Lista tríplice: eleição para o novo reitor movimenta Unimontes

COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA LANÇA ANTôNIO ALVIMAR E ILVA RUAS PRÉ-CANDIDATOS A REITOR E A VICE-REITORA DA UNIMONTES Os professores Antônio Alvimar (atual vice-reitor) e Ilva Ruas se movimentam no sentido de envolver a comunidade acadêmica para as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As discussões em torno das candidaturas desses professores estão sendo suscitadas por um número considerável de docentes, alunos e servidores técnico-administrativos que entendem serem esses professores, no momento, os mais preparados em termos de visão acadêmica e administrativa para comandarem a Unimontes nos próximos quatro anos.O grupo que defende suas candidaturas também entende que os professores Antônio Alvimar e Ilva Ruas, por possuírem um longo tempo de trabalho dedicado à instituição, conhecem profundamente os seus problemas e as suas reais necessidades.“Trata-se de duas candidaturas oriundas de um projeto coletivo, aspiradas por grande parte dos membros da comunidade acadêmica”, diz o professor Antônio Wagner, do departamento de Filosofia. Com vasta experiência nos campos do ensino e da pesquisa, ambos os professores atuam em cursos de graduação e pós-graduação stricto-sensu da Unimontes. O professor Antônio Alvimar pertence ao Departamento de Filosofia. Doutor em Ciências Humanas – História Social pela Universidade de São Paulo (USP) -, também possui mestrado e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).Além de professor, ele é padre da Arquidiocese de Montes Claros, participante ativo dos movimentos pastorais e sociais. Já a professora Ilva Ruas Abreu, membro do Departamento de Ciências Econômicas, é doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Norte-mineira de Ensino Superior (FUNM), hoje Unimontes.Defensores de uma educação pública e inclusiva, os professores têm como um dos seus objetivos de campanha a luta por uma Unimontes cada vez mais presente no contexto da realidade social do norte de Minas, do Estado e do Brasil como um todo, contribuindo sobremaneira para a formação humana e profissional de inúmeras pessoas. O professor Alvimar pretende fazer uma campanha que enalteça a cultura da paz e do respeito dentro da universidade. Se eleito, quer ser o porta-voz dos professores nas instâncias de poder. De acordo com o pré-candidato, seu modelo de gestão incluirá o oferecimento de oportunidades de acordo com as escolhas das pessoas que forem ingressar na Unimontes.
Desmoralizado, Aécio Neves confirma que será candidato a deputado

