Quaest: Lula tem 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro

Em votos totais, o ex-presidente Lula tem 49% das intenções de voto totais, enquanto Bolsonaro tem 41% Pesquisa Quaest para presidente divulgada nesta quinta-feira (13) mostra um cenário de estabilidade com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando com 49% das intenções de voto totais (estimativa entre 47% e 51%), enquanto Bolsonaro tem 41% (estimativa entre 39% e 43%. Em votos válidos, Lula teria 54% e Bolsonaro 46%. A pesquisa Quaest ouviu 2.000 eleitores entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 1/ Pesquisa Genial/Quaest desta semana mostra estabilidade no quadro geral da eleição: Lula tem 49% das intenções de voto totais (estimativa entre 47% e 51%), enquanto Bolsonaro tem 41% (estimativa entre 39% e 43%). Em votos válidos, Lula teria 54% e Bolsonaro 46%. pic.twitter.com/9gyw9tLz0e — Felipe Nunes (@profFelipeNunes) October 13, 2022
Unimontes promove concurso de redação para comemorar centenário de Darcy Ribeiro

Podem participar os estudantes do ensino médio das redes municipal e estadual. O prazo para participar vai até 31 de outubro. Estão abertas as inscrições para o concurso de redação em comemoração ao centenário do montes-clarense Darcy Ribeiro. A iniciativa é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros. Podem participar os estudantes do ensino médio das redes municipal e estadual. O prazo para participar vai até 31 de outubro. • Consulte o edital Segundo o edital, os participantes podem escrever sobre qualquer aspecto da vida e das realizações do homenageado. A redação deve ser escrita na modalidade dissertativa, entre 20 a 25 linhas, digitada ou em letra cursiva legível, veja os aspectos que serão avaliados: • Coerência: aderência do texto ao eixo temático proposto. • Coesão: aplicação dos termos que lançam argumentação, que articulam as etapas do texto, que agenciam a progressão textual. • Pontuação: utilização funcional da pontuação e, também, usos criativos e adequados da pontuação. • Acentuação gráfica: uso funcional dos acentos gráficos. • A prática do gênero textual: observância do gênero dissertativo em suas características consensuais na escrita. • Estilo de linguagem: observância do estilo de linguagem que o gênero dissertativo normalmente utiliza. Ainda de acordo com o edital, o texto deverá ser entregue em três vias e dentro de envelope lacrado, que deve conter: nome e o endereço completo do participante ou o endereço da escola em que estuda, bem como de outras informações solicitadas na ficha de inscrição (disponível na internet). As cópias da redação não poderão ter qualquer identificação do autor, apenas devem constar o texto integral da redação e o título. Se esses aspectos não forem observados, poderá haver desclassificação. O endereço para entrega do envelope é: Departamento de Comunicação e Letras Prédio 2, Centro de Ciências Humanas – primeiro piso. Campus Darcy Ribeiro. O horário é de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. O edital estabelece ainda que os resultados serão divulgados em 25 e novembro e a premiação deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês, sendo: • 1º lugar: R$ 300 • 2º lugar: R$ 150 • 3º lugar: R$ 50 • Menção honrosa para as outras 05 redações de destaque.
Dom Orlando Brandes diz que é preciso vencer ‘o dragão do ódio e da mentira’

Nesta quarta-feira, 12, o Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, abriu celebração em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, com críticas ao ódio na política. Na missa de hoje, Brandes falou sobre o direito ao voto e que nestas eleições é preciso “vencer dragões do ódio e da mentira”. “Maria venceu o dragão, temos muitos dragões que ela vai vencer. O dragão que o tentador, o dragão que já foi vencido, a pandemia”, disse o Arcebispo. “Mas temos o dragão do ódio, que faz tanto mal, e o dragão da mentira e a mentira não é de Deus, é do maligno. E o dragão do desemprego, da fome, da incredulidade. Ah, com Maria, vamos vencer o mal e dar prioridade ao bem, à verdade e à Justiça porque o povo merece e ama Nossa Senhora Aparecida”, continuou. Brandes também citou a passagem bíblica onde Maria e José teriam se alistado no recenseamento do Império Romano para incentivar o voto. “Inscrever-se no Império, dar cidadania a Jesus. A sagrada família vivendo a cidadania, que nós vamos vivendo também votando, que é necessário exercer esse direito e poder do povo”, pontuou, dizendo ainda que “está faltando pão, faltando fraternidade”. “Esse é o vinho que precisamos nos dias de hoje”. https://twitter.com/lucasrohan/status/1580209046971613184?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1580209046971613184%7Ctwgr%5E0760f63ccbd85b6c26fb346a4465c94e3013f655%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.ocafezinho.com%2F2022%2F10%2F12%2Farcebispo-de-aparecida-fala-que-e-preciso-vencer-o-odio-nestas-eleicoes%2F
Bolsonaristas acabam com missa e agridem jornalistas no templo de Aparecida

