TRT reconhece vínculo empregatício e manda Uber pagar indenização

Segundo o Judiciário no estado de São Paulo, a dissolução do contrato feita pela Uber equivale a uma demissão sem justa causa – Mais uma decisão sobre a ainda controversa questão do Uber apontou vínculo empregatício entre a empresa e um motorista. Desta vez, a 14ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo, decidiu por maioria que a dissolução do contrato feita pela Uber equivale a uma demissão sem justa causa. O trabalhador havia perdido em primeira instância (Vara do Trabalho) e recorreu ao TRT. Cabe recurso. Para o relator do caso no colegiado, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, o caso mostrou pessoalidade (o motorista não poderia se fazer substituir) e onerosidade (pela existência de remuneração). Além disso, ele considerou a não-eventualidade, já que o trabalhador prestou serviços, de forma contínua, durante cinco anos. “Nesse aspecto, considerou também outras formas de controle de habitualidade, como a estipulação de metas a serem cumpridas sob pena de desvinculamento dap lataforma“, diz ainda o TRT. No relatório, o juiz apontou também presença de uma relação de subordinação. Isso porque o motorista ficava sujeito a sanções caso recusasse chamadas. “Para o desembargados, merece atenção a estruturação do algoritmo da Uber, que impõe ao condutor a forma de execução do trabalho.” Nova relação de trabalho “O caso sob análise foge à tradicional correlação socioeconômica empregador-empregado, de origem fabril, matiz da definição jurídica do vínculo empregatício, em especial no que se refere à subordinação”, analisa o relator. Segundo ele, são novas características da relação de trabalho: “A clássica subordinação por meio da direção direta do empregador, representado por seus prepostos da cadeia hierárquica, é dissolvida”. Dessa forma, com a decisão, o motorista terá direito a verbas rescisórias próprias da CLT. A Uber também terá que anotar o período de emprego na carteira profissional, além de pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais. A questão do vínculo empregatício no trabalho por aplicativo ainda não tem unanimidade na Justiça. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), por exemplo, já recebeu várias decisões divergentes.

Norte de Minas Gerais se prepara para as chuvas com ajuda da população

 Bombeiros, Defesa Civil e outras entidades elaboram plano para trabalhos neste fim de ano – Reunião buscou alinhar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil com ações na região. (ASCOM/7˚BBM) Larissa Durães – O Norte Buscando alinhar com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei Nacional 12.608/12, o Corpo de Bombeiros busca estimular ações preventivas e proporcionar resposta eficiente aos desastres locais, preparando a cidade para o enfrentamento aos eventos adversos, tornando-a cada vez mais resiliente. Em Montes Claros, militares do 7º Batalhão já estão se preparando para o enfrentamento ao período chuvoso 2022/2023, com a participação do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Copasa, Defesa Civil de Montes Claros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Durante reunião realizada no último dia 4, as agências envolvidas confeccionaram um plano de ação no qual foi estabelecido as atribuições particulares de cada uma para o enfrentamento ao período. Um dos pontos mais importantes foi a priorização das ações preventivas e mitigadoras a fim de evitar ou diminuir os possíveis prejuízos. Já para as ações de resposta, que são os atendimentos das ocorrências propriamente ditas, as agências se dispuseram a deixar equipamentos e pessoal à disposição para os atendimentos, de forma que a resposta seja mais rápida e eficiente. Dentre as ações efetivas de resposta, além do serviço de plantão 24 horas por dia executados pelas Unidades do Corpo de Bombeiros disponíveis nas cidades do Norte de Minas, o 7º Batalhão implementou em Montes Claros mais, duas equipes de rápida intervenção denominada, Núcleo de Atenção às Chuvas (NAC) que se encontram de sobreaviso para o pronto emprego em caso de necessidade e ocorrência de fortes chuvas no Norte de Minas. Para o tenente Kollek, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, é importante que neste período que está iniciando as chuvas, que a população fique atenta no combate aos alagamentos na cidade. “A população pode manter os ralos das calhas limpas para que o ciclo de água não seja interrompido. O telhado deve estar limpo, sabendo também que com as chuvas as telhas ficam mais frágeis. Outra orientação, é não jogar o lixo nas calçadas, nos bueiros, porque isto contribui para a ocorrência de alagamento nas ruas. Então, é muito importante que a população dê uma destinação correta ao lixo”, ressalta o tenente Kollek. Dicas para evitar danos Ainda de acordo com o tenente Kollek, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, é importante a população ficar atenta à previsão do tempo, evitar estacionar debaixo de árvores e, até mesmo, transitar em ruas já conhecidas por alagamentos. Montes Claros não tem risco de enchentes pela falta de rios, mas é comum ocorrer alagamentos na cidade. Por isto, os motoristas não devem entrar em viadutos e ruas que sempre alagam. “Se o nível estiver acima do meio da roda, corre risco de o veículo apagar. E se a água subir e fazer com que o veiculo venha a flutuar na correnteza, pode gerar, além de danos materiais, uma situação de risco de morte”, informa. O tenente Kollek finaliza dizendo, que todas as ações são simples e que a população pode estar seguindo estas dicas para não sofrerem as consequências de algo pior, é o conselho que dá o bombeiro.

