Seleção brasileira: Tite divulga os 26 convocados para a Copa do Catar; veja

Tite segura a lista dos 26 convocados para a Copa do Catar — Foto: Lucas Figueiredo/CBF  Sem grandes surpresas, técnico Tite divulga a lista dos 26 jogadores convocados para defender a seleção brasileira no Mundial do Catar, em busca do hexa Grupo que vai tentar buscar o hexa para a Seleção Brasileira já está definido! Sem grandes surpresas, o técnico Tite divulgou na tarde desta segunda-feira (7), durante coletiva realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a lista de 26 convocados para a Copa do Mundo do Catar. Dos 26 atletas convocados por Tite, a grande maioria joga no futebol europeu. Apenas três atuam no futebol brasileiro: o goleiro Weverton (Palmeiras), o meia Éverton Ribeiro e o atacante Pedro (ambos do Flamengo). Talvez a única surpresa tenha sido a convocação do veterano Daniel Alves, de 39 anos, que vinha atuando no futebol Mexicano (Pumas). Éverton Ribeiro ‘disputava’ uma vaga no grupo com Philipe Coutinho, que havia sido titular da seleção na Copa de 2014 com Tite, mas não pode ser convocado desta vez já que, no último final de semana, sofreu uma contusão atuando pelo West Ham, sua atual equipe. Um dos cabeças-de-chave da competição, o Brasil está no Grupo G do Mundial e terá a companhia de Suíça, Sérvia e Camarões. A estreia da Seleção Brasileira será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. No dia 28, o duelo será contra a Suíça. Já o último jogo da primeira fase, contra Camarões, está marcado no dia 2 de dezembro. Confira a lista completa dos 26 jogadores convocados por Tite, com os respectivos clubes em que atuam: Goleiros: Alisson (Liverpool-ING) Ederson (Manchester City-ING) Weverton (Palmeiras) Laterais: Danilo (Juventus-ITA) Daniel Alves (Pumas-MEX) Alex Sandro (Juventus-ITA) Alex Telles (Sevilla-ESP) Zagueiros: Marquinhos (PSG-FRA) Thiago Silva (Chelsea-ING) Éder Militão (Real Madrid-ESP) Bremer (Juventus-ITA) Meio-campistas: Casemiro (Manchester United-ESP) Fabinho (Liverpool-ING) Fred (Manchester United-ING) Bruno Guimarães (Newcastle-ING) Lucas Paquetá (West Ham-ING) Everton Ribeiro (Flamengo) Atacantes: Raphinha (Barcelona-ESP) Antony (Manchester United-ING) Richarlison (Tottenham-ING) Neymar (PSG-FRA) Vinicius Jr (Real Madrid-ESP) Rodrygo (Real Madrid-ESP) Gabriel Jesus (Arsenal-ING) Pedro (Flamengo) Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)

