Fracassam os bloqueios nas rodovias em atos antidemocráticos

Segundo a Polícia Federal (PRF), os atos antidemocráticos estão perdendo força em todo o país e, sintoma disso, os bloqueios nas rodovias fracassaram nesta sexta-feira (18/11). A maioria dos trechos interditados – onze – está localizada em apenas um estado: Rondônia, na região Norte. Confira os locais em que estradas foram fechadas em protestos antidemocráticos: Distrito Federal: Pontos de concentração de caminhoneiros no Km 94 da BR-040/GO, em Cristalina; e no Km 6 da BR-020/GO, em Formosa. Mato Grosso: Três pontos de interdições parciais nas rodovias federais do estado. PRF não informou quais rodovias. Mato Grosso do Sul: Manifestantes incendiaram pneus na BR-463; a situação prejudicou o trânsito, mas a concessionária e a PRF conseguiram conter a ocorrência. Rio de Janeiro: Apenas manifestações nas rodovias BR-116, BR-040, BR-393, BR-493, e duas na BR-101. Rondônia: Ao todo, são 11 bloqueios em rodovias federais. BR-364: Distrito de Nova Califórnia, Distrito de Extrema, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Ouro Preto D’Oeste, Presidente Médici, Ji-Paraná; BR-435 Colorado do Oeste, Nova Namoré. Alexandre de Moraes bloqueou contas de 43 bolsonaristas A tentativa fracassada de greve dos empresários bolsonaristas seria uma resposta ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, no último dia 12, bloqueou as contas de 43 pessoas físicas e jurídicas [empresas], em punição à organização de protestos antidemocráticos. Na verdade, o movimento de hoje foi uma tentativa um locaute e esses empresários bolsonaristas planejaram usar seus funcionários, que são caminhoneiros, como bucha de canhão em um movimento político considerado ilegal e criminoso porque atenta contra o Estado Democrático de Direito.
Crise na Fifa: por que o Catar proibiu venda de cerveja nos estádios da Copa

Estandes da Budweiser são vistos vazios em Doha, no Catar – Foto: Buda Mendes/Getty Images A menos de dois dias para a abertura da Copa do Mundo, autoridades do Catar restringiram ainda mais o consumo de bebidas alcoólicas no evento. A família real do país anunciou nesta sexta-feira (18) a proibição da venda de cerveja no entorno dos estádios. Com a nova decisão, o único local em que haverá venda de cervejas para “torcedores comuns” será no Fifa Fanfestival, entre 19h e 1h. Além disso, um copo de meio litro custa quase R$ 75, sendo a cerveja mais cara da história das Copas do Mundo. A Fifa divulgou comunicado explicando que a decisão se deu entre “as autoridades do país e da Fifa”, reiterando que a venda de cerveja sem álcool seguirá normalmente e agradecendo à patrocinadora pela “compreensão”. “Após discussões entre as autoridades do país e da Fifa, uma decisão foi tomada sobre a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival, outros destinos de fãs e locais licenciados, retirando pontos de vendas de cerveja no perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. (…) As autoridades do país e a Fifa continuarão a assegurar que os estádios e as áreas em volta apresentem uma experiência participativa, respeitosa e prazerosa para todos os fãs”, diz a nota. A proibição da venda de cervejas está ligada a religião predominante no país, o islamismo. O consumo de álcool no Catar é legal apenas para os não-muçulmanos com mais de 21 anos, mas é estritamente regulamentado. Não é crime beber no Catar, mas ser encontrado bebendo ou bêbado em público é um problema. O consumo de álcool também é dificultado pela monarquia, chegando a beirar a proibição. A autorização para vender álcool é rara e envolve uma longa burocracia. Atualmente, a maior parte dos estabelecimentos no país que vendem cerveja são os hotéis e o público-alvo são os estrangeiros. No início desta semana, a Fifa e o Comitê Organizador haviam anunciado formalmente que haveria venda de cerveja no entorno dos estádios. Inicialmente, o plano era iniciar a venda três horas antes do início de cada jogo e interromper cerca de 40 minutos antes da partida começar, para dar tempo de os torcedores entrarem nos estádios. Agora, só haverá venda de cerveja sem álcool – do mesmo fabricante, ao preço de R$ 45. A AB-Inbev paga 75 milhões de dólares a cada ciclo de 4 anos para a Fifa, para ser a patrocinadora oficial de cerveja da Copa do Mundo.