Fim do chilique – Relatório das Forças Armadas não indica fraude

Documento oficial dos militares que “fiscalizaram” trabalho do TSE não indicou qualquer anormalidade e trouxe apenas críticas aos métodos. O último fio de esperança dos golpistas está sepultado O tal relatório das Forças Armadas sobre a “fiscalização” do processo eleitoral tocado pelo TSE, que era a última esperança dos bolsonaristas para seguirem alimentando teorias infundadas de irregularidades no pleito que elegeu Lula (PT) para a Presidência da República finalmente foi divulgado e não trouxe qualquer acusação de fraude. A publicação do documento acabou com o último fio de esperança dos golpistas que tentavam melar a eleição legítima do líder petista, ainda que esses radicais se apeguem a toda e qualquer tese estapafúrdia que sustente uma irreal vitória de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas. O arquivo de 64 páginas faz apenas críticas ao método adotado pelo TSE, dizendo que ele dificultaria a tal “fiscalização” realizada pelos militares, cooptados pelo atual presidente para atrapalharem o processo. Em parte alguma há menção a irregularidades ou fraudes. “Quanto à fiscalização da totalização, foi constatada, por amostragem, a conformidades entre os BU (boletins de urna) impressos e os dados disponibilizados pelo TSE”, diz um trecho do relatório, acabando com especulações de seguidores de Bolsonaro de que as Forças Armadas apontariam fraudes. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), já se manifestou oficialmente por meio de uma nota no site da Corte, reafirmando “a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração”.