Executivo – Lula e Zema sinalizam relação republicana em convergências

Zema fez campanha para Bolsonaro, que foi derrotado nas urnas – Foto: Reprodução/Instagram  Após ter encampado a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) a ponto de ter assumido a coordenação em Minas Gerais, o governador reeleito Romeu Zema (Novo) terá que se sentar à mesa com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 2023. Passados os excessos, tanto um quanto outro sinalizam uma relação republicana, mas terão que conciliar os interesses, que, até o momento, encontram eco nas obras de infraestrutura. O secretário de Estado de Governo, Igor Eto (Novo), afirma que o governo Zema é maduro o suficiente para ter uma relação institucional benéfica com o governo Lula. “O que a gente espera do outro (lado) é reciprocidade”, destaca. “Agora, não é mais Bolsonaro versus Lula, Novo versus PT, não é mais essa a discussão. A eleição terminou dia 30. Agora é o governo de Minas Gerais em uma relação com o governo federal”, acrescenta Eto, lembrando que Zema prontamente reconheceu a vitória de Lula. O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, que, durante a campanha, já havia acenado que, caso eleito fosse, Lula teria com Zema a mesma relação republicana que teve com o ex-governador Aécio Neves (PSDB), reafirma que a postura do governo federal será republicana. “Ao contrário do Bolsonaro, o governo Lula não é antifederativo, e nós vamos construir as principais políticas públicas e os planos de investimento juntamente com os governadores eleitores”, reitera o deputado federal. Entre os assuntos sobre a mesa, a prioridade do Palácio Tiradentes, por exemplo, será a adesão do Estado ao RRF, cujas negociações, já em andamento, se dão diretamente com a Secretaria do Tesouro Nacional. Apesar de esperar a homologação do processo ainda em 2022, Eto acredita que não haverá problemas caso as discussões se estendam para 2023. “Essa é uma discussão eminentemente técnica e o Tesouro Nacional é um órgão eminentemente técnico também”, observa o secretário. Reginaldo, por sua vez, pontua que, hoje, os esforços do governo Lula estão concentrados na “PEC da transição”. A proposta visa a autorizar gastos extras no orçamento de 2023, como o ajuste real para o salário-mínimo, garantir os R$ 600 mais R$ 150 por criança no Bolsa Família e criar um plano de obras públicas. “As obras da infraestrutura são de interesse do Estado muito mais do que a Recuperação Fiscal”, afirma. “Minas é um pequeno Brasil, porque faz a integração do Sul e do Sudeste com o Nordeste. A prioridade, na verdade, deveria ser resolver o problema da infraestrutura, que é uma vergonha.” De acordo com Eto, o governo Zema quer tratar com Lula a revitalização de rodovias federais, como as BRs-381, 262 e 135. “São pautas prioritárias e precisam da parceria com o governo federal para serem realizadas”, pontua o secretário. Durante a campanha, em agenda em Ipatinga, no Vale do Aço, o presidente eleito prometeu duplicar o trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Rio Doce. Questionado se a BR-381 estaria no pacote, Reginaldo reitera que, após ser empossado, Lula deve se reunir com os governadores para discutir um projeto de obras públicas, quando, como o ex-presidente se comprometeu durante a campanha, cada um apontaria três obras prioritárias. “Um país sem obras públicas é um país que não consegue alavancar o crescimento do PIB e não consegue resolver o custo Brasil”, defende. ICMS. Conforme Reginaldo, a compensação da União a Estados por conta do teto imposto por Bolsonaro à cobrança de ICMS ainda não foi discutida em meio à transição. “Isso já está judicializado e tem que ver o que vai ocorrer pela frente”, explica. Onze governadores ajuizaram uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal questionando a desoneração. Zema, no entanto, não está entre eles. Divergências ficaram para trás, afirma Eto Embora já tivesse utilizado o discurso antipetista como expediente para a reeleição, Zema acirrou o tom ao embarcar na campanha de Bolsonaro. Ao lado do presidente em cerimônia encabeçada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o governador reeleito chegou a afirmar que todo mineiro que conhece “um pouco da realidade” do governo Fernando Pimentel (PT) deveria ser “PTfóbico”. “Só se sofrer de amnésia para querer que esse governo volte”, acrescentou. De acordo com Eto, se houve divergências, ficaram para trás. Daqui pra frente, acrescenta o secretário, “é uma folha em branco para lidar com o governo federal”. “Vou pegar aqui uma frase que ouvi do discurso do presidente eleito: ‘Agora é hora de baixar as armas’. Nós estamos prontos para ter uma relação cordial e institucional. O que nós não vamos aceitar é Minas ser penalizada por qualquer discussão ou qualquer motivo que seja”, afirma. Conforme ele, não há “um plano de enfrentamento ao governo federal”. Reginaldo relembra que, quando Lula visitou Belo Horizonte pela primeira vez no 2º turno, disse que se Zema soubesse “10% do que fiz por Minas Gerais, teria um problema de remorso”. “Então, Lula reafirma o compromisso de ser republicano e governar com todos os governadores, porque nós queremos resolver o problema do povo de Minas”, reforça. Questionado se as próximas eleições poderiam interferir, o deputado federal diz que “as eleições são em 26, não agora”. Especialistas creem em relação amistosa por interdependência O professor do campus de São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Leonardo da Silveira Ev avalia que, ao menos em um primeiro momento, haverá uma relação, senão amistosa, institucional, já que, conforme Ev, a estrutura federativa faz com que haja uma interdependência entre os Estados e a União. “O governo federal tem muito mais recursos do que o Estado, mas também é dependente dos Estados, inclusive em termos de recursos políticos”, pontua. Ev observa que se, por um lado, o governo estadual precisará de investimentos do governo federal dado o arrocho fiscal do Estado, Minas Gerais, em razão de sua importância na federação, não poderá ser ignorada. “Minas tem a segunda maior bancada do Congresso Nacional e o governador sempre é

