Cármen Lúcia dá aula para André Mendonça sobre preconceito religioso

Ministro indicado por Bolsonaro ouviu o que quis e o que não quis ao dizer que “segmentos religiosos também sofrem preconceitos” A ministra Cármen Lúcia deu uma aula sobre preconceito religioso ao ministro “terrivelmente evangélico”, André Mendonça, indicado pelo presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), durante discussão nesta quinta-feira (24), em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante julgamento de arguição sobre a competência do município de São Paulo para instituir o dia 20 de novembro como feriado do Dia da Consciência Negra, Mendonça afirmou que todos os brasileiros são iguais, em uma discussão sobre igualdade racial. “Nós somos um só povo. Uma só raça, uma só nação. Somos todos a raça humana, brasileiros, e devemos estar imbuídos desse mesmo propósito de construção de igualdade para todos”, disse. Cármen Lúcia discordou. “Nós mulheres, negros, indígenas, somos parte desse povo que não é um só. A constituição garante a igualdade na forma, mas é uma construção permanente. Quando digo que sofremos discriminação, a gente sofre. Somos sim um povo, com muitas desigualdades”, enfatizou a ministra. https://twitter.com/jairmearrependi/status/1596111678252675072?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1596111678252675072%7Ctwgr%5E95f7a2303b4bdbe04ba868d3998179c704543ed5%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-10611862593166570535.ampproject.net%2F2211042305000%2Fframe.html