Estudantes podem conquistar vagas em universidades de Minas com nota do Enem

Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais estão a poucos dias de um importante passo em suas carreiras profissionais e acadêmicas. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste e no próximo domingo (13 e 20/11) e, com suas notas, os alunos poderão encaminhar suas entradas em universidades públicas, como, por exemplo, as universidades do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Estadual de Montes Claros (Unimontes). Após a realização do exame, o estudante interessado nas universidades do Estado poderá recorrer ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a opção de escolher o curso e instituição a partir da nota de corte. Vale lembrar, também, que a Uemg conta com vestibular próprio. Uemg A Universidade do Estado de Minas Gerais vai disponibilizar as vagas da seguinte forma: 25% para candidatos inscritos Sisu, por ampla concorrência; outros 75% para candidatos inscritos no Vestibular Uemg 2023. Para o processo seletivo próprio, os critérios serão: 50% destinadas ao Programa de Seleção Socioeconômica da Universidade do Estado de Minas Gerais (Procan/Uemg), política institucional de inclusão social que compõe uma das modalidades da Política de Ações Afirmativas; 20% direcionadas a ampla concorrência; 5% destinadas à inclusão regional (nesta modalidade, são considerados os candidatos que moram em MG e cursaram os três anos do ensino médio em instituições públicas de ensino sediadas no estado). A universidade segue o calendário do Ministério da Educação (MEC), que pode ser conferido no site do ministério. Com base no número de inscritos nos processos seletivos anteriores, os cursos mais procurados da Uemg são: Medicina, Direito e Tecnologia em Estética e Cosmética. Ao todo, na modalidade presencial, a universidade oferece 125 cursos de graduação. Confira todos clicando aqui. Unimontes A partir de 2024, todas as vagas da Universidade Estadual de Montes Claros serão disponibilizadas via Sisu Unimontes, utilizando a nota do Enem e tendo como critério a nota de corte, conforme curso escolhido pelo estudante. Os cursos da área de saúde, conforme a própria instituição, costumam ser os mais concorridos. Reta final de preparação O Governo de Minas tem investido em ações de incentivo e preparação dos alunos da rede, como o programa Se Liga na Educação. A estratégia faz parte dos Materiais de Apoio Para Aprendizagens (Mapa), da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), que conta com projetos, materiais e ferramentas que subsidiam todo o ensino do estudante da educação básica e ensino médio. Neste momento de véspera de prova, o importante é revisar todo o conteúdo e material, focando nos temas em que o estudante ainda encontra dificuldade e reforçar o estudo desses temas. É aconselhável também reservar um momento para descanso, crucial neste momento para consolidar tudo aquilo que foi estudado. As dicas são do professor Weynner Lopes Rodrigues, superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento de Profissionais e de Educadores. Ele também é coordenador do programa Se Liga Na Educação. Após a prova, é o momento de planejar o futuro. “Um dos maiores medos do estudante é a nota depois da prova, muitos ficam ansiosos. Atualmente, temos uma série de programas e projetos, além do Sisu. Temos o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares de 100% e 50%, dependendo da instituição e curso. O aluno precisa estudar se a nota de corte é compatível com o seu escore atingido e, caso não, tentar outro curso”, destaca Rodrigues. Além disso, complementa o superintendente, “o estudante conta com todo o aparelho do Estado para rever material e reforçar aprendizagem e conteúdos que foram gargalos na prova, para tentar em outra oportunidade”. Se Liga na Educação O programa apresenta, entre suas ações, o caderno pedagógico. A ferramenta traz proposta didática para professores e atividades para os estudantes, obedecendo o currículo de ensino e alinhado com o Enem. Outro destaque é a disponibilização de aulas e material complementar de estudos em diversos canais do estado e no aplicativo Conexão Escola 3.0. “Mais focado no Enem, contamos com uma programação toda sexta-feira, das 7h às 12h30, na Rede Minas, com aulas voltadas para o estudante do terceiro ano e focado no Enem: é o que chamamos de ‘dia do Enem’”, enfatiza Weynner Lopes. Outro destaque é a transmissão, na véspera da prova, de questões comentadas. ”Após a realização do exame, haverá a correção das questões ao vivo e também a participação dos estudantes da rede que quiserem tirar suas dúvidas ao vivo durante a programação”, acrescenta. O Se Liga na Educação vai ao ar, de segunda a sexta, de 7h às 12h30, com a seguinte programação de estudo: Segunda-feira: Linguagens – Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Arte e Educação Física; Terça-feira: Ciências Humanas – História, Geografia, Sociologia e Filosofia; Quarta-feira: Matemática; Quinta-feira: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Sexta-feira: Conteúdos do Enem. Via Por Ascom Unimontes

Ator e cantor Rolando Boldrin morre aos 86 anos em SP

O artista estava internado no Hospital Albert Einstein há dois meses O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira (9) aos 86 anos, na cidade de São Paulo (SP). A causa da morte não foi divulgada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein há dois meses. O velório de Boldrin será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical “Sr. Brasil” por 17 anos. Em nota, a TV Cultura disse que ele “tirou o Brasil da gaveta e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do País”. “Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada”, disse. Como ator, Rolando trabalhou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”, “Os Deuses Estão Mortos”, “Mulheres de Areia”, “Os Inocentes”, “O Profeta”, “Roda de Fogo”, “Cavalo Amarelo” e “Os Imigrantes”.