Dívidas – Inadimplência avança no país e atinge maior taxa anual desde 2016

Proporção de famílias brasileiras com contas atrasadas cresceu de 30% para 30,3%, quarta alta mensal seguida — Foto: Marcos Santos/USP Imagens  Pressionados pelos juros altos e por uma inflação que, apesar da trégua recente, ainda segue em níveis elevados, o número de brasileiros com dívidas em atraso vem aumentando ao longo dos últimos meses. Em outubro, o percentual de brasileiros com dívidas atrasadas avançou 4,7 pontos percentuais no período de 12 meses e alcançou o recorde de 30,3%, contra 25,6% em outubro de 2021. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que será divulgada nesta segunda-feira (7) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e representam o maior patamar de inadimplentes desde o início da série histórica, em janeiro de 2010. A proporção de famílias brasileiras com contas atrasadas cresceu de 30% para 30,3%, quarta alta mensal seguida. Em um ano, foi o maior o avanço na inadimplência desde março de 2016. “Nunca tínhamos tido uma proporção tão alta de famílias com dívidas atrasadas”, afirma Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela pesquisa. Em relação a setembro de 2022, houve um aumento de 0,3 ponto percentual no total de inadimplentes em outubro. Na divisão por faixa de renda, entre os consumidores que recebem até dez salários mínimos, a taxa de inadimplência saltou de 28,6%, em outubro de 2021, e de 33,1%, em setembro de 2022, para 33,6% no mês passado. Já entre aqueles com rendimentos acima de dez salários mínimos, a taxa de inadimplência encerrou outubro de 2022 em nível bem menor, de 13,7%, contra 11,6% no mesmo período de 2021 e 13,9% em setembro deste ano. Além disso, outros 10,6% dos brasileiros que participaram da pesquisa responderam que não terão condições de pagar as dívidas no próximo mês e permanecerão inadimplentes, ante 10,1% em outubro de 2021 e 10,7% em setembro deste ano. “Temos um problema latente que é o risco dessa inadimplência atingir proporções cada vez maiores, o que tem um impacto na própria capacidade de pagamento no futuro.” A economista da CNC afirma ainda que, com a oferta do consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil, e a alta demanda, a tendência é que tanto o nível de endividamento quanto o de inadimplência aumente entre as famílias de menor renda. Embora o valor do consignado seja descontado automaticamente pelo banco, impossibilitando o atraso de seu pagamento, é provável que os consumidores que tomaram o empréstimo, que passarão a ter uma parcela menor do auxílio disponível, enfrentem mais dificuldades para pagar outras contas, diz. “Mesmo com a queda da inflação e a melhora do mercado de trabalho, ainda assim, o nível de endividamento e os juros altos têm dificultado o pagamento das contas dentro de um mês”, afirma Izis. Os dados da CNC indicam ainda que o total de brasileiros endividados –com dívidas em balanço, embora as contas ainda não estejam em atraso– atingiu 79,2% no mês passado, um aumento de 4,6 pontos percentuais na comparação anual. Apesar da alta, trata-se da menor taxa anual desde julho de 2021. Já em relação ao mês imediatamente anterior, após três altas consecutivas, houve um leve declínio de 0,1 ponto. Os dados da pesquisa indicam ainda que o endividamento recuou, em bases mensais, de maneira generalizada entre as diferentes faixas salariais, embora com mais intensidade entre aquelas famílias de renda mais elevada –passou de 75,9% para 75,4% entre os consumidores com renda acima de dez salários mínimos, e de 80,3% para 80,2% entre aqueles com renda de até dez salários mínimos. Na comparação anual, os consumidores de maior renda foram os que registraram o maior aumento no nível de endividamento, de 5,8 pontos percentuais, ante 4,3 pontos entre os que recebem até dez salários mínimos. Segundo a economista da CNC, o primeiro trimestre de 2023 é, em particular, um período que tende a ser mais difícil para as pessoas quitarem todas as obrigações financeiras, quando há uma série de pagamentos sazonais –caso do IPTU e do IPVA e das renovações de matrículas e mensalidades escolares das crianças. “Não temos uma visão de queda da inadimplência no curto prazo”, afirma Izis. A especialista diz que uma postura conservadora neste final de ano, buscando aproveitar o 13º salário para, na medida do possível, fazer alguma economia, é essencial. “A inadimplência não é boa para ninguém. Nem para o consumidor, nem para a empresa que ofereceu o crédito e muito menos para a economia.” Entre as principais modalidades nas quais os brasileiros mais acumulam dívidas, o cartão de crédito lidera disparado na frente, com 86,2% em outubro de 2022. No mesmo mês do ano passado, o indicador era de 84,9%. Depois estão carnês( 19,5%), financiamento do carro (9%), crédito pessoal (8,4%) e financiamento da casa (8,1%). O gasto com o cartão é associado ao consumo de curtíssimo prazo, o que mostra que o quadro de juros e inflação elevados tem afetado de maneira significativa o orçamento das famílias, afirma Izis. Já o consignado, que está entre as alternativas mais baratas de crédito, perdeu espaço, de 7% para 5% em um ano. O percentual de consumidores que atrasou o pagamento de dívidas cresceu em 12 estados entre setembro e outubro. Bahia (43,7%), Rio Grande do Norte (42,4%), Minas Gerais (42,2%), Ceará (41,9%) e Roraima (38,5%) registraram as maiores proporções de famílias com contas atrasadas. (LUCAS BOMBANA/Folhapress) O TEMPO Newsletters