Aécio segue os mesmos passos de Azeredo: governador, senador, deputado federal e prisão O senador Aécio Neves, que já foi governador de Minas e deputado federal, vai disputar novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados. Desmoralizado e com a pecha de ladrão e viciado, o guru de Anastasia caminha rumo à prisão, fazendo o mesmo caminho do ex-governador Eduardo Azeredo: governador, senador, deputado federal e prisão. Problema de Aécio, “além do pó, é a corrupção”, diz Newton Cardoso“O Aécio [Neves] está podre, está caindo aos pedaços de podre, de ladrão, de corrupto”“[Antônio] Anastasia vai carregar o caixão [de Aécio] para a Andréa [Neves, irmã do senador] roubar, que é uma ladra. Andrea Neves é uma ave de rapina.”“O [problema do] Aécio, vocês sabem, além do pó, é a corrupção.”“[Fernando] Pimentel é uma gente boa, mas ele herdou um fardo muito pesado: a roubalheira do Aécio foi muito grande.”“[A carreira política de Aécio] já acabou há muito tempo. Aécio está na lama”. Do Congresso em Foco O senador Aécio Neves (PSDB-MG) resolveu disputar uma vaga na Câmara nas eleições de outubro próximo. Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos principais alvos congressistas da Operação Lava Jato, o tucano veiculou sua decisão em longa mensagem nas redes sociais, por meio da qual diz que toma a decisão em respeito á própria trajetória politica e “à minha família e a todos que me levaram a conduzir o que muitos consideram o mais exitoso governo da nossa história recente”. (…) Leia a íntegra da mensagem: Caras amigas e caros amigos, Compartilho com vocês a decisão que tomei sobre as eleições de 2018. Nos últimos 30 anos, seja no Congresso Nacional ou à frente do governo do nosso Estado, dediquei minha vida a defender os interesses de Minas e dos mineiros. Por isso, nos últimos meses, refleti muito sobre qual a melhor forma de contribuir para que Minas supere a dramática situação que enfrenta hoje e reencontre o caminho do desenvolvimento econômico e social vivenciado nos anos em que governamos o Estado. Com o objetivo de ampliar o campo de apoio à candidatura que melhor atende ao projeto de reconstrução de Minas, a do senador Antonio Anastasia, informei a ele, hoje, minha decisão pessoal de não disputar, este ano, a eleição para o Senado, colocando meu nome como pré-candidato à Câmara dos Deputados, Casa que já presidi e onde, como líder partidário, à época do governo Fernando Henrique, ajudei a implementar algumas das principais reformas feitas no Brasil contemporâneo. A gravidade da situação do nosso Estado exigirá uma bancada forte e unida na defesa dos interesses de Minas no Congresso e junto ao Governo Federal. Estou certo de que poderei contribuir para isso. Não foi, como podem imaginar, uma decisão fácil. Por um lado, porque todas as pesquisas realizadas até aqui apontam meu nome entre os mais bem avaliados na disputa para o Senado. Por outro, porque estão vivas na minha memória as inúmeras manifestações de estímulo que tenho recebido de lideranças dos mais variados setores e de todas as regiões de Minas. Mas tomo essa decisão com a responsabilidade daqueles que sempre colocaram os interesses de Minas acima de qualquer projeto pessoal. Os que me conhecem sabem que foi assim que sempre agi e assim continuarei agindo. Meus amigos, Todos conhecem os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo. Diariamente as falsas versões engolem os fatos. Mas apesar de todas as injustiças, estou seguro de que, ao final, a verdade prevalecerá e com ela restará provada a correção de todos os meus atos. Até lá, estarei lutando para que a verdade prevaleça. Farei isso, em respeito à minha trajetória política, à minha família e a todos que me levaram a conduzir o que muitos consideram o mais exitoso governo da nossa história recente. E farei isso, especialmente, em respeito a todos aqueles que sempre me honraram com a sua confiança. Continuarei minha caminhada com o mesmo entusiasmo e determinação, e movido pelo mesmo sentimento que, há tantos anos, me trouxe para a vida pública: o amor a Minas e aos mineiros. Aécio Neves
Pela 1ª vez na História deste país, um preso político vai disputar a Presidência

O Brasil terá pela 1ª vez na História um preso político como candidato à Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva. O PT oficializou neste sábado (4) sua candidatura, apesar de o ex-presidente está preso há 120 dias na Polícia Federal de Curitiba. No primeiro encontro nacional sem a presença de Lula, em São Paulo, a legenda aclamou Lula candidato e reiterou que o ex-presidente será registrado no próximo dia 15 com uma grande marcha a Brasília. “Este encontro nacional do PT talvez seja um dos mais importantes em toda a história do nosso partido. É enorme a responsabilidade que temos pela frente. A decisão de hoje vai nos conduzir a uma luta sem tréguas pela democracia, pelo povo brasileiro e pelo Brasil”, afirmou Lula em carta lida no evento, ao lembrar que este foi o primeiro encontro nacional petista sem a sua presença. “Mas sei que estou presente por meio de cada um de vocês, cada dirigente, delegado e militante do PT”, escreveu o ex-presidente. Na carta, Lula ponderou que a caçada jurídica que o tem como alvo afeta a todo povo brasileiro. “Já derrubaram uma presidenta eleita; agora querem vetar o direito do povo escolher livremente o próximo presidente. Querem inventar uma democracia sem povo”, ressaltou. A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, lembrou que o encontro marca mais um enfrentamento histórico à tentativa de impedir a candidatura de Lula. “Este é um momento histórico e quero dar um recado para a Globo: apesar de vocês estamos aqui e Lula é o nosso candidato a presidente da República. Somos milhões de Lulas, como ele nos pediu”, destacou. Coordenador do Plano Lula de Governo, Fernando Haddad ressaltou a liderança de Lula nas pesquisas eleitorais, mesmo após quatro meses de sua prisão política. “Eu sou daqueles que têm a convicção de que estamos rumo ao pentacampeonato petista. Vamos ganhar a quinta eleição consecutiva”. A presidenta eleita Dilma Rousseff encerrou o evento lembrando o papel do partido em um momento de acirramento da disputa para restabelecer a democracia. “Vamos enfrentar uma luta muito dura. Nós queremos Lula candidato à presidência porque o povo quer. E nesta etapa nós precisamos lutar todos os dias. Está nas nossas mãos fazer o que tem que ser feito. Vamos à luta”, convocou a presidenta.
A maldição do golpe pega mais uma: Marta desiste do Senado