Unimontes realiza eleições para reitor e vice-reitor nesta quinta-feira (10)

Cerca de 14 mil pessoas estão aptas a participar do processo eleitoral  Serão realizadas nesta quinta-feira (10) as eleições para a composição das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor(a) da Unimontes – Gestão 2022/2026. A votação será de 8h às 22h, no campus-sede, nos 11 campi e núcleos nas regiões Norte de Minas, Central e Noroeste do estado e Vale do Jequitinhonha, além das demais unidades da Unimontes em Montes Claros e no Escritório de Representação em Belo Horizonte (ERU). Conforme as regras do processo eleitoral, o voto na universidade é paritário: professores (peso de 70%), servidores técnico-administrativos (15%) e acadêmicos (15%). Após a apuração dos votos pela Comissão Eleitoral, o Conselho Universitário (Consu) se reunirá para homologar o resultado, no dia 23 de novembro. Na sequência, as listas tríplices para reitoria e para a vice-reitoria serão encaminhadas, em ordem alfabética, ao governador do Estado, Romeu Zema, para a nomeação dos dirigentes da Instituição, o que que deverá acontecer até 26 de dezembro, quando termina a atual gestão. CERCA DE 14 MIL VOTANTES – Ao todo, estão aptas a participar do processo eleitoral cerca de 14 mil pessoas, incluindo 954 professores efetivos e designados, 1.419 servidores técnico-administrativos efetivos e comissionados e 11,63 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu, de educação profissional de nível técnico e tecnólogos, presenciais e a distância. Cada professor, servidor técnico- administrativo ou aluno deverá votar na respectiva unidade onde é lotado. LOCAIS DE VOTAÇÃO – No campus-sede, as sessões de votação serão instaladas nos prédios dos centros de ensino (1, 2, 3 e 6) e na sede da Reitoria (prédio 5). Ainda em Montes Claros, haverá urnas no Hospital Universitário Clemente de Faria e no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). A votação também acontecerá nos campi de Almenara (Vale do Jequitinhonha), Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas); Paracatu e Unaí (Noroeste); e nos núcleos de Pompéu e Joaíma, além do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte. CANDIDATURAS DISTINTAS – Os candidatos a reitor e vice-reitor concorrem indistintamente, sem a formalização de chapas. Porém, a votação para os dois cargos será feita na mesma cédula. Haverá uma diferenciação de cédulas em cores por cada categoria: amarela (professores), branca (alunos) e azul (servidores técnico-administrativos). Pelas regras do processo, definidas pelo Consu, aqueles que tiverem mais de um cargo na Instituição – professor e servidor técnico-administrativo -, deverão votar uma única vez, prevalecendo a categoria de maior peso. OS CANDIDATOS – Concorrem ao cargo de reitor da Unimontes os professores Antônio Alvimar Souza (atual reitor), Geélison Ferreira Silva e Wagner de Paulo Santiago. Disputam a vice-reitoria os professores Dalton Caldeira Rocha, Danilo Fernando Macedo Narciso e Helena Amália Papa. Ainda que pelas regras não exista formação de chapas, fizeram campanhas juntos os candidatos: Antônio Alvimar (para reitor) e Helena Papa (para vice-reitora), Geélison Ferreira Silva (para reitor) e Danilo Narciso (para vice-reitor); e Wagner Santiago (para reitor) e Dalton Caldeira Rocha (para vice-reitor). SERVIÇO Eleições Unimontes Quinta-feira (10) Cargos de reitor e vice-reitor(a) da Unimontes Horário: 8h às 22h Local: Campus-sede, nos 11 campi e núcleos nas regiões Norte de Minas, Central e Noroeste do estado e Vale do Jequitinhonha, além das demais unidades da Unimontes em Montes Claros e no Escritório de Representação em Belo Horizonte (ERU)

