Morre Pelé, maior jogador de futebol da história, aos 82 anos

‘Rei do Futebol’ morreu nesta quinta-feira (29/12), no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de um câncer no cólon O mundo do esporte está de luto. Morreu nesta quinta-feira (29/12) Pelé, aos 82 anos. Edson Arantes do Nascimento, conhecido como ‘Rei do futebol’ e maior jogador de todos os tempos, estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de uma infecção respiratória. Mas a saúde do ‘Atleta do Século XX’ já vinha muito debilitada desde 2021 após o diagnóstico de câncer no cólon. Do início ao fim da carreira, Pelé sempre foi Pelé, suprassumo da excelência. Dizer, por exemplo, que Nadal, Federer e Djokovic disputam o posto de ‘Pelé do Tênis’ é não entender que o mineiro de Três Corações não competiu com ninguém. Hors concours, Pelé simplesmente foi o melhor e maior esportista da história, reconhecido pelos seus mais de mil gols e vencedor de todos os títulos importantes como protagonista. A comparação usando o nome dele – que virou adjetivo em forma de homenagem (o ‘Pelé da Medicina’, o ‘Pelé da Música’, o ‘Pelé da F1’) – sempre é imprecisa e exagerada. Como Pelé, apenas Pelé e somente Pelé. Ao longo da sua trajetória, Pelé foi coroado. No entanto, dizer que ele foi um rei também soa injusto. Qual o grande atributo de um monarca? No geral, nenhum. Ao rei basta nascer, estar na linha sucessória e herdar o trono. O Charles III, a título de exemplo, o qual assumiu a monarquia britânica: com todo respeito que merece, é sujeito desinteressante, sem carisma, sem nenhuma marca indelével. Mesmo sendo figura superlativa em relação a qualquer integrante de família real – até o francês Luís XIV, o ‘Rei Sol’, seria ofuscado pelo mineiro, assim como foi a simpática rainha Elizabeth II, em encontro com o craque em 1968 -, Pelé ganhou título de nobreza: o ‘Rei do Futebol’, que virou aposto e quase nome próprio ao longo da sua vida e assim será também agora, posterior a ela. O título de Rei Quando tinha apenas 17 anos e era conhecido por poucos, antes mesmo de ganhar a primeira de três Copas do Mundo e de completar duas centenas de gols, o cronista Nelson Rodrigues já reivindicava o trono para aquele garoto nascido em 23 de outubro de 1940, no Sul de Minas Gerais, que despontava no futebol brasileiro. “Examino a ficha de Pelé e tomo um susto: – dezessete anos! Há certas idades que são aberrantes, inverossímeis”, escreveu o jornalista, na Manchete Esportiva, no dia 8 de março de 1958. “Pois bem: – verdadeiro garoto, o meu personagem anda em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se imperador Jones, se etíope”, acrescentou. A crônica foi escrita quando Nelson Rodrigues presenciou quatro gols de Pelé, vestindo a camisa do Santos, contra o América-RJ. Depois disso, ele não teve dúvidas. Com seu estilo literário, conseguiu prenunciar a História. Talvez tenha sido o primeiro a dizer que Pelé já era Pelé. “O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”, escreveu Nelson Rodrigues. O cronista alertou que o craque, aos 17 anos, já sabia que era o melhor. Não o melhor ponta, o melhor meia, o melhor atacante. Pelé tinha plena consciência que era o melhor em todas as posições. “Tem uma tal sensação de superioridade que não faz cerimônias. Já lhe perguntaram: – “Quem é o maior meia do mundo?” Ele respondeu, com a ênfase das certezas eternas: – “Eu.” Insistiram: – “Qual é o maior ponta do mundo?” E Pelé: – “Eu.” Em outro qualquer, esse desplante faria rir ou sorrir. Mas o fabuloso craque põe no que diz uma tal carga de convicção que ninguém reage, e todos passam a admitir que ele seja, realmente, o maior de todas as posições. Nas pontas, nas meias e no centro, há de ser o mesmo, isto é, o incomparável Pelé”, garantiu o cronista. Doença O estado de saúde de Pelé começou a se deteriorar com a descoberta de um câncer no intestino em agosto de 2021, quando recebeu o diagnóstico de um tumor maligno no cólon. Ele passou por cirurgia no hospital Albert Einstein, em quatro de setembro de 2021, para a retirada do tumor. Chegou a ser transferido para uma UTI por causa de problemas respiratórios. Naquele momento, Pelé iniciou o processo de quimioterapia e ficou 15 dias internado em dezembro de 2021. Em janeiro, metástases foram diagnosticadas em diferentes órgãos do corpo, como fígado e pulmão. Em fevereiro de 2022, Pelé retornou ao hospital paulista para novas sessões de quimioterapia, quando os médicos observaram uma infecção urinária. O quadro melhorou e, por isso, ele foi liberado naquele mês. Pelé foi internado novamente em novembro de 2022 com quadro de anasarca (inchaço generalizado), síndrome edemigênica (edema generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada. Desde então, não saiu mais do hospital. Em 21 de dezembro, o boletim médico apontou a piora do quadro de saúde: “Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica.” Copas do Mundo e gols Além de Nelson Rodrigues, outros grandes escritores brasileiros também citaram Pelé em sua vasta literatura. Foi assim com Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira. “O difícil, o extraordinário não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé”, escreveu o poeta, em crônica do Jornal do Brasil de 28 de outubro de 1969. Somando os 1.380 jogos que fez, o Rei

