Lula lidera caminhada com governadores até o STF, destruído por terroristas

RESPOSTA AO TERRORISMO – Na caminhada, Lula deu as mãos a Rosa Weber, presidente do STF, mandando recado claro para golpistas – Créditos: André Góis/ Equipe Fatima Bazerra Após reunião com governadores, presidentes do Congresso Nacional e ministros do Supremo Tribunal Federal em que as respostas ao terrorismo bolsonarista foram a pauta, o presidente Lula (PT) liderou uma histórica e simbólica caminhada pelo prédio do STF, principal alvo dos ataques. Na caminhada, Lula deu as mãos a Rosa Weber, presidente do STF. “Muito simbólica a caminhada de Lula, Janja, Rosa Weber e os governadores saindo do Planalto em direção ao STF. É um recado aos golpistas. Não mais tolerado nenhum ato terrorista em nome do genocida”, repercutiu a deputada federal Talíria Petrone. À imprensa, o ministro Luis Roberto Barroso comentou os ataques e disse ser muito doloroso ver o Supremo na condição em que se encontra. “Nossa preocupação agora é reconstruir o Supremo e, para isso, devemos também punir os responsáveis pelo estrago”, afirmou. O ministro ainda disse que o episódio envergonhou o Brasil diante do mundo. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou durante a caminhada que a crise está solucionada. “Temos evidentemente as marcar terríveis mas podemos afirmar que há uma normalidade institucional no país e essa reunião de hoje reafirma que há uma ampla união e que a paz institucional restabelecida será duradoura”, afirmou.
Governo de MG irá punir servidores que participaram de atos terroristas

Segundo a Controladoria-Geral do Estado, o governo irá adotar medidas legais e administrativas caso fique comprovado a participação de servidores nos atos – Vândalos depredaram bens públicos em Brasília, no domingo (8) — Foto: TON MOLINA / AFP A Controladoria-Geral de Minas Gerais afirmou, nesta segunda-feira (9/1), que irá penalizar os servidores do Estado que tiverem participado dos atos terroristas em Brasília. Segundo o governo de Minas, caso seja comprovado o envolvimento de servidores na invasão e na depredação de prédios públicos no último domingo (8/1), o Estado irá adotar medidas legais e administrativas. “Em caso de comprovação de envolvimento de servidor público estadual, o Estado adotará todas as medidas legais e administrativas possíveis, como a instauração de investigação preliminar para verificar a possibilidade de responsabilização na esfera disciplinar, sem prejuízo da adoção das demais medidas na esfera civil e criminal”, informou a CGE em nota. Até o início da noite desta segunda-feira, 1.500 bolsonaristas foram presos por participarem dos atos terroristas em Brasília. Segundo a polícia, 1.200 manifestantes estavam no acampamento montado em frente ao QG do Exército. Os outros 300 começaram a ser presos em flagrante desde ontem e já estavam na sede da Polícia Civil do Distrito Federal.
Ir para hospital não livrará Bolsonaro dos efeitos do 8 de janeiro

Tem toda a “pinta” de que a internação de Jair Bolsonaro num hospital de Orlando, na Flórida, seja mais uma das vezes em que os seus problemas de saúde servem como válvula de escape de situações políticas difíceis. Por Fernando Brito – Tijolaço Embora com poucas perspectivas jurídica de prosperarem, as duas ações impetradas hoje – pelo senador Renan Calheiros e pelo PDT – pedindo que ele seja incluído no inquérito dos atos antidemocráticos que corre no STF e que seja ordenado seu retorno dos Estados Unidos, para ficar à disposição da Justiça brasileira, dão forma à inevitável responsabilização política que vem a ele pelos atos praticados ontem contra os três poderes da República. O início da responsabilização judicial de seus agentes no ataque terrorista às instituições só agravará esta situação. Dos “bagrinhos” que, às centenas, caíram a rede dos inquéritos abertos em Brasília aos personagens “tubarão”, como o delegado Anderson Gomes e o governador Ibaneis Rocha, serão poucos os que negarão que o chamado de Bolsonaro foi quem os levou aos atos de ontem. E também os que financiaram a jornada do terror vão assumir que fizeram isso sem pedidos de gente graúda. Mesmo que, de início, possa haver certa cautela do STF em trazer, diretamente, o nome do ex-presidente para as ações, isso será inevitável com a ação da CPI que já tem número e condições políticas de ser instalada no Senado e que tem todos os ingredientes para ser um show de escândalos, como foi a da Covid. Há muita gente bem informada em Brasília que dá como questão de tempo que Jair Bolsonaro se torne inelegível, embora não um preso, para reduzir seu vitimismo. É cedo para dizer se ocorrera isso, mas nã para afirmar que sua capacidade de liderar a oposição, em grande parte, esvaiu-se. Setores do “Centrão” que, embora atraídos pelo governismo, tendiam a ser hostis a Lula pensando no eleitorado antipetista já falam abertamente que Bolsonaro escolheu ficar com a “seita” extremista. Lula ganhou, involuntariamente, um respiro nas pressões imensas que já se desenhavam. Precisa aproveitá-lo, sem precipitações.
Alexandre de Moraes afasta Ibaneis do governo do DF por 90 dias