ATAQUE À DEMOCRACIA Militantes foram à cidade para receber o presidente Bolsonaro, que realizou agenda de campanha Um grupo de apoiadores do presidente Bolsonaro (PL), que estavam em Aparecida nesta quarta-feira (12) para receber o presidente, agrediram jornalistas da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, que estavam no local fazendo a cobertura. A cena só não terminou em uma tragédia porque jornalistas da TV Aparecida, emissora oficial da Igreja Católica, protegeram os colegas Os momentos em que bolsonaristas tentam agredir um cinegrafista da TV Vanguarda foram captados ao vivo pela CNN Brasil, que no momento da confusão fazia link com um de seus repórteres que estava in loco para acompanhar a passagem do presidente Bolsonaro pela cidade paulista. A confusão se alastrou pela cidade e parte dos trabalhos de homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira que dá nome à cidade, tiveram que ser paralisados e os jornalistas resgatados e colocados em local com segurança URGENTE: Bolsonaristas agridem jornalistas da TV Católica no templo de Aparecida. Vexame! NOJO. ESPALHEM pic.twitter.com/n1m0sLjxco — Renato Rovai (@renato_rovai) October 12, 2022 O jornalista Reinaldo Azevedo publicou um vídeo com outra agressão feita pelos bolsonaristas, que partiram pra cima de um homem pelo simples motivo de ele usar uma camiseta vermelha. Grupo de bolsonaristas encurrala uma pessoa com roupa vermelha em Aparecida. O que essa gente tem a ver com Deus ou com Nossa Senhora? Logo mais, em O É da Coisa. pic.twitter.com/bKe1tHlZPn — Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) October 12, 2022
Luisa Mell resgata bode que teve boca costurada, em Porteirinha

A protetora dos animais Luisa Mell foi até a cidade de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e resgatou o bode que teve a boca costurada com nylon e um cadeado pendurado na costura. Luisa acordou 5h da manhã pegou dois voos e ainda viajou de carro para fazer o resgate. O bode já tinha recebido os primeiros socorros e está com os ferimentos na boca já em fase de cicatrização. Luisa fez imagens com o animal e disse que ele será feliz no instituto dela, em São Paulo, para onde ele foi levado. “Você vai conhecer meus outros bodes, minhas cabras”, disse a protetora que levou o bicho para o caminhão no colo. O caso O bode foi encontrado com a boca costurada com nylon e com um cadeado em Porteirinha, no Norte de Minas Gerais, na última segunda-feira (3). Uma foto do bode foi publicada pela Organização Não-Governamental (ONG) Proteção Animal de Porteirinha. De acordo com a Polícia Militar, moradores da cidade encontraram o animal no quintal de uma residência amarrado e com a boca costurada. A moradora da residência disse que saiu para resolver questões pessoais e quando voltou encontrou o bode na casa dela. Ela disse ainda que, a princípio, acreditou que o animal estava comendo algo, mas depois percebeu que sua boca estava costurada. Com a ajuda de vizinhos, eles cortaram a linha da costura e retiraram o cadeado. Leia também Decreto libera militante de esquerda nas eleições O bode foi deixado aos cuidados da ONG e passa bem. A Polícia Militar foi acionada para o local e aprendeu a linha e o cadeado. O caso foi repassado à Polícia Civil para investigações.
36ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético encerra nesta quarta-feira

