Flamengo é tricampeão da Libertadores da América em 2022

Time carioca derrotou o Athletico Paranaense por 1 x 0 no Estádio Monumental de Guyaquil, no Equador, com gol de Gabigol O Flamengo é tricampeão da Copa Libertadores da América. Na tarde deste sábado (29/10), o time carioca derrotou o Athletico Paranaense por 1 x 0 no Estádio Monumental de Guyaquil, no Equador, e uniu-se a Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos na lista dos clubes brasileiros com três conquistas continentais. A série começou em 1981, na Era Zico, e ganha mais duas conquistas na Era Gabigol – 2019 e 2022. O herói do título é o mesmo protagonista do bi. Gabriel Barbosa voltou a ser decisivo. Em 2019, o camisa 9 marcou dois gols no fim do segundo tempo e virou a decisão contra o River Plate em outro estádio Monumental, o de Lima, no Peru. Neste sábado, aproveitou cruzamento da direita do meia Éverton Ribeiro e surgiu sozinho na entrada da pequena área para desviar a bola rumo ao fundo da rede. Gabigou fez a torcida relaxar depois de um primeiro tempo difícil. Luiz Felipe Scolari iniciou a partida sem centroavante, ou seja, um homem de referência na área. A movimentação pressionou o Flamengo. A trupe de Dorival Júnior tnha a posse de bola, mas o Furacão levava mais perigo ao ataque. Santos foi obrigado a intervir uma vez desviando finalização de Vitinho para escanteio. O zagueiro David Luiz vacilou na marcação e assustou a torcida. Eficiente na marcação homem a homem, principalmente no arco Arrascaeta e na flecha Pedro, o Athletico-PR viu Filipe Luís deixar o campo lesionado. Ayrton Lucas o substituiu. Mais ofensivo, o lateral passou a agredir mais e a criar problemas para o lado direito da defesa adversária. O zagueiro Pedro Henrique teve de sair à caça do lateral-esquerdo, recebeu o segundo cartão amarelo e deu espaço para que o Flamengo crescesse na partida e abrisse o placar com Gabigol. A inferioridade numérica do Athletico-PR virou uma tortura no segundo tempo. O Flamengo passou a tocar a bola e abusou de perder gols para matar a decisão. Bento, por exemplo, cresceu em cima de Gabigol quando o atacante surgiu sozinho na cara do gol do Furacão. Valente, o Athletico-PR tentava pressionar sem se expor aos contra-ataques. Equanto isso, o calor de Guayaquil começava a maltratar as principais figuras do Flamengo. Assim como na final da Copa do Brasil, Thiago Maia e Arrascaeta deixaram o time exaustos. Gabigol também pediu substituição. Como o Flamengo não definia o jogo, o Athletico insistia na tentativa do empate e quase igualou o placar em uma cobrança de falta venenosa do meia-atacante uruguaio Terans. Ex-jogador do time paranaense, o goleiro Santos saltou bonito no canto esquerdo para tranquilizar a inquieta nação rubro-negra. O árbitro ainda deu cinco minutos de acréscimos, mas era tarde. Com assinatura do artilheiro das decisões Gabigol, o Flamengo é tricampeão da América. Aguardada decisão “Foi a coroação de um todo um trabalho feito”, resumiu Pedro, artilheiro da competição com 12 gols, em rápida entrevista ao fim da partida. “Mostrou mais uma vez a força que esse grupo tem”, continou, elogiando o técnico Dorival Júnior. “A gente tem uma qualidade muito grande, um setor defensivo e um ataque muito bons.” Gabigol superou Pelé e igualou Zico na lista de brasileiros com mais gols na competição, marcando quatro vezes. No topo está Coutinho, do Santos, autor de cinco gols. Após o jogo, perguntado sobre a Copa, ele respondeu: “Sim, é um sonho estar numa Copa do Mundo, trabalho e me esforço muito para isso”. “Preciso liberar a direita, o cabeceio, mas ninguém é perfeito”, refletiu. E celebrou a conquista: “O Rio de Janeiro é Mengão pra sempre”. Confira a escalação do time vencedor: 20 Santos 22 Rodinei 23 David Luiz 4 Léo Pereira 16 Filipe Luís 26 Ayrton Lucas 8 Thiago Maia 5 Vidal 35 João Gomes 7 Everton Ribeiro 14 Arrascaeta 29 Victor Hugo 9 Gabriel 18 Everton 21 Pedro Técnico: Dorival Júnior LIBERTADORES DA AMÉRICA FINAL ÚNICA Flamengo 1 x 0 Athletico-PR Quando: Sábado (29/10), às 17h Onde: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador Árbitro: Patricio Loustau (ARG)