Primeiro foi Aécio Neves, dizendo que desiste da reeleição ao Senado para concorrer a um foro privilegiado, digo, a uma cadeira de deputado federal. Agora, é Marta Suplicy, em meio as especulações para que fosse maquiar a candidatura (de hena, removível) do senhor Henrique Meirelles que divulga carta jogando a toalha e anunciando que não será candidata à reeleição. De quebra, anuncia sua desfiliação do MDB, onde estava desde 2015, quando abandonou o governo Dilma, apenas quatro dias depois de ter sido escolhida como candidata do partido ao Senado. A maldição do golpe vai abatendo seus cúmplices, impiedosamente. Sobraram, com potencial eleitoral, as feras do impeachment, não os que viraram envergonhados do golpismo. A lista ainda inclui outros, que sonham em ser perdoados nas urnas, como Cristóvam Buarque. Todos eles foram para o lixo da história, inapelavelmente. Via Fernando Brito, do Tijolaço. Far-lhes-á companhia Michel Temer.
STF prorroga mais uma vez inquérito de Temer, a pedido da PGR

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidiu nesta quarta-feira prorrogar mais uma vez o prazo para a conclusão de investigações no chamado inquérito dos portos, que investiga se o presidente Michel Temer cometeu crime na edição de decreto que alterou normas portuárias. No despacho, a que a Reuters teve acesso, Barroso deu prazo de 60 dias para concluir a apuração, contados a partir do dia 8 de julho. Ou seja, o inquérito — se não for novamente prorrogado — terá de ser concluído até o início de setembro. Desde setembro do ano passado, Temer é alvo desse inquérito no STF sob suspeita de ter recebido propina, por meio do então assessor especial, Rodrigo Rocha Loures, para editar um decreto que beneficiou a Rodrimar em alterações legais para o setor. O presidente, a empresa, os executivos dela e Rocha Loures sempre negaram ter cometido qualquer irregularidade.
Papa introduz no catecismo que a pena de morte é inadmissível