Cartel usa ‘sarjeta fantasma’ para desviar verba federal da Codevasf, diz TCU

Trecho da Avenida Manoel Ribeiro, em Imperatriz (MA), construído pela empreiteira Engefort sob contrato com a estatal Codevasf. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress) SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) revela que três empreiteiras maranhenses suspeitas de participação em cartel ou corrupção em licitações de pavimentação da estatal federal Codevasf desviaram dinheiro público ao cobrar até pela construção de sarjetas que nunca saíram do papel. Documentos das obras com desvios mostram que parte delas teve como fiscal um servidor acusado pela Polícia Federal de ter recebido propina de uma das construtoras. A investigação do TCU encontrou também restrição à concorrência em lotes de licitações da superintendência da Codevasf em Montes Claros (MG) em 2021 em razão da exigência excessiva de capital mínimo, ou de patrimônio líquido, para verificação da capacidade econômica das empreiteiras. Como a Folha de S.Paulo revelou em abril, essas licitações em Minas Gerais foram dominadas pela empreiteira Engefort, já que ela conquistou 28 dos 42 lotes em disputa, sendo que em 10 deles participou sozinha. Essa construtora é apontada pelo TCU como líder de um cartel de empresas de pavimentação na Codevasf, empresa entrega pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao centrão e usada para escoar dinheiro das emendas de relator do Orçamento federal. Segundo a fiscalização do TCU, calçadas previstas nas concorrências públicas deixaram de ser feitas e até não foram faturadas, mas os ganhos das construtoras não diminuíram em razão da assinatura de aditivos contratuais sem qualquer motivação técnica ou “justificativa plausível”, segundo os auditores. Chamou a atenção da fiscalização o fato de as irregularidades começarem já nos editais das licitações, que previam sarjetas profundas e em formato triangular, que são típicas de rodovias, para execução em vias urbanas e rurais. A investigação nem precisou de perícias para constatar os desvios, uma vez que a mera análise das fotos dos locais pavimentados permitiu constatar que as benfeitorias do tipo especial não tinham sido construídas, apesar de faturadas. A apuração foi feita apenas em uma pequena amostra de 23 contratos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e seus autores elaboraram um relatório no qual alertam para o risco de as irregularidades se estenderem a outros acordos da estatal. A maior beneficiada com os desvios indicados no relatório é a construtora Engefort, que é indicada pela fiscalização do TCU como a líder de um cartel de empresas de pavimentação responsável por fraudes em licitações da Codevasf que somam mais de R$ 1 bilhão. Segundo a análise da amostra, só nesse item de sarjeta a Engefort teria obtido R$ 3,8 milhões sem ter realizado os serviços previstos para as cidades maranhenses de Santa Inês, Grajaú, Água Doce e Vitorino Freire e Lago da Pedra. Outra empreiteira apontada pela fiscalização do TCU como integrante do suposto cartel do asfalto é a Construtora JT, que segundo o relatório mais recente desviou cerca de R$ 3,5 milhões em contratos incluídos na amostra da estatal. O faturamento indevido foi realizado em contratos para pavimentação nas cidades de Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra e Fortuna, todas do estado do Maranhão, de acordo com a auditoria. A terceira empresa citada como beneficiária dos desvios é a Construservice, que não foi incluída na lista de integrantes do cartel, mas é alvo da Polícia Federal sob a suspeita de fraudar licitações da Codevasf. Os desvios da Construservice segundo o TCU somaram cerca de R$ 500 mil em um contrato que prevê o asfaltamento em municípios do Tocantins (Santa Maria do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins, Marianópolis, Pium, Guaraí, Arraias, Miranorte, Rio dos Bois, Tabocão e Lagoa da Confusão). A operação da PF em relação à Construservice, intitulada Odoacro, já teve duas fases, sendo que em uma delas houve a prisão do suposto sócio oculto da empreiteira, o empresário Eduardo José Barros Costa, que depois foi solto. Nesse inquérito da PF a Construservice também é suspeita de ter pago propina de R$ 250 mil ao então gerente da estatal Julimar Alves da Silva Filho, que foi afastado de seu