PF prende bolsonarista que convocou atiradores para protesto contra Lula

Milton Baldin foi preso nas proximidades do acampamento bolsonarista localizado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília A Polícia Federal prendeu na noite desta terça-feira (6) o empresário bolsonarista Milton Baldin, que participava de manifestação antidemocrática em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, e que havia convocado atiradores para participar de um ato contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ordem de prisão partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo o jornal O Globo, a convocação por parte do empresário ocorreu em 26 de novembro, em um vídeo divulgado nas redes sociais. “Gostaria de pedir ao agronegócio, aos empresários, que deem férias aos caminhoneiros e mandem os caminhoneiros para Brasília. São só 15 dias, não vai fazer diferença. Também pedir aos CACs, atiradores que têm armas legais”, afirmou o bolsonarista aos manifestantes concentrados em frente ao QG do Exército. Ele foi preso nas proximidades do acampamento, em um momento no qual se afastou do local.

Brasil goleia; Neymar marca mas não cumpre promessa feita a Bolsonaro

Seleção teve começo avassalador, marcando quatro gols no primeiro tempo, com Vinícius Júnior, Neymar (de pênalti), Richarlison e Lucas Paquetá Na melhor atuação brasileira da Copa do Mundo de 2022, a Seleção eliminou a Coréia do Sul por 4 a 1, em duelo válido pelas oitavas de final, e avançou às quartas de final da competição. Agora, o desafio da equipe de Tite será contra a Croácia, do meia ex-melhor do mundo Luka Modric. Em relação ao confronto contra a equipe coreana, o Brasil teve começo avassalador, marcando quatro gols no primeiro tempo, com Vinícius Júnior, Neymar (de pênalti), Richarlison e Lucas Paquetá. Na segunda etapa, com o resultado encaminhado, a Amarelinha diminuiu o ritmo e viu a Coréia marcar um gol de honra com Seung-Ho Paik. Como novidades, o Brasil teve a volta do astro Neymar, que perdeu os dois jogos finais da fase de grupos por lesão no tornozelo, e do lateral-direito Danilo, que atuou na esquerda devido às lesões de Alex Sandro e Alex Telles. A escalação do Brasil foi: Alisson (Weverton), Danilo (Bremer), Marquinhos, Thiago Silva, Eder Militão (Dani Alves); Casemiro, Paquetá e Neymar (Rodrygo); Vinícius Junior (Gabriel Martinelli), Raphinha e Richarlison. O duelo contra a Croácia ocorre na sexta-feira (9), às 12h (de Brasília). Os croatas derrotaram a seleção do Japão nos pênaltis para se classificar às quartas de final Neymar não cumpre promessa feita a Bolsonaro O centroavante Neymar não cumpriu a promessa que fez a Jair Bolsonaro na campanha eleitoral no Brasil, ao afirmar que dedicaria ao ocupante do Planalto o primeiro gol do jogador na Copa do Mundo, realizada no Catar, no Oriente Médio, região com partes da Ásia e da África. Ao marcar o segundo gol da seleção brasileira na partida contra a Coreia do Sul, nesta segunda-feira (5), pelas oitavas de final do Mundial, o camisa 10 comemorou com os companheiros e foi às arquibancadas abraçar o lateral-esquerdo Alex Telles, que sofreu uma lesão no joelho direito e está fora do torneio. Na campanha presidencial, Neymar prometeu formar com os dedos o número 22, número de Bolsonaro. “A Copa está próxima. Seria tudo maravilhoso, Bolsonaro reeleito, Brasil campeão e todo mundo feliz”, disse Ney no dia 22 de outubro ao acompanhar de Paris uma live do então candidato à reeleição.