Moraes determinou ainda a desocupação e dissolução total, em 24 horas, dos acampamentos bolsonaristas O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu na madrugada desta segunda-feira (9) afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo por 90 dias. A decisão vem após as invasões de terroristas bolsonaristas às sedes do Supremo, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, no domingo (8). Segundo Moraes, “o descaso e conivência” de Anderson Torres “com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem” no Distrito Federal “só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”. Ibaneis, escreveu Moraes, “não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ —mesmo sabedor por todas as redes que ataques às instituições e seus membros seriam realizados— como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro, em especial, com a proibição de ingresso na esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”. Moraes determinou ainda: A desocupação e dissolução total, em 24 horas, dos acampamentos nas imediações dos quartéis-generais e outras unidades militares e prisão em flagrante de seus participantes; A apreensão e bloqueio de todos os ônibus identificados pela PF que trouxeram os terroristas para o Distrito Federal; A desocupação em até 24 horas de todas as vias e prédios públicos estaduais e federais de todo o país; A proibição imediata, até o dia 31 de janeiro, de ingresso de qualquer ônibus e caminhões com manifestantes no Distrito Federal; Manda a Agência Nacional de Transportes Terrestres manter e enviar os registros de todos os veículos, inclusive telemáticos, que entraram no Distrito Federal entre 5 a 8 de janeiro; Manda a PF obter todas as câmeras de segurança do Distrito Federal que possam auxiliar na identificação dos terroristas e obter, junto a hoteis e hospedarias, a lista e identificação de manifestantes que chegaram a Brasília desde quinta-feira passada (5); Requisita ao TSE que utilize o acesso a dados de identificação civil mantidos no tribunal para contribuir na identificação e localização dos envolvidos nos atos terroristas; Manda o Facebook, TikTok e Twitter bloquearem cerca de 18 perfis nas redes sociais. (Com informações do UOL).
Saiba o que é a intervenção federal decretada por Lula no DF

O decreto de intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (8), após apoiadores extremistas de Jair Bolsonaro (PL) terem invadido e atacado às sedes dos Três Poderes em Brasília, é uma medida de caráter excepcional e temporário, prevista na Constituição Federal de 1988 em situações nas quais há “grave comprometimento de ordem pública”. Segundo a Constituição, para decretar uma intervenção é preciso que ela seja referendada em votação pelo Poder Legislativo. No entanto, como se trata de uma medida excepcional, o texto do decreto tramita em regime de urgência e vai direto para apreciação do plenário do Congresso. A Constituição também prevê que cabe ao Congresso Nacional, após o decreto de intervenção e a nomeação de um interventor, analisar o caso em um prazo de 24 horas. Também é possível decretar uma intervenção a partir dos seguintes casos: para manter a integridade nacional; para repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra; para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; para reorganizar as finanças da unidade da Federação; para garantir a execução de lei federal; e para assegurar a observância de princípios constitucionais sensíveis. A primeira vez que a intervenção foi decretada desde a Constituição Federal foi em 2018, no Rio de Janeiro, pelo governo de Michel Temer (MDB), sob a justificativa de uma escalada de violência no estado, aliada à situação de calamidade financeira. Na época, o interventor federal foi o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa de Bolsonaro.
Governo Biden declara apoio ao presidente Lula na luta contra terroristas bolsonaristas

“Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje”, disse Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA O governo dos Estados Unidos está do lado do presidente Lula na condenação dos ataques aos três poderes em Brasília neste domingo (8), declarou o secretário de Estado estadunidense Antony Blinken, em sua conta no Twitter. “Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje. Usar a violência para atacar as instituições democráticas é sempre inaceitável. Nós nos juntamos a Lula para pedir o fim imediato dessas ações”, disse Blinken. We condemn the attacks on Brazil's Presidency, Congress, and Supreme Court today. Using violence to attack democratic institutions is always unacceptable. We join @lulaoficial in urging an immediate end to these actions. — Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) January 8, 2023 O Embaixador da União Europeia no Brasil disse estar “seguindo com grande preocupação os atos antidemocráticos e as ações violentas na Praça dos Três Poderes, em Brasília”, enquanto a OEA condenou o ataque. Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai repudiaram em alguma medida a tentativa de golpe em Brasília.
AGU pede prisão de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do DF

Ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro permitiu a destruição da Praça dos Três Poderes por terroristas bolsonaristas A Advocacia-Geral da União (AGU) do governo Lula pediu neste domingo (8) a prisão do ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e antigo secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, diante do terrorismo golpista de bolsonaristas em Brasília. Torres está em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. A AGU pede ainda a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais em todo o país e a dissolução dos atos nas imediações de quartéis e outras unidades militares. Todas as forças de segurança publica do DF e dos estados devem ser empregadas, defende a AGU.
Lula decreta intervenção federal na segurança do DF

presidente garantiu que todos os envolvidos nos atos terroristas, inclusive os financiadores, serão punidos Diante das ações terroristas protagonizadas por golpistas bolsonaristas, o presidente Lula (PT), que está em Araraquara (SP), anunciou, neste domingo (8), que decretou intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro. Para o cargo de interventor foi nomeado o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. Ele estará subordinado ao presidente. Lula classificou as atitudes como barbárie e abominável. Além disso, chamou os golpistas de fascistas e garantiu que todos os envolvidos, inclusive os financiadores dos atos, serão identificados e punidos.
Morre aos 68 anos Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama

Morreu neste domingo (8), aos 68 anos, o ex-jogador de futebol Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama e um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Dinamite, que além de futebolista já foi deputado estadual por cinco mandatos, lutava contra um câncer no intestino desde 2021. Ele estava internado no hospital Unimed, na capital fluminense, desde a manhã de sábado (7), após apresentar piora em seu quadro de saúde Maior artilheiro da história do Vaco da Gama e do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, Dinamite venceu o torneio pelo clube em 1974 e tem ainda, entre seus títulos, 5 Campeonatos Cariocas. Ao todo, o ex-jogador marcou 784 gols em sua carreira. O vascaíno também jogou pela Seleção Brasileira e marcou 26 gols com a amarelinha. Ele foi titular na Copa do Mundo da Argentina, em 1978, sendo o artilheiro do Brasil no torneio. Em 1982 também foi à Copa, na Espanha, mas ficou no banco de reservas. A última postagem de Roberto Dinamite feita no Instagram foi exatamente há uma semana, lamentando a morte do Rei Pelé, que também faleceu em decorrência de um câncer. “Triste com sua partida meu ídolo Pelé. O melhor dos melhores! Referência dentro do futebol para todos nós jogadores. Tenho muito orgulho de ter conhecido você e vestido a mesma camisa 10 que você imortalizou com tanta maestria”, havia publicado. Confira a lista de títulos pelo Vasco e gols de Roberto Dinamite Títulos Campeonato Brasileiro: 1974 Campeonato Brasileiro de seleções estaduais: 1987 Campeonato Carioca: 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992 Taça Guanabara: 1976, 1977, 1986, 1987, 1990 e 1992 Taça Rio: 1975, 1977, 1980, 1981, 1984 e 1988 Copa Rio: 1984, 1988, 1992 Torneio do Bicentenário dos Estados Unidos: 1976 Copa Rio Branco: 1976 Taça Oswaldo Cruz: 1976 Copa Atlântica: 1976 Torneio Quadrangular do Rio: 1973 Copa da cidade de Sevilla (Espanha): 1979 Torneio Colombino Huelva (Espanha): 1980 Copa Manauense: 1980 Troféu da cidade de Funchal (Portugal): 1981 Copa João Havelange: 1981 Torneio Verão: 1982 Troféu Ramon de Carranza: 1987 e 1988 Copa de Ouro: 1987 Copa do Rei Pelé: 1991 Gols Vasco da Gama: 708 gols Seleção Brasileira: 26 gols Barcelona: 3 gols Portuguesa: 11 gols Amistosos: 36 gols Total: 784 gols
Bolsonaristas golpistas conseguem invadir o Congresso, o Planalto e o STF

Em questão de poucas horas, bolsonaristas golpistas conseguiram invadir o Congresso Nacional – Câmara dos Deputados e Senado Federal -, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). ⚠️ Bolsonaristas derrubam as grades e vão em direção ao Congresso Nacional pic.twitter.com/lmQHLTSvPt — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 ⚠️ Bolsonaristas invadem o Congresso Nacional em manifestação antidemocrática pic.twitter.com/fpLp7TThD2 — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 ???? ATENÇÃO: manifestantes bolsonaristas conseguem acessar a área do Palácio do Planalto e avançam para dentro do prédio pic.twitter.com/L8xiDV8Vuq — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 ⚠️ AGORA: manifestantes bolsonaristas conseguem subir a rampa do Palácio do Planalto pic.twitter.com/7Eh4IlpPZG — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 ⚠️ Bolsonaristas estão no Palácio do Planalto e quebram vidros do prédio pic.twitter.com/o1dbDZDvwt — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 ⚠️ Bolsonaristas estão no Palácio do Planalto e quebram vidros do prédio pic.twitter.com/o1dbDZDvwt — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 Bolsonaristas quebram cadeiras e vidros dentro do Palácio do Planalto. pic.twitter.com/gajeRb4NCs — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 Após quebrarem janelas, bolsonaristas entram no prédio do STF. pic.twitter.com/MvdWwWUnto — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023 ???? Apoiadores de Bolsonaro, que não aceitam o resultado das eleições de 2022, invadem e causam destruição no Palácio do Planalto. pic.twitter.com/m4ZiV6ddGH — Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023