O papa Francisco introduziu no catecismo o compromisso da Igreja Católica de lutar contra a pena de morte O papa Francisco adotou uma medida histórica ao modificar o catecismo da Igreja Católica para declarar “inadmissível” a pena de morte e incluir um compromisso de lutar contra a mesma em todo o mundo. Com esta medida, o pontífice modifica o artigo 2.267 do catecismo, o livro que contém a explicação da doutrina da Igreja Católica. “A Igreja ensina, à luz do Evangelho, que a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, e se compromete com determinação por sua abolição em todo o mundo”, afirmou o pontífice em uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Este é um passo muito importante para história da igreja ao eliminar a legitimação da pena de morte. Até 1992 o catecismo não excluía a pena capital em casos extremos. O novo texto explica que “durante muito tempo o recurso à pena de morte por parte da autoridade legítima, depois do devido processo, foi considerado uma resposta apropriada à gravidade de alguns delitos e um meio admissível, embora extremo, para tutela do bem comum”. Mas o novo artigo do catecismo afirma que “hoje está cada vez mais viva a consciência de que a dignidade da pessoa não se perde nem sequer depois de ter cometido crimes muito graves”. “Além disso, foram implementados sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a necessária defesa dos cidadãos, mas que, ao mesmo tempo, não tiram do réu a possibilidade de redimir-se definitivamente”, destaca. O texto oficial entrará em vigor, como preveem as normas, após a publicação pelo diário oficial L’Osservatore Romano e nas Ata Apostólica Sedis
Saúde Pública municipal faz 13 repasses milionários aos hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros publicou ontem, no Diário Oficial do Município, 13 extratos de repasse de recursos aos hospitais de Montes Claros, de recursos federais liberados e que totalizam R$ 24.470.520,00. A secretária de saúde Dulce Pimenta esclarece que são repasses de incentivos financeiros para os hospitais e que a função da Prefeitura é de apenas receber e repassar os recursos, por ter a Gestão Plena de Saúde, desde julho passado. De julho de 2015 junho de 2018 essa gestão plena foi tomada de Montes Claros e entregue ao Estado, por causa da recusa do então prefeito Ruy Muniz em repassar aos hospitais os recursos liberados pelo Ministério da Saúde. Isso gerou a prisão do então prefeito, em abril de 2016. No primeiro extrato, o Hospital Aroldo Tourinho recebeu R$3.177.847,68, do repasse de incentivo financeiro federal para custeio diferenciado do componente hospitalar – leitos de retaguarda da rede de atenção às urgências e emergências. Também recebeu R$1.084.714,07 do repasse do recurso estadual de incentivo do programa de fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do SUS/MG (componente pró-hosp). O Hospital Universitário recebeu R$1.526.026,25 do repasse do recurso estadual de incentivo do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS (componente Pró-Hosp) e mais R$1.253.853,84 do repasse de recurso federal previsto na Programação Pactuada Integrada da Rede Cegonha. Também foram liberados R$748.980,00 do Termo de Compromisso Nº 499/3526 da Rede Cegonha e mais R$633.242,88 na programação pactuada integrada – PPI – para rede de urgência e emergência. A Santa Casa recebeu R$8.018.847,68 do incentivo financeiro para custeio diferenciado do componente hospitalar – leitos de retaguarda da rede de atenção às urgências e emergências da região ampliada à saúde. Mais R$2.811.767,93 do repasse do recurso estadual de incentivo do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos hospitais do SUS/MG (componente pró-hosp); outros R$1.918.066,24 do repasse de recurso federal previsto na Programação Pactuada Integrada destinado a Rede Cegonha, para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao perpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Outros R$1.151.940,00 referente ao recurso estadual previsto no termo de compromisso nº 499/3526 celebrado entre o estado e o município. O Hospital Dilson Godinho recebeu R$774.875,47 do recurso estadual de incentivo do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos hospitais do SUS/MG (componente pró-hosp) e mais R$1.253.742,88 do repasse de incentivo financeiro federal para custeio diferenciado do componente hospitalar – leitos de retaguarda da rede de atenção a urgências e Emergências. O Prontosocor recebeu R$316.621,44, do incentivo ao custeio diferenciado do componente hospitalar – leitos de retaguarda da rede de atenção de urgências e emergências da região ampliada a saúde. Por Girleno Alencar – Jornal Gazeta
STF ANTECIPA JULGAMENTO DE LULA E REFORÇA SEGURANÇA

– O STF (Supremo Tribunal Federal) pode julgar o pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até antes do dia 15 de agosto, prazo final para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O jogo de cartas marcadas do STF nem foi disfarçado: depois de o relator do pedido, ministro Edson Fachin, liberar o caso para julgamento, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, irá pautar o processo imediatamente. O STF já mandou reforçar a área externa do Tribunal. A intenção clara do núcleo judicial do golpe é esvaziar ao ato de 15 de agosto, marcado para apoiar a candidatura de Lula em Brasília. O caso pode ir a plenário no dia 9, quando ministros do STF tentarão discutir também a questão eleitoral – mesmo que isso não tenha sido pedido pela defesa. “Na volta das atividades dos ministros, o STF já reforçou a segurança na área externa do tribunal, palco recente de duas manifestações a favor de Lula. Um comunicado interno disparado na intranet dos servidores informou que as entradas e saídas do STF pelo Eixo Monumental “permanecerão interditadas até data a ser informada posteriormente”, o que na prática dificulta o avanço de manifestantes às instalações do tribunal. Mais cedo, nesta quarta-feira, Fachin disse ser ideal que a Corte decida ainda em agosto sobre o recurso do petista, condenado e preso da Lava Jato e pré-candidato à Presidência da República. Indagado se recomendaria que o julgamento ocorresse antes do dia 15, o ministro afirmou que “toda celeridade em matéria eleitoral é importante para não deixar dúvida no procedimento”. Cármen compartilha da visão de Fachin, que é importante dar prioridade máxima ao caso.” Leia mais aqui.
Papa Francisco recebe Amorim e demonstra preocupação com o Brasil