Prefeitura de Montes Claros adquire materiais para oficinas terapêuticas de artesanato

A Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de registro de preços para futura e eventual aquisição de material para confecção de artesanato, atendendo demanda da Secretaria Municipal de Saúde. O material adquirido será utilizado em diversas atividades desenvolvidas nas unidades de Estratégia de Saúde da Família, Academias da Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, unidades de Acolhimento Adulto e Serviço Residencial Terapêutico. As atividades de cunho pedagógico e lúdico são de suma importância para o desenvolvimento motor e cognitivo dos atendidos. Além disso, contribuem para o desenvolvimento dos vínculos familiares e para o incentivo à socialização e à convivência comunitária. Na assistência à saúde mental, os itens licitados são essenciais para a execução dos atendimentos em oficinas terapêuticas realizados com acompanhamento especializado e que contribuem na estabilização clínica dos atendidos, proporcionando uma melhor adaptação ao tratamento e significativa transformação da realidade do tratamento em saúde mental. Serão adquiridos 129 itens, como lantejoulas, tinta para tecido, pincel, pano de prato, palitos e fita de cetim. A compra será realizada por pregão eletrônico que acontecerá no dia 1º de dezembro, pelo site www.licitacoes-e.com.br. Alguns itens são exclusivos para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Assim, é recomendável acessar o edital do processo que está disponível em https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/licitacoes/files/licitacoes/2022/P064922/Pregao357.pdf.

Descarte irregular de garrafas de vidro é notificado pela Prefeitura de Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde (SMS), realizaram fiscalização em um depósito de garrafas de vidro no bairro Olga Benário, região sul da cidade. No local, foram encontradas diversas irregularidades ambientais, em desacordo com a Lei 5.177, de 06 de setembro de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade da coleta, armazenamento e destinação final de embalagens de vidro não retornáveis. De acordo com a Lei, nos casos em que seja constatado o descarte incorreto, o notificado tem um prazo de até 24 horas para apresentar todos os documentos exigidos. Caso o proprietário não o faça, estará sujeito às penas previstas na Lei. No local, foram encontradas garrafas espalhadas sem controle algum e em grande quantidade, muitas com água acumulada, o que pode causar o aparecimento de focos do mosquito da Dengue.

julgamento – Júri popular de Flordelis começa nesta segunda-feira no Rio de Janeiro

Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil A ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza será levada a júri popular nesta segunda (7), acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. Ele foi morto a tiros na garagem da residência da família em Niterói, na região metropolitana do Rio, em junho de 2019. A pastora é ré por suspeita de homicídio triplamente qualificado –por motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima–, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada. Ela nega. Também serão julgados Marzy Teixeira da Silva e André Luiz de Oliveira, filhos adotivos de Flordelis, Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica da pastora, e Rayane dos Santos Oliveira, sua neta. A expectativa é que o julgamento ocorra em mais de um dia. Inicialmente, o júri começaria em 12 de dezembro, mas foi antecipado por causa da Copa do Mundo. À Folha, o advogado Rodrigo Faucz, que representa Flordelis, Marzy, André e Rayane, disse que a defesa vai apresentar dados captados pela nuvem do celular do pastor Anderson. O aparelho, no entanto, nunca foi encontrado. De acordo com Faucz, o material traz pesquisas feitas por Anderson para a contratação de garotas de programa e casas de swing. “Esses dados mostram que ele era um predador sexual”, afirmou. A advogada Daniela Corrêa Grégio Leite, que defende Simone, disse que irá mostrar conversas que provariam que sua cliente sofria abuso sexual. Simone já disse que mandou matar o padrasto porque era abusada por ele, isentando a mãe de culpa no crime. ngelo Máximo, advogado da família do pastor, nega as acusações. “A prova que está no processo é a de que Anderson foi vítima de um brutal homicídio perpetrado pela sua esposa, a mando dela, com a participação de filhos. Agora estão querendo acusá-lo de estupro, de abuso sexual, o que é inadmissível”, disse. Anderson tinha 42 anos quando foi assassinado na garagem de casa que morava com Flordelis e mais 35 filhos. Foram constatadas 30 perfurações de bala em seu corpo. A pastora, que estava com a vítima no momento do crime, relatou em depoimento que o marido teria sido morto em um assalto. Mas logo a versão de latrocínio caiu por terra. O inquérito sobre a morte do pastor foi concluído em agosto de 2020 com o indiciamento de Flordelis como mandante. Segundo a polícia, o crime foi motivado por questões financeiras e poder na família. As investigações revelaram ainda que Flordelis começou a tentar matar o marido em maio de 2018, envenenando-o aos poucos. Após a conclusão do inquérito, o PSD suspendeu a filiação de Flordelis. Em 11 de agosto de 2021 ela teve seu mandato cassado, e dois dias depois foi presa. (ALÉXIA SOUSA/Folhapress) 

