Shein vai abrir loja temporária em BH e mais quatro cidades em 2023

Clientes em loja temporária da Shein em São Paulo, que funcionou em novembro (foto: Zanone Fraissat/Folhapress) Fundada na China, a Shein tem sede em Singapura e é um dos sites de roupas mais acessados no Brasil A rede de varejo chinesa Shein anunciou planos de abrir cinco lojas temporárias no Brasil em 2023. A primeira será em Belo Horizonte, no início do ano. As outras quatro cidades não foram confirmadas, nem as datas exatas de abertura. As informações foram antecipadas pelo UOL e confirmadas pela Folha. Fundada na China, a Shein tem sede em Singapura e é um dos sites de roupas mais acessados no Brasil. O negócio nasceu em 2008 como um site de venda de vestidos de noiva, mas viu sua popularidade disparar na pandemia ao oferecer um catálogo de roupas com preços baixos. Em novembro, uma loja temporária foi aberta em São Paulo, mas houve confusão. O espaço, no shopping Vila Olímpia, não deu conta da demanda. Uma fila de cerca de 7.000 pessoas foi formada na abertura da loja, o que gerou tumulto no shopping. “Há relatos de pessoas que chegaram às 3h da manhã, e algumas até acamparam, com barraca, na fila”, disse à Folha, na época, Felipe Feistler, diretor-geral da Shein no Brasil. “É claro que quem ficou tanto tempo esperando pode ficar frustrado, às 9h da manhã, em ter que ceder espaço para uma fila preferencial, como determina a lei.” A loja aberta em São Paulo funcionou por apenas cinco dias. A Shein não divulgou por quanto tempo as novas unidades temporárias devem ficar abertas. A unidade pop-up de São Paulo foi a primeira a ter vendas no Brasil. Em março, a empresa havia aberto uma loja temporária no Rio, que funcionou apenas como show room, sem comercializar produtos. Em dez dias, o ponto carioca recebeu 5.000 visitantes -mesma quantidade de consumidores que conseguiram entrar nos cinco dias da loja paulistana. A empresa não tem fábrica. Está presente em cerca de 150 países e tem 10 mil colaboradores, entre próprios e terceiros. O diferencial da companhia, segundo Feistler, é a “tecnologia de produção sob demanda”. “Nós fazemos testes com 100 a 200 peças no aplicativo. Uma vez que a demanda se confirma, escalamos a produção. Tudo é muito rápido, em tempo real”, diz. A varejista estima que este modelo de negócios evite uma perda de 20% na cadeia produtiva. “Assim conseguimos oferecer preços mais em conta que a média de mercado”, afirma o diretor-geral. “Em vez de produzir 10 mil produtos para só depois descobrir se haverá venda ou não, produzimos de 100 a 200 e confirmamos a demanda.” A Shein foi foco de um documentário britânico, “Untold: inside the Shein Machine”, que denunciou jornadas de trabalho de até 18 horas diárias por baixos salários. Feistler defende o modus operandi da varejista. “Trabalhamos com muitos fornecedores da China, principalmente. Eles precisam seguir regras da OIT [Organização Internacional do Trabalho]. Fazemos auditorias. Caso algum fornecedor não passe pelas auditorias, é investigado e paramos de trabalhar com ele”, diz o diretor.
Zema perde prazo, e municípios podem ficar sem R$ 1,1 bilhão do Fundeb

Estado não regulamentou critérios de distribuição do fundo, alterado pelo Congresso em 2020. AMM enviou ofício cobrando do governo e acusa gestão do Novo de omissão O governo de Minas Gerais perdeu o prazo de dois anos para atualizar a legislação estadual conforme as regras do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), aprovado pelo Congresso em agosto de 2020. A Associação Mineira de Municípios (AMM) estima que as 853 cidades deixem de receber cerca de R$ 1,1 bilhão no ano que vem porque o governo não alterou a legislação. A Emenda Constitucional 108/2020, que criou o novo Fundeb, instituiu o chamado ICMS Educacional. O percentual do “critério educação” para repasse aos municípios subiu de 2% para, no mínimo, 10%, e o parâmetro passou a ser a melhoria dos indicadores de aprendizagem dos estudantes. Na prática, a mudança faz com que as prefeituras com melhores índices de ensino recebam uma fatia maior do ICMS, o que funciona como um mecanismo de incentivo para que os municípios melhorem a qualidade da educação ofertada. Como Minas não aprovou o aumento do ICMS Educacional para 10% nem a mudança do critério para a melhoria da aprendizagem, os municípios mineiros não poderão disputar o recurso do governo federal da complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) com as prefeituras de outros Estados. Dos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, apenas Minas e o Rio de Janeiro não aprovaram as mudanças necessárias. Atualmente, o governo mineiro repassa 25% do que arrecada com o ICMS para os municípios. O cálculo de quanto cada prefeitura recebe leva em conta uma série de fatores, mas 2% devem ser transferidos com base no “critério educação”, que considera o número de matrículas em relação à capacidade de atendimento da rede municipal de ensino de cada cidade. Além de não aumentar o incentivo para que as prefeituras melhorem o aprendizado dos alunos da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio –, a ausência de uma nova lei estadual fará com que os municípios mineiros deixem de receber parte da complementação do Fundeb. O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro (sem partido), enviou ofício à Secretaria do Estado de Educação (SEE) cobrando a aprovação do aumento do ICMS Educacional para 10% e a mudança do critério para melhoria do aprendizado. O ofício também acusa o governo de Minas de improbidade administrativa. “Além do descumprimento do dispositivo constitucional pelo Estado, há evidente ocorrência de improbidade administrativa por omissão do agente público, deixando de praticar o ato, causando danos à administração pública e à população dos municípios”, argumenta o presidente da AMM no documento. Para Bizarro, “a situação preocupa os municípios, pois, com essa insegurança jurídica, fica imprevisível a forma correta de aplicação dos recursos do ICMS, o que pode inviabilizar juridicamente as administrações”. A preocupação do presidente da AMM é com os “severos índices de evasão” e o déficit de aprendizagem causado pela pandemia. Bizarro lembrou que o Ministério da Educação deu um ultimato até 30 de novembro para que Minas apresentasse a legislação do ICMS. Apesar do prazo, duas propostas na ALMG sobre o assunto sequer passaram por comissões temáticas. Votação de projetos só no ano que vem O prazo para aprovação do novo Fundeb venceu e as adequações necessárias ainda não foram votadas pela Assembleia Legislativa. Dois projetos, propostos pelos deputados Zé Guilherme (PP) e Beatriz Cerqueira (PT), aguardam para serem analisados nas comissões temáticas. No último dia 20, as propostas foram anexadas, mas ainda não começaram a tramitar nas comissões. Agora, só a partir de fevereiro, na nova legislatura, já que, na sexta-feira, foi realizada a última sessão do ano na Casa. O governo de Minas, por meio de nota, informou que apoia o PL 3.903/2022, do deputado Zé Guilherme (PP). “O Executivo acompanha a tramitação do projeto, já está em contato com o Tribunal de Contas do Estado e, assim que for aprovado, o assunto será deliberado com os municípios”, diz a nota. A promotora de Justiça Ana Carolina Coelho, que coordena o grupo de Defesa da Educação do Ministério Público de Minas Gerais, afirma que diversos municípios estão se movimentando para atender às exigências para concorrer à complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR). Porém, ela pontua que a não atualização da lei estadual pode desestimular as prefeituras, já que esta também é uma das condições para receber o recurso. “Temos que pensar o ICMS Educacional como uma oportunidade porque é uma discussão de receita (para os municípios). Não podemos abrir mão dessa oportunidade principalmente no momento em que nós vivemos, um pós-pandemia de déficit severo de aprendizagem e índices alarmantes de evasão escolar”, disse. Via Jornal O Tempo
Preso por planejar atentado a bomba em Brasília diz que queria provocar intervenção militar

Policiais civis do Distrito Federal conduzem o acusado de planejar atentado a bomba em Brasília.| Foto: G1/reprodução O homem preso no sábado (24) sob a acusação de tentar explodir um caminhão-tanque numa área próxima ao aeroporto de Brasília, identificado como George Washington de Oliveira Sousa, disse em depoimento à Polícia Civil que o plano do atentado seria criar o “caos” e levar à decretação do estado de sítio no país e à intervenção das Forças Armadas. Durante um estado de sítio, direitos e garantias individuais são suspensoss para facilitar o enfrentamento de uma situação de “comoção grave de repercussão nacional”. Com isso, o objetivo de Sousa seria evitar o que ele chamou de instalação do comunismo no país. O atentado não ocorreu porque o motorista do caminhão, que tinha como destino o aeroporto, percebeu um objeto estranho no veículo e então chamou a polícia. A polícia investiga ainda a participação de outras pessoas na tentativa do atentado. Um segundo suspeito foi identificado apenas como “Alan”. Segundo as investigações, Sousa tem 54 anos, é do Pará e viajou a Brasília para se juntar aos manifestantes contrários à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estão no acampamento montado na frente do quartel-general do Exército. No depoimento, o acusado teria confirmado que outras pessoas do acampamento teriam ajudado na tentativa de explosão. Sousa estava hospedado num apartamento alugado onde foram encontrados armas e pelo menos cinco explosivos parecidos com o que ele pretendia explodir o caminhão perto do aeroporto. A Justiça do Distrito Federal decretou a prisão preventiva do acusado – ou seja, sem prazo para a detenção ser relaxada. A Polícia Civil informou ainda que ele deve ser denunciado por crime contra o Estado Democrático de Direito e por posse ilegal de explosivos e de armas – embora Sousa tenha registro como caçador, atirador e colecionados (CAC), não possuía autorização para transportar essas armas em uma viagem. Acusado não teria identificado outros envolvidos Durante o depoimento à Polícia Civil, Sousa relatou que a intenção seria impedir a instalação do comunismo no Brasil – supostamente representada pela posse de Lula. E a ideia era justamente provocar, de alguma forma, a decretação de um estado de sítio e a intervenção das Forças Armadas. Defensores de uma intervenção militar no país costumam citar o artigo 142 da Constituição, que estabelece que uma das funções das Forças Armadas é manter a ordem. Sousa também afirmou aos policiais que, além do aeroporto, foi cogitado explodir postes perto de uma subestação de energia do Distrito Federal, provocando a falta de luz. O acusado disse que elaborou um plano juntamente com outros manifestantes que estão acampados na frente do quartel do Exército. Ele não teria identificado de forma objetiva quem seriam essas outras pessoas. Sousa teria dito que foi uma mulher desconhecida quem sugeriu a explosão perto da subestação de energia. E que outro desconhecido teria fornecido o controle remoto para acionar as bombas. Ministros da Justiça de Bolsonaro e de Lula comentam a tentativa de atentado O ministro da Justiça, Anderson Torres, informou que oficiou a Polícia Federal (PF) para acompanhar a investigação sobre a tentativa de atentado em Brasília. Por meio do Twitter, disse ainda que, no âmbito de sua competência, vai adotar as “medidas necessárias”. Ele destacou que é importante aguardar as conclusões das investigações para as devidas responsabilizações. Já o futuro ministro da Justiça do governo de Lula, Flávio Dino, chamou a tentativa de atentado de “terrorismo” e disse que, em função disso, o esquema de segurança da posse de Lula será reavaliado. Ele também criticou a continuidade dos acampamentos na frente dos quartéis para contestar a eleição de Lula e a política armamentista do atual governo – que flexibilizou a posse e o porte de armas. Dino afirmou que superá-la é uma “prioridade”. O futuro governo já planeja um “revogaço” de medidas de Bolsonaro, incluindo decretos envolvendo a posse e o porte de armas. Dino afirmou ainda que pediu ao delegado Andrei Rodrigues, futuro diretor-geral da PF, para acompanhar as investigações. Ele ainda disse que irá propor que o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o Conselho Nacional do Ministério Público constituam grupos especiais para combate ao terrorismo e ao que chamou de “armamentismo irresponsável”.
Júnior Martins é eleito presidente da Câmara Municipal de Montes Claros

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou, nessa quinta-feira (22), Sessão Ordinária para eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 desta 19ª Legislatura. Apenas uma chapa foi apresentada – o registro aconteceu no dia 07/12, às 17h35. A escolha dos novos membros da Mesa Diretora ocorreu em votação nominal, com a participação dos 23 vereadores, sendo que 22 votaram a favor da única chapa inscrita e houve uma abstenção. A nova mesa diretora eleita e que tomou posse está assim constituída: Martins Lima Filho (Cidadania) – Presidente; Maria Helena de Quadro Lopes (MDB) – vice-presidente; Igor Gustavo Dias (União Brasil) – 1º Secretário; e Wilton Afonso Dias (PTB) – segundo secretário. O presidente eleito, Júnior Martins, ressaltou que em 19 legislaturas, esta é a segunda vez que apenas uma chapa concorreu. “A chapa única demonstra a unidade da Casa e o interesse em trabalhar por nossa cidade e legislar pelo bem comum. O município está crescendo e com grandes avanços, graças ao empenho e atuação de todos os vereadores em aprovar o que é bom para população. Por isso, a expectativa é realizar um trabalho em comum, com a contribuição de cada vereador na observação das leis e na interlocução com a comunidade”. A vereadora Maria Helena (MDB) que é a segunda mulher a ser eleita para Mesa Diretora da Câmara Municipal, no cargo de vice-presidente, destacou que é importante a mesa diretora ter a participação da mulher, assim como na política. “É muito bom representar as mulheres como vice-presidente, sempre com o olhar, e cuidado feminino com a família e a sociedade diante de todas as dificuldades que a população passou após a pandemia. A casa do povo tem que ter esta acolhida ao povo de Montes Claros e às suas necessidades, ser mais dinâmica e proporcionando maior entendimento”. O 1º secretário-geral, vereador Igor Dias, classificou a eleição com chapa única como um avanço e manutenção da democracia. “Nossa atuação vai ser um trabalho constante, com a modernização e informatização do parlamento e do acesso da população à Casa. Com certeza as nossas resoluções e trabalhos serão pautados em elevar o município”. O 2º secretário-geral Wilton Dias analisou que: “a eleição com chapa única com reconhecimento dos 22 dos 23 vereadores significa que nós temos a confiança e que juntos poderemos avançar no que já está dando certo e melhorar ainda mais. A proposta é ter uma mesa dinâmica, onde possamos interagir com todos os vereadores e ouvindo o povo, pois a Casa é deles”. Após a assinatura do termo de posse dos novos membros da Mesa Diretora, foram entregues aos membros da Legislatura 2020/2022 placa de agradecimento pela condução dos trabalhos na Casa nos últimos dois
Bolsonarista é preso por armar bomba perto do Aeroporto de Brasília

O homem de 54 anos é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e participa do acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília O homem de 54 anos preso por armar uma bomba encontrada na área do Aeroporto de Brasília, neste sábado (24/12), teria vínculo com o acampamento de bolsonaristas fixado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. A Polícia Civil do Distrito Federal confirmou que o homem mora no Sudoeste e é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). O suspeito foi preso na noite deste sábado, por investigadores da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), no Sudoeste. No carro dele foi encontrado “grande quantidade de explosivos e armamento”. Na residência dele foi encontrado um verdadeiro arsenal com diversas armas e munições. O homem tem registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Confira o arsenal encontrado na casa do suspeito: Na caso do suspeito de armar uma bomba perto do Aeroporto de Brasília foi encontrado uma grande quantidade de armas e munições. Confira na imagem obtida pelo Correio. pic.twitter.com/B6p3uPuDmJ — Correio Braziliense (@correio) December 25, 2022 Um vídeo obtido pela reportagem do Correio detalha o arsenal encontrado na casa do suspeito de armar uma bomba próximo ao Aeroporto de Brasília. Ainda não há informações sobre a motivação do ataque. pic.twitter.com/6zrWVfRJAs — Correio Braziliense (@correio) December 25, 2022 Pelo Twitter, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, comunicou a prisão do suspeito. “Cumprimentos a Polícia Civil do DF pela prisão e apreensões efetuadas nesta noite, com aparente ligação com o artefao explosivo desta manhã. Fotos mostram o terrível efeito do extremismo no Brasil. Que todos rezemos nesta noite por PAZ”, disse. Cumprimento a Polícia Civil do DF pela prisão e apreensões efetuadas nesta noite, com aparente ligação com o artefato explosivo desta manhã. Fotos mostram o terrível efeito do extremismo no Brasil. Que todos rezemos nesta noite por PAZ. pic.twitter.com/9MddE71FTD — Flávio Dino ???????? (@FlavioDino) December 25, 2022 Entenda a história Na tarde deste sábado, o Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conseguiu desativar um artefato explosivo encontrado próximo ao Aeroporto de Brasília, por volta de 13h20. O material explosivo foi encontrado dentro de uma caixa por funcionários da Inframérica por volta de 7h45, após um caminhão ter deixado a caixa na via pública, ainda pela madrugada. Os funcionários interditaram parte da pista com cones, e esperaram os policiais militares chegarem. Com a PMDF no local, uma das pistas sentido ao Aeroporto de Brasília foi interditada. O procedimento para a remoção do objeto, que são duas bananas de dinamite ligadas a um fio, iniciou por volta de 11h55 pelo Esquadrão de Bombas da corporação. Às 13h20, o grupo desativou a bomba, e deixou o local logo após, seguido do CBMDF e da PF. Policiais civis ficaram por lá para a realização da perícia. “No local, realizou-se a desativação do artefato explosivo. O material apreendido foi entregue de forma segura à perícia da PCDF”, detalhou a PMDF, em nota. Pelo Twitter, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que está acompanhando a operação sobre a suposta bomba encontrada próximo ao aeroporto. O ex-governador do Maranhão está em viagem para São Luís (MA), onde passará o Natal ao lado da família. “Estamos acompanhando as apurações sobre o suposto artefato explosivo encontrado em Brasília na manhã deste sábado. Teremos informações oficiais em breve”, disse o ministro. Caso suspeito na Asa Sul Na sexta-feira (23/12) — antevéspera de Natal —, as equipes da Polícia Militar (PMDF) atenderam uma ocorrência de suspeita de bomba na 216 Sul. Após duas horas e meia de investigações, a corporação concluiu que não existia um artefato explosivo na mochila do suspeito — um homem de aproximadamente 30 anos — que estava em um ônibus. De acordo com a coordenação das investigações, nenhum artefato ou substância ilícita foi encontrada na mochila. “O suspeito foi liberado e vamos desocupar as vias. Após a apuração do BOPE, concluímos que não havia bomba”, ressaltou o major Newton. Por volta das 14h30, os militares foram acionados por uma passageira do transporte público, que tinha como destino a Rodoviária do Plano Piloto, pois a vítima escutou que um homem carregava uma bomba em seus pertences. Imediatamente, o ônibus da empresa Pioneira começou a ser monitorado, e no fim do Eixo Sul, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Esquadrão Antibombas da PM pararam o veículo e iniciaram a Operação Petardo. De acordo com apuração do Correio, tudo iniciou após uma passageira ouvir a conversa do homem, e suspeitou que ele estava portando uma bomba.
Boato de velório de Pelé repercute após a chegada de sua família ao hospital

Toda a família do ex-jogador de futebol Pelé está a caminho do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele está internado há semanas. Filhos e netos estão vindo de todo o país para passar o Natal com ele. O filho Edinho, que é treinador do Londrina, chegou na manhã deste sábado. Ele tinha saído do Paraná na noite desta sexta-feira, 23. As filhas Kely e Flávia já estavam no hospital com o pai. Agora netos também começaram a chegar. O Rei não está mais respondendo ao tratamento e começou a receber cuidados paliativos, quando todo o esforço médico é feito para amenizar dores, mas sem esperança de melhora ou cura. Neste momento ele segue anestesiado. Boatos de velório na Vila Belmiro Na internet não se fala em outra coisa a não ser a montagem de uma grande estrutura física no meio do campo da Vila Belmiro, estádio do Santos, onde Pelé se eternizou. Uma grande tenda branca foi montada e no meio dela há uma estrutura muito parecida com um suporte de caixão. Fotos e esculturas de Pelé também estão chegando e sendo levadas pera dentro da tenda. ALCAPÃO!! ???????????? Imagem Aérea Da Vila Belmiro Hoje 24/12/2022. ???? jp_drone pic.twitter.com/xDw6AFYli6 — Santos FC Vila Belmiro (@SVilabelmiro) December 24, 2022 Nos arredores do estádio há um grande policiamento. “Aqui na Vila Belmiro estão montado uma homenagem pra ele,tem muito policiamento”, postou um morador das redondezas no Twitter. “Estou aqui na Vila Belmiro. Estão descarregando um caminhão de placas, como se fosse pra proteger o gramado”, disse outro. ????AGORA: Mais familiares começam a chegar no hospital Albert Einstein para passar o natal com o Rei Pelé, dentre eles, o filho Edinho. pic.twitter.com/w6NRFKtR8A — Santos FC Vila Belmiro (@SVilabelmiro) December 24, 2022 Em uma rua próxima, um caminhão está estacionado com equipamentos para montar uma grande tela de transmissão em HD. Todos estes fatores, alinhados ao silêncio do Santos, estão repercutindo nas redes sociais e os fãs de Pelé passam a acreditar que a estrutura será para o velório do Rei do futebol.
Patinadores noéis de Montes Claros – Por Leonardo Queiroz

Para tornar o fim de semana de Natal mais especial para famílias carentes, um grupo de patinadores participou de uma corrida em que o objetivo não era ter um vencedor, mas vários. O Roller Noel foi marcado por muita alegria, diversão e solidariedade. O objetivo de distribuir presentes para crianças e contemplar famílias carentes com cestas básicas na semana que antecede o Natal – a entrega foi no último domingo. O bairro escolhido para este ano foi o Monte Sião onde patinadores saem da praça do Jatobá percorrendo as ruas da cidade até chegar ao destino escolhido para a ação. Para o trajeto é organizada uma caravana que conta com carro de som, o urso patinador e o apoio da Polícia Militar. O Roller Noel entra na sua terceira edição e é formado por patinadores do grupo Raiders Moc em Montes Claros com o apoio da Associação dos Esportes Radicais de Minas Gerais. Durante o ano todos os membros se organizam pagando uma mensalidade, realizando eventos e rifas para arrecadação de dinheiro que é revertido em compra de produtos que serão doados na data do evento que acontece no mês de dezembro e antecede os festejos natalinos. Ao todo foram atendidas no último domingo cerca de 300 crianças do bairro Monte Sião com brinquedos, roupas e alimentos. A primeira edição aconteceu nos bairros Alto são João, Tupã e Planalto, onde foram atendidas cerca de 150 crianças. “Durante os rolês de patins na cidade percebemos a situação de alguns bairros da nossa cidade e com isso foi criado o Roller Noel. A escolha do bairro que será contemplado é feita através da visita onde confirmamos a necessidade das pessoas de determinada região. Em 2021 atendemos o bairro Conferência Cristo Rei conhecido como ‘Feijão Semeado’ e este ano visitamos a Vila Castelo Branco e vimos de perto a necessidade das pessoas e escolhemos o bairro para o Rolê Noel deste ano”, conta 3Maria Fernanda Neri, presidente da Associação dos Esportes Radicais de Minas Gerais criada há um ano em Montes Claros e membro do Raiders Moc. AMIZADE SOLIDÁRIA Membro há dois anos do Raiders Moc, o promoter e booker Vitor Hugo Victor, conta da emoção de distribuir os presentes “É o meu segundo ano no Roller Noel e além dessa corrida pelo bem com todos os amigos patinadores que ganhei ao longo dos últimos três anos também fazemos uma ação no dia das crianças. Percebemos que as famílias são bem necessitas de muitas coisas e outras ainda mais. É difícil expressar em palavras a alegria de ver o brilho nos olhos das crianças e famílias quando percorremos as ruas do bairro distribuindo mais do que a necessidade material mas levando também alegria, amor e esperança. Uma sensação de dever cumprido voltar para casa com aquele abraço apertado cheio de gratidão e felicidade”, diz. O grupo Raiders Moc além e realizar dois eventos anuais: Roller Noel e Dia das Crianças também promove encontros semanais para roles de patins em toda cidade, além de eventos para os amantes dos esportes radicais. * Jornalista
Alto Belo, 41 anos de Folia de Reis – Por Manoel de Freitas

Terno de Folia de Reis de Alto Belo é um dos mais importantes de Minas Gerais: mais de 40 anos. (MANOEL FREITAS) Considerada uma das últimas trincheiras da cultura de resistência do Brasil, começam na noite de Natal os festejos que celebram o nascimento de Jesus e a devoção a Santos Reis Violeiros e violas caipiras se confundem com a própria história dos 41 anos da Folia de Reis de São José de Alto Belo, distrito de Bocaiúva, conhecida nacionalmente por ser terra natal do ex-vice-presidente da República José Maria Alkmin e do sociólogo Betinho, “o irmão do Henfil”. O Terno de Folia, considerado um dos mais autênticos de Minas Gerais, foi idealizado por outro bocaiuvense ilustre, o pesquisador, historiador, tocador e compositor Téo Azevedo, filho e neto de músicos, na atualidade o autor brasileiro vivo com maior número de músicas gravadas, ganhador do Grammy Latino. Folia de Reis ou Reisado, que chegou ao Brasil junto com os portugueses no período de catequese e colonização, é a festa que comemora e louva os três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, a partir do instante em que recebem o aviso do nascimento do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha. Os festejos na Igreja de São José de Alto Belo, que têm início à meia-noite do dia 24 de dezembro Dia de Natal e prosseguem até o dia cinco de janeiro, representando o tempo de andança dos Reis, embalados pelas cantorias e o som da viola caipira, pandeiro, acordeons, violões, cavaquinho, reco-reco, caixa, bumbo e rabeca, instrumento de arco precursor do violino. À Festa da Folia de Reis de Alto Belo, que chega a sua 41ª edição nos dias 13,14 e 15 de janeiro de 2023, considerada uma das últimas trincheiras da música de raiz do Brasil com “S”, já se aliaram grandes promessas e artistas consagrados mundialmente. Além disso, o distrito, distante 35 km de Bocaiúva, chama atenção pela produção de grande número de artistas populares, como rabequeiros e mestres da viola caipira. Na verdade, uma autêntica escola de viola, graças à genialidade de Téo Azevedo e do talento de consagrados luthiers, artesões do sertão que concebem com suas habilidades instrumentos musicais de cordas, como Tozinho Pimenta, Moisés Pimenta, João de Bichinho e o saudoso Sinval da Gameleira. Além da sonoridade da mais autêntica música brasileira, a Festa de São José de Alto Belo atrai grande número de devotos de Santos Reis e visitantes por premiar os melhores mentirosos, imitadores, contadores de causos, bem como o maior roedor de pequi. Como se não bastasse, outras atrações alimentam o mundo encantado da criançada: as corridas de carrinho de mão e cavalo de pau; uma festividade única, que nos faz plagiar o jornalista Francisco de Castro, para quem “é no sertão que vive a alma brasileira”. Cerimônia popular de vida longa, com programação que mistura palco e plateia em um mesmo cenário, onde os papéis se confundem, tão grande é a participação dos moradores e visitantes. Nesses dias de cantorias, os participantes do reisado de Alto Belo, a partir do Natal, visitam casas de católicos, de porta em porta, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus os presentes de ouro, incenso e mirra, entoando principalmente “Deus te salve casa santa”. Após seis de janeiro, retoma a pacata rotina de povoado onde nasce o Rio Verde Grande, que deságua no Rio São Francisco, pausa, ritual de preparação do Terno de Folia para os três dias da Festa de São José de Alto Belo, que tem contribuído ao longo dos anos para a criação na comunidade de uma cultura com marcante folclore religioso. Isso, quando crianças e jovens de Alto Belo se transformam, durante a exaltação ao Natal, em estrelas do espetáculo, com a apresentação dos Grupos Folclóricos Pastorinhas do Menino Jesus e Calanguê, que tem seu ponto alto na Dança Grande Sertão Veredas, obra de Guimarães Rosa. Era uma vez… Para falar sobre os 41 anos da Folia de Reis de São José de Alto Belo, seu idealizador Teófilo Azevedo Filho, o Téo Azevedo falou com O NORTE na sexta-feira (16). Explicou que “a festa foi criada para reavivar o terno de folia antigo que veio do Vale do Jequitinhonha, herança do meu avô, do meu pai”. Lembrou que “na verdade, a idéia foi de um rapazinho na época, com 12 para 13 anos, o Antônio Divino da Cruz, conhecido como Tony Agreste, que juntamente com José Alves Magno, o Mazinho, me procuraram sugerindo a criação de um terno de Folia de Reis em Alto Belo’. Téo relata que gostou da ideia “e falei que iria pesquisar, estudar e, depois de três meses, reuni com eles, e o nome escolhido foi uma homenagem a nossa terra”. Observa que, na época, o distrito não se chamava Alto Belo, e, sim, Engenheiro Pires e Albuquerque, gerente da antiga Central do Brasil, que tinha uma estação ferroviária em Alto Belo, “porque naquele tempo, na medida em que a linha férrea ia avançando, as comunidades recebiam o nome das estações, em homenagem aos seus engenheiros, porque os povoados e cidadezinhas iam surgindo na beira da linha do trem”. Com emoção, recorda que, “naquele tempo, a Festa de São José de Alto Belo era feita na casa dos fazendeiros da região; a primeira na propriedade de Paulão, a segunda na casa de Seu Nestor e por aí afora; e quando a folia completou 10 anos, as casas e moradias não cabiam mais o povo, então optei por fazê-la na rua, com palco e tudo”. Revela que até chegou a doar “um terreno grande para fazer uma praça de eventos, mas entrou prefeito e saiu prefeito e ninguém deu bola, mas quem sabe um dia aparece um filho de Deus que faz a praça antes da gente bater as botinas, porque agora em julho de 2023 vou fazer 80 anos de idade”. Segundo Téo Azevedo, “uma das coisas mais gostosas de minha vida é a Folia de Reis de
Tite é assaltado no Rio e ainda leva bronca por ter perdido a Copa do Mundo

É MUITO AZAR – O técnico Tite, ex-comandante da Seleção Brasileira, foi assaltado na manhã deste sábado (24), enquanto caminhava pela Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo do Blog do Ancelmo Gois. Segundo o colunista, Tite, de 61 anos, saiu para caminhar por volta das 6h para ficar longe de eventuais assédios. O assaltante levou um cordão e ainda teria aproveitado a ocasião para dar um “puxão de orelha” em Tite pela derrota da Seleção para a Croácia nas quartas de finais da Copa do Mundo do Catar. O treinador foi um dos mais criticados pelo revés, principalmente devido à escalação do time e às orientações na beira do gramado durante a cobrança de pênaltis Tite está com a família no Rio de Janeiro após deixar o comando da Seleção. Após o descanso, o treinador deve se reunir com os empresários para avaliar qual será seu próximo desafio na carreira.
Petrobrás vende campo e Eletrobrás dá aumento de até 3.500% a diretores

As medidas no fim do governo de Bolsonaro contrariam pedidos da equipe de Lula. Indicados pelo presidente eleito recomendaram à Petrobrás que paralisasse qualquer processo de venda Brasil de Fato – Faltando menos de dez dias para o fim do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Petrobras anunciou a venda de mais um campo de petróleo da companhia. Por sua vez, a Eletrobras concedeu um aumento de até 3.500% à sua diretoria. O governo brasileiro tem relevante participação acionária nas duas empresas. É sócio-controlador da Petrobras. Também controlava a Eletrobras até julho, quando a empresa foi capitalizada e seu controle acabou privatizado. A venda e o aumento contrariam pedidos do governo de transição do presidente-eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Indicados por Lula, que toma posse no próximo dia 1º, recomendaram à Petrobras que paralisasse qualquer processo de venda. Também pediram que a assembleia de acionistas que aprovou o aumento fosse cancelada. Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) também determinava a suspensão da assembleia mencionando o pedido do governo de transição e o risco de ela “gerar grave lesão ao interesse público”. Mesmo assim, ela foi realizada na quinta-feira (22). A União se absteve na votação. Acionistas autorizaram que o salário do presidente da Eletrobras, cargo ocupado atualmente pelo engenheiro Wilson Ferreira Júnior, suba dos atuais R$ 52,3 mil para R$ 300 mil por mês – aumento de mais de 470%. Já o salário mais alto pago a um conselheiro de administração passe de R$ 5,4 mil para R$ 200 mil – aumento de mais de 3.500%. Esses percentuais serão aplicados retroativamente a partir de abril de 2022. Só para remunerar administradores, a Eletrobras prevê gastar quase R$ 36 milhões no ano. Mais uma venda da Petrobras Já a Petrobras finalizou também na quinta-feira a venda da totalidade de sua participação no campo de produção de Papa-Terra, localizado na Bacia de Campos, para a empresa 3R Petroleum Offshore. O conselho de administração da 3R é presidido por Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras. A operação foi concluída com o pagamento de cerca de R$ 100 milhões para a empresa, somado ao montante de R$ 30 milhões já pagos na assinatura do contrato de venda. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vê claro conflito de interesses e favorecimento à 3R desde que Castello Branco foi contratado pela empresa, em abril de 2022. Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, recordou que as negociações entre a Petrobras e a 3R Petroleum movimentaram cerca de cerca de R$ 15 bilhões durante os dois primeiros anos de governo Bolsonaro, quando Castello Branco comandava a estatal. “A 3R comprou uma série de polos de campos maduros de petróleo da Petrobras a preço de banana. Foram preços abaixo do valor de mercado, conforme avaliações feitas não somente pela própria companhia, como também por especialistas na área”, afirma Bacelar. Segundo a Petrobras, a venda “está alinhada à estratégia de gestão de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia”. “A Petrobras segue concentrando os seus recursos em ativos em águas profundas e ultraprofundas, onde tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”, acrescentou a empresa.