta”, “comunismo do diabo”, “os imbecis da esquerda”, “jumentos lulistas”, etc., etc.; tudo regado a sucessivas postagens de fake news, cuidadosamente preparadas, reforçando as posições expressas em tais frases. O grupo ainda permanece atuante, mas houve um arrefecimento recente nos ataques furiosos à esquerda e na defesa intransigente das ações de bolsonaristas radicais, como veremos mais à frente. A sua denominação em nada vincula seus integrantes a ações políticas e ideológicas: seria, em tese, uma inofensiva coletividade de trabalhadores de determinada categoria profissional, contudo, basta acessar as mensagens para se perceber que a denominação, a rigor, deveria ser mudada para identificá-lo como um espaço de defesa aferrada dos ideais bolsonaristas. Dentre os integrantes do citado grupo há aqueles que nada postam nem comentam, os que raramente postam ou raramente comentam e os que postam e comentam intermitentemente mensagens agressivas de defesa de Bolsonaro e de ataque à esquerda. Estes últimos, uma parcela significativa dos integrantes, agem o tempo todo como um exército de defesa do grupo, como as abelhas-soldados de uma colmeia. Estão sempre atentos a toda e qualquer postagem dos outros membros e, em questão de poucos minutos, estão prontos a reagir contra qualquer postagem que considerarem nociva aos ideais do grupo, isto é, que possa influenciar os demais integrantes a pensar diferente sobre política, a pensar fora da caixinha ultraconservadora. Um integrante desse grupo, há algum tempo, postou um cartum de Yorhán Araújo, intitulado “Devaneios com Sigmund e Freud” com um diálogo entre dois personagens, em que um comenta: “Fico me perguntando como seria se eu tivesse feito outras escolhas” e o outro responde: “Você estaria se perguntando como seria a sua vida se tivesse feito outras escolhas”. A mensagem do cartum foi entendida como uma crítica ao bolsonarismo e foi rechaçada de imediato com outras postagens que aparentemente nada tinham a ver com aquela, mas que procuravam desqualificar os esquerdistas como pessoas alienadas, impatrióticas, com termos e expressões como “esquerdopatas”, “defensores de bandidos” e outros… O grupo referido é apenas um dentre muitos, os quais entre 2017 e 2022 funcionaram incialmente como instrumento de campanha eleitoral e, depois, de defesa do governo federal como uma espécie de palanque eleitoral permanente. Durante a campanha eleitoral de 2022, até o dia oito e janeiro de 2023, tais grupos atingiram o grau máximo de agressividade: durante a campanha falavam de um suposto desespero da esquerda diante da inexorável reeleição de Bolsonaro; após a eleição de Lula centraram os ataques em uma suposta fraude eleitoral e sobre uma também suposta tomada do poder pelas Forças Armadas. Seguiram-se inúmeras postagens de defesa dos acampamentos dos extremistas defronte aos quartéis do Exército até a ocorrência da invasão das sedes dos Três Poderes da República. Após as ações classificadas como terroristas, no Distrito Federal, e os desdobramentos judiciais em torno delas, houve um visível arrefecimento das defesas desses atos e os ataques passaram a ser direcionados em forma de fake news sobre o que seriam decisões impopulares do novo governo. O foco passou a ser postagens dizendo que as forças policiais seriam desarmadas, que trabalhadores que ganham um salário mínimo seriam obrigadas a pagar Imposto de Renda, que o Auxílio Reclusão teria sido reajustado com um valor superior ao salário mínimo, que policiais aposentados perderiam o porte de armas, e muitas outras; o refrão mais usado após cada uma das notícias falsas agora é “Faz o L!”