Morre Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato de Daniella Perez

A informação foi confirmada pela Igreja Batista da Lagoinha; ex-ator sofreu um infarto neste domingo (6) O ex-ator e atual pastor batista, Guilherme de Pádua, morreu na noite de domingo (6), vítima de um infarto, em Belo Horizonte. A informação foi confirmada em uma live feita pelo pastor Márcio Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha. Na transmissão, iniciada por volta das 22h30, Valadão comentou sobre Pádua. “Ele praticou aquele crime tão terrível, foi preso, cumpriu a pena e se converteu. Era uma lagarta e virou borboleta”, disse o pastor no vídeo. Cerca de uma hora depois de ter divulgado a informação, a live do pastor saiu do ar. O velório deve ocorrer a partir das 10h30 desta segunda-feira (7) na sede da Igreja Batista da Lagoinha. Já o sepultamento está previsto para as 14h30 desta segunda-feira no cemitério Parque da Colina. Condenado por ter matado a facadas a atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, em 1992, Guilherme de Pádua foi sentenciado a 19 anos de prisão, mas cumpriu só sete anos por bom comportamento.. Nascido em Belo Horizonte (MG), Guilherme de Pádua mudou para o Rio de Janeiro no final dos anos 1980. A mudança foi com o objetivo de tentar uma carreira no meio artístico. Há cinco anos, o ex-ator se tornou pastor da Igreja Batista da Lagoinha, em sua cidade natal. Por meio de nota compartilhada pelo pastor Márcio Valadão, após tirar a transmissão ao vivo do ar, a Igreja Batista da Lagoinha divulgou com “imenso pesar a morte do pastor Guilherme de Pádua após sofrer um infarto na residência em que morava em Belo Horizonte”. “Com 53 anos recém completados no último dia 2 de novembro, Guilherme compunha o time pastoral da Lagoinha desde sua ordenação, em 2017, liderando o ministério Recomeço, que atua dentro e fora dos presídios da capital mineira e região metropolitana. Antes disso, já havia sido acolhido como ovelha e servia como voluntário nas mais diversas áreas, sempre lidando com os desprezados e marginalizados. Milhares de pessoas privadas de liberdade foram, ao longo desses anos, cuidadas, ministradas no conhecimento da Bíblia e receberam apoio social, jurídico e psicológico do ministério, que também desenvolve dezenas de projetos de profissionalização e reintegração social”, diz a nota. No comunicado, a igreja disse que em sua caminhada como pastor, Guilherme viveu longe dos grandes púlpitos. “Não era visto pregando para multidões, mas atuava diariamente nas mais diversas obras com aqueles que a sociedade, muitas vezes, prefere jogar para escanteio. Guilherme testemunhou a possível transformação que há em Jesus. O recomeço reservado para todos aqueles que nEle creem. A Igreja Batista da Lagoinha, desde o momento da conversão de Guilherme, abriu suas portas para ser, também, a sua casa. Guilherme pagou à Justiça o que ela lhe impôs, como cremos que deve acontecer, e nós, como Corpo de Cristo, nos posicionamos para sermos para ele e tantos outros já condenados por crimes diversos, aquilo que a Bíblia nos instrui: o lugar da nova chance que apenas Jesus pode dar ao que se arrepende. Guilherme demonstrou ser alguém empenhado em mudar e em viver de acordo com a nova vida que experimentamos em Cristo Jesus. Ele jamais deixou de ser lembrado pelo crime que cometeu, mas pôde, em seus últimos anos, caminhar de acordo com a vontade do Pai sobre a sua história: ‘Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!’ (2 Coríntios‬ ‭5‬:‭17‬)”, completa a igreja Por fim, a Igreja Batista da Lagoinha enviou as “mais sinceras condolências à família de Guilherme de Pádua, que também faz parte da nossa”. “Lamentamos sua morte precoce, mas, em contrapartida, nos alegramos no Senhor pela convicção que há para os que creem em Jesus. A vida com Deus jamais tem fim. Uma eternidade está para além da morte. Que Deus possa confortar todos nós e aqueles que o amavam e se inspiravam nele para uma real reintegração social e um verdadeiro recomeço”, finaliza. Relembre o crime Na noite de 28 de dezembro de 1992, o corpo de Daniella foi encontrado num matagal na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, perfurado por cerca de 18 punhaladas realizadas com uma tesoura que feriram seus pulmões e o coração. A polícia chegou até De Pádua por causa de uma testemunha que teria visto o seu carro, com a chapa adulterada, na cena do crime, pouco antes de o corpo da atriz ter sido deixado ali. A Justiça concluiu que o ator e sua mulher armaram uma emboscada contra a vítima. Ambos foram condenados por homicídio qualificado a uma pena de 19 anos de prisão. Há cinco anos, o ex-ator se tornou pastor da Igreja Batista da Lagoinha, em sua cidade natal, Belo Horizonte. Guilherme de Pádua concedeu poucas entrevistas sobre o caso, mas seu nome sempre reaparece por aí, como quando criou um canal no YouTube para falar de sua conversão religiosa. Numa de suas últimas aparições públicas, em 2020, foi às ruas num protesto pró-Bolsonaro