Show da picaretagem – Homem é curado 17 vezes por RR Soares

O Show da Fé, famosa transmissão de cultos evangélicos da Igreja Internacional da Graça de Deus, ministrados pelo missionário Romildo Ribeiro Soares, ou R.R. Soares, viralizou na redes sociais nesta semana após internautas flagrarem o mesmo homem sendo “curado” por 17 vezes, em transmissões variadas, a partir de 2020. Os cultos já foram transmitidos pela RedeTV! e TV Bandeirantes. O fato desperta a curiosidade por si, uma vez que as igrejas evangélicas brasileiras ganharam notoriedade, após sua chegada à televisão, pelos testemunhos de cura, superação, ou mesmo das famosas sessões de descarrego, em que demônios incorporariam nos fieis doentes espiritualmente para, em seguida, serem expulsos. As práticas desde então têm sido acusadas de serem encenações, pelos mais céticos ou fieis de outras religiões. Acontece que neste caso em específico, a não ser que haja alguma coincidência sobrenatural pairando no ar, os céticos aparentemente estão em vantagem. O homem não identificado, sempre utilizando uma máscara médica típica da pandemia de Covid-19, foi catalogado por internautas testemunhando a própria cura por 17 vezes. A primeira aparição dele, que jamais se identificou, teria sido em junho de 2020 e, desde então, está todo mês na telinha do Show da Fé. Dores no peito são o sintoma mais comum, mas é notável também a variação de dores e outros sintomas entre uma e outra aparição. De dores de barriga a ‘pressão na mente’, o homem teria sido curado ao adentrar o templo por diversas vezes. Apesar da não identificação e do uso de máscara, é possível perceber que se trata da mesma pessoa, conforme vídeo abaixo. Apresento-lhes o homem mais curado de todos os tempos.Pode ir pro Guiness pic.twitter.com/TZjRW2znaw — Notícias paralelas (@A_MelhorNoticia) December 26, 2022 O missionário RR Soares, que aparece ministrando os cultos, é o quarto pastor mais rico do Brasil, atrás apenas de Edir Macedo, Valdemiro Santiago e Silas Malafaia, segundo dados da Forbes. Além do Show da Fé, que é o programa brasileiro com maior presença global atingindo mais de cem países, também é proprietário de três mil templos, redes de televisão, rádio, sites e TVs por assinatura.