. Não obstante a mudança de comportamento após os desdobramentos judiciais sobre os atos em Brasília-DF, aqueles que age como se abelhas-soldados fossem continuma com o mesmo ritmo de reação compulsiva a qualquer mensagem considerada uma ameaça à defesa bolsonarista – agem como os jogadores compulsivos em busca da vitória a qualquer custo. Sobre uma ação compulsiva semelhante, Hermano Tavares em sua tese de doutorado em medicina pela USP, intitulada “Jogo Patológico e suas relações com o Espectro Impulsivo-Compulsivo”, fala que os jogadores patológicos apresentam, assim como os portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), fortes tendências a comorbidades ligadas à ansiedade e depressão, o que dinamiza a impulsividade do paciente. Edson Nunes, em artigo com título “Bolsonarismo, doença que distorce a realidade”, publicado no Farol de notícias, define como característica comportamental da maioria dos chamados bolsonaristas radicais como “pessoas que distorcem a realidade, sobrevivem de delírios e condicionamento mental”; o autor ainda fala de um fanatismo que os leva a ter com as fake news uma relação análoga aos portadores do TOC, e insiste que entre as pessoas que assim se comportam há portadores também de Esquizofrenia e outras patologias mentais, que levam o paciente a perder o contato com a realidade. Ele define o TOC como uma patologia “em que o indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ou seja, sofre de ideias e/ou comportamentos que podem parecer absurdos, ou ridículos para a própria pessoa e para os outros e mesmo assim são incontroláveis, repetitivos e persistentes”.
Bolsonarista que quebrou o Relógio de D. João VI é preso em Minas Gerais

TERROR EM BRASÍLIA – O suspeito Antônio Cláudio Alves Ferreira trabalha em oficina de veículos no município de Catalão, Goiás, distante cerca de 300 quilômetros de Brasília – Créditos: Reprodução / TV Globo / Divulgação O bolsonarista Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, foi preso nesta segunda-feira (23) em Uberlândia (MG). Suspeito de ser o autor da destruição do histórico Relógio de Baltazar Martinot durante a invasão das sedes dos três poderes de 8 de janeiro, o acusado foi reconhecido após imagens do quebra-quebra serem divulgadas. Ele é mecânico de automóveis no município de Catalão (GO), onde reside, e duas denúncias anônimas ajudaram na sua identificação. De acordo com as investigações, o vândalo chegou a Brasília na madrugada do dia 8 de janeiro, quando estacionou seu carro no Eixo Monumental. Ele deixou a capital na mesma data, perto das 20h, e voltou a Catalão onde chegou na madrugada do dia seguinte (9). Foi visto circulando pela cidade goiana antes de sumir e ser preso em Uberlândia, a cerca de 100 quilômetros de distância. Ele foi filmado utilizando um extintor de incêndio para destruir câmeras e vidros do Palácio do Planalto. Em dado momento, as imagens mostram quando Antônio Cláudio encontra o Relógio de Baltazar Martinot e o atira ao chão. As imagens foram transmitidas para todo o Brasil pela TV Globo em 15 de janeiro, uma semana após os ataques. O relógio de pêndulo é datado do século XVII e foi presenteado a Dom João VI em 1808. O autor da obra era o relojeiro oficial do então Rei da França, Luís XIV. Só existiam, no mundo, dois relógios feitos por Martinot: um está no Palácio de Versalhes, na França, e o outro acabou sendo completamente destruído por fascistas em Brasília. Antônio Cláudio tem antecedentes criminais. Em 2014 foi autuado como receptador de produtos de roubo. Apenas três anos depois, em 2017, foi autuado durante abordagem policial de rotina por portar uma pequena quantidade de maconha. Os dois episódios ocorreram em Catalão (GO) e já foram arquivados pela Justiça local. *Com informações do Metrópoles.