cargo público. Na auditoria do TCU há documentos que indicam Silva Filho como o fiscal de medições em dois dos contratos nos quais foram encontrados desvios, mas que foram ganhos por outra empreiteira, a Engefort, para obras em Santa Inês e Água Doce do Maranhão. Em relação às licitações da superintendência da Codevasf em Minas Gerais, divididas por lotes, foi estabelecido que as empresas que fossem concorrer em mais de um lote deveriam ter capital social mínimo de 10% do valor do somatório dos lotes disputados, e não dos lotes contratados. “A situação restringe injustificadamente o universo de possíveis licitantes em cada lote, com consequente prejuízo à competitividade da licitação. Registra-se que em outros editais divididos em lotes, a exemplo do Edital 38/2021–Aracaju–, não foi verificada a condição, o que indica que, mesmo dentro da empresa, tal cláusula não é usual”, segundo a auditoria. CODEVASF E EMPRESAS NEGAM IRREGULARIDADES E DIZEM CUMPRIR A LEI A Codevasf afirma que ainda não foi notificada sobre a auditoria e “mantém postura de cooperação permanente com órgãos de fiscalização”. A estatal diz que suas licitações seguem a lei e que seus pagamentos “ocorrem exclusivamente por serviços efetivamente prestados”. A Engefort nega participação em cartel e afirma que “não compactua com quaisquer ilicitudes e desconhece dos fatos alegados”. “Inexiste quaisquer comprovações de indícios de irregularidades nos contratos com a Engefort, sendo necessário considerar que a empresa não está respondendo a nenhum processo, seja administrativo ou judicial”, completa. A Construtora JT afirma que as obras indicadas na auditoria foram executadas sob a supervisão e acompanhamento técnico da Codevasf. “As inconsistências técnicas eventualmente verificadas serão devidamente sanadas nos termos propostos pelo ente contratante [Codevasf]”, segundo a empreiteira. O advogado Marcio Almeida, defensor de Julimar Alves, diz que seu cliente nega participação em quaisquer crimes na Codevasf e a defesa já tem como comprovar a inocência dele. Procurada pela reportagem, a Construservice não se manifestou.
Montes Claros recebe exposição gratuita do artista plástico Hélio Brantes

Montes Claros recebe, até o dia 23 de novembro, a exposição intitulada “Horizontes – entre o visível e o invisível”, do artista plástico Hélio Brantes, na Casa de Cultura Márcia Prates. A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada das 19h30 às 22 horas. Estão sendo expostas 20 obras que utilizam a técnica de tinta acrílica sobre tela, com os temas “natureza morta”, “mulheres” e “infantis”. Hélio, que nasceu no Rio de Janeiro e reside em Montes Claros desde 1986, se inspira na pintura modernista brasileira para compor seus trabalhos. Atuou como arquiteto da Prefeitura de Montes Claros na produção de projetos de escolas, centros de saúde e praças. Professor da Unimontes, atua como artista plástico e arquiteto autônomo. Seus trabalhos já foram vistos em grandes cidades, como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A Casa de Cultura Márcia Prates fica na rua Lírio Brantes, número 810, bairro Melo. Ascom/Prefeitura de Montes Claros
Copa do Mundo 2022 – Brasil reencontra, no Grupo G, adversários de Copas recentes

Rivais em 2018, Sérvia e Suíça devem brigar por 2ª vaga da chave Agência Brasil – O Brasil é o grande favorito do Grupo G e reencontrará seleções que já conhece bem de outros Mundiais. Sérvia e Suíça, por exemplo, foram adversários na Rússia, há quatro anos, enquanto Camarões esteve pela frente em 2014. Embalados por uma rivalidade que eclodiu na Copa passada, de influência geopolítica, os europeus devem disputar a segunda vaga da chave, com os africanos, em momento irregular, correndo por fora. Brasil A conquista do hexa é a meta da seleção brasileira no Catar. Para isto, a equipe comandada pelo técnico Tite (que já anunciou sua despedida da seleção após o Mundial) aposta em Neymar. Se na Rússia o camisa 10 chegou com problemas físicos, a expectativa é que agora, vivendo bom momento no Paris Saint-Germain, o atacante seja decisivo. Dois jogadores que tiveram boa participação nas Eliminatórias Sul-Americanas, e nos quais a torcida pode depositar suas esperanças, são o atacante Raphinha, do Barcelona, e o meia Lucas Paquetá, do West Ham. A seleção, líder do ranking da Fifa, garantiu