EUA vão às urnas na terça sob o fantasma da volta de Donald Trump

trump

O fantasma do republicano Donald Trump ronda das eleições de “meio mandato”, terça-feira (08/11), nos Estados Unidos. A disputa é pela Câmara e o Senado, no entanto, ela pode influenciar a corrida pela Casa Branca em 2024. O teste das urnas nesta semana é o prenúncio do confronto entre Trump e o presidente democrata Joe Biden daqui dois anos. A turbulenta campanha de meio de mandato encerrou seu último fim de semana no domingo, quando os eleitores – atingidos pela inflação recorde, preocupações com sua segurança pessoal e temores sobre a estabilidade fundamental da democracia americana – mostraram sinais claros de preparação para rejeitar o controle democrata da Washington e abraçar um governo dividido. Enquanto os candidatos corriam pelo país para apresentar seus argumentos finais aos eleitores, os republicanos entraram na reta final da corrida confiantes de que conquistariam o controle da Câmara e possivelmente do Senado. Os democratas se prepararam para perdas potenciais, mesmo nos cantos tradicionalmente azuis do país [azul é a cor do Partido Democrata, enquando a cor vermelho é do Partido Republicano]. Neste domingo, o presidente Biden deveria fazer campanha para a governadora Kathy Hochul, de Nova York, em uma delegacia de Yonkers, onde obteve 80% dos votos em 2020, sinalizando os profundos desafios que seu partido enfrenta dois anos depois de reivindicar um mandato para promulgar uma ampla agenda doméstica. O ex-presidente Donald Trump planejava se dirigir a apoiadores em Miami, outro sinal do otimismo republicano de que o partido poderia derrubar o condado urbano mais populoso da Flórida pela primeira vez em duas décadas. Suas aparições marcarão um ponto culminante incomum para uma campanha extraordinária – a primeira pós-pandemia, pós-Roe [proibição do aborto], pós-Jan. 6 [invasão do capitólio] nacional em um país ferozmente dividido, abalado pela crescente violência política e mentiras sobre a última grande eleição. Enquanto a maioria dos eleitores aponta a economia como sua principal preocupação, quase três quartos dos americanos acreditam que a democracia está em perigo, com a maioria identificando o partido oposto como a maior ameaça. Se os republicanos varrerem as disputas na Câmara, seu controle poderia fortalecer a ala direita do partido, dando um megafone ainda maior aos legisladores que trafegam em teorias da conspiração e falsidades como os deputados Marjorie Taylor Greene, da Geórgia, e Matt Gaetz, da Flórida. Uma questão central para os democratas é se um momento tão distinto se sobrepõe a fortes ventos contrários históricos. Desde 1934, quase todos os presidentes perderam cadeiras em sua primeira eleição de meio de mandato. E, normalmente, os eleitores punem o partido no poder por más condições econômicas – dinâmicas que apontam para ganhos republicanos. Após dias de campanha na zona rural de Nevada, Adam Laxalt, o republicano que desafia a senadora Catherine Cortez Masto, reuniu apoiadores em Las Vegas e nos arredores neste fim de semana, prevendo uma “onda vermelha” que é “profunda e ampla”. Laxalt observou que Biden não fez campanha em Nevada este ano e o culpou pela inflação de 15% do estado. “Ele vai chamá-lo de antidemocrático por usar o sistema democrático para nos dar uma mudança”, disse ele a apoiadores no sábado no condado de Clark, o maior condado do estado. “Mas essa mudança está chegando.” O cenário final do meio do mandato, dois dias antes da eleição de terça-feira, deu a entender que os eleitores estavam priorizando as preocupações fiscais em vez de mais temores existenciais. Dos subúrbios liberais do nordeste aos estados do oeste, estrategistas, legisladores e autoridades republicanas agora dizem que podem mudar grandes partes do país e expandir suas margens nos estados do sul e do cinturão da ferrugem, que foram terreno fértil para seu partido durante grande parte da última década. Também houve alguns sinais iniciais de que partes-chave da coalizão que levou os democratas à vitória em 2018 e 2020 – mulheres brancas suburbanas moderadas e eleitores latinos – estavam se inclinando para candidatos republicanos. Na Câmara, onde os republicanos precisam trocar cinco cadeiras para controlar a Câmara, o partido disputava distritos em bastiões democratas, incluindo Rhode Island, Nova York, Oregon e Califórnia. Os estrategistas republicanos elogiaram sua posição surpreendentemente próxima nas disputas para governadores em estados azuis como Nova York, Novo México e Oregon. Ao mesmo tempo, o Senado continua uma derrota, com candidatos presos em disputas quase mortas em três estados – Geórgia, Nevada e Pensilvânia – e disputas acirradas em pelo menos outros quatro. Os republicanos precisam de apenas um assento adicional para ganhar o controle. “Todos do lado republicano devem estar otimistas”, disse em entrevista o senador Rick Scott, republicano da Flórida e chefe do braço de campanha republicano no Senado. Scott previu que seu partido iria virar a câmara, indo além dos 51 assentos necessários para o controle. “Se você olhar para as pesquisas agora, temos todos os motivos para pensar que teremos mais de 52 anos.” Durante meses, os candidatos democratas nas principais disputas superaram os baixos índices de aprovação de Biden, auxiliados por oponentes republicanos imperfeitos que foram impulsionados a vitórias nas primárias por Trump. Continuar a superar o líder de seu partido tornou-se mais difícil à medida que as percepções da economia pioravam e os grupos republicanos desencadeavam uma campanha publicitária de queda, acusando seus oponentes de serem fracos no crime. “É uma corrida acirrada – é uma bola ao alto, com certeza”, disse o tenente-governador John Fetterman, o democrata que concorre ao Senado na Pensilvânia contra o Dr. Mehmet Oz, a personalidade da televisão, a um grupo de apoiadores no subúrbio da Filadélfia. No condado de Johnston, na Carolina do Norte, o deputado Ted Budd, o republicano que está há meses em uma disputa acirrada pelo Senado, reuniu os eleitores com a sensação de que a conversa nacional havia virado na direção de seu partido nas últimas semanas. “Estamos falando de três coisas por aí, porque nossas políticas estão do lado certo: quando se trata de inflação, quando se trata de crime, quando se trata de educação, essas são as coisas que as pessoas estão realmente falando”, disse Budd. A oitenta