Morre Gal Costa, a musa do tropicalismo e uma das mais belas vozes do mundo

Impossível imaginar o mundo sem Gal Costa, tampouco o Brasil. Desde menina, na década de 60, a cantora nos mostra o que é a beleza, ousadia e criatividade Morreu a cantora Gal Costa na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista e a causa da morte é desconhecida. Impossível imaginar o mundo sem Gal Costa, tampouco o Brasil. Desde menina a cantora nos mostra o que é a beleza, ousadia e criatividade. Gal era a musa dos anos 70, a musa do movimento tropicalista, uma das vozes mais lindas do mundo. Ela nos encantou desde o início com seus discos que misturavam rock and roll, blues, João Gilberto e Janis Joplin. A cantora seria uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. De acordo com a equipe da própria Gal Costa, ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo recomendações médicas. A cirurgia ocorreu em setembro, pouco após sua apresentação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. De lá para cá, ela não havia voltado a se apresentar, mas já tinha datas de shows da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro. Primeiro álbum com Caetano Todos nós, meninas e meninos, fomos namorados de Gal Costa. Poucos artistas nos deram tanta beleza e juventude, desde o álbum de estreia, o lindo “Domingo“, gravado em parceria cm Caetano Veloso. Nele, as tintas da Bossa Nova se fazia muito mais presente do que nos álbuns seguintes, quando se mostrou mais roqueira e selvagem. Seu show que resultou no disco “Gal a Todo o Vapor“, segundo o jornalista e humorista Zé Simão, era um programa obrigatório de todos os jovens que estavam no Rio de Janeiro na época. Nele, Gal ia do samba canção, da bossa, até o rock mais visceral, com canções esolhidas a dedo e uma banda refinada e pesada, que contava com os guitarrustas Lanny Gordin e o então estreante Pepeu Gomes. Da Tropicália para o mundo Gal Costa sempre foi múltipla. Gravou de Jorge Ben a Roberto Carlos, de Caetano e Gilberto Gil a Luis Melodia, foi pop e tradicionalista, gravou um álbum só cm canções de Tom Jobim, inventou, reinventou, buscou durante toda a sua carreira artistas novos. Sua articipação no álbum manifesto “Tropicália ou Panis et Circenses” foi fulminante e definitiva. A canção “Baby“, de Caetano, virou sua marca registrada. Ficou marcada também pelo “Modinha para Gabriela“, de Dorival Caymmi, abertura da novela da Globo. Sobre ela, o compositor afirmou um dia que muitas atrizes interpretaram Gabriela, mas a voz da personagem sempre será única, sempre será a de Gal Costa

Orçamento secreto é o maior esquema de corrupção institucionalizada da história

Nunca foi tão fácil e tão pouco arriscado desviar dinheiro público na história do país. Essa é a consequência grave da manutenção do orçamento secreto, na avaliação do diretor executivo da seção brasileira da Transparência Internacional, Bruno Brandão. “O orçamento secreto é o maior esquema de institucionalização da corrupção na história brasileira”, afirma ele, com segurança, nesta entrevista ao Congresso em Foco. E é a partir daí que se depreende que nunca antes foi tão fácil desviar dinheiro público. Porque, para aqueles que têm acesso a esses recursos públicos, o orçamento secreto elimina de forma quase total os riscos do desvio. “Tiraram os mecanismos tradicionais de desvio de dinheiro para criar um mecanismo de assalto aos cofres públicos com um verniz de legalidade, um teatro de institucionalidade, que reduz os riscos dos agentes, mas que é um a apropriação indébita, uma apropriação corrupta”, avalia Brandão. É por isso que, para o diretor da Transparência Internacional, será um grande risco para o novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva negociar com o Congresso a manutenção do orçamento secreto nos mesmos termos e da mesma forma como ele vem sendo executado. “Trata-se de um mecanismo de impunidade”, afirma. Numa comparação com os graves esquemas anteriores de corrupção do país – o mensalão e o petrolão –, Bruno Brandão explica que, enquanto eles mantinham aspectos dos mecanismos tradicionais de corrupção pública, tudo isso sofisticou-se no orçamento secreto. Nos dois casos, o que havia eram fraudes em contratos de licitação de grandes projetos, com desvios de percentuais em processos que conseguiam ser alcançados pelas ferramentas de fiscalização: tribunais de contas, Ministério Público, Polícia Federal, etc “Tanto o mensalão quanto o petrolão foram instrumentos de macrocorrupção, mas foram diretamente mecanismos de corrupção, de desvio de dinheiro público de estatais, de fraudes em licitações para financiamento de apoio político e também para enriquecimento ilícito de agentes públicos e privados. Me parece que as coisas foram se tornando mais graves”. Mecanismo de impunidade Outro aspecto que Bruno Brandão chama a atenção é que não há no orçamento secreto um mecanismo exatamente de barganha política. “Se nós pegássemos o modelo do mensalão, ele foi um mecanismo corrupto para comprar votos no Congresso e garantir a governabilidade. O orçamento secreto não é um pacto de governabilidade, não é um mecanismo de governabilidade. É um mecanismo de impunidade. Porque não existe um projeto de governo, uma visão de país do governo Bolsonaro que estaria sendo barganhado para a aprovação de projetos. Na verdade, é uma barganha por impunidade”, acusa ele. Nesse sentido, Bruno Brandão confia que o Supremo Tribunal Federal (STF) vá acabar por considerar inconstitucional o modelo. “O que nós achávamos que seria uma boa saída para essa situação é a atuação do poder Judiciário, do Supremo Tribunal Federal”, considera ele. “Com o horizonte de um novo governo que, ainda que com problemas, demonstrou no seu passado um respeito às instituições democráticas muito superior ao governo atual, talvez o Supremo possa exercer o seu papel intervindo nessa situação para abolir essa prática obscena e claramente inconstitucional do orçamento secreto”. Veja abaixo trecho da entrevista: Pulverização da corrupção Um dos aspectos que dificulta a fiscalização da corrupção que se envolve no orçamento secreto é que ele trabalha com a total pulverização dos recursos públicos. São centenas, talvez milhares, de alocações de recursos em pequenos municípios, boa parte deles justamente aqueles com menor capacidade de fiscalização própria da aplicação. É na soma desse enorme varejo de recursos públicos que o desvio acontece. “Enquanto o mensalão ou o petrolão eram esquemas que desviavam recursos de grandes contratos da administração pública, das estatais, de grandes obras e outras contratações, esse agora é um assalto direto ao orçamento público, que o que faz é uma pulverização na mesma ou em maior escala que os anteriores, mas de forma pulverizada”, explica Bruno Brandão. “Fazendo jorrar recursos federais para pequenos projetos e contratações, mas em um número imenso de localidades espalhadas pelas regiões mais desassistidas do país e com menor capacidade institucional de fazer o controle da alocação e da execução desses recursos. O que se fez foi jogar gasolina na fogueira. Já existia grande corrupção nos municípios, mas agora com um volume de recursos nunca antes experimentado. Nunca se viu tanto recurso federal indo para essas municipalidades sem qualquer controle”, considera o diretor da Transparência Internacional. “Sai de algum lugar” O dinheiro que se perde nessa pulverização de recursos públicos sai de algum lugar. Ou seja, não apenas se perde em milhares de destinações inúteis. Mas deixa de financiar outros grandes projetos importantes. Um dos projetos que perdeu, por exemplo, dinheiro para financiar o orçamento secreto foi um projeto de combate ao câncer. O câncer é uma das doenças de tratamento mais caro. E, por essa razão, são diversos os seus pacientes que acabam tendo de recorrer ao Sistema Único de Saúde. Enquanto diversos deputados agraciaram seus pequenos municípios com tratores – ou nem isso – o tratamento de câncer na rede pública de saúde perdeu dinheiro. Democracia desigual “O terceiro impacto, talvez o mais grave, é o impacto sobre a própria democracia brasileira na deturpação das condições de competição eleitoral”, analisa Bruno Brandão. “Porque alguns políticos – e normalmente a classe mais corrupta e fisológica – tiveram acesso desigual e secreto a recursos milionários que os beneficiaram enormemente na competição eleitoral”. Bruno Brandão exemplifica com o caso do próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tido como o dono da chave do orçamento secreto, aquele que define para quem irão as verbas. “Arhtur Lira quase dobrou seu número de votos das eleições anteriores. Teve acesso a meio bilhão de reais para seus interesses políticos”, observa. Veja abaixo trecho da entrevista: Desmanche da fiscalização “Seria uma piada se não fosse uma tragédia essas falas de que não houve corrupção”, acusa Bruno Brandão. Muito ao contrário de ter sido um governo menos corrupto, na avaliação do diretor da Transparência Internacional o que o governo Jair Bolsonaro fez foi procurar desmanchar os mecanismos de

VI dia Mundial dos Pobres desperta a Semana Arquidiocesana da Solidariedade 2022

Neste ano, o VI Dia Mundial dos Pobres será realizado no dia 13 de novembro de 2022. A  Arquidiocese de Montes Claros em sintonia com esta data e por meio do Vicariato para a Ação Social, com as pastorais, movimentos e organismos sociais, inicia nesta terça-feira, dia 08 de novembro, a Semana Arquidiocesana da Solidariedade. A semana tem como objetivo refletir e partilhar as diversas iniciativas do serviço da caridade, pensar a realidade do pobre no Norte de Minas e como gesto concreto realizar distribuição de alimentos e ações com aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. O Papa Francisco em sua mensagem deste ano escolheu o texto bíblico para motivar a reflexão: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9).  A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).  Programação: Na cidade de Montes Claros haverá uma programação especial conjunta entre a sociedade civil organizada, (pastorais, movimentos, organismos sociais) e representantes do poder público (Vice-prefeito, Secretário de Desenvolvimento Social e Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros). Confira a programação em Montes Claros: A Semana da Solidariedade inicia com importante evento no dia 08 de novembro, uma plenária sobre a “Integração e cooperação das atividades, ações e serviços sociais”. A partir das 19h, no Centro Paroquial São João Paulo II da Catedral de Montes Claros, a conversa já tem presenças confirmadas do Monsenhor Silvestre José, Administrador Diocesano, do Padre Jair Pereira da Silva, Vigário para a Ação Social, da Irmã Marina Francisco Gardim, Coordenadora para o Secretariado para a Assistência Social. Ainda representando o poder público, o Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, Vice-prefeito de Montes Claros, Aurindo José Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento Social e o Vereador Claudinho (Cláudio Rodrigues de Jesus), Presidente da Câmara Municipal. Contará também com a participação de Dardania representando o Centro Paula Elisabeth, a Michele representando a Casa de Acolhimento Rosa Mística e a Alessandra, pessoa que já esteve em situação de rua e irá partilhar suas experiências. No dia 09 de novembro, quarta-feira, a partir das 9h30, a Câmara Municipal de Montes Claros realiza sessão especial em comemoração ao VI Dia Mundial dos Pobres. A iniciativa é do presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues. “Ao celebrar o “VI Dia Mundial dos Pobres”, a Câmara Municipal de Montes Claros atende ao chamado do Papa Francisco e da Arquidiocese de Montes Claros, e se une a milhões de pessoas em todo o mundo para promover esse momento de reflexão sobre a solidariedade para com os irmãos necessitados, aliado a um incentivo concreto às políticas familiares e à responsabilidade social” (Câmara Municipal). Programação: Na cidade de Montes Claros haverá uma programação especial conjunta entre a sociedade civil organizada, (pastorais, movimentos, organismos sociais) e representantes do poder público (Vice-prefeito, Secretário de Desenvolvimento Social e Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros). MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA O VI DIA MUNDIAL DOS POBRES (XXXIII Domingo do Tempo Comum – 13 de novembro de 2022) Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9) 1. «Jesus Cristo (…) fez-se pobre por vós» (2 Cor 8, 9). Com estas palavras, o apóstolo Paulo dirige-se aos cristãos de Corinto para fundamentar o seu compromisso de solidariedade para com os irmãos necessitados. O Dia Mundial dos Pobres torna este ano como uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual. Há alguns meses, o mundo estava a sair da tempestade da pandemia, mostrando sinais de recuperação econômica que se esperava voltasse a trazer alívio a milhões de pessoas empobrecidas pela perda do emprego. Abria-se uma nesga de céu sereno que, sem esquecer a tristeza pela perda dos próprios entes queridos, prometia ser possível tornar finalmente às relações interpessoais diretas, encontrar-se sem embargos nem restrições. Mas eis que uma nova catástrofe assomou ao horizonte, destinada a impor ao mundo um cenário diferente. A guerra na Ucrânia veio juntar-se às guerras regionais que, nestes anos, têm produzido morte e destruição. Aqui, porém, o quadro apresenta-se mais complexo devido à intervenção direta duma «superpotência», que pretende impor a sua vontade contra o princípio da autodeterminação dos povos. Vemos repetir-se cenas de trágica memória e, mais uma vez, as ameaças recíprocas de alguns poderosos abafam a voz da humanidade que implora paz. 2. Quantos pobres gera a insensatez da guerra! Para onde quer que voltemos o olhar, constata-se como os mais atingidos pela violência sejam as pessoas indefesas e frágeis. Deportação de milhares de pessoas, sobretudo meninos e meninas, para os desenraizar e impor-lhes outra identidade. Voltam a ser atuais as palavras do Salmista perante a destruição de Jerusalém e o exílio dos judeus: «Junto aos rios da Babilónia nos sentamos a chorar, / recordando-nos de Sião. / Nos salgueiros das suas margens / penduramos as nossas harpas. / Os que nos levaram para ali cativos / pediam-nos um cântico; / e os nossos opressores, uma canção de alegria / (…). Como poderíamos nós cantar um cântico do Senhor, / estando numa terra estranha?» (Sal 137, 1-4). Milhões de mulheres, crianças e idosos veem-se constrangidos a desafiar o perigo das bombas para pôr a vida a salvo, procurando abrigo como refugiados em países vizinhos. Entretanto, aqueles que permanecem nas zonas de conflito têm de conviver diariamente com o medo e a carência de comida, água, cuidados médicos e sobretudo com a falta de afeto familiar. Nestes momentos, a razão fica obscurecida e quem sofre as consequências é uma multidão de gente simples, que vem juntar-se ao número já elevado de pobres. Como dar uma resposta adequada que leve alívio e paz a tantas pessoas, deixadas à mercê da incerteza e da

Montes Claros sedia evento que promete atrair investimentos para a nossa região

Com o objetivo de atrair fornecedores de produtos e serviços para a nossa região, Montes Claros sedia nesta terça, 8 de novembro, o evento #VemProNorteDeMinas, promovido pelo InvestMinas e pelo governo do Estado de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Montes Claros e outros parceiros. O evento será realizado na sede da AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene), a partir das 10 horas, para divulgar o grande potencial em investimentos do Norte de Minas, que está vivendo os melhores momentos de sua história, se consolidando como um polo farmacêutico, de produção de alimentos e de energia sustentável.