presença na Copa de forma invicta, terminando as Eliminatórias em primeiro lugar. Sérvia Um dos países que surgiu da dissolução da antiga Iugoslávia, a Sérvia é apontada pela Fifa como a sucessora direta da seleção iugoslava, que teve como melhores participações em Mundiais as quartas posições tanto no Uruguai (1930) como no Chile (1962). A estreia da Sérvia como nação independente em Mundiais foi há 12 anos, na África do Sul. A equipe ficou fora do Mundial do Brasil (2014), mas retornou na edição seguinte, na Rússia. Passar da primeira fase seria um feito inédito para o país, 21º colocado no ranking da Fifa. Em 2022, as esperanças de uma boa campanha estão no ataque. Dušan Vlahović, da Juventus, Dušan Tadić, do Ajax, e Aleksandar Mitrović, do Fulham, podem ser decisivos. Suíça Se a tetracampeã Itália está fora da Copa, a Suíça é, em parte, responsável. Número 15 do ranking da Fifa, a equipe ficou à frente dos italianos nas Eliminatórias Europeias e obteve vaga direta para o quinto Mundial seguido, um recorde do país, que caiu nas oitavas da última edição, na Rússia. O time de Vladimir Petkovic tenta chegar, ao menos, às quartas de final, repetindo as campanhas de 1934, 1938 e 1954. Na última Eurocopa, a Suíça eliminou a França, campeã mundial. Os suíços perdiam por 3 a 1, empataram e decidiram nos pênaltis a classificação, mostrando que o país, historicamente retranqueiro, sabe ser ofensivo. Os meias Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka, com mais de 100 jogos pela seleção, são os líderes do elenco. Camarões Na Copa da Itália (1990) a seleção camaronesa venceu a Argentina na estreia. Aquele elenco, com Roger Milla como protagonista, chegou às quartas de final. Desde então, os Leões Indomáveis não vão a um mata-mata, e venceram apenas um de 15 jogos em Mundiais. O clima foi tenso na reta final das Eliminatórias, com a demissão do técnico português Toni Conceição (com interferência do presidente da República, Paul Biya) e a contratação do ídolo Rigobert Song. A classificação veio nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação contra a Argélia, fora de casa. O goleiro André Onana, da Inter de Milão, e o atacante Eric Choupo-Moting, do Bayern de Munique, são os destaques de Camarões, que ocupa a 43ª posição do ranking da Fifa.
Prefeitura de Mirabela enfrenta obra de drenagem e canalização na área central

* Por Pedro Ruas Neto Um problema até então crônico, na cidade de Mirabela, está sendo solucionado pela Prefeitura daquela cidade: trata-se da tão sonhada obra de estruturante de drenagem fluvial e pluvial, a partir da rua Dos Xavier, beneficiando moradores da área central e do Bairro São José, dando fim, ainda, aos problemas registrados em ruas como a Damázio Luiz Araújo, principalmente durante o período chuvoso. A erosão provocou as crateras que se formaram ao longo de mais de 25 anos, sem que o problema fosse enfrentado de frente pelos administradores municipais. A obra vem sendo custeada com recursos da Prefeitura. Está em fase de aterro da barroca, para em seguida ser feita canalização de concreto, numa extensão de cerca de mil metros. A obra representa anseio antigo da população, uma vez que a erosão fez com que a barroca, por onde passa o curso de água, invadisse as propriedades. Para realizar o serviço, estão sendo utilizados maquinários leves e pesados, bem como servidores e operários da Prefeitura. O prefeito Luciano Rabelo, em segundo mandato, lembra que o trabalho está sendo realizado a contento e que a Administração deve concluir os serviços nos próximos meses. Ele entende que a obra, considerada estruturante, também dará novo visual àquela região. * Pedro Ruas Neto é jornalista e colaborar do ECN
Contrariando todas adversidades, Rádio Favela, de BH, chega a seu 46º aniversário