Cinco mineiros estão cotados para o primeiro escalão do governo Lula

Reginaldo Lopes, Alexandre Silveira, Luiz Dulci, Josué Gomes da Silva e Alexandre Kalil são apontados como futuros ministros Minas Gerais pode ter uma presença marcante no ministério do terceiro governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme apurou a reportagem do Estado de Minas com fontes da equipe de transição do futuro governo, do PT e de aliados, o estado já têm vários nomes colocados como “ministeriáveis”. Entre eles, o senador Alexandre Silveira (PSD), cotado para o Ministério da Infraestrutura. Outros mineiros que entraram na lista dos prováveis integrantes do primeiro escalão do futuro governo são o ex-deputado e ex-ministro Luiz Dulci e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Nesta semana, também começou a ser especulado como “ministeriável” o empresário Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar (falecido em 2011), diretor do Coteminas (gigante da área têxtil) e atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No segundo turno, Lula saiu vitorioso em Minas Gerais com 6.190.815 votos (50,20%) enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 6.141.161 votos (49,8%) no estado. Apesar de Lula ter ficado na frente por uma diferença pequena – de 49.654 votos (0,4%), o estado teve uma grande importância na vitória do petista, sendo que Minas (segundo maior colégio eleitoral do país) é considerado o espelho da disputa nacional. Além disso, durante a campanha, Lula sugeriu que, se eleito, iria “prestigiar” com a escolha de representantes mineiros para compor a sua equipe de ministros. Conforme uma fonte ligada ao PT e à equipe do presidente eleito, o senador Alexandre Silveira está “muito cotado” para assumir o Ministério da Infraestrutura por ter várias credenciais para ocupar a pasta. Nomeado para equipe de transição de Lula, ele foi diretor-geral do Departamento Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na gestão anterior do petista. Silveira – que foi candidato à reeleição ao Senado apoiado por Lula e não conseguiu vitória nas urnas – tem ainda como grande trunfo o fato de ser “apadrinhado” pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (seu correligionário no PSD) e pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Proximidade Outro mineiro cotado para a futura equipe ministerial, na cota pessoal de Lula, é o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que teve o apoio do petista na disputa pelo governo do estado. Durante a campanha eleitoral, Kalil ficou próximo de Lula e em vários momentos sua gestão à frente da Prefeitura de BH foi elogiada pelo então candidato à Presidência. “Kalil é um cara muito sincero, muito digno, corajoso, e que faz um excelente trabalho como prefeito de Belo Horizonte. É um cara com muita disposição de botar a mão na massa, de fazer acontecer”, disse Lula em uma entrevista que deu ao EM em agosto. Assim como Kalil, há uma proximidade de Lula também com Luiz Dulci, que foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República durante os oito anos das duas gestões anteriores do petista. A partir de janeiro de 2023, ele poderá retornar ao posto. Outra possibilidade é assumir Secretaria da Articulação Política caso Gillberto Carvalho seja nomeado para a Secretaria-Geral da Presidência. Dulci disputa com Carvalho o papel de “fiel escudeiro” de Lula e os dois estarão próximos do presidente eleito no futuro governo. O deputado Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara Federal, “corre por fora” como candidato ao Ministério da Educação, pasta que está sendo muito disputada pela sua relevância e pela projeção dada ao seu comandante. Lopes pode ter um “apoio extra” de peso: o ex-ministro Walfrido Mares Guia, que também é mineiro. Conselheiro e uma das pessoas mais próximas de Lula, Walfrido chegou acompanhar Lula na campanha eleitoral em Minas, como ocorreu em comício realizado em Montes Claros, no Norte de Minas, no dia 15 de setembro, no primeiro turno. Nesta semana, outro mineiro que apareceu no radar foi o empresário Josué Gomes da Silva, segundo noticiou um site. Ele estaria disposto a comandar algum ministério do próximo governo “caso seja convidado” pelo presidente eleito. O filho do ex-presidente José Alencar é cotado para chefiar os ministérios da Fazenda ou Comércio e Indústria. Josué Gomes da Silva não manifestou publicamente sobre o assunto. * Com informação do EM