Lia Santos na final do concurso Cartaz da Paz do Lions Club Internacional

Um mundo mais colorido é o que deseja a estudante de 12 anos da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, de Montes Claros, Lia Santos de Gitirana, que concorreu à etapa internacional do Concurso Cartaz da Paz do Lions Club Internacional, após ser finalista nas fases, regional, estadual e nacional, onde concorreu com alunos de instituições públicas e privadas de Minas e do Brasil. Liderar com compaixão foi o tema da competição neste ano em que a Lia foi finalista e deseja subir no pódio mais alto para trazer a vitória para o Brasil. Se vencedora, a aluna poderá ir aos Estados Unidos para receber a premiação de U$$ 5 mil e uma viagem à Convenção Internacional com acompanhante. A divulgação do vencedor está prevista para ocorrer em 1º de fevereiro de 2023. O que permitiu essa conquista à estudante foi seu projeto de desenho criado com orientações da professora de arte, Ana Paula Peito Murta, que também apoiou mais 12 alunos da escola, selecionados para competir internamente. Lia conta que fez um cartaz bem criativo, começou a desenhar a ideia que pensou dentro do carro. Ela destaca seu sentimento pela arte como uma forma de quebrar preconceitos para valorizar a condição humana do vivenciar. “A arte representa a diversidade entre diferentes raças e etnias não só no Brasil, mas em diversos países. O mundo está muito cinza, robotizado, falta interatividade e amor na relação humana para compreender e respeitar as diferenças, extinguir o preconceito e o racismo, ainda tão presentes na nossa sociedade”, afirma Lia Gitirana, que participou do Concurso pelo Lions Clube Montes Claros Sertanejo. Ana Paula Peito Murta, professora de arte da estudante, explica que os rascunhos do projeto mostraram que a adolescente tinha muita sensibilidade e habilidade para expressar na arte o tema proposto no concurso que a levou a conquistar essa importante vitória tão cedo na vida. “Ela é uma menina extremamente criativa, pois em sala de aula sempre propõe uma atividade a mais do que apresentamos aos alunos. Tem um olhar sensível para enxergar além do conteúdo, na percepção artística. É uma estudante nota 10, falta palavras para explicar como uma menina tão nova tem tanta sabedoria sobre diversidade, sobre passar para o papel contextos de temas tão complexo como o papel de um líder”, destacou a professora. O desenho que garantiu a Lia chegar à etapa internacional mostra uma líder com um coração na mão, recebendo a luz da paz, compartilhando essa luz com seus liderados de diferentes etnias, portadores de deficiência, negros, albinos, obesos, magro, alto, baixo, mãe solo, entre outros, representando que é possível liderar de forma igualitária, inclusiva. “A arte está comigo desde a infância, sempre tive dons artísticos. Minha mãe é a maior incentivadora, me apoia em tudo. É maravilhoso chegar nessa etapa. Eu amo a arte e estou muito feliz por representar o Brasil”, expressou a estudante. Edição 2021 – A estudante da rede estadual de ensino também participou do concurso do Lions intitulado de “Estamos todos conectados”, no ano passado, quando venceu a etapa regional, sendo premiada com um troféu e certificação da competição, coordenada pelo Lions Clube Montes Claros Sertanejo, que representa a instituição internacional na cidade. Sobre o Lions – Lions Clubs International é uma organização mundial de clubes de serviço, fundada nos Estados Unidos em 1917. Trabalha com objetivo de promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender às causas humanitárias e promover trabalhos voltados para as comunidades locais. Desde 1998 que a instituição realiza o concurso anual do Cartaz da Paz para incentivar os jovens a expressarem suas perspectivas sobre a paz. Via jornal Gazeta