Monumento de São Francisco, em Pirapora, é restaurado pela Prefeitura

Prefeitura de Pirapora e a Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) reinstalaram a imagem de São Francisco de Assis na Praça Três Palmeiras, no centro da cidade. O retorno da escultura – reformada e restaurada pelo Artesão Expedito Viana Rodrigues – recebeu as bênçãos do Cônego Jolly Puliprakalathil, da Paróquia de São Sebastião. Foi a culminância de um longo e minucioso trabalho de recuperação da estátua de madeira tamboril, esculpida em 1996 pelo artista, que se encontrava bastante deteriorada, sob sério risco de perda total. Remodelada, recebeu reforço estrutural e pintura especial que garante mais resistência e durabilidade aos efeitos do tempo, sol, chuva e pragas urbanas. A operação de transporte e fixação do monumento de (de 3,37 metros, pesando 510 kg) mobilizou a Secretaria municipal de Obras e a Guarda civil. Posteriormente, o pedestal de suporte da imagem será reestruturado e receberá nova pintura, melhorando o visual da praça que liga o centro da cidade ao Bairro Bom Jesus e ao trecho da Avenida Benjamim Constant. “Nossa cidade e o Rio São Francisco merecem esse presente. Por isso, nosso agradecimento ao Artesão Expedido pela dedicação extra na recuperação da imagem”, comentou o Prefeito Alex Cesar. Mais uma ação de reconstrução do patrimônio histórico e cultural de Pirapora, valorizando um monumento de inestimável simbolismo, especialmente entre a comunidade católica, ambientalistas e turistas

Número de cidades em situação de emergência pela seca chega a 81

Além de ações de suporte imediado voltadas para as cidades, o governo investe em políticas públicas permanentes no estado Minas Gerais tem 81 municípios em situação de emergência por causa da seca. Nesta sexta-feira (28/10), o Governo de Minas publicou, no Diário Oficial, decreto que autoriza a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a prestar suporte às cidades atingidas. A diretriz entra em vigor no dia 12/11 e vale até março de 2023. Neste contexto, como a Defesa Civil trabalha de forma integrada e em sistema, o papel da Cedec-MG é o de preparar os municípios para situações adversas e dar apoio in loco, quando necessário. Trata-se, portanto, de apoio complementar. Preparação   Em maio de 2022, a Cedec-MG realizou o ‘Seminário de Convivência com a Seca’ em Montes Claros, no Norte de Minas. O evento orientou os municípios para o enfrentamento das consequências da seca e contou com a presença de mais de 300 pessoas presencialmente, dentre elas 25 prefeitos e quatro vice-prefeitos. Participaram cerca de 130 municípios. Ações  Por meio do Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP), a Cedec atendeu 55 municípios, levando água para mais de 91 mil pessoas. Para isso, foram utilizados 70 caminhões pipa e 61.473.000 litros de água. Cestas básicas também foram distribuídas para as comunidades mais prejudicadas. Programa Água Doce   Fora as ações emergenciais, a Cedec trabalha em parceria com o governo federal e órgãos estaduais como Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) para promover o Programa Água Doce (PAD), que leva água apta ao consumo humano para comunidades do semiárido mineiro. Na quarta-feira (26/10), foram inaugurados e entregues quatro sistemas de dessalinização de água do PAD, na comunidade de Bom Jesus, município de Monte Azul. Além disso, ocorreu a assinatura do contrato de construção e entrega de mais 30 sistemas de dessalinização, além dos 69 que já estão em construção em Minas Gerais. O investimento de R$ 9,3 milhões será utilizado para expandir o acesso à água no estado. Confira os municípios que decretaram situação de emergência por causa da seca  Almenara, Aricanduva, Arinos, Berilo, Berizal, Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Buritizeiro, Capelinha, Capitão Enéas, Caraí, Carbonita, Catuti, Chapada do Norte, Cônego Marinho, Coronel Murta, Cristália, Curral de Dentro, Divisópolis, Espinosa, Felisburgo, Francisco Dumont, Francisco Sá, Gameleiras, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Indaiabira, Itacambira, Itacarambi, Itinga, Jacinto, Janaúba, Januária, Japonvar, Jequitaí, Jequitinhonha, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Luislândia, Mamonas, Manga, Mato Verde, Minas Novas, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Novo Cruzeiro, Pai Pedro, Pedra Azul, Pintópolis, Pirapora, Ponto Chique, Ponto dos Volantes, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rubelita, Rubim, Santa Cruz de Salinas, Santa Fé de Minas, Santo Antônio do Jacinto, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João das Missões, Taiobeiras, Ubaí, Urucuia, Várzea da Palma, Varzelândia, Verdelândia, Veredinha e Virgem da Lapa. Via Agência Minas