Pobreza e extrema pobreza batem recorde no Brasil de Bolsonaro

Reuters – A pobreza e extrema pobreza bateram recorde no país em 2021 , como consequência dos efeitos negativos da pandemia de Covid-19, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pobreza no país em 2021 alcançou 62,5 milhões de brasileiros, o equivalente 29,4% da população do país, enquanto 17,9 milhões de brasileiros se encontravam na extrema pobreza no ano passado (8,4% da população). Nos dois casos, os níveis são os mais altos da série do IBGE iniciada em 2012. “Esse aprofundamento da pobreza e extrema pobreza tem a ver com os impactos da pandemia de Covid e seus efeitos sobre o mercado de trabalho“, disse João Hallak, gerente da pesquisa indicadores sociais do IBGE. “A situação dos trabalhadores no mercado de trabalho foi bem difícil em 2021 e isso tem reflexos nos indicadores sociais.“ Os parâmetros do IBGE têm como referência às linhas de pobreza adotadas pelo Banco Mundial. O Banco Mundial adota como linha de pobreza os rendimentos equivalentes a 486 reais mensais per capita. Já a linha de extrema pobreza é equivalente a 168 reais mensais per capita. ”É fundamental acompanhar e ter informações sobre a pobreza para que o país possa monitorar, avaliar e investir em melhores ações e políticas para atender as necessidades muito presentes da população brasileira“, disse a jornalistas a coordenadora do IBGE Cristiane Moutinho. Em 2021, a proporção de crianças menores de 14 anos de idade abaixo da linha de pobreza chegou a 46,2%, o maior percentual da série, iniciada em 2012. Em 2020 tinha atingido o menor nível da serie (38,6%). “A proporção de pretos e pardos abaixo da linha de pobreza (37,7%) é praticamente o dobro da proporção de brancos (18,6%). O percentual de jovens de 15 a 29 anos pobres (33,2%) é o triplo dos idosos (10,4%)“, disse o IBGE. Nordeste e Norte tinham no ano passado as maiores proporções de pessoas pobres na sua população, 48,7 e 44,9% respectivamente. No ano passado, o rendimento domiciliar per capita chegou ao menor nível da série histórica, iniciada em 2012: 1.353 reais. “A recuperação do mercado de trabalho em 2021 não foi suficiente para reverter as perdas de 2020. Isso e a redução dos valores do Auxílio Emergencial, podem ajudar a explicar esse resultado”, explicou o analista do IBGE André Simões.

Oitavas de final da Copa do Mundo definidas: veja dias, horários e locais

foto: Issouf SANOGO / AFP – Mata-mata da Copa do Mundo começa neste sábado  As oitavas de final da Copa do Mundo 2022 estão definidas. O Superesportes mostra abaixo os dias, horários, locais e o chaveamento dos confrontos da primeira fase de mata-mata no Catar. Jogos, datas, horários e locais Holanda x Estados Unidos Sábado, 3 de dezembro, às 12h, no Estádio Khalifa Internacional Argentina x Austrália Sábado, 3 de dezembro, às 16h, no Estádio Ahmad Bin Ali França x Polônia Domingo, 4 de dezembro, às 12h, no Estádio Al Thumama Inglaterra x Senegal Domingo, 4 de dezembro, às 16h, no Estádio Al Bayt Japão x Croácia Segunda-feira, 5 de dezembro, às 12h, no Estádio Al Janoub Brasil x Coreia do Sul Segunda-feira, 5 de dezembro, às 16h, no Estádio 974 Marrocos x Espanha Terça-feira, 6 de dezembro, às 12h, no Estádio Cidade da Educação Portugal x Suíça Terça-feira, 6 de dezembro, às 16h, no Estádio Lusail Chaveamento da Copa do Mundo Oitavas de final Jogo 1: Holanda x Estados Unidos Jogo 2: Argentina x Austrália Jogo 3: Japão x Croácia Jogo 4: Brasil x Coreia do Sul Jogo 5: Inglaterra x Senegal Jogo 6: França x Polônia Jogo 7: Marrocos x Espanha Jogo 8: Portugal x Suíça Quartas de final Jogo 9: vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2 Jogo 10: vencedor do jogo 3 x vencedor do jogo 4 Jogo 11: vencedor do jogo 5 x vencedor do jogo 6 Jogo 12: vencedor do jogo 7 x vencedor do jogo 8 Semifinais Jogo 13: vencedor do jogo 9 x vencedor do jogo 10 Jogo 14: vencedor do jogo 11 x vencedor do jogo 12

Máscaras são obrigatórias em serviços de saúde e transporte de BH até 2023

A obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo e em unidades de saúde de Belo Horizonte foi prorrogada até 3 de janeiro de 2023. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (2/12) pela secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, que justificou a decisão com o aumento na positividade dos testes para COVID-19 na capital. O equipamento já estava sendo exigido desde 18 de novembro, quando a secretária apontou um aumento de 15% na positividade dos testes em uma semana. A medida valeria por apenas 15 dias, mas teve de ser prorrogada diante da escalada de novos casos. “Para que Belo Horizonte não volte a apresentar problemas assistenciais como falta de leitos, aumento de casos mais graves e até mesmo óbitos, prorrogamos o uso obrigatório das máscaras. Em novembro, percebemos um aumento de 5% para 33% da positividade dos testes para detecção de Covid-19 realizados nas unidades próprias do município”, justificou Cláudia Navarro. Antes da primeira medida, BH ficou cerca de três meses sem que o equipamento fosse exigido em qualquer circunstância, ainda que seu uso fosse recomendado, em especial para públicos de alto risco. Dados publicados no boletim epidemiológico da prefeitura na quinta-feira (1/12) mostram que o número de casos de COVID registrados na cidade na segunda quinzena de novembro foi mais de sete vezes superior ao computado na primeira metade do mês. Entre 1º e 16 de novembro, a cidade teve 636 novos casos da doença, ao passo que, entre 17 de novembro e 1º de dezembro, foram 4.907 casos positivos para coronavírus registrados em BH. Enquanto isso, os números da vacinação na cidade estão estagnados. Na quinta-feira, a prefeitura se manifestou dizendo que não tem doses para ampliar a cobertura da quarta dose, ou segunda dose de reforço, na cidade. Desde o fim de junho, o público-alvo se restringe a moradores com mais de 40 anos e, mesmo dentro dessa faixa etária, a cobertura é deficitária, só 38,9% completou o esquema vacinal, o que indica que mais de 700 mil pessoas já poderiam estar em dia com o calendário de proteções, mas não o fizeram. Onde as máscaras são obrigatórias A recomendação é que as máscaras sigam sendo usadas, especialmente por pessoas no grupo de risco e com sintomas gripais. Segundo o decreto, é necessário usar máscaras nos seguintes espaços: Hospitais Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Unidades Básicas e Secundárias de saúde Serviços móveis de urgência Consultórios médicos Clínicas especializadas (odontologia, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, litotripsia, bancos de células e tecidos humanos, reprodução humana assistida, diálise e nefrologia) Serviços de vacinação e imunização humana Serviços de diagnósticos abertos ao público (laboratórios de análises clínicas, exames por imagem, por registros gráficos e métodos ópticos) Pontos de ônibus Ônibus Metrô Transporte por aplicativo Táxis Transporte escolar EM

Brasil perde para Camarões, mas lidera e encara Coreia nas oitavas

Time finaliza muito, mas tem raras chances claras e é punido com gol de Aboubakar nos acréscimos em Lusail; líder, Seleção terá sul-coreanos pela frente A formação reserva do Brasil até finalizou, mas teve raríssimas chances claras contra a Seleção Camaronesa nesta sexta-feira (2). Nos acréscimos, foi punida com uma cabeçada certeira do atacante Aboubakar, que tornou este 2 de dezembro de 2022 histórico para Camarões. No fim, a Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 no Estádio Icônico de Lusail, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Apesar do tropeço, termina como líder da chave, com seis pontos, e enfrentará a Coreia do Sul nas oitavas de final. Os sul-coreanos foram os vice-líderes do Grupo H. As seleções se enfrentam já na segunda-feira (5), às 12h (de Brasília), no Estádio 974, em Doha. Outra classificada da chave, a Suíça venceu a Sérvia por 3 a 2 e chegou aos seis pontos – Brasil liderou por conta do saldo de gols: 2 a 1. Os suíços enfrentarão nas oitavas a Seleção Portuguesa, líder do Grupo H, terça, às 16h, em Lusail. Camarões (quatro pontos) e Sérvia (um) completam o grupo e estão eliminados. O jogo De olho nas oitavas de final, o técnico Tite optou por preservar os titulares e mandou a campo uma formação totalmente reserva. Mesmo assim, o domínio das ações ofensivas foi todo brasileiro. Antony, Rodrygo e Gabriel Martinelli foram as opções mais incisivas no ataque. Com a bola a maior parte do tempo, o time finalizou dez vezes na primeira etapa. O problema é que só três foram em direção ao gol, todas defendidas pelo goleiro Epassy. Defensivamente, a maior preocupação do Brasil eram os contragolpes de Camarões, que apostava em saídas rápidas nas costas dos laterais. A estratégia camaronesa só levou perigo ao gol adversário aos 47 minutos, quando Mbeumo cabeceou e exigiu defesaça de Ederson. Foi a primeira finalização no alvo de um rival do Brasil na Copa do Mundo. Foram necessários 243 minutos de futebol: 98 na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, 98 no 1 a 0 diante da Suíça e mais os 47 nesta sexta. O segundo tempo começou com uma má notícia para a Seleção. Alex Telles reclamou de dores e foi substituído por Marquinhos. É mais um problema para a lateral esquerda brasileira – o titular Alex Sandro está em recuperação de lesão no quadril. Aos poucos, o volume de jogo do Brasil aumentou. Militão, Martinelli e Antony exigiram boas defesas de Epassy. Tite começou a buscar alternativas ofensivas com a dupla de flamenguistas Pedro e Everton Ribeiro. As trocas não deram muito certo. As chances rarearam e, no fim, Aboubakar decretou, de cabeça, a primeira vitória africana contra o Brasil em Copas do Mundo. Na comemoração, foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo por tirar a camisa. Mas pouco importava. CAMARÕES 1 X 0 BRASIL Camarões Epassy; Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Anguissa, Kunde (Ntcham, aos 23′ do 2ºT), Mbeumo (Toko Ekambi, aos 19′ do 2ºT) e Moumi Ngamaleu (Ngom, aos 41′ do 2ºT); Aboubakar e Choupo-Moting Técnico: Rigobert Song   Brasil Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos, aos 9′ do 2ºT); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães, aos 9′ do 2ºT) e Rodrygo (Everton Ribeiro, aos 9′ do 2ºT); Antony (Raphinha, aos 34′ do 2ºT), Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro, aos 19′ do 2ºT) Técnico: Tite Motivo: terceira rodada do Grupo G da Copa do Mundo Data e horário: sexta-feira, 2 de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)Local: Estádio Icônico de Lusail, em Lusail no Catar Gol: Aboubakar, aos 48’ do 2ºT (CAM) Cartões amarelos: Tolo, aos 6′, Kunde, aos 28′, Fai, aos 32′ do 1ºT, e Aboubakar, aos 36′ do 2ºT (CAM); Éder Militão, aos 7′ do 1ºT, e Bruno Guimarães, aos 40′ do 2ºT (BRA) Cartão vermelho: Aboubakar, aos 48’ do 2ºT (CAM)   Público: 85.986 torcedores Árbitro: Ismail Elfath (EUA) Assistentes: Kyle Atkins (EUA) e Corey Parker (EUA) VAR: Alejandro Hernández (Espanha.

INSS: STF aprova revisão da vida toda de aposentadorias

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em julgamento de votação acirrada de 6 a 5, nesta quinta-feira (1º). O novo julgamento no plenário físico confirmou o placar do plenário físico, realizado em março de 2022. A presidente da corte, Rosa Weber, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da revisão. Eles seguiram a avaliação do relator do processo, o ministro aposentado Marco Aurélio. Ele analisou a questão antes de deixar a corte e votou no sentido de que o segurado tem direito ao critério de cálculo que lhe proporcione a maior renda mensal possível, a partir do histórico das contribuições. Já os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Dias Toffoli e Nunes Marques votaram contra a revisão. Nunes Marques, que votou na sessão de quarta-feira (30), alegou que a regra de transição, que estabelece o início do período de cálculo dos benefícios previdenciários em julho de 1994, é compatível com a Constituição. Segundo ele, o seu afastamento criaria uma situação antisonômica, pois permitiria a coexistência de dois formatos de cálculo para segurados filiados antes de novembro de 1999, quando foi editada a lei questionada. Já o ministro Alexandre Moraes, que divergiu de Nunes Marques, alegou que a regra de transição beneficia quem já é mais favorecido e não contribui para a redução da desigualdade. Segundo ele, sem a revisão, os que ganham mais serão beneficiados em detrimento dos mais necessitados. ENTENDA A REVISÃO DA VIDA TODA Na ação, aposentados pedem que todas as suas contribuições, incluindo as realizadas antes da criação do real, em 1994, sejam consideradas no cálculo da média salarial para aumentar a renda previdenciária. A reforma da Previdência de 1999 criou duas fórmulas de cálculo para a média salarial (que é a base do valor do benefício): 1. Regra de transição: Para quem já era segurado do INSS até 26 de novembro de 1999 A média salarial é calculada sobre 80% das maiores contribuições feitas a partir de julho de 1994 2. Regra permanente: Para quem começou a contribuir com o INSS a partir de 27 de novembro de 1999 A média é calculada sobre 80% dos mais altos recolhimentos desde o início das contribuições (sem definir a data de início das contribuições) Com isso, quem já era segurado da Previdência e concentrou seus maiores pagamentos no início da vida profissional, antes da criação do Plano Real, saiu prejudicado. QUEM PODE SER BENEFICIADO PELA REVISÃO A revisão da vida toda só pode ser aplicada a beneficiários que se encaixam nos seguintes requisitos: – Entrou no mercado formal de trabalho (com carteira assinada ou contribuindo de forma individual) antes de julho de 1994 – Realizou parte considerável das suas contribuições mais altas ao INSS até julho de 1994 e, depois, concentrou recolhimentos sobre valores mais baixos – Recebeu o primeiro pagamento da aposentadoria há menos de dez anos (prazo máximo para exercer o direito à revisão do benefício) – Se aposentou antes do início da reforma da Previdência, em novembro de 2019  

No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, Montes Claros tem blitz educativa

No primeiro de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para marcar a data, a Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI) da Secretaria Municipal de Saúde, participou de uma blitz educativa realizada pelo Hospital Universitário (HU) Clemente de Faria, em parceria com o Movimento LGBTQ+ dos Gerais (MGG) e o GRAPPA, com apoio da MCTrans. A blitz contou com distribuição de panfletos e preservativos, e aconteceu nas proximidades do HU. Nesta sexta, das 22 à meia-noite, será realizada uma blitz noturna, nas avenidas, bares, restaurantes, postos de combustíveis e prostíbulos da cidade, para conscientizar a população em geral sobre a prevenção do HIV e a eliminação do preconceito. “O Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) definiu para o ano de 2022 o tema ‘Equidade já’, cujo objetivo é uma chamada para que a sociedade coloque em prática as ações efetivas necessárias para combater as desigualdades, e assim ajudar a acabar com essa doença”, informou o presidente do MGG, José Cândido De Souza Filho, o Candinho. “Neste 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, precisamos reforçar a importância de enfrentarmos as desigualdades, priorizando e ampliando o acesso aos serviços de tratamento, testagem e prevenção, para eliminar de vez esta doença que causa muita dor e sofrimento. E nada melhor do que a conscientização”, comentou a secretária de Saúde da Prefeitura, Dulce Pimenta

Montes Claros realiza sua V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Foi realizada nessa quarta-feira, 30, no auditório da Casa da Cidadania e com participações online, a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros. Com o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós”, o evento indicou delegados que irão participar da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, marcada para os dias 14, 15 e 16 de dezembro, em Belo Horizonte. A quilombola Érika Soares Martins, do Quilombo Faceira da Chapada do Norte, foi a palestrante. Ela é referência técnica para Comunidades Quilombolas da Coordenadoria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e secretária-executiva da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (CEPCT/MG). Os delegados eleitos para a conferência estadual foram: Ailton da Guia Gonçalves Júnior; Charlene Ramos Aguiar; Helder Cardoso dos Santos; Janete Cardoso dos Santos; José dos Passos; José Gomes Filho; Maria Inês Mendes de Almeida; Regina Aparecida Lopes Oliveira; Rita Alexandra Souza dos Santos e Wendel Marcelino de Lima. Para o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e responsável pela Coordenadoria de Igualdade Racial de Montes Claros, José Gomes Filho, a conferência foi importante para promover a construção de políticas públicas para a população negra. “Debatemos alternativas para combater o racismo e a intolerância religiosa que continuam, lamentavelmente, enraizados em nosso meio”, disse. “Já conquistamos muito, mas há muito ainda a avançar. Por isso, estamos comprometidos com a luta pela inserção do negro na sociedade brasileira. E a atual Administração de Montes Claros não vem medindo esforços para ajudar nesta construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária”, comentou a diretora de políticas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social de Montes Claros, Aparecida Fátima Andrade, que representou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.