Governo de Cuba denuncia censura do Twitter

Bruno Rodriguez Parrilla (Foto: Reuters/Stringer) O governo cubano frequentemente acusa as redes sociais, especialmente o Twitter, de possibilitar a chamada “guerra virtual” contra o sistema socialista de Cuba. O governo cubano revelou nesta quarta-feira (28) que o país recebeu “indícios de censura” da rede social Twitter e destacou que o FBI, dos Estados Unidos, “está atuando como guardião de um vasto programa de vigilância e censura das redes sociais” contra Cuba. O jornal Granma, porta-voz do partido comunista no poder, informou que “documentos vazados para jornalistas mostram que as agências de inteligência dos EUA, o Pentágono e o Departamento de Estado americano coordenaram ações de guerra psicológica com o Twitter”. “Ao mesmo tempo, o FBI pagou à empresa para responder aos seus pedidos”, ressaltou o jornal. A publicação divulgou ainda uma mensagem do chanceler Bruno Rodríguez, citando declarações públicas do editor da Substack, Matt Taibbi, que revelou que “na longa lista de contas que o Twitter recebeu com indícios de censura, há usuários cubanos, marcados para moderação ou execução digital”. De acordo com Rodríguez, Taibbi afirmou que “o governo dos Estados Unidos estava em contato constante não apenas com o Twitter, mas com praticamente todas as empresas de tecnologia importantes, como Facebook, Microsoft, Verizon, Reddit, Pinterest e muitas outras”. O governo cubano frequentemente acusa as redes sociais, especialmente o Twitter, de possibilitar a chamada “guerra virtual” contra o sistema socialista de Cuba. Recentemente, acusou o Twitter e uma seção do Facebook de lançar “ações de censura contra a mídia pública e os usuários cubanos”. “Eles rotularam publicações que tiveram seu alcance limitado nas redes e eliminaram relatos críticos às operações desestabilizadoras contra nosso país. Foi uma ação seletiva e coordenada que viola o direito à livre expressão dos cubanos e que expressa a subordinação dessas empresas a os caprichos dos políticos dos EUA”, disse o chanceler. (ANSA).  

Novo arcebispo de Montes Claros faz primeira visita pastoral

Durante o primeiro dia de visita, Dom José Carlos se reuniu com o 2º arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto. Na foto, os dois estão ladeados pelo administrador diocesano, monsenhor Silvestre José, e pelo pároco da Catedral Metropolitana, Padre Fernando Andrade — Foto: Laura Tupinambá/ Ascom/ Divulgação O novo arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos Souza Campos, está em visita pastoral à cidade e permanece até quinta (29). Nomeado no dia 14 de dezembro de 2022, pelo Papa Francisco, tomará posse no dia 19 de fevereiro de 2023, às 18h, na Catedral Metropolitana. Ele ocupava a função de bispo em Divinópolis desde dezembro de 2014. A vinda à cidade tem como finalidade conhecer as estruturas arquidiocesanas e ter um primeiro contato com o clero e os fiéis locais. Dom José será o quarto arcebispo de Montes Claros. Desde dezembro de 2021, a Arquidiocese vivia o período de ‘Sede Vacante’ após a nomeação de Dom João Justino de Medeiros Silva como arcebispo de Goiânia. O Arcebispo chegou no início da tarde desta terça, conheceu a Sede dos Vicariatos e se reuniu com o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Montes Claros. Já nesta quarta (28), ele faz visitas à casa episcopal, ao Palácio Santa Cruz, conhecido como Palácio do Bispo, onde funcionam a Cúria Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e o Arquivo Arquidiocesano. Também passará pelo Centro Administrativo e terá reunião com Setor Jurídico, Administrativo e Econômico. Visita ainda o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e se encontrará com o Conselho de Formação do Seminário. Ainda nesta quarta, Dom José vai se reunir com padres e diáconos e encerra a agenda com a celebração da sua 1ª missa na Catedral Metropolitana, às 18h30. Para finalizar os compromissos na cidade, na quinta, Dom José Carlos fará uma celebração no Carmelo Maria Mãe da Igreja com os religiosos e religiosas da Arquidiocese, visitará o Priorado Premonstratense e se reunirá com a Coordenação de Pastoral. Leia mais sobre a história de Dom José Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia 03/01/1968. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993. Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Leciono filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região. No dia 26 de fevereiro de 2014, foi nomeado pelo papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese. Via G1 Grande Minas