Montes-clarense terá transporte gratuito para exercer sua democracia

O capítulo IV da Constituição Federal de 1988 determina, em seu Artigo 14, que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, em que o voto de cada cidadão tem o mesmo valor. Com a publicação, na edição de 28 de outubro do Diário Oficial Eletrônico de Montes Claros, da Lei Municipal nº 5.486, os montes-clarenses terão assegurado o direito ao transporte gratuito até os locais de votação. A nova legislação altera a Lei Municipal nº 5.398, de 15 de dezembro de 2021, que instituiu o Programa Emergencial de Transporte Social “Moc em Busca de Emprego”. Assim, o Poder Executivo Municipal utilizará os créditos de passagem para conceder transporte público coletivo gratuito no dia 30 de outubro, data da votação do segundo turno das eleições para presidente da República. A gratuidade será entre 8 e 17h30, e é baseada nos termos de decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal. A iniciativa presume a vulnerabilidade social dos munícipes que utilizarem a gratuidade do transporte público coletivo. A concessão da gratuidade será firmada pelo Poder Executivo Municipal com a intervenção da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), mediante a formalização de acordo com a concessionária, no qual serão estabelecidos os critérios de custeio e a forma de operacionalização da gratuidade

Justiça determina que Zema forneça transporte gratuito no dia da eleição

Governador já havia decidido não oferecer ônibus de graça na Grande BH no domingo. Decisão judicial entendeu que medida é garantidora da cidadania. A Justiça determinou que o governo de Minas Gerais ofereça transporte público gratuito no domingo (30/10) das eleições. A medida foi tomada nesta sexta-feira (28/10) pela juíza Janete Gomes Moreira, da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte. A decisão bate de frente com o posicionamento do governador Romeu Zema (Novo), que se declarou contrário à gratuidade dos ônibus no dia do segundo turno. A decisão é válida para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e também determina que o transporte seja oferecido sem qualquer tipo de redução de circulação e que a medida seja divulgada em meios de comunicação. “A concessão de gratuidade do transporte público pelo Poder Público no segundo turno das eleições presidenciais, nada mais é do que a consecução, na prática, da garantia de que todos os votos são iguais, vez que possibilitará a todo e qualquer indivíduo exercer plenamente a sua cidadania”, escreve na decisão a juíza Janete Moreira. O metrô de Belo Horizonte, no entanto, não é contemplado pela decisão. O transporte é ligado à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão vinculado ao governo federal. Na terça-feira (25/10), Zema confirmou que o estado não forneceria o transporte metropolitano de forma gratuita no dia da votação. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) justificou a medida afirmando que as zonas eleitorais são, na maioria dos casos, próximas da casa dos eleitores. “Já expressei a minha opinião. É uma decisão municipal, mas a nossa orientação é essa: que se trabalhe na véspera e no dia da eleição como se trabalha o resto do ano. Se alguém está trabalhando diferente, gera suspeita”, disse o próprio governo em entrevista à Folha de S. Paulo. A discussão sobre o transporte gratuito no dia das eleições está incluída nas estratégias de reduzir a abstenção no pleito. A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acredita que o transporte gratuito favorece que pessoas mais pobres e eleitoras do candidato petista vão às urnas.

Fábio Faria: falha na inserção em rádios é do PL, não do TSE

Ministro diz que ‘se arrepende profundamente’ de ter participado de entrevista para denunciar erro e que repudiou denúncia de fraude. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirma que sua intenção ao convocar uma entrevista coletiva para denunciar que rádios estavam supostamente prejudicando Jair Bolsonaro ao não veicular a propaganda eleitoral do PL era fazer um acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o problema fosse sanado. Na segunda (24), ele e Fabio Wajngarten, que integra a campanha de Bolsonaro, reuniram jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, para falar que auditorias tinham constatado o problema. A ideia, segundo ele, era que o TSE concedesse à campanha de Bolsonaro o mesmo número de inserções, na reta final das eleições, que supostamente não haviam sido divulgadas nas rádios. “A falha era do partido, que percebeu o problema tardiamente, e não do tribunal. Como havia pouco tempo para o TSE fazer uma investigação mais aprofundada, eu iniciei um diálogo com o tribunal em torno do assunto”, diz ele. A iniciativa desandou, diz ele, quando bolsonaristas passaram a usar o fato para pedir o adiamento das eleições, que acusavam de “fraude”. “Eu fiquei imediatamente contra tudo isso. Fui o primeiro a repudiar”, diz. “Isso prejudicaria o presidente Bolsonaro”, segue. Faria afirma ainda que, quando a situação “escalou”, protestou internamente e decidiu “sair de cena”. E mais que isso: “Me arrependi profundamente de ter participado daquela entrevista coletiva. Se eu soubesse que [a crise] iria escalar, eu não teria entrado no assunto”. O ministro afirma que, por manter um bom diálogo com magistrados de tribunais superiores, sempre fez a mediação entre a campanha de Bolsonaro e o TSE, “desde o primeiro turno”. Quando surgiu o problema das rádios, a partir de um dossiê montado pelo PL, ele também foi chamado para tentar um acordo com os magistrados. Ministros do TSE ficaram contrariados com a atitude de Faria, mas ele afirma que já conversou com todos e que o episódio foi esclarecido. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, rejeitou a ação apresentada pela campanha de Bolsonaro sobre suposto boicote de rádios por falta de provas. Ele determinou investigação sobre possível “cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana”, mas não incluiu Fábio Faria na ação.

Lúcia Veríssimo posta foto beijando Cássia Kis após fala homofóbica e famosos reagem

Afastada da TV, Lúcia recebeu apoio de inúmeros famosos revoltados com a declaração da atriz global Lúcia Veríssimo, atriz, deu o troco em Cássia Kis após a fala homofóbica da global ter causado polêmica no país. Afastada da TV, Lúcia compartilhou uma foto velha em que aparece aos beijos. Meu #tbt de hoje vai ser em homenagem à Cássia Kis. Que sigamos sem hipocrisia e falso moralismo’, disparou ela, que garantiu que o beijo entre elas foi verdadeiro: ‘Sim, foi de verdade esse beijo. Sim, é a Cássia Kis quem está me beijando’, disparou. Nos comentários, vários famosos vibraram com o post da atriz veterana. ‘Viva a diversidade’, disse Maitê Proença. Muito triste ver a Cássia nesse lugar tão raivoso e tolo’, lamentou Maria Padilha. ‘Nunca vi um TBT tão maravilhoso’, ironizou Leonardo Vieira. ‘Deve ter parado de tomar os remédios controlados’, provocou Virginia Cavendish. Em live com Leda Nagle, Cássia Kis se mostra incomodada com as diferentes formas de expressar afeto nas pessoas. Não existe mais o homem e a mulher, mas mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas. Eu recebo as imagens inacreditáveis de crianças de 6, 7 anos se beijando, onde há inclusive um espaço chamado ‘beijódromo’ ou algo assim’, desabafou na entrevista. Globo se manifesta Em nota, a Globo se manifestou nesta quinta-feira (27) sobre a fala infeliz da intérprete de Cidália, em Travessia. ‘A Globo tem um firme compromisso com a diversidade e a inclusão e repudia qualquer forma de discriminação’, disse em um dos trechos do comunicado. O post Lúcia Veríssimo posta foto beijando Cássia Kis após fala homofóbica e famosos reagem foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.