Emissora é referência na radiodifusão livre e reafirma sua energia para seguir como um bastião da comunicação popular Por Amélia Gomes | Brasil de Fato MG | “O maior fenômeno mundial de comunicação popular”. É assim que Zé Guilherme, militante histórico da radiodifusão em Minas Gerais, intitula a Autêntica Favela FM que, no dia 18 de novembro, celebra 46 anos de história. Zé, que é ex-presidente da representação mineira da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço/MG), acompanha a emissora desde o seu surgimento. “A rádio nunca vacilou em questão de raça e de classe. Nunca houve dúvida em nenhum momento”, se orgulha. “Hoje, qual outra emissora popular tem essa estrutura de estúdio e de técnica, com um alcance em mais de 40 cidades?”, questiona o comunicador popular. A Rádio Favela nasceu e até hoje está localizada no Aglomerado da Serra, uma das maiores periferias de Belo Horizonte. Pioneira na radiodifusão livre e comunitária no Brasil, o veículo foi exemplo e inspiração para diversas emissoras que surgiram nas décadas seguintes. Uma onda no ar Firme em seu ideal, a iniciativa conquistou até mesmo alguns agentes da fiscalização – da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Polícia Federal – que participaram de ações de prisão e apreensão contra a emissora durante a sua ilegalidade. Agora, esses mesmos agentes contribuem no setor de engenharia do veículo. E não só eles, atrás da Rádio Favela muita gente subiu o morro: pesquisadores, jornalistas e políticos. Com a repercussão alcançada pelo seu ineditismo, autenticidade e irreverência, a Rádio Favela, ainda na clandestinidade, conquistou prêmios nacionais e internacionais, como honrarias organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi capa de jornais pelo mundo afora e inspirou a ficção “Uma onda no ar”, do cineasta Helvécio Ratton. Em 2002, após 26 anos de ilegalidade, a rádio Favela conquistou sua outorga de funcionamento como emissora educativa e passou a se chamar Autêntica Favela FM. Diante das adversidades enfrentadas, Misael Avelino comemora o aniversário da emissora. “Pelo tanto que os caras [polícia e Estado] me perseguiram por causa de um microfone, chegar no ‘quatro ponto seis’ é muita coisa. Os caras falaram que não ia fazer nem 18 anos”, celebra. Companheiro de todas as horas Desde criança, Deisiane Fernandes acompanha os trabalhos do pai, Misael Avelino, na Rádio Favela. Ela lembra que muitas histórias já passaram pelos microfones e telefones da rádio – sempre muito demandados pelos ouvintes. Para ela, o público tem a emissora como uma companhia para todas as horas. “O rádio para o ouvinte é como se fosse uma pessoa. Às vezes, o vínculo é tão forte que ele [ouvinte] até liga para contar o que estava conversando com o rádio. Aí ele vai falar dos momentos da vida, contar caso etc. O rádio de certa forma é um companheiro do público”, explica Deise, que, entre outras funções, é quem cuida do atendimento aos ouvintes. Uma nova história para a comunicação popular Com o recente marco para a democracia no país com a eleição de Lula (PT), Zé Guilherme anseia que em um futuro próximo a Rádio Favela seja uma importante ferramenta nacional de informação e formação do povo. “O novo tempo em que estamos entrando no Brasil coloca o desafio de como voltar a disputar a comunicação. E acho que a Rádio Favela vai dar uma grande contribuição para isso”, reflete. O desejo é o mesmo do fundador da emissora, Misael Avelino, que sonha em conquistar a independência financeira da rádio. Sem incentivo dos órgãos públicos, a Autêntica Favela enfrenta dificuldades. “Para a gente poder ter equipamento, mão de obra, fazer um jornalismo diferente de todo mundo, ter verba para pagar os funcionários. Não ficar mendigando, fazendo isso, fazendo aquilo”, aponta. Escute a Rádio Favela Para quem é de Belo Horizonte e da região metropolitana, basta sintonizar no dial 106,7 FM. Mas se você não é da capital ou prefere se conectar pela internet, pode acessar o site da emissora ou baixar o aplicativo Rádio Favela Autêntica FM para ouvir direto no seu celular. Acesse também a página oficial da Rádio. Clique aqui. Edição: Larissa Costa
“Generais-melancias”: bolsonaristas culpam militares por impedir golpe e irritam Exército