Eleições paritárias na Unimontes – Natural. Mas, imoral! Por Marcelo Valmor

As últimas eleições na Unimontes conheceram tudo aquilo que o governo varguista (1930-1945) herdou da Primeira República (1889-1930) e enterrou: a negociata, a violação de urnas(Salinas), as pressões sobre servidores (HU). Ainda assim, o professor Wagner Santiago conseguiu uma votação expressiva, vencendo entre aqueles que estão na ponta da faca, entre aqueles que, de fato, sentem na pele os problemas da instituição: os alunos. Por que Wagner e Dalton, então, não ficaram em primeiro lugar? Porque as eleições são paritárias, ou seja, o voto dos professores representaria 70%, enquanto servidor e aluno responderiam pelos 30% restantes. Nesse universo de pressões e aliciamentos, quem tem o poder da caneta larga na frente. Natural. Mas, imoral! Entretanto, e ao contrário das eleições coordenadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde a maioria de votos apontaria para o vencedor, o resultado das eleições na Unimontes serviriam para compor uma lista tríplice a ser encaminhada para que o governador escolha um dos três nomes. As eleições na Unimontes, por isso, servem como uma consulta à comunidade. Foi assim, por exemplo, que o inexpressivo João Canela foi convertido em reitor anos atrás, em que pese o fato de Wagner Santiago ter sido o vencedor das eleições naquele momento. Foi assim também com PC Almeida, eterno ocupante de cargos sempre em segundo lugar, até que o ex-governador Aécio Neves, preocupado à época com as eleições nacionais, intimá-lo a ter representatividade eleitoral, sob pena de o abandonar no meio do caminho. Wagner Santiago ficou em segundo lugar nas últimas eleições, mas numericamente liderou o processo, é doutor em gestão pública, com experiência em vários cargos dentro da Universidade, além de ter sido secretário municipal de planejamento e gestão. É de longe o nome, juntamente com Dalton Caldeira, para modernizar a Unimontes, garantindo à instituição fôlego para, no mínimo, os próximos 50 anos. A demora na escolha do novo reitor da Unimontes, por isso mesmo, só alimenta o sonho da maioria da comunidade universitária, da população de Montes Claros e do norte de Minas de que finalmente a instituição se modernizará. * Jornalista e professor

Sônia Guajajara será ministra dos Povos Indígenas

Ministério será criado no governo Lula A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) foi escolhida para ser a ministra dos Povos Indígenas. O anúncio oficial deve ser feito por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias, junto com o restante dos escolhidos para ocupar a Esplanada, informa a Folha de S.Paulo. Guajajara foi um dos três nomes enviados pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) como sugestões para o cargo mais alto da pasta, que será criada pelo próximo governo. Na lista de cotados também estavam Joênia Wapichana, deputada federal não reeleita da Rede de Roraima, e o vereador de Caucaia (CE) Weibe Tapeba (PT). Segundo pessoas envolvidas na estruturação do ministério, ele abraçará a Funai (Fundação Nacional do Índio) e pode funcionar com o seu orçamento em um primeiro momento.