Datafolha: Lula abre 6 pontos de vantagem sobre Bolsonaro – 53% contra 47%

Nos votos totais, Lula conseguiu 49% neste novo levantamento e Bolsonaro, 44% A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (27), mostrou o ex-presidente Lula com 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL). Na semana passada, o petista tinha 52% e o seu adversário, 48% Nos votos totais, Lula conseguiu 49% neste novo levantamento e Bolsonaro, 44%. Brancos e nulos somaram 5%, e indecisos, 2%. Foram entrevistados 4.580 eleitores em 252 municípios entre terça (25) e esta quinta-feira (27). A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela Globo. Foi registrada sob o código BR-04208/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Cultura gratuita – Senai de Montes Claros realiza Semana do Livro e da Biblioteca

Até sexta-feira (28), evento terá programação diversificada para todas as idades Evento é realizado também nas unidades de Pirapora, Várzea da Palma, Turmalina. (FOTOS CÁSSIA MÔNICA/ DIVULGAÇÃO) A biblioteca da Escola Senai de Montes Claros (Centro de Formação Profissional Luiz de Paula Ferreira), realiza até sexta-feira (28) a Semana do Livro e da Biblioteca. A edição deste ano tem as duas bibliotecas das duas unidades do Sistema Fiemg oferecendo uma programação diferenciada de promoção à leitura, cultura, conhecimento e pesquisa. A bibliotecária do Senai Montes Claros, Cássia Mônica Martins Amaral, explica que a programação do evento deste ano está bem diversificada. “Teremos uma semana recheada de atividades para os estudantes com destaque para contação de histórias, campeonato de xadrez, feira de livros, trilha de leitura, palestras, concurso de desenho, exposição e doação de livros, entre outras”, diz. Segundo a bibliotecária as escolas que tiverem interesse podem marcar visitas de suas turmas marcando pelos telefones (38) 3221-2726 ou 3221-9836 e fazer o agendamento. A programação começa sempre às 8h30, com entrada livre. Além de Montes Claros, o evento é realizado também nas unidades do Senai em Pirapora, Várzea da Palma, Turmalina e em todas as unidades Sesi Senai do Estado. Semana do Livro O evento veio ao encontro da Semana Nacional do Livro, instituída pelo decreto 84.631 de 09 de abril de 1980, onde os bibliotecários e auxiliares de biblioteca, em parceria com os docentes, pedagogos, gerentes, autores e ilustradores promovem diversas atividades voltadas para a comunidade escolar.

Eleições 2022 – Urnas equipadas e auditadas para o 2º turno em Montes Claros

Equipamentos de outras cidades da região também passaram por testes no TRE Leonardo Queiroz Por Leonardo Queiroz – O Norte Montes Claros e região estão prontas para o segundo turno das eleições presidenciais. As 933 urnas eletrônicas de MOC e as mais de mil das cidades que compõe a região receberam cargas e lacres entre os dias 21 a 24 no cartório da 184ª Zona Eleitoral do TRE. A audiência contou com a presença de representantes da OAB, Ministério Público Eleitoral, das polícias Federal e Militar e de representantes departidos políticos – Cidadania e PL. Foi realizada a impressão de hash com o código homologado do TSE, verificação de fotos dos candidatos e simulação de votação, com impressão de zerésima, digitação de alguns votos, encerramento da votação, impressão de boletim de urna e conferência do resultado. O juiz da 184ª Zona Eleitoral, Bruno Sena Carmona, explica como foi feito o procedimento. “Propus que duas urnas eletrônicas fossem auditadas e que a simulação da votação fosse feita com no mínimo oito votos e de modo que em uma urna fossem digitados mais votos para um candidato e na outra mais para o outro. Assim ocorreu com a primeira votação: o boletim de urna impresso atestou oito votos, que corresponderam exatamente aos votos digitados na presença de todos: cinco foram para um candidato,três para o outro”, conta. “O importante foi a transparência da auditoria, que mais uma vez reflete a lisura, segurança e eficiência da urna eletrônica e consequentemente da apuração e totalização, ja que o resultado de cada urna que é transmitido para o TSE é exatamente o que consta do respectivo boletim, impresso ao final da votação’, finaliza o juiz. SEGURANÇA TOTAL “Os participantes da carga oficial das urnas para os segundo turno das eleições em Montes Claros entre os dias 21 a 24 tiveram a oportunidade de visualizar as fotos dos candidatos que concorrem ao segundo turno e ainda, forçada a votação, puderam verificar a integridade do funcionamento das urnas e integridade dos sistemas eleitorais”, informa a chefe da 184ª Zona Eleitoral da cidade, Helen Guimarães da Silveira.