COVID: UFMG dá início aos testes clínicos de vacina 100% brasileira

João Vitor Rodrigues, de 24 anos, foi o primeiro voluntário a receber a vacina SpiN-Tec MCTI UFMG (foto: UFMG/ Divulgação ) A primeira vacina brasileira contra COVID-19 começou a ser testada em humanos nesta sexta-feira (25/11). A expectativa é que o imunizante, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas), da UFMG, esteja disponível para o público a partir do primeiro semestre de 2024. Até lá, os testes clínicos seguem em três etapas. As duas primeiras fases, que ocorrem em Belo Horizonte, envolvem 432 voluntários. O cadastro foi aberto no dia 17 de novembro. Em menos de dez dias, mais de mil pessoas se inscreveram para participar. O primeiro a tomar a vacina SpiN-Tec foi o estudante João Victor Rodrigues Pessoa Carvalho, de 24 anos, mestrando em microbiologia da UFMG. Ele se voluntariou assim que ficou sabendo do projeto. Para ele, esse era o seu dever como cidadão. “Ainda estou tentando entender o que aconteceu, o tamanho disso tudo, é um marco para ciência brasileira, é muito importante”, declarou em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (25/11). Os testes iniciais devem ser concluídos no meio do ano que vem. Terminadas as primeiras fases, o grupo que desenvolve a SpiN-Tec enviará os relatórios do estudo para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dará aval para a terceira e última etapa, que devem envolver mais de 4 mil voluntários de várias partes do Brasil. Somente após esse processo é que o imunizante chegará ao mercado e à população. “A fase 3 deve ir até primeiro semestre de 2024 e, aí sim, nós vamos trabalhar simultaneamente com a Funed e os setores privados para ela entrar no mercado já em 2024”, aponta o coordenador do projeto e do CTVacinas da UFMG, Ricardo Gazzinelli. O recrutamento de voluntários está aberto no site da UFMG. Os interessados devem ter entre 18 e 45 anos, ter recebido as duas doses iniciais de CoronaVac ou AstraZeneca e uma ou duas doses de reforço com Pfizer (há pelo menos 9 meses) ou AstraZeneca (há pelo menos 6 meses). Novas variantes Os pesquisadores envolvidos no projeto apostam que a vacina será mais efetiva contra as novas variantes da doença. “Hoje temos variantes que escapam à resposta imune das vacinas atuais. Esse é o grande desafio. Como fazer uma vacina multivalente, capaz de controlar essas diferentes variantes”, destaca Gazzinelli. Ao contrário das vacinas disponíveis hoje no mercado, a SpiN-Tec não usa somente as proteínas do vírus SARS-CoV-2. “Nossa estratégia foi um pouco diferente. Incluímos na vacina uma proteína que é conservada, ou seja, ela não varia de variante para variante. A nossa expectativa é que, com isso, a SpiN-Tec seja capaz de reconhecer as diferentes variantes”, explicou. Os exames pré-clínicos já comprovaram que o imunizante é eficaz contra as variantes da COVID-19. “As vacinas atuais usam um pedaço do vírus original e um pedaço do vírus da variante. Mas aí quando aparece uma nova variante não se sabe como a vacina vai se comportar”, compara Gazzinelli. Ele enfatiza, porém, a necessidade de aguardar o resultado dos testes. “Eu sempre gosto de enfatizar que a ciência é um passo a passo. Já é um grande feito, mas nós temos que aguardar”, aponta o pesquisador. Primeira vacina 100% brasileira A SpiN-Tec é a primeira vacina desenvolvida com tecnologia e insumos totalmente nacionais. O projeto recebeu quase R$ 500 milhões de aportes públicos, sendo R$310 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e cerca de R$30 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte. O investimento é o ponta pé inicial para o Brasil dominar a cadeira de produção de imunizantes. “é um legado muito significativo que extrapola a UFMG. Só foi possível chegarmos a esse marco histórico com o engajamento de todos os envolvidos”, disse o ministro do MCTI, Paulo Alvim, enaltecendo os esforços da comunidade científico-acadêmica. Pesquisa começou em 2020 Os primeiros estudos da SpiN-Tec começaram em novembro de 2020. Nos testes pré-clínicos, feitos em animais, a vacina não gerou efeitos colaterais adversos e demonstrou capacidade de produção de anticorpos. A testagem em humanos foi autorizada pela Anvisa em outubro e tem o objetivo de obter evidências quanto à eficácia e à segurança do imunizante, além de descobrir eventuais reações adversas. Benefícios nacionais Segundo o infectologista José David Urbaez Brito, da Sociedade Brasileira de Infectologia no Distrito Federal, a novidade tecnológica da vacina garante um passo a mais para o país. “A vacina tem dois componentes, a proteína S e N. A Coronavac, por exemplo, usa o vírus completo inativado, mas devido à isso, pode ter menos proteção. Já a Pfizer, AstraZeneca e Moderna, funcionam com a S, uma chave que entra na célula. No caso da UFMG, as duas são usadas e isso caminha conforme o desenvolvimento de outras vacinas do mundo, contra o Sars-Cov-2”, explica. Ele destaca que a independência de empresas privadas é um benefício. “Quando a tecnologia é de uma universidade, o país vai produzir com a expectativa de saúde pública, não do ponto de vista de mercado, como é para as farmacêuticas. Não há dependência tecnológica”. Urbaez finaliza afirmando que, indiferente da vacina, todas são seguras. “É a principal arma no combate de uma doença como a COVID-19. Temos que aplaudir a produção nacional, que apesar de tudo, conseguiram resultados. Assim, vemos a força de um corpo científico nacional e como este compra as questões de saúde pública”. Via: EM  

Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos da Copa do Mundo

A dupla só volta a defender a seleção brasileira em caso de classificação às oitavas de final do Mundial do Catar O lateral-direito Danilo e o atacante Neymar estão fora dos próximos dois jogos da Seleção na primeira fase da Copa do Mundo do Catar. O Brasil enfrenta a Suíça na segunda-feira, às 13h (de Brasília) e Camarões, na sexta, às 16h. A dupla fez exames de imagem na manhã dessa sexta-feira e já iniciou sessões de fisioterapia. Danilo sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, enquanto o problema de Neymar foi no tornozelo direito. Escalação da Seleção: quem são os jogadores que podem substituir Neymar e Danilo Daniel Alves, Militão, Rodrygo, Fred e Bruno Guimarães surgem como as opções mais prováveis para os problemas da Seleção na Copa do Mundo do Catar O baque é grande, mas o Brasil não tem tempo a perder. Sem Neymar e Danilo para as partidas contra Suíça e Camarões, Tite já começou a buscar alternativas na atividade desta sexta-feira no Grand Hamad Stadium, em Doha, e o leque de opções é vasto tanto para a lateral direita quanto para o meio de campo. Para a vaga de Neymar, são três possibilidades: Rodrygo seria o substituto natural, com características similares e sem mexer tanto na estrutura do time. Fred e Bruno Guimarães, no entanto, também têm chance, com favoritismo para o jogador do Manchester United. Neste caso, o substituto do camisa 10 na prática seria Lucas Paquetá mais adiantado e abrindo a vaga de segundo volante. Na lateral, Tite vai ter oportunidade de colocar à prova os treinos de Turim de maneira dolorosa. O treinador fez treinos separados para os defensores. Alternava Daniel Alves e Eder Militão entre lateral e zaga, do outro lado Alex Telles e Alex Sandro faziam o mesmo. Na estreia contra a Sérvia, por vários momentos, Danilo saiu da lateral e cedeu espaço aos avanços de Marquinhos, que também já atuou como lateral-direito. Mesmo que os treinos pré-Copa tenham servido para observações do treinador e preparação homogênea do elenco, Tite perde parte do entrosamento do quarteto que jogou boa parte do ciclo – Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro. A escalação da Seleção pode ser a seguinte: Alisson, Éder Militão (Daniel Alves), Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Rodrygo (Fred, Bruno Guimarães ou Everton Ribeiro); Raphinha, Richarlison e Vini Junior. Daniel Alves O jogador mais questionado após a convocação de Tite tem boas chances de ser titular em sua terceira Copa do Mundo. Reserva imediato de Danilo, vê Éder Militão, zagueiro que pode ser improvisado no setor, como concorrente. Diante de dois adversários que dificilmente vão atacar o Brasil, como Suíça e Camarões, a escolha pelo experiente lateral-direito de 39 anos faz mais sentido. Pesa contra Dani o longo período de inatividade. A última partida foi realizada no dia 24 de setembro, pelo Campeonato Mexicano, no qual defendeu o Pumas em 12 partidas com três assistências. Ausente da Copa de 2018 por conta de uma lesão ligamentar no joelho às vésperas da convocação, Dani Alves tem a chance de voltar a disputar uma jogo de Mundial após oito anos e meio. A última participação aconteceu diante do Chile, quando esteve em campo nos 120 minutos das oitavas de final no Brasil em 2014. A partir dali, perdeu espaço para Maicon e ficou entre os reservas. No total, são nove jogos em Mundiais: cinco em 2010 e quatro em 2014.   Éder Militão   Testado por Tite como lateral-direito no amistoso contra Gana, em setembro, é uma opção que mais se assemelha ao que Danilo oferece à Seleção. Com características mais defensivas, Militão começou a carreira no São Paulo atuando no setor em 2017 e 2018, mas se descobriu como zagueiro em sua passagem pelo Porto, na temporada 2018/2019. Há quatro anos no Real Madrid, se firmou na posição onde atuou sem variação nos últimos três. Aos 24 anos, soma 23 jogos e um gol marcado com a camisa da seleção brasileira. Na temporada atual, entrou em campo 17 vezes pelo Real, 15 como titular, e balançou as redes três vezes. Sempre como zagueiro.   Fred   Titular em boa parte do ciclo até o Catar, foi sacado para dar lugar a Vini Jr na estreia na Copa do Mundo e surge como um dos favoritos para recuperar um lugar no time com a lesão de Neymar. Desta maneira, Lucas Paquetá seria adiantado para ocupar o espaço deixado pelo camisa 10 com o jogador do Manchester United voltando a fazer dupla de volantes com Casemiro. Fred participou da estreia na Copa do Mundo ao substituir Paquetá aos 29 do segundo tempo e teve bom desempenho. Pelo United na última temporada, foram 16 partidas, sete como titular, e um gol marcado.   Rodrygo   Foi o escolhido por Tite para entrar na vaga de Neymar diante da Sérvia e, mesmo em pouco tempo, conseguiu construir boas jogadas e levar perigo. Caso tenha a oportunidade, o treinador não precisará mexer em duas posições e manterá a estrutura tática da equipe com Lucas Paquetá como volante. Além disso, há o entrosamento natural com Vini Jr dos tempos de Real Madrid. Um dos heróis do título espanhol na última edição da Champions, com dois gols na semifinal contra o Manchester City, está acostumado a jogo grande e vive grande fase no clube. Na temporada atual, são 19 jogos, 15 como titular, e sete gols marcados. Com a camisa da Seleção, são nove jogos e um gol.   Bruno Guimarães   A zebra entre as opções. Por mais que vive grande momento no Newcastle, foi a última opção de Tite na disputa com Paquetá e Fred nos treinamentos desde Turim. A formação de meio de campo reserva do treinador nas atividades tem Fabinho, Fred e Everton Ribeiro, e a lógica foi cumprida com a escolha pelo jogador do Manchester United para entrar no lugar de Paquetá diante da Sérvia. Se ainda precisa convencer Tite de que é a melhor opção, chegou ao