GOVERNO LULA – Tebet aceita Ministério do Planejamento

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) decidiu aceitar nesta terça-feira (27) assumir o Ministério do Planejamento e Orçamento no governo do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após incertezas nos últimos dias envolvendo a possibilidade de que a pasta abrigasse também bancos públicos. Os últimos acertos da abrangência da pasta serão fechados por Lula nos próximos dias, mas aliados da senadora apontam que ela conseguiu manter sob seu comando o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) – que por acerto anterior ficaria na Casa Civil. Segundo políticos próximos da negociação, o futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou ao MDB que o PPI vai ser subordinado ao Planejamento. Terceira colocada nas eleições, a emedebista apoiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno e participou ativamente da campanha eleitoral. Seu apoio foi considerado fundamental para a vitória do petista. Desde a eleição, a senadora chegou a ser cogitada para outras três pastas além do Planejamento. Tebet queria inicialmente a Educação, que acabou ficando com o senador eleito Camilo Santana (PT-CE). Depois pretendia ficar com o Desenvolvimento Social, para controlar o programa Bolsa Família. Lula, no entanto, anunciou o também senador eleito Wellington Dias (PT-PI). Lula na sequência teria oferecido o Meio Ambiente, que Tebet recusou em favor da deputada eleita e referência na área, Marina Silva. Tebet queria manter sob controle do Planejamento os bancos públicos, para poder implantar algumas vitrines de gestão e não apenas gerenciar recursos para o restante do governo, mas a ideia foi rechaçada. Mesmo a questão do PPI deve virar uma dor de cabeça para Lula. O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, não quer abrir mão da administração do programa. Além disso, a ex-ministra Miriam Belchior foi indicada para a secretaria-executiva da Casa Civil justamente para atuar no PPI. Na noite de segunda-feira (26), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou não ver dificuldades em uma eventual indicação de Tebet para o Planejamento. Nos bastidores, como a Folha mostrou, a indicação da emedebista não foi bem aceita pelo ex-prefeito de São Paulo sob o argumento de que ele e Tebet têm visões diferentes sobre a condução da área econômica. Haddad chegou a conversar com integrantes do MDB e fazer um apelo para que o senador eleito Renan Filho (MDB-AL) assuma a pasta.

Morre Jair Bala, maior ídolo da história do América

Nos últimos anos, Jair Bala teve várias internações em decorrência de infecções pulmonares. A morte foi causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Morreu nesta terça-feira (27), aos 79 anos, o ex-atacante e ex-treinador Jair Bala, considerado o maior ídolo da história do América. Nos últimos anos, Jair Bala teve várias internações em decorrência de infecções pulmonares. A morte foi causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde a década de 2000, Jair Bala era integrante do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, onde representava o América. Jair Bala representou o América no programa Alterosa Esporte – foto: EM/DAPress Natural de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, o ex-atacante deu seus primeiros passos no futebol com a camisa do Estrela do Norte-ES. Passou também por Flamengo – onde ganhou o célebre apelido -, Botafogo, Comercial-SP, Ponte Preta, Cruzeiro, Palmeiras, XV de Piracicaba, Santos, Bahia e Paysandu. Entretanto, foi no Coelho que o centroavante encontrou o melhor momento de sua carreira. Foram duas passagens pelo América: a primeira entre 1964 e 1965 e a segunda entre 1970 e 1971. Em ambas, Jair Bala conquistou o posto de artilheiro do Campeonato Mineiro, com 25 e 14 gols, respectivamente. Ao todo, foram 78 gols em 144 jogos com a camisa do Coelho. Ele é o sexto maior goleador da história do América. Em 1969, Jair Bala atuou ao lado de Pelé no Santos. Foi ele quem substituiu o Rei do Futebol no jogo em que marcou o seu milésimo gol, em 19 de novembro de 1969, na partida contra o Vasco, no Maracanã. Sua magia dentro dos gramados rendeu crônicas de diversos gênios da escrita, tais como Nelson Rodrigues e Roberto Drummond. “Se Jair fosse simplesmente Jair, estaria apodrecendo na obscuridade. A toda hora, em toda parte, nós esbarramos, nós tropeçamos num Jair qualquer. (…) Desde o primeiro minuto do jogo, foi uma arma apontada para o peito do inimigo. E todos percebemos que nunca um Jair fora tão bala. É a autenticidade dos apelidos, que nunca existe nos nomes”, descreveu Nelson Rodrigues a respeito do talento de Jair Bala, em 1963. Na crônica, Nelson Rodrigues faz referências ao apelido de Jair Bala. A história curiosa deste nome aconteceu em 1960, quando o então Jairzinho foi ao escritório das categorias de base do Flamengo para pedir um “bicho”. Willian, funcionário do clube rubro-negro, empunhou uma arma para, numa brincadeira, tentar fazer o garoto mudar de ideia. No entanto, ao abaixar o revólver, houve um disparo acidental e a bala tocou no solo antes de acertar a coxa esquerda do jovem jogador. Os médicos acharam por bem não retirar o projétil, já que não havia atingido nenhum órgão vital.   O América lamentou, em nota, a morte de Jair Bala O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Jair Félix da Silva, o eterno Jair Bala, ídolo máximo do Coelho, que nos deixou nesta terça-feira, 27 de dezembro de 2022. Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, Jair Bala iniciou sua trajetória pelo América em 1964. Logo em seu primeiro ano de clube, foi o artilheiro do Campeonato Mineiro e desfilou todo seu talento com a armadura americana. Em sua segunda passagem, já no início da década de 70, deixou seu nome eternizado na história ao ser o craque da inesquecível conquista invicta do Campeonato Mineiro de 1971. Sua trajetória está para sempre na memória americana e seus 78 gols marcados o tornaram o 6º maior artilheiro de todos os tempos do Coelho. Após sua vitoriosa carreira como jogador, marcada também pela parceria com o Rei Pelé no Santos-SP, Jair Bala também deu sua contribuição ao futebol no cargo de treinador. O ídolo também marcou seu nome comandando o América, sendo até hoje o terceiro técnico que mais esteve à frente do time americano: 232 jogos. Ao fim de sua carreira como jogador, seguiu engrandecendo o pavilhão do América até o fim de sua vida. Uma de suas atribuições foi a de comentarista esportivo, defendendo o Clube por décadas no programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, filial do SBT em Minas Gerais. Nos últimos anos, Jair Bala vinha lutando e, recentemente, estava internado no Hospital Felício Rocho após sofrer um Acidente Vascular Cerebral. O ídolo esteve em coma nesse último mês e, nesta terça-feira, não resistiu. Via EM