Com Mineirão lotado, Cruzeiro levanta taça da Série B após vencer o CSA

Última partida da competição aconteceu neste domingo e recebeu mais de 61.000 torcedores, o maior do clube no estádio Campeão com seis rodadas de antecedência e com o acesso garantido para a Série A, o Cruzeiro se despediu da segunda divisão em partida contra o CSA, neste domingo (6), quando o clube mineiro venceu de virada por 3 a 2 no Mineirão. E quem deu um show foi a torcida, que mais uma vez lotou o estádio, com 61.291 pessoas, e embalou o time do início ao fim. A Raposa ainda pegou a taça na última rodada da competição e a festa foi grande no Gigante da Pampulha. Das arquibancadas, o público ainda entoou a música “Pablito e Salomé”, do Mc Das Quebradas, que acabou se transformando em uma espécie de hino do acesso celeste. O público foi o maior da Raposa no estádio desde a reabertura para a Copa do Mundo em 2014. A renda foi de quase R$ 2,8 milhões. O primeiro tempo começou disputado, mas sem grandes chances de gol para os dois lados. A partir dos 10 minutos, o CSA ameaçou mais e a Raposa tentou achar espaços. Aos 18 minutos, o atacante Bruno Rodrigues dominou a bola, bateu para o gol e não acertou. Na sequência, foi vez de Edu, que recebeu cruzamento de Pedro Castra e cabeceou para as redes. A bola não entrou e seguiu tudo igual. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ pic.twitter.com/Y9KICQRN4P — Estádio Mineirão (@Mineirao) November 6, 2022 Em um lance do meia-atacante Lourenço, a bola foi dominada na grande área e de longe o jogador chutou para as redes, sem chances de defesa para Rafael Cabral. 1 a 0. Mesmo com a abertura do placar pelo CSA, a Raposa seguiu atacando e quase deixou tudo igual aos 23 minutos. A torcida também não desanimou e começou a cantar ainda mais alto para empurrar o time. O empate veio no fim da primeira etapa, quando Machado cobrou escanteio e Geovane conseguiu cabecear para o gol. 1 a 1. Segundo tempo Na volta da etapa complementar, o goleiro Cabral fez boas defesas e evitou o segundo gol do CSA em pelo menos duas oportunidades. Aos 15 minutos, o Cruzeiro voltou para o ataque e quase marcou de longe com Jajá, quando a bola foi desviada por Edu. A partida seguiu quente e Osvaldo deu um susto na Raposa ao também arriscar um chute de longe. A torcida cruzeirense ainda provocou o CSA. A partida seguiu com boas jogadas para ambos os lados, até que o CSA conseguiu marcar o segundo gol aos 35 minutos do segundo tempo, com Lucas Barcelos que apareceu livre para mandar para dentro das redes após jogada de Gabriel. Aos 43 minutos, o Cruzeiro arrancou o empate com gol de Rômulo, após uma cobrança de falta. No minuto seguinte, veio a virada impressionante, quando Luvannor marcou após jogada de Pais. Além do resultado, o Cruzeiro pode gritar mais uma vez campeão ao receber o troféu no gramado. Com o resultado, o clube mineiro terminou a temporada vitoriosa com 76 pontos, uma diferença de 11 pontos para o segundo colocado, o Grêmio. Também garantiram o acesso o Vasco e o Bahia. Já o CSA foi rebaixado com 43 pontos, a um do último time que segue na segunda divisão. Torcida dá show e Cruzeiro tem segunda maior média de público do país Como visitante, clube mineiro recebeu 779.715 pessoas em 19 rodadas da competição, uma média de 41.037 torcedores. Número só não é maior que o do Flamengo.

Suspensão – Após Nikolas, Twitter retém contas de Major Vitor Hugo e Coronel Tadeu

Major Vitor Hugo e Coronel Tadeu, ambos do PL, tiveram contas retidas no Twitter — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados e Billy Boss/Câmara dos Deputados O Twitter reteve mais duas contas de políticos ligados à direita neste domingo (6). Após suspender o perfil do vereador de Belo Horizonte e futuro deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o site não mostra mais as atualizações dos deputados federais Coronel Tadeu (PL-SP) e Major Vitor Hugo (PL-GO). O Twitter não dá explicações sobre o que motivou a retenção das contas dos três políticos, mas exibe a seguinte mensagem em todos os casos: “A conta foi retida no Brasil em resposta a uma exigência legal”. No caso de Nikolas, o próprio vereador informou que a medida da rede social atendeu a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Instagram do futuro deputado também foi suspenso por algumas horas, mas ele retomou o acesso nesse sábado (5), quando publicou uma foto do presidente Jair Bolsonaro (PL) fazendo um coração, com a legenda “Oi, testando”. Siga O Tempo no Google News Seguir Os três políticos fazem parte de um grupo de parlamentares que tem questionado os resultados das urnas eletrônicas, que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há uma semana. Eles têm usado um relatório do argentino Fernando Cerimedo para apontar eventuais fraudes no pleito. O documento, no entanto, não traz qualquer comprovação de falha na apuração. Outro que teve a conta suspensa foi Marcos Cintra, candidato a Vice-Presidência do Brasil na chapa de Soraya Thronicke (União Brasil).