Acaba nesta quarta-feira, 12, a 36ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético. Foram dias de muitas atividades culturais, em diversos pontos da cidade. Entre lançamentos de livros, saraus e exposições, Montes Claros vivenciou uma verdadeira celebração ao universo poético, em todas as suas vertentes. O tema do Psiu deste ano é “Ciberpoemagia”, uma alusão ao período em que os poetas, em tempos de isolamento social, usaram a internet como principal ferramenta para a divulgação de seus trabalhos. Nesta edição, foram homenageados os artistas Carla Andrade, Brenda Marques, Georgino Neto, Damião Cordeiro, Paula Andrade e Tchello d´Barros. Para Georgino Neto, participar do evento proporcionou a ele momentos de emoção e alegria: “caminhar por tantos espaços da cidade, com tantas vozes plurais e bonitas, é certamente o acontecimento mais importante que me envolveu na seara poética, artística e cultural”. Brenda Marques comunga do mesmo sentimento e completa: “foi uma oportunidade muito interessante de compartilhar e vivenciar momentos de encontros poéticos”. PROGRAMAÇÃO – Na quarta-feira, 12, último dia de festival, o Dia das Crianças será na Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz). No local haverá uma grande intervenção poética, com a presença de poetas, crianças, músicos e atores, com apresentações especiais dos palhaços Bubu e Paulinho. Às 20 horas, no Centro Cultural, será lançado o livro “O desgraçado sr. humano e poemas anticínicos”, de Anelito de Oliveira. As performances serão de Mirna Mendes, Renilson Durães e Aroldo Pereira. O encerramento ficará por conta do Grupo Espíritus da Noite, com o espetáculo “Celebrando a vida 36 anos depois”. PSIU – O Psiu Poético é realizado pela Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O Festival não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performers e escritores. Fonte: Ascom-Prefeitura de Montes Claros
Lula herda maioria dos votos de Tebet e Ciro Gomes, diz Ipespe

Segundo o levantamento, Lula herda 55% dos eleitores de Simone Tebet, 44% dos votos de Ciro Gomes e 40% dos que votaram nos demais candidatos Pesquisa telefônica Ipespe divulgada nesta terça-feira (11) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o maior herdeiro dos votos depositados na senadora Simone Tebet (MDB) e em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno das eleições. De acordo com o levantamento, Lula tem 55% dos eleitores que votaram em Simone Tebet, 44% dos votos do eleitorado do pedetista e 40% dos que votaram nos demais candidatos no primeiro turno do pleito eleitoral. A pesquisa registra, ainda, que 51% dos que não puderam comparecer no primeiro turno, agora, pretendem votar em Lula. Os dados da pesquisa Ipespe revelam que Jair Bolsonaro (PL) recebe 36% dos eleitores de Ciro Gomes e 16% dos que votaram em Tebet, além de 33% dos apoiadores dos demais candidatos. Outros 40% que não votaram no primeiro turno dizem que irão votar no atual ocupante do Palácio do Planalto no dia 30 de outubro. Bolsonaro herda, ainda, a maioria dos votos brancos/nulos (23% – ante 20% de Lula) e de indecisos (48% – ante 28% de Lula). De acordo com a pesquisa, Lula registra 54% dos votos válidos, contra 46% de Jair Bolsonaro, uma distância de oito pontos percentuais. Considerando os votos totais, o petista tem 50% da preferência do eleitorado, ante 43% de Bolsonaro. Os votos branco e nulos somam 4% e os eleitores indecisos 2%. A pesquisa ouviu 1.100 eleitores por telefone entre 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01120/2022.
Lula tem 51% dos votos totais e Bolsonaro, 42%, mostra pesquisa Ipec