Diretor-Geral da PRF Silvinei Vasques vira réu por improbidade

Ele é acusado de fazer uso indevido do cargo durante as eleições e de, inclusive, ter pedido de forma irregular votos para Bolsonaro A Justiça Federal do Rio de Janeiro transformou em réu nesta sexta-feira (25), o diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. O pedido havia sido feito pelo Ministério Público para que ele respondesse por improbidade administrativa depois de fazer uso indevido do cargo durante as eleições e de, inclusive, ter pedido de forma irregular votos para o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi do juiz federal do Rio, José Arthur Diniz Borges, que atendeu pedido do procurador Eduardo Benones, do MPF. Em outro pedido, Benones pede ainda que Silvinei seja afastado do cargo por 90 dias. Com relação a isso, o juiz afirmou que primeiro quer ouvir o Diretor Geral, dar um prazo de 30 dias, para depois tomar uma decisão. Mandado de citação “Determino a expedição de mandado de citação da parte ré para oferecimento de defesa, no prazo de 30 (trinta) dias, nos termos do art. 17, §7º da Lei nº 8.429/92. Após, voltem-me conclusos, inclusive para apreciação da medida cautelar requerida” Com informações do G1  

CURRAL VELHO – Associação alerta para câncer de próstata – Por Pedro Ruas Neto

Logo mais às 14 horas desta sexta-feira, dia 25, os membros da Associação dos Produtores Rurais de Curral Velho, em Mirabela, se reúnem para discutir temas relacionados àquela comunidade e, ainda, sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. No encontro também serão entregues aos associados, mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas, dentro da proposta da associação de preservar e revitalizar o Meio Ambiente. Apesar de recém-criada no município, a Associação de Curral Velho vem se destacando no município de Mirabela. Realiza reuniões mensais para atender às demandas dos associados e discute temas específicos envolvendo a sociedade como um todo. Os membros da diretoria acreditam que, desta forma, despertam maior interesse pelos encontros e colocam os associados a par do que está em evidência naquele município e no país. A associação também se preocupa com a capacitação dos seus associados. Tanto que já realizou cursos diversos, a exemplo do que ocorreu mês passado, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que serviu para mostrar as potencialidades da associação, cujos associados já comercializam produtos e alimentos como doces, queijo, leite, artesanato, entre outros que proporcionam aumento da rentabilidade e geram empregos alternativos. * Pedro Neto é jornalista e colaborador do ECN

Richarlison brilha em estreia que mostra Vini Jr como novo substituto de Neymar

Se a torcida queria bom futebol para voltar a torcer pela Seleção, agora tem motivos de sobra: na estreia da Copa do Catar, contra a Sérvia, na tarde desta quinta, o time fez uma partida exuberante em que até Neymar apresentou um futebol decente. O destaque, Richarlison, atacante do Tottenham da Inglaterra, marcou os dois gol da partida, o segundo num voleio sensacional após boa jogada de Vinicius Júnior pela esquerda. O craque do Real Madri, revelado nas categorias de base do Flamengo, comandou as jogadas ofensivas da seleção e já estabeleceu um limite para Neymar – Vini Júnior virou protagonista da equipe, com o camisa 10 na posição de 1o coadjuvante. Não chega a lembrar a empolgação da Copa de 82 na Espanha, mas de norte a sul do país o sentimento é de que o Brasil finalmente encaixou um time com pinta de campeão e que joga para vencer, sem medo do adversário. O técnico Tite acertou na estratégia de levar uma equipe ofensiva, em alguns momentos com até 4 atacantes. No segundo tempo, substituiu vários jogadores e a equipe não perdeu rendimento, pressionando o tempo todo. Na segunda, 28, o Brasil enfrenta a Suíca, às 13h, na segunda rodada do Grupo G. Neymar, que machucou o tornozelo e foi substituído no segundo tempo, é a única dúvida da equipe. Copa do Mundo 2022: calendário por fase Fase de grupos: 20 de novembro a 2 de dezembro (quatro jogos por dia) Oitavas de final: 3 de dezembro a 6 de dezembro (dois jogos por dia) Quartas de final: 9 e 10 de dezembro (dois jogos por dia) Semifinais: 13 e 14 de dezembro Disputa de 3º lugar: 17 de dezembro Final: 18 de dezembro Copa do Mundo 2022: grupos No Grupo G, a Seleção brasileira, além da Sérvia, vai enfrentar também a Suíça e Camarões: Grupo A: Catar, Equador, Senegal, Holanda Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia Grupo D: França, Peru/Austrália, Dinamarca, Tunísia Grupo E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha, Japão Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul Horários dos jogos Fase de grupos: 7h, 10h, 13h e 16h (última rodada: 12h e 16h) Oitavas e quartas: 12h e 16h Semifinal: 16h Decisão do 3º lugar e final: 12h

Por que Richarlison é um craque necessário além das 4 linhas

A fera do Tottenham inglês não tem medo de cara feia quando o assunto envolve temas fora das 4 linhas Ao contrário, o atacante que veste a camisa do Tottenham, da Inglaterra, não se intimida diante de assuntos fora das quatro linhas. Richarlison foi embaixador da USP na campanha de conscientização sobre a covid-19 É defensor das causas feministas, foi crítico das queimadas criminosas no Pantanal e nas redes sociais é apontado por torcedores como ‘necessário’. Criticou o uso da camisa da seleção por bolsonaristas que atentam contra as instituições democráticas. Depois de uma vitória da seleção nas Eliminatórias, aproveitou para defender os moradores do Amapá que estavam sem energia elétrica. “Infelizmente o povo do Amapá não vai poder ver meu gol hoje porque não tem luz há DUAS SEMANAS. Estão vivendo dias muito difíceis e espero que resolvam isso logo. Queria dedicar o gol e a vitória de hoje a todos os amapaenses”, escreveu em suas redes. “Quero falar de algo muito importante para mim e que deveria importar para você também”, opinou sobre as queimadas no Pantanal. “Estou muito triste e preocupado com o que está acontecendo no Pantanal”, escreve. “(…) Olha, não sou político. Não consigo interromper as queimadas sozinho. Mas como jogador da Seleção Brasileira e do Everton, posso ao menos mostrar às pessoas o que está acontecendo. Por isso, postei algumas fotos nas minhas redes sociais em demonstração de apoio ao Pantanal. Não queria apenas me solidarizar com o problema. Era para chamar a atenção das autoridades”. Mariana Ferrer, estuprada em uma casa noturna de Florianópolis, também mereceu comentários do craque. Compartilhou sem medo  #justicapormariferrer. O atacante de Tite sabe bem o seu lugar no mundo: “O racismo é um assunto que nós, que viemos da favela, estamos acostumados”, diz Richarlison. “Sempre fui tratado de forma diferente. Acompanhei o caso da morte do João Pedro, no qual a polícia deu mais de setenta tiros em sua casa. Poderia ser comigo. Lá atrás, convivi com tiroteios e fui até confundido com traficante. É triste. Lá atrás, convivi com tiroteios e fui até confundido com traficante. (…) Também acompanhei o caso dos Estados Unidos. As pessoas que estão nas ruas estão no direito delas de protestar e pedir justiça. Se estivesse lá, faria o mesmo”. Agindo assim, sem medo de cara feia diante do goleiro ou fora do gramado, Richarlison talvez consiga devolver ao brasileiro o prazer de torcer pela seleção sem medo de ser feliz. Agora que reparei, o Richarlison tirando o Fred do meio da foto oficial Kkkkkkkkkkkkkkkk “Sai daí Fred, sai daí, vai lá pro canto. Para de graça, você sabe que é o Neymar.” ???? pic.twitter.com/5BMvzpedzm — Penta ???????? (@Selecaoinfo) November 19, 2022

Montes Claros visita sistema de água que abastecerá a cidade pelos próximos 30 anos

A Prefeitura de Montes Claros, através da Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia (AMASBE), visitou, na semana passada, o novo sistema de captação de água que vai abastecer Montes Claros – o Sistema São Francisco, localizado no município de Ibiaí-MG. O investimento, realizado pela Copasa, tem por objetivo garantir o abastecimento de água dos próximos 30 anos da maior cidade do Norte de Minas. É importante destacar que o Município apresentou períodos críticos de escassez de água nos anos de 2019 e 2020. No município de Ibiaí está localizada a captação por balsas do rio São Francisco, a Estação de Tratamento de Água (ETA) e três Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT). Já no município de Coração de Jesus está localizada a quarta EEAT, que realiza o bombeamento para a ETA Pacuí. O novo sistema de captação complementará o Sistema Pacuí com até 500 litros por segundo de água tratada, totalizando 92 quilômetros de rede adutora, sendo dois quilômetros de água bruta e 90 quilômetros de água tratada. O controle de todas as unidades será automatizado, permitindo visualização e acionamento de bombas de forma remota. A equipe responsável pelo controle do sistema Pacuí também será responsável por esse novo sistema. A AMASBE visitou todas as unidades que integram o novo sistema, de Ibiaí até Coração de Jesus, onde a Copasa, em agosto de 2017, implantou o Sistema do Rio Pacuí para contribuir com o abastecimento de água do município de Montes Claros. Os primeiros testes já foram realizados e o sistema encontra-se pronto para entrar em operação.

Prefeitura leva o projeto RECICLA AOS MONTES para a comunidade escolar

A Escola Estadual Antônio Canela, do bairro Jardim São Geraldo, recebeu uma ação de educação ambiental realizada pela bióloga Jannyne Amorim e pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA). Além da palestra da bióloga, os estudantes assistiram a uma apresentação da equipe da Gerência de Educação Ambiental da SEMMA, que mostrou aos alunos o funcionamento do projeto da Prefeitura RECICLA AOS MONTES. A catadora de materiais recicláveis Silvana Alves Costa, que atua na linha de frente do processo de reciclagem, relatou sua rotina de trabalho. RECICLA AOS MONTES – O Projeto Recicla aos Montes foi criado pela Prefeitura com o objetivo de implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis no Município, com o intuito de reduzir a quantidade de resíduos que chega ao Aterro Sanitário, buscando uma prática mais sustentável e socialmente consciente. Via: Prefeitura de Montes Claros

Como psicólogos têm tratado o adoecimento político na clínica

Adoecimento político: depois das eleições, o divã (foto: Arte: Soraia Piva/EM/D.A Press) Reatar laços que foram desfeitos após brigas em famílias e entre amigos por causa da polarização política virou um desafio até mesmo para psicanalistas “Meu irmão sempre soube que eu não era a favor do Bolsonaro, desde a última eleição (2018). Até então, ele me respeitava. Recentemente, antes do primeiro turno, ele começou a mudar, ficou muito agressivo. Fiz um post no grupo da família contra o Bolsonaro, aí ele respondeu com uma enxurrada de post a favor (de Bolsonaro). Um dia, às 2 da madrugada, ele me mandou um monte de mensagem no privado, me agredindo. Desde então, não conversamos mais. Bloqueei ele no Whatsapp. O triste é que isso gerou um racha na nossa família, que é pequena, são só quatro pessoas. O Natal deste ano está em aberto. Falei com o meu pai que enquanto ele não me pedir desculpas, não entra na minha casa.” *Ana Maria (nome fictício), 42 anos, designer.  Ainda se recuperando de traumas psicológicos do longo período de restrição e isolamento impostos pela pandemia, os brasileiros vivem outro dilema social: a polarização política. Assim como o relato da Ana Maria, o racha ideológico entre amigos, familiares e até mesmo casais tem provocado brigas, rompimento e adoecimento mental para uma parcela da população. Em uma enquete feita nas redes sociais do Estado Minas, 49% dos nossos leitores disseram que vivenciaram alguma briga séria na família por causa da política antes ou depois das eleições, encerrada em 30 de outubro. Brigas que começaram em redes sociais, na rua ou dentro de casa e foram parar no divã. “Nesse momento de polarização que a gente viveu no período eleitoral ou está vivendo agora, praticamente todos os meus pacientes trazem algum tipo de problema para a clínica. É uma questão que atravessa a todos”, comenta o psicanalista Marcelo Bizzotto. Essa espécie de adoecimento político, como classifica o psicanalista Christian Dunker, tem atravessado tanta gente porque atinge os recursos naturais da saúde mental das pessoas. “Quais são esses recursos? São relações, família, comunidade, laços. Pessoas que nos escutam, que fazem parte da nossa história. E por isso, essa situação política fez muito mal, porque fez a gente perder uma parte desses recursos”, explica Dunker, que é professor titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Emoção e afeto Marcelo Bizzotto acredita que recompor esses laços desfeitos pelos rachas políticos impõe desafios até mesmo para os profissionais da saúde mental, uma vez que o problema é coletivo e todos estão imersos no mesmo caldeirão.  “A dimensão política, hoje, está muito ligada a uma questão dos afetos. A política deixou de ser algo simplesmente argumentativo e ideológico passou a ser algo muito da emoção e dos afetos mesmo”, comenta. Daí a necessidade de um afastamento profissional durante a análise, como explica Dunker. “Essa neutralidade, no fundo, é um afastamento que a gente tem em relação à vida das pessoas, que permite dizer coisas que ajudam essas pessoas. Não é sobre quem está certo, quem ganhou ou quem perdeu”, comenta. Não existe receita simples para solucionar o problema e restabelecer a harmonia entre os desafetos gerados pela política. “O trabalho que a gente faz na clínica é para que a pessoa trabalhe nela para tentar separar o que é a escolha dela na política e de fazer com que isso não seja algo maior do que deveria ser. No sentido de atrapalhar as relações”, explica Bizzotto. A tarefa, no entanto, não é nada fácil. Para a psicanalista Cristiane Barreto, nem sempre vai ser possível retomar ou estabelecer diálogo com quem tem ideologia oposta, mesmo que essa pessoa seja um amigo querido ou um familiar. “A proposta em si da psicanálise não é só terapêutica no sentido de a gente vender por terapêutica essa harmonia social. A oferta da psicanálise é justamente mostrar como cada um vai fazer para se virar com o sintoma que tem, com o mal-estar que está localizado para construir o melhor laço, o melhor arranjo. Não é então a promessa de uma certa pacificação. Às vezes um termo que aponta para um extremo é que dá essa boa medida”, analisa a profissional, que é membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Os especialistas ressaltam que a psicanálise é o lugar do acolhimento, não um lugar doutrinador e de julgamentos. “Nesse sentido, a psicanálise vem como uma grande aliada. O remédio, digamos assim, é muito mais nessa perspectiva de você conhecer a você mesmo para você dar conta de estar num coletivo”, afirma Cristiane Barreto. Nessa perspectiva, segundo Marcelo Bizzotto, é importante atentar para a origem do próprio desconforto. “É preciso reconhecer que esse estranho que a gente localiza no outro, na verdade, está em nós mesmos. O trabalho de análise é a gente tratar isso que a gente projeta no outro como sendo mal e entender que, na verdade, está na gente”, afirma. Estratégia do ódio Bizzotto destaca que para entender como e porquê a política causou tantos rompimentos de relação aqui no Brasil, é preciso compreender que, embora haja suas peculiaridades, a estratégia política pautada na questão do ódio não tem nada de individual, nem é completamente nova. “O (Sigmund) Freud, por exemplo, no seu texto sobre a psicologia das massas, fala que a estratégia publicitária do fascismo era justamente essa de você fazer a pessoa ficar um pouco confusa no que é verdade, o que é mentira. E com isso você escolher um inimigo para poder descredenciá-lo, para poder atacá-lo, eliminá-lo. Foi assim que se constituíram as bases do fascismo e que hoje parece ter um retorno um pouco diferente”, explica Bizzotto. O profissional aponta que para amenizar o mal-estar social provocado pela divergência política é preciso autoconhecimento com uma boa dose de desapego. “Não cabe a você resolver o que é uma limitação que não é sua, é do outro. Mas é importante que você fale sobre isso