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) passaram a acusar cinco generais do Alto Comando do Exército de não apoiarem os pedidos de golpe das Forças Armadas para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a Folha de S.Paulo, em mensagens de grupos de WhatsApp, bolsonaristas afirmam que os oficiais são “generais-melancias” porque seriam “verdes por fora e vermelho por dentro”, associando os militares a Lula. “Dos dezenove [são 16 generais quatro estrelas, na verdade], estes cinco não aceitam a proposta do povo. Querem que Lula assuma, já se acertaram com ele”, diz o texto, com a foto dos militares. A mensagem deixou generais do Alto Comando do Exército irritados. Na manhã de ontem, eles passaram a discutir entre si e com o comandante da Força general Freire Gomes, para tentar desmentir a informação. Segundo relatos de dois generais à Folha, a avaliação é que os colegas passariam a ser alvo dos manifestantes e ficariam expostos caso a mensagem fosse recebida sem qualquer desconfiança por apoiadores de Bolsonaro. Buscando diminuir o impacto da mensagem, o comandante Freire Gomes mandou o chefe do Centro de Comunicação do Exército, general José Ricardo Vendramin, escrever um comunicado para todos os militares da Força. “Nos últimos dias, têm sido observadas postagens em aplicativos de mensagens com alusões mentirosas e mal-intencionadas a respeito de integrantes do Alto Comando do Exército”, diz o documento. “Tais publicações têm se caracterizado pela maliciosa e criminosa tentativa de atingir a honra pessoal de militares com mais de quarenta anos de serviços prestados ao Brasil, bem como de macular a coesão inabalável do Exército de Caxias”.
Ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado, a “Isabel do Vôlei”, morre aos 62 anos

Isabel é mãe de Pedro, Maria Clara e Carol Solberg. Ela foi anunciada na segunda como integrante do grupo de transição do governo Lula (PT) na área de esporte Morreu nesta quarta-feira (16) a ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, a “Isabel do Vôlei”, aos 62 anos. Segundo o UOL, a morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia. Isabel é mãe de Pedro, Maria Clara e Carol Solberg. A causa da morte ainda não foi divulgada. “Fiz um call com ela na segunda feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã . Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, escreveu Paula. Na segunda-feira (14), Isabel havia sido anunciada como integrante do grupo de transição do governo Lula (PT) na área de esporte. Nota de pesar pela morte da ex-jogadora de vôlei Isabel Presidente eleito lamenta a morte de uma das mais importantes esportistas do país Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo. Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei. Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. ????: @ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC — Lula (@LulaOficial) November 16, 2022 Luiz Inácio Lula da Silva
Partido de Bolsonaro deve entrar com pedido de anulação das eleições de 2022

Relatório de auditoria contratada pelo PL diz que não é possível validar resultados de urnas produzidas entre 2009 e 2015 O Partido Liberal, de Valdemar Costa Neto e do presidente Jair Bolsonaro, deve pedir nos próximos dias a anulação das eleições de 2022 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação proposta pelo PL, que foi o que mais elegeu parlamentares nas eleições supostamente “fraudadas”, tenta se basear em duas auditorias contratadas pelo próprio partido. O relatório de uma dessas auditorias, obtido com exclusividade pelo portal O Antagonista, diz que não é possível confirmar os resultados gerados nas urnas eletrônicas cujos modelos datam de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Apenas as urnas do modelo 2020 estariam de acordo. Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL) assina o documento junto com o engenheiro eletrônico Márcio Abreu e o engenheiro aeronáutico Flávio Gottardo de Oliveira, os dois últimos formados pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Eles apontam possível mal funcionamento nos modelos antigos das urnas e “interferência indevida nos percentuais de votação de candidatos” “Nesta perspectiva técnica, não é possível validar os resultados gerados em todas as urnas eletrônicas de modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015, resultados estes que deveriam ser desconsiderados na totalização das eleições no segundo turno, em função do mau funcionamento desta urnas”, diz a conclusão do relatório. Relatório feito pelos militares e encaminhado pelo Ministério da Defesa – órgão do próprio governo federal – ao TSE, no entanto, não aponta qualquer indício de erro ou fraude no sistema eletrônico de votação. O resultado do pleito eleitoral no Brasil já foi reconhecido por inúmeras entidades, observadores internacionais e por chefes de Estado das maiores democracias do mundo. *Com informações de O Antagonista