Genocídio: Damares pediu e Bolsonaro vetou lei de proteção a indígenas

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senadora Damares Alves (Republicanos). Foto: Reprodução Publicado por Caroline Stefani DCM O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou, em agosto de 2020, durante a pandemia de Covid-19, o projeto de lei que previa medidas de proteção para comunidades indígenas. O veto de Bolsonaro, no entanto, foi derrubado pelo Congresso Nacional. À época, o ex-mandatário atendeu a pedido da então ministra de Direitos Humanos, Mulheres e Família, Damares Alves (Republicanos), que alegou que “os povos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais não foram diretamente consultados pelo Congresso Nacional”. Em nota técnica enviada pela ministra ao Palácio do Planalto, assinada em 6 de julho por Esequiel Roque, secretário adjunto de Igualdade Racial, ela pedia que Bolsonaro retirasse da lei de proteção aos indígenas a obrigação de União, estados e municípios fornecerem itens como água potável; materiais de limpeza, higiene e desinfecção; leitos de UTI; ventiladores pulmonares; e materiais informativos sobre a covid-19. A última vez que Damares Alves se manifestou sobre o povo Yanomami foi em maio do ano passado. Uma menina de 12 anos havia sido estuprada e morta por garimpeiros na região de Waikás, em Roraima. “Esse caso traz a questão do garimpo, mas quero lembrar que os garimpos estão em terras indígenas há mais de 70 anos, de forma irregular, e são muitas as violências”, disse ela. “Esse caso dessa menina causou essa repercussão toda, e isso é muito bom porque a gente ainda vai conversar sobre violência sexual contra crianças indígenas. A gente não pode ser pautada por um só caso. Lamento, mas acontece todo dia”. Acompanhei com dor e a tristeza as imagens que estão sendo divulgadas sobre os Yanomami. Minha luta pelos direitos e pela dignidade dos povos indígenas é o trabalho de uma vida. Mas diante de tantas mentiras espalhadas nos últimos dias, preciso esclarecer algumas coisas. (1/8) — Damares Alves (@DamaresAlves) January 22, 2023 Damares, aqui temos uma indígena indignada com o que você fez e deixou de fazer por eles. Ela te cita nitidamente. Como explicaria esse vídeo? Quantas vezes os pedidos de ajuda foram ignorados por vocês? Damares, aqui temos uma indígena indignada com o que você fez e deixou de fazer por eles. Ela te cita nitidamente. Como explicaria esse vídeo? Quantas vezes os pedidos de ajuda foram ignorados por vocês? pic.twitter.com/nSY8hbLJFF — Elika Takimoto (@elikatakimoto) January 22, 2023
Câmara da mulher empreendedora lança programa para fomentar negócios

A Câmara da Mulher Empreendedora de Montes Claros completou seu primeiro ano de existência. A entidade nasceu dentro da ACI e foi criada nos moldes propostos pela Federaminas, com o objetivo de agregar empreendedoras para fomentar o desenvolvimento dos seus negócios. Para fomentar mais negócios a partir da liderança feminina, a CME lança o Programa Quero Empreender. Ariane Galdino, presidente da CME, destaca que “o Quero Empreender é um programa de compartilhamento de informações técnicas para dar suporte às empreendedoras que estão começando a formalizar seus negócios, ou que sentem que precisam de mais informação para gerir um negócio já existente. Serão 6 módulos com aulas on line sobre mercado, tributos, leis, planejamento e assuntos correlatos. Esse mesmo programa será repetido no segundo semestre, inaugurando o projeto de trazer informações mais técnicas para as empreendedoras associadas”. O objetivo é proporcionar o passo a passo para as mulheres que desejam empreender e não sabem por onde começar. O programa acontecerá em 6 encontros on-line, a cada 15 dias, quando um consultor trabalhará um tema específico. As inscrições estão abertas e o primeiro encontro será no dia 9 de fevereiro, com o tema: “O que é o empreendedorismo – Possibilidades e desafios”. No dia 23 de fevereiro, o tema será Mentalidade Empreendedora; no dia 9 de março, Formalização do negócio; no dia 23 de março, Valorização e posicionamento do negócio no mercado; no dia 13 de abril, Plano de voo: estratégias para implantação de um negócio e no dia 27 de abril será