Zema é denunciado por tentar transferir hospitais públicos para gestão privada

Para membro do Conselho Estadual de Saúde, governo do estado está desrespeitando o SUS e seus trabalhadores Uma carta aberta à população de Minas Gerais, divulgada na semana passada, chama a atenção para as tentativas da gestão de Romeu Zema (Novo) de entregar para a iniciativa privada a gestão de unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Segundo o documento, ainda que três anos atrás o Conselho Estadual de Saúde (CES) tenha aprovado uma resolução contrária à medida, nos últimos meses, o governo do estado tem empenhado esforços para implementar o modelo de organizações sociais (OS) na rede da FHEMIG. A primeira secretária da mesa diretora do conselho Gláucia de Fátima Batista avalia que a postura do governador é de desrespeito com o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus trabalhadores. “Há violações de direitos humanos pelo  governo mineiro, quando privatiza as políticas públicas, principalmente o SUS, com propostas de terceirização dos serviços públicos. A Constituição Federal brasileira é clara quanto à saúde como dever do Estado”, destaca a assistente social, ao Brasil de Fato MG. Na carta, assinada por fóruns, sindicatos e movimentos apoiadores da luta em defesa da saúde pública, os signatários enfatizam que, nos municípios e estados onde o modelo de OS já foi implementado, existe uma série de relatos de corrupção e má gestão do serviço público. “Atendimento precário, falta de medicamentos e equipamentos para exame, ausência de pagamento de profissionais e fornecedores gerando interrupção nos serviços, contratação de profissionais de forma irregular, superfaturamento na aquisição de materiais e contratação de serviços, acúmulo de cargo e funções, além da precarização dos serviços e terceirização de servidores”, afirma o documento, ao apontar as consequências do modelo. Além de sensibilizar e chamar atenção da população para a situação, as organizações esperam que, com a carta, as pessoas se mobilizem em defesa SUS. Leia o documento na íntegra Modelo de Organizações Sociais não é solução e significa o desmonte da Saúde Pública Uma das propostas do governador Romeu Zema que tem gerado preocupações em Minas Gerais é a tentativa de transferir para a iniciativa privada a gestão hospitalar de unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerias (FHEMIG). A FHEMIG é um dos maiores complexos da América Latina e exemplo de gestão 100% pública.  Nos últimos meses, o governador Romeu Zema intensificou as investidas para implementar as chamadas Organizações Sociais (OS) mesmo com a posição contrária do Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), de sindicatos, entidades da sociedade civil e parlamentares. Há três anos, no dia 14 de outubro de 2019, o CES/MG aprovou a Resolução nº 064, contrária a implementação de Organizações Sociais (OS) na rede FHEMIG. Na mesma época, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também impetrou ação civil pública com pedido de tutela de urgência para impedir a FHEMIG de entregar o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).  A Fundação já havia publicado o edital, mas o MPMG constatou inúmeros irregularidades na licitação. A Justiça concedeu liminar suspendendo o trâmite e que a deliberação do CES-MG fosse acatada. De lá para cá, o governo buscou o mesmo processo de cessão de outras unidades, como o Hospital Regional João Penido (HRJP) e recentemente o Hospital Cristiano Machado (HCM). Estados e municípios que implementaram as OS acumulam problemas relacionados à corrupção e má gestão dos recursos públicos. Foram noticiadas irregularidades em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Amazonas, e em cidades como São Paulo, Paraíba, Tocantins, Florianópolis e Goiás. As irregularidades são na maioria das vezes semelhantes nesses locais: atendimento precário, falta de medicamentos e equipamentos para exame, ausência de pagamento de profissionais e fornecedores gerando interrupção nos serviços, contratação de profissionais de forma irregular, superfaturamento na aquisição de materiais e contratação de serviços, acúmulo de cargo e funções, além da precarização dos serviços e terceirização de servidores. Para mais, o não enfrentamento do estado na solução dos problemas leva ao sucateamento ainda maior dos serviços para justificar a terceirização e privatização dos serviços. O cenário de falta de recursos e desfalque de escalas que o governo estadual deliberadamente não enfrenta adequadamente, com instrumentos que já possui, para pressionar a terceirização. As principais críticas ao modelo das OS são a inexistência de controle social, privatização do Sistema Único de Saúde (SUS) e transferência de recursos de unidades geridas pela administração direta. Esses fatores se constituem como retrocessos à gestão do SUS. As OS é uma das formas que o governo possui para transferir recursos públicos para os empresários do setor privado da saúde. O SUS é patrimônio do povo mineiro e patrimônio imaterial do povo brasileiro! As entidades abaixo assinadas se uniram para denunciar e impedir a destruição do SUS em Minas Gerais: ABEn-MG (Associação Brasileira de Enfermagem Seção Minas Gerais ); Sindpros/Asthemg (Associação dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais); CTB-Minas (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); CUT-MG (Central Única de Trabalhadores); Coletivo BIL (Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Trans e Cis); CRF-MG (Conselho Regional de Farmacêuticos de Minas Gerais); CRP-MG (Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais); CRESS-MG (Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais) CSP Conlutas; FAP/MG (Federação das Entidades dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais); Frente Brasil Popular; Intersindical – Central da Classe Trabalhadora; Marcha Mundial de Mulheres; MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); Movimento Nacional de Direitos Humanos de Minas Gerais (MNDHMG); SEEMG (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais); Sinfarmig (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais); Sinmed (Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais); Sinpro-Minas (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais); Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Auxiliar de Apoio à Saúde, Técnico Operacional de Saúde, Analista de Gestão e Assistência à Saúde; Psind-MG (Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais); SIND SERB – Betim (Sindicato dos Servidores Municipais de Betim); Sindeess (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Belo Horizonte e Região); Sintsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais); Sindsep-MG (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais);