Patrus Ananias, ex-ministro do governo Lula, foi preterido pela equipe de transição

Alckmin anuncia parlamentares para a equipe de transição com doze mineiros, sem a presença de Patrus Ananis no grupo de Desenvolvimento Social e Combate à fome.   A ausência do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate a fome Patrus Ananias, foi a grande surpresa da lista de parlamentares que vão fazer parte da transição, divididos entre os 31 grupos técnicos já anunciados nas semanas anteriores, que o vice-presidente eleito e coordenador geral da equipe de transição, Geraldo Alckmin, anunciou nesta terça-feira (22) . Ao todo, doze deputados mineiros foram escolhidos, são eles: Reginaldo Lopes (PT-MG), Duda Salabert (PDT-MG), Dandara (PT-MG), Newton Cardoso Jr (MDB-MG), Paulo Jose Carlos Guedes (MG), Ana Pimentel (PT-MG), Miguel Ângelo (PT-MG), Odair Cunha (PT-MG), Bruno Farias (Avante-MG), Weliton Prado (PROS-MG), Rogério Correia (PT-MG) e Luís Tibé (Avante-MG). Veja a lista completa divulgada nesta terça-feira: Agricultura, Pecuária e Abastecimento: senador Irajá Abreu (PSD-TO) e deputado Carlos Tito (Avante-BA); Desenvolvimento Social e Combate à fome: senadora Tereza Neuman (PSD-AL) e deputados Washington Quaquá (PT-RJ), Carol Dartora (PT-PR) e Dulce Miranda (MD -TO); Centro de Governo: senador Jacques Vagner (PT-BA) e deputados José Nobre Guimarães (PT-CE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Márcio Macêdo (PT-SE), Reginaldo Lopes (PT-MG); Cidades: deputados Afonso Florence (PT-BA), Hildo Rocha (MDB-MA), Jilmar Tatto (PT-SP), Leônidas Cristino (PDT-CE), Luizianne Lins (PT-CE), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Natália Bonavides (PT-RN) e Waldenor Pereira (PT-BA) Ciência, Tecnologia e Inovação: deputados Expedito Netto (PSD-RO) e Leo de Brito (PT-AC) Comunicações: deputados André Figueiredo (PDT-CE), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Rui Falcão (PT-SP) Cultura: deputados Alexandre Frota (PROS-SP), Benedita da Silva (PT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Marcelo Calero (PSD-RJ), Túlio Gadelha (Rede-PE) Desenvolvoimento Agrário: Bira do Pindaré (PSB-MA), Bohn Gass (PT-RS), Célio Moura (PT-TO) Desenvolvimento Regional: senador Rogério Carvalho (PT-SE) e deputados Gervásio Maia (PSB-PB), José Ricardo (PT-AM), Júlio César (PSD-PI), Marília Arraes (Solidariedade-PE), Milton Coelho (PSB-PE), Newton Cardoso Jr (MDB-MG) e Paulo José Carlos Guedes (MG) Direitos Humanos: deputadas Rejane Dias (PT-PI) e Duda Salabert (PDT-MG) Educação:  deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Pimentel (PT-MG), Danilo Cabral (PSB-PE), Idilvan Alencar (PDT-CE) e Reginal Veras (PV-DF) Esporte: senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) Igualdade racial: deputadas Daiana Santos (PCdoB-RS), Dandara (PT-MG) e Taliria Petrone (PSOL-RJ) Indústria, Comércio e Serviços: senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e deputados Zé Neto (PT-BA) e Sidney Leite (PSD-AM) Infraestrutura: Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e deputados Edilázio Júnior (PSD-MA), José Priante (MDB-PA), Henrique Fontana (PT-RS) e Sebastião Oliveira (Avante-PE) Justiça e Segurança Pública: deputados Adriana Accorsi (PT-GO), Tadeu Alencar (PSB-PE), Valtenir Pereira (MDB-MT) Juventude: deputado Miguel Ângelo (PT-MG) Meio Ambiente: deputados  Alessandro Molon (PSB-RJ), Célio Studart (PSD-CE), Bacelar (PV-BA), Nilton Tatto (PT-SP) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP) Minas e Energia: Odair Cunha (PT-MG) Mulheres: deputadas Érika Kokay (PT-DF) e Lídice da Mata (PSB-BA) Pesca: deputados Ana Paula Lima (PT-SC) e José Airton Cirilo (PT-CE) Planejamento, Orçamento e Gestão: deputados Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Pedro Paulo (PSD-RJ) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE) Previdência Social: deputados Maria Arraes (Solidariedade-PE) e Ricardo Silva (PSD-SP) Relações Exteriores: Arlindo Chinaglia (PT-SP) Saúde: deputados Bruno Farias (Avante-MG), Chico d’Ângelo (PDT-RJ), Daniel Soranz (PSD-RJ), Dimas Gadelha (PT-RJ), Eduardo Costa (PSD-PA), Joge Solla (PT-BA), Luciano Ducci (PSB-PR) e Weliton Prado (PROS-MG) Trabalho: deputados Afonso Motta (PDT-RS), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Rogério Correia (PT-MG) e Vicentinho (PT-SP) Transparência, Integridade e Controle: deputados Alencar Santana (PT-SP) e Camilo Capiberibe (PSB-AP) Turismo: deputados André de Paula (PSD-PE), Felipe Carreras (PSB-PE), Luís Tibé (Avante-MG), Wolney Queiroz (PDT-BA) e Zeca Dirceu (PT-PR) Além dos parlamentares, Alckmin também divulgou os responsáveis por analisar a gestão do governo Bolsonaro e produzir relatórios “com recomendações para recuperarmos as políticas públicas do país”, a pedido do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Tremedão sai de cema – Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, morre aos 81 anos

Morreu nesta terça-feira (22), aos 81 anos, o cantor e compositor Erasmo Carlos, um dos ícones da Jovem Guarda e da MPB, informa Guilherme Amado, do Metrópoles. Ele foi internado nesta manhã, às pressas, no hospital Barra D’or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a TV Globo, o artista precisou inclusive ser entubado. “A esposa de Erasmo Carlos, Fernanda, estava ao lado do cantor na hora da morte. A causa da morte ainda não foi divulgada”, diz a reportagem. No início deste mês, o artista passou 16 dias no mesmo hospital para realizar exames e tratar uma síndrome edemigênica. Erasmo estava tratando há alguns meses uma síndrome edemigênica, doença que ocorre devido a um desequilíbrio bioquímico, o que atrapalha na manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos. Ícone da música brasileira, o cantor iniciou a carreira em 1958 ao participar da The Snakes, banda que tinha Tim Maia como integrante. Com o nome de batismo de Erasmo Esteves, o cantor adotou o sobrenome Carlos em homenagem ao seu amigo Roberto Carlos e a Carlos Imperial, que agenciou sua carreira no início. O sucesso da carreira veio com Jovem Guarda, programa lançado no final dos anos 1960, onde ganhou o apelido “Tremendão”. O cantor conquistou muitos fãs e estourou com os hits Festa de Arromba e Minha Fama de Mau. Ao todo, ele tem mais de 682 músicas, 643 gravações registradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). São mais de 800 composições e 38 discos. Poucos dias antes de falecer, Erasmo recebeu o Grammy Latino pelo álbum O Futuro Pertence À… Jovem Guarda na categoria de Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

LUTO – Cantor e compositor cubano Pablo Milanés morre aos 79 anos

Pablo Milanés foi uma das vozes mais reconhecidas da canção cubana e um dos fundadores do movimento da Nova Trova Cubana O mundo da música cubana, latino-americana e mundial está de luto após a morte do cantor-compositor Pablo Milanés, confirmada na segunda-feira, aos 79 anos, na capital espanhola. Pablo Milanés foi uma das vozes mais reconhecidas da música cubana e um dos fundadores do movimento Nova Trova com Silvio Rodríguez e Noel Nicola. A última apresentação de Milanés em Havana foi num concerto na Ciudad Deportiva, onde centenas de cidadãos compartilharam fragmentos de várias de suas canções inesquecíveis que fazem parte do imaginário cubano e latino-americano. O primeiro-ministro cubano Manuel Marrero disse que a cultura do seu país está de luto e enviou uma mensagem de condolências a seus familiares e amigos. La cultura en #Cuba está de luto por el fallecimiento de Pablo Milanés, reconocido cantautor cubano, uno de los fundadores del Movimiento de la Nueva Trova. Llegue a sus familiares y amigos nuestras más sentidas condolencias. pic.twitter.com/lbjiTISjbg — Manuel Marrero Cruz (@MMarreroCruz) November 22, 2022 O cantor e compositor cubano estava hospitalizado desde 13 de novembro em uma clínica na capital espanhola com uma inflamação na vesícula biliar e uma infecção no rim, que o obrigaram a cancelar vários shows. Milanés sofria de um tipo de câncer que diminuía sua resposta imunológica e cujo tratamento o fez mudar para a Espanha há cinco anos. Pablo Milanés nasceu em 24 de fevereiro de 1943 na cidade de Bayamo, onde deu seus primeiros passos na música, cantando em uma estação de rádio local aos seis anos. Autor de clássicos como Yolanda, Milanés lançou mais de 40 álbuns durante sua carreira e ganhou, entre outros, o Prêmio Nacional de Música de Cuba e o Grammy Latino de Excelência Musical.

Associação de juristas ensina a denunciar golpistas; veja o passo-a-passo

A Associação dos Juristas pela Democracia (AJURD), em parceria com a Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD), se reuniram na noite desta segunda-feira (21) e estabeleceram meios para combater os atos antidemocráticos e criminosos que assolam o país. Em virtude disso, a AJURD e a ABJD, para enfrentar os atos criminosos que estão sendo praticados contra o Estado Democrático de Direito, contra os Princípios Constitucionais e contra as pessoas, pelo oferecimento de notícias de fato perante os Ministérios Públicos Estadual, Federal, do Trabalho e perante as demais autoridades públicas competentes, definiram as seguintes ações: Disponibilizar dois canais de recebimento de denúncias de fatos criminosos: • Por Whatsapp no número (51) 99370-7272; • Pelo email sosdemocraciabr@gmail.com; Para efetividade das denúncias é importante circunstanciá-las com elementos probatórios: • Em casos de listas circulantes em redes socias, “printar” as páginas e enviar as cópias com as denúncias; • Em quaisquer casos, fotografar e ou filmar as ações, para as mesmas finalidades; • Em qualquer caso, situar o fato, com indicação do município e local onde ocorreu; a data e, quando possível, o horário; • Indicar, quando possível, a autoria da prática criminosa (autor, repassador em redes sociais, integrantes de atos antidemocráticos, etc), bem como veículos utilizados (placas); • Quando possível, indicar testemunhas.

Bolsonaristas caem em nova pegadinha e confundem ação social na Praça da Sé com golpe militar

Extremistas ficaram empolgados após o exército armar barracas no local Extremistas ficaram empolgados neste domingo e começaram a divulgar nas redes vídeos de soldados do Exército armando barracas na Praça da Sé, comemorando a suposta tomada do poder pelas Forças Armadas. No entanto, para frustração dos bolsonaristas, a iniciativa não passou de uma ação social. Um mutirão promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) vai oferecer, a partir desta segunda-feira (21), na Praça da Sé, das 9h às 15h, uma série de serviços gratuitos a pessoas em situação de rua. De acordo com dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (POLOS-UFMG), 42.240 pessoas vivem nas ruas da capital paulista. O Exército irá contribuir ajudando com a infraestrutura da ação.

Em Minas Gerais, apenas dez cidades decretaram 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra

Betim, Guarani, Além Paraíba, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz De Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba. Saiba o que é o Dia da Consciência Negra e por que é feriado no Brasil Data remete à história de Zumbi dos Palmares e objetivo dos movimentos negros é dar visibilidade à luta antirracista e celebrar a cultura africana que tem fortes influências na cultura brasileira O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, desde 2003, quando foi incluído no calendário escolar nacional, mas foi instituído oficialmente como feriado no país em 2011, por meio de uma lei (12.519) sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff. Apesar da lei, é feriado em somente em 1.260 cidades brasileiras, onde as Câmaras locais aprovaram leis regulamentando a decisão. Recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que torna o Dia Nacional da Consciência Negra feriado nacional. A decisão ainda tem de passar pela Câmara Federal e ser sancionada pelo presidente da República. E a data foi escolhida porque foi em 20 de novembro de 1695 que morreu Zumbi, também chamado de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que nasceu na então Capitania de Pernambuco, região que hoje pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas, foi assassinado durante uma batalha contra as forças da Coroa Portuguesa, teve a cabeça cortada, salgada e exposta pelas autoridades no Pátio do Carmo, em Recife. O objetivo da exposição foi desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi. A luta de Zumbi dos Palmares é lembrada no Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, para conscientizar a população negra e da sociedade em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento que o povo negro viveu – e vive – no Brasil desde a colonização. Além disso, também se debate na data a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com sua influência no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas. É também uma data em que a luta antirracista ganha ainda mais visibilidade para conscientizar a sociedade sobre a perseguição histórica sofrida pela população negra. O Brasil foi um dos últimos países no mundo a abolir a escravidão. Somente em 1888 foi assinada a Lei Áurea Todos os outros países das Américas já havia abolido a escravidão décadas antes. A assinatura da lei pela Princesa Izabel, porém, em nada garantiu a dignidade e justiça social aos milhões de escravizados sequestrados da África durante séculos. Eles foram jogados à própria sorte, sem nenhuma proteção social, ficando à margem da sociedade. Hoje, a discriminação e as desigualdades persistem e continuam oprimindo a população negra. 2022 Este ano, o 20 de novembro será celebrado sob os ares de um novo tempo. A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República simboliza a retomada de políticas essenciais no combate ao racismo no Brasil. Na data, movimentos negros e sociais realizarão atos em vários locais do país para celebrar a democracia e colocar o combate ao racismo na pauta do novo governo. Zumbi dos Palmares Morto em 1695, aos 40 anos, Zumbi dos Palmares organizou a resistência dos escravizados do Quilombo dos Palmares contra os portugueses e holandeses que destruíram o quilombo em, 1694, forçando os sobreviventes a fugir e se esconder. Zumbi foi um deles. Cerca de um ano e meio depois foi capturado e morto pelos colonizadores. Um de seus companheiros, Antônio Soares, havia sido capturado e sob tortura revelou o esconderijo de Zumbi. Após quase 300 anos, Zumbi foi reconhecido como símbolo de resistência e a data de sua morte passou a ser referência de luta antirracista até que chegasse a se tornar data oficial no calendário brasileiro como o Dia da Consciência Negra, ainda que muitas cidades brasileiras não tratem o tema com a importância e relevância que merece. “Há uma dificuldade racista em conceber uma data rememorativa de um tempo histórico, e de um líder negro que lutou por liberdade e independência antes dos Inconfidentes. É uma data nacional de todas e todos os brasileiros, mas sabemos que somente os antirracistas a compreendem assim”, afirma Anatalina Lourenço, secretária de Combate ao Racismo da CUT. Colonização Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras. Neste período, a condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, eram submetidas a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, educação e a qualquer tipo de assistência social. Confira as cidades onde o feriado de 20 de novembro foi regulamentado Alagoas O 20 de novembro é feriado em todos os municípios do estado, de acordo com a Lei Estadual Nº 5.724/95. Amazonas Todos os municípios do estado têm feriado decretado de acordo com a Lei nº 84/2010. Amapá Todos os municípios aderiram ao feriado do Dia da Consciência Negra de acordo com a Lei Estadual Nº 1169/2007. Bahia Mesmo sendo considerada a capital mais negra do Brasil, Salvador fica fora dessa lista. É feriado em apenas cinco municípios do estado que são eles: Alagoinhas, Lauro de Freitas, Cruz Das Almas, Camaçari e Serrinha. Espírito Santo É feriado em apenas duas cidades: Cariacica e Guarapari Goiás Quatro cidades do estado celebram o Dia da Consciência Negra. São elas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás, Santa Rita do Araguaia. Maranhão Apenas o município de Pedreiras celebra o feriado do 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Minas Gerais Dez cidades mineiras têm feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro: Betim, Guarani, Além Paraíba, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz

Zezé di Camargo teria estuprado sua cunhada, quando tinha 16 anos de idade

Cleo Loyola, ex-esposa de Luciano. Imagem: Reprodução Ex de Luciano acusa bolsonarista Zezé di Camargo de “violentar menores” A ex-esposa do cantor Luciano, Cleo Loyola, utilizou as redes sociais no sábado (19) para fazer graves denúncias contra Zezé di Camargo, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela aparece irritada em um vídeo, após uma entrevista do cantor falando sobre ela. Uma das acusações é de que Cleo teria sido abusada por Zezé. “Alguém viu aí uma entrevista em que o Zé Botinha (Zezé di Camargo) deu dizendo que não sabe porque ninguém bloqueou as minhas redes sociais? Você está sendo castigado hein? Você quer mais? Nem voz você tem mais para cantar, né?”, afirmou a mulher. Em seguida, Cleo ameaçou revelar polêmicas do cantor. “Cace confusão comigo para você ver! Eu estou doida para jogar mais coisa sua no ventilador. E dizer que eu sou uma imprestável, que não tenho talento nenhum, bom, talento igual você para dar calote nos outros eu realmente não tenho! Para violentar menores de idade, realmente não tenho não”, esbravejou “Você lembra o que você fez comigo com 16 anos de idade? Lave a sua boca Zezé di Camargo para falar da minha pessoa, porque eu posso abrir a minha e Cleo Loyola não tem limites, quem tem limites é município”, acusou a ex-esposa de Luciano. Via DCM

Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID; primeiro brasileiro no cargo

Ex-presidente do Banco Central é o primeiro brasileiro escolhido para comandar o Banco Interamericano de Desenvolvimento, sediada nos Estados Unidos. Indicado pelo governo Bolsonaro, assumiu bandeiras de Lula na campanha para o banco O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn (2016-19), foi eleito neste domingo (20) o novo presidente do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento). Ele será o primeiro brasileiro a comandar a instituição. Indicado ao posto pelo governo Jair Bolsonaro, houve pressão contra ele por alguns integrantes do PT, mas ele assumiu as bandeiras do presidente eleito na campanha à presidência do BID. Goldfajn foi eleito em primeiro turno na votação da Assembleia de Governadores, que reúne representantes dos países que compõem o banco. Atualmente, o economista atua como diretor de Hemisfério Ocidental do FMI (Fundo Monetário Internacional), cargo do qual se licenciou para disputar a eleição do BID. Ele concorreu com outros quatro candidatos: a argentina Cecilia Todesca Bocco; o mexicano Gerardo Esquivel; o chileno Nicolás Eyzaguirre; e Gerard Johnson, de Trinidad e Tobago. Foi favorecido pela retirada do nome de Bocco pelo governo argentino. O ex-ministro petista da Fazenda Guido Mantega chegou a enviar um email à secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, pedindo que o pleito fosse adiado por 45 a 60 dias. A eleição, porém, não foi adiada e a renúncia de Mantega na quinta-feira, a seu cargo no governo de transição, consolidou a candidatura do ex-presidente do BC. Apesar de indicado pelo governo Bolsonaro, as prioridades de Goldfajn apresentadas durante o processo seletivo do banco se alinhaeam às de Lula e incluíam combater a fome, promover a cooperação entre países, fomentar crescimento com inclusão social, diversidade e preservação ambiental. Fundado há 63 anos, o BID é considerado o maior e mais antigo organismo financeiro multilateral do mundo e financia projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. Tem 48 países membros e sede em Washington (EUA).

Presidente do PL teria sido amante de Michelle e acobertava evasão fiscal dos Bolsonaro

Valdemar, Michelle e Jair; no destaque, Maria Christina.Créditos: Reprodução Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher de Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, fez uma live bombástica no Instagram. Assista ao vídeo Na noite da última sexta (18), Maria Christina Mendes Caldeira, que foi casada com o presidente do PL,Valdemar da Costa Neto, fez revelações-bomba numa live no Instagram sobre as quais garantiu ter provas. Disse, entre outras coisas, que Michelle Bolsonaro, esposa de Jair Bolsonaro, foi “peguete” de seu ex-marido. E que ele teria acobertado “evasão de divisa e sonegação dos Bolsonaros”. A live foi feita enquanto ela dirigia em Miami, no começo da noite da última sexta, e, segundo ela, foi uma reação ao ataque que o presidente do PL fizera horas antes ao resultado das eleições e às urnas eletrônicas. “Peguete” O vídeo foi feito como um recado direto dela ao ex-marido. Ela afirma que Valdemar sempre desdenhou de Bolsonaro, a quem chamava “baixo clero burro”, acrescentando que Michelle Bolsonaro  “foi sua peguete depois da minha administração”. Logo no início da live, ela afirma ter “quantidade gigante de documentação sua na época do ‘car wash’ (Lava Jato) e sua atua e mais a evasão de divisa e sonegação dos Bolsonaros aqui (aparentemente uma referência aos EUA)”. “Ô Valdemar, me poupe né querido, sou sua ex-mulher né eu fui casada com o dono do bordel do Congresso e conheço bem como é que você se movimenta”, afirma Caldeira no vídeo, insinuando novas revelações: “eu vou fazer da sua vida da vida um inferno”. Ela afirma que o passado de Valdemar tem uma “sujeirada danada” e cita “porto de Santos, aeroporto e tráfico de drogas”. “Fora que você gastou R$ 1 milhão de dinheiro do partido para comprar essa auditoria”, afirmou. Sobre a condição atual de Bolsonaro, diz que ele está “deitado no sofá vendo Netflix e picotando documento”. Ela diz ainda que “dia 17” (provavelmente de dezembro) irá a Washington para “um depoimento na Comissão de Direitos Humanos” (ela não especifica a qual comissão será o depoimento). “Eu não tenho problema nenhum Quem tem um monte de esqueleto no armário é você e agora vou tirar todinhos, só que dessa vez eu vou tirar aqui” Assista ao vídeo: Responsável por um depoimento devastador contra o ex-marido Valdemar da Costa Neto na CPI do Mensalão, a ponto de levá-lo para a prisão, Maria Christina Mendes Caldeira é, hoje, motorista do Uber em Miami. Filha de empreiteiros, nasceu em berço de ouro. Cresceu em mansões luxuosas, estudou em escolas caríssimas e viveu cercada por reis e rainhas pelo mundo afora. Até que, em 2004, sua vida mudou, ao casar com Valdemar da Costa Neto, que era presidente nacional do PP (hoje PR), com quem se casou. Três anos depois, uma separação traumática e ruidosa: ele deixou-a numa casa com a luz cortada. Moveu 36 processos contra ela, inclusive uma ação de despejo.

Morre Hebe de Bonafini, a histórica presidenta das Mães da Praça de Maio, aos 93

“Obrigada e até sempre”, escreveu a vice presidenta Cristina Kirchner; “incansável lutadora pelos direitos humanos”, escreveu o presidente Alberto Fernández A presidenta das Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, faleceu neste domingo aos 93 anos. O governo argentino decretou três dias de luto em “homenagem a Hebe, à sua memória e à sua luta que estará sempre presente como guia nos momentos difíceis”. O presidente Alberto Fernández, informou o Twitter da Casa Rosada, “se despede com profunda dor e respeito de Hebe de Bonafini, Mãe da Praça de Maio e incansável lutadora pelos direitos humanos”. Veja: El presidente de la nación, Alberto Fernández (@alferdez), despide con profundo dolor y respeto a Hebe de Bonafini, Madre de Plaza de Mayo y luchadora incansable por los derechos humanos. pic.twitter.com/bzgtcopHRC — Casa Rosada (@CasaRosada) November 20, 2022 “Querida Hebe, Mãe da Praça de Maio, símbolo mundial da luta pelos Direitos Humanos, orgulho da Argentina. Deus te chama no dia da Soberania Nacional… não deve ser coincidência. Simplesmente obrigada e sempre vinculada”, escreveu a vice-presidenta, Cristina Fernández de Kirchner, como despedida: Queridísima Hebe, Madre de Plaza de Mayo, símbolo mundial de la lucha por los Derechos Humanos, orgullo de la Argentina. Dios te llamó el día de la Soberanía Nacional… no debe ser casualidad. Simplemente gracias y hasta siempre. pic.twitter.com/TVUfmywmAi — Cristina Kirchner (@CFKArgentina) November 20, 2022 Quem foi Hebe de Bonafini Bonafini nasceu em 1928 em um bairro popular da cidade de Ensenada, na Argentina e em 4 de dezembro completaria 94 anos. Em 29 de dezembro de 1942, aos 14 anos, casou-se com Humberto Alfredo Bonafini, com quem teve três filhos: Jorge Omar, Raúl Alfredo e María Alejandra. Em 8 de fevereiro de 1977, durante a ditadura militar, seu filho Jorge Omar foi sequestrado e desapareceu em La Plata. Em 6 de dezembro daquele mesmo ano, aconteceu o mesmo com Raúl Alfredo, em Berazategui. Um ano depois, em 25 de maio de 1978, a ditadura militar também sequestrou e fez desaparecer sua nora, María Elena Bugnone Cepeda, esposa de Jorge. Em 1979, tornou-se presidenta da Associação Mães da Praça de Maio e, desde então, é reconhecida como uma incansável ativista pelos direitos humanos. Tornou-se amiga do Papa Francisco, que a tinha como uma referência na luta pelos direitos humanos.