o tema Manutenção do Negócio. O investimento é de R$ 30,00 para associadas e R$ 60,00 para não associadas. Mais informações pelo email camaradamulher@acimoc.com.br e pelo WhatsApp (38) 99929-8304. “O papel das mulheres na economia de mercado é cada vez mais importante. Segundo dados do Sebrae, 46% das empresas abertas nos últimos dois anos tem uma mulher à frente. Muitas dessas empresas saem da economia informal e passam a compor os indicadores oficiais, gerando empregos, movimentando os mercados, criando novos produtos e serviços. Não raro, essas mulheres empreendem sem muito conhecimento técnico ou um plano de negócios, e esse é um dos perfis de empreendedora que a CME tem percebido no mercado e acolhido”, pontua Ariane Galdino. No primeiro ano de atividades, a Câmara da Mulher Empreendedora realizou em 2022 quatro encontros do Café Conexão, com temas sobre empreendedorismo com palestra e confraternização para gerar networking. Também foi realizado o 5° Café Com Elas, o evento foi um sucesso e contou com o apoio de várias empresas patrocinadoras, que expuseram suas marcas e produtos. Além do café especial para 320 mulheres, teve palestra com tema relacionado à Educação Financeira. Ainda em agosto, a CME abriu os trabalhos do Circuito E-Minas, com o 1º Painel de Lideranças, quando mulheres empreendedoras de sucesso compartilharam sua experiência com as associadas à CME e convidadas, no intuito de promover, motivar e fortalecer as participantes. A Câmara já preparou a agenda para 2023, com muitas novidades e muito trabalho. O site da entidade vai abrigar um catálogo contendo as empresas das empreendedoras associadas, o Vitrine Vip. Esse catálogo tem ramificações importantes, como um grupo exclusivo de Whatsapp, no qual as empresas poderão publicar promoções também exclusivas e gerar oportunidades de negócios. Em cada mês haverá uma edição do Café Conexão, sendo que a data, tema e inscrições serão divulgados no site e instagram da CME. Em setembro, na esteira do sucesso que foi a participação da CME na Fenics em 2022, haverá também um encontro dentro da programação da Feira. A Câmara é composta, atualmente, por 15 diretorias, tendo à frente mulheres com expertise em suas áreas de atuação, que estão engajadas voluntariamente no propósito de qualificar e fomentar os empreendimentos femininos em Montes Claros e região. (GA) Fonte: Gazeta
Montes-clarense Luciana Santos será a nova presidente do Ipea

Filha do ex-deputado constituinte José da Conceição Santos, Luciana é doutora em economia e tem atuação focada na saúde A economista Luciana Mendes Santos Servo será presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), anunciou nesta sexta-feira (20/1) a ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana torna-se a terceira mulher a comandar o órgão – a primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995; a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012 – e a primeira mulher negra. Servidora do Ipea desde 1998, Luciana vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”. A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), de um estudo sobre a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida no contexto da pandemia de Covid-19 e de um trabalho sobre o gasto dos municípios em atenção primária à saúde no Brasil. Ipea Criado em 1964 como Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea é uma fundação pública vinculada ao MPO. Conta com sete diretorias e um corpo técnico de pesquisadores na sede, em Brasília, e na unidade descentralizada, no Rio de Janeiro. A missão do Instituto é aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas. Zé da Conceição O professor e advogado José da Conceição Santos foi deputado federal constituinte, recebendo nota Dez do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar); Vereador, em Montes Claros; Deputado Estadual, por Minas Gerais, além de secretário municipal em Montes Claros exerceu o cargo de Secretário dos Transportes do Estado de Minas Gerais. Zé da Conceição também foi consultor jurídico do sindicato dos trabalhadores na Indústria do Açúcar e do Álcool, em Bocaiúva; e dos sindicatos dos Metalúrgicos, Comerciários e Construção Civil, em Montes Claros.