Em mais uma demonstração de que acompanha atentamente a situação brasileira, assim como do ex-presidente Lula, que vem sendo mantido como preso político para não disputar eleições, o Papa Francisco recebeu, nesta manhã, o embaixador e ex-chanceler Celso Amorim, que é um dos favoritos para ser vice de Lula; na conversa, as palavras usadas pelo pontífice para se referir à situação brasileira foram ‘interesse e preocupação’; antes deste encontro, o papa já havia condenado ataques à democracia feitos por mídia e Judiciário e também enviado um rosário a Lula, por meio de Juan Grabois, consultor do Vaticano; o papa recebeu o livro ‘A Verdade Vencerá’ e enviou uma benção a Lula – O papa Francisco recebeu, nesta manhã, o embaixador Celso Amorim, que foi chanceler do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Defesa da presidente deposta Dilma Rousseff. No encontro, as palavras usadas pelo pontífice para se referir à situação brasileira foram ‘interesse e preocupação’, o que demonstra que ele acompanha de perto a crise política e institucional brasileira. No encontro com Amorim, o papa recebeu o livro ‘A Verdade Vencerá’, em que Lula narra sua luta contra tribunal de exceção que o persegue no Brasil, e enviou uma benção a Lula. Antes da audiência de hoje, o papa já havia condenado ataques à democracia feitos pela mídia e pelo Judiciário e também enviado um rosário abençoado a Lula, por meio de Juan Grabois, consultor do Vaticano. A mensagem sobre democracia ocorreu no dia 17 de maio, na Casa Santa Marta, no Vaticano, na sua homilia. Em um trecho intitulado “Intrigar: um método usado também hoje”, o Papa parece ter se dirigido ao Brasil, ao golpe e à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao fazer uma descrição exata da nossa atual situação política. De acordo com transcrição literal do Vatican News, o Papa Francisco disse: “a vida civil, a vida política, quando se quer fazer um golpe de Estado”: “a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas”. Depois chega a justiça, “as condena e, no final, se faz um golpe de Estado”. No caso do consultor Juan Grabois, o Vaticano também divulgou uma nota, transcrita abaixo: O advogado argentino Juan Gabrois é Consultor do ex-Pontifício Conselho Justiça e Paz, que passou a fazer parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e é o coordenador do encontro mundial dos movimentos sociais em diálogo com o Papa Francisco. Grabois concedeu uma entrevista (https://youtu.be/A7F-C1Bi5Q0) depois de ter sido impedido de visitar o ex-presidente Lula no Cárcere de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado. Grabois disse que está muito preocupado com a situação política no Brasil e em vários países da América Latina. Enfim, disse estar muito triste pela proibição de realizar esta visita, mas que o importante é ter conseguido levar a Lula o Terço.
PSB fecha acordo com PT e retira candidatura de Márcio Lacerda

Após acordo entre o PSB e o PT em Pernambuco, o presidente nacional da legenda socialista, Carlos Siqueira, foi a Belo Horizonte para avisar ao ex-prefeito da capital mineira Marcio Lacerda, que até então é pré-candidato ao governo de Minas Gerais, para retirar seu nome da disputa pela cadeira do Palácio da Liberdade. O PT retirou a candidatura da vereadora de Recife Marília Arraes ao governo de Pernambuco em prol da reeleição de Paulo Câmara (PSB). Em troca dessa aliança, os petistas exigiram que o PSB abrisse mão da candidatura de Marcio Lacerda ao governo de Minas e firmasse um pacto de “não agressão” ao governador Fernando Pimentel, que vai tentar a reeleição no pleito deste ano. Teria sido oferecida até mesmo a vaga ao Senado na chapa do petista. Bastidores Diante das dificuldades de crescimento da candidatura do governador Fernando Pimentel, o nome do ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananis voltou a ser cogitado para assumir a cabeça de chapa pela disputa pelo governo de Minas, bem como o nome do filho do ex-presidente José Alencar Gomes da Silva, Josué Alencar, que também estaria sendo pressionado para assumir esta empreitada.