Vantagem é de nove pontos percentuais do candidato do PT O novo levantamento divulgado pelo Ipec (antigo Ibope) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vantagem na corrida presidencial. Ele tem 51% das intenções de voto, contra 42% de Jair Bolsonaro (PL), que oscilou um ponto para baixo. Brancos e nulos são 5% e não sabem, 2%. A pesquisa mostra as intenções de votos totais. Esta é a segunda sondagem feita pelo Ipec após a votação do primeiro turno. No primeiro levantamento, publicado na última quarta-feira (5), Lula somou 51%, contra 43% do atual presidente. Ou seja: os resultados desta segunda indicam estabilidade no cenário da disputa presidencial. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No primeiro turno das eleições, Lula terminou na frente, com 48,4% do total de votos válidos. Bolsonaro veio a seguir, com 43,2%. Leia também: Decreto libera militante de esquerda nas eleições A pesquisa publicada nesta segunda-feira contou com 2.000 entrevistas presenciais em todo o país, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento, contratado pela Globo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.
Em BH, Lula relembra histórico de luta e resistência de Minas Gerais

Petista falou a respeito da Inconfidência Mineira e disse que o assassinato de Tiradentes não matou suas ideias Durante sua fala em Belo Horizonte, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou o histórico de luta e resistência do estado. Ele citou a Inconfidência Mineira, em 1789, que lutou contra o domínio português, e o assassinato de Tiradentes – que dá nome à praça onde parte do ato deste domingo (9/10) ocorreu – pelos governantes da época. “Foi aqui em Minas Gerais que surgiu o primeiro embrião da Independência do Brasil”, disse o candidato, ovacionado pelos manifestantes. “O que vocês estão demonstrando hoje é que os ditadores da época enforcaram Tiradentes, esquartejaram, salgaram e penduraram em um poste a sua carne para que ninguém nunca mais ousasse falar em independência. O que eles não sabiam é que eles mataram apenas a carne. As ideias continuaram com o povo de Minas Gerais”, afirmou Lula. Disseram que a gente não podia sair nas ruas. Mais uma mentira deles. pic.twitter.com/Z3GAur72dh — Lula (@LulaOficial) October 9, 2022 Na sequência o petista disse que “Minas não suporta ditadura, Minas não suporta opressão” e defendeu uma política pública voltada para emprego, cultura, mais oportunidades para os jovens e respeito as mulheres. Este é o primeiro ato do presidenciável no estado após o primeiro turno das eleições. Lula busca manter a dianteira na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Primeiro turno Enquanto Lula venceu em Minas por 48,29% a 43,20%, Bolsonaro ficou na frente em Belo Horizonte com 46,6% a 42,53%. O estado é o segundo maior colégio eleitoral do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 12.655.228 mineiros votadam no primeiro turno, enquanto em São Paulo foram 27.189.714 eleitores. Fonte Estado de Minas
Bolsonaro intensifica uso da máquina pública e viola lei eleitoral

Condutas podem motivar representações junto ao TSE e resultar em sanções que vão de multa à cassação do mandato Jair Bolsonaro (PL) intensificou o uso da máquina pública a seu favor na tentativa de diminuir a diferença que o separa de Lula. Nos últimos dias, registra a Folha, o chefe do Executivo usou as dependências do Palácio da Alvorada, para anunciar apoios de aliados em mais de uma ocasião —em uma clara violação à legislação eleitoral, segundo especialistas consultados. O governo também disparou uma série de medidas buscando efeitos positivos na campanha, como antecipação do pagamento de benefícios sociais pela Caixa, inclusão de novas famílias no programa Auxílio Brasil, perdão de débitos de famílias endividadas e nomeação de concursados da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federa). Algumas dessas iniciativas foram anunciadas publicamente, em entrevistas coletivas com presença de autoridades do governo, em pleno período de defeso eleitoral, quando normas para gastos públicos e comunicação institucional são mais restritas. As condutas podem motivar representações junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de iniciativa de partidos políticos, coligações, candidatos ou do Ministério Público Eleitoral, e resultar em sanções que vão de multa à cassação do mandato —ou inelegibilidade, caso Bolsonaro seja derrotado nas urnas. A corte já avalia se Bolsonaro incorreu em crime eleitoral em razão dos atos do 7 de Setembro, em que foi acusado por adversários de transformar um evento público na Esplanada dos Ministérios em comício. Na visão de especialistas em direito e integrantes da Justiça Eleitoral, eventuais decisões para torná-lo inelegível, neste caso, são improváveis. Em julho, os parlamentares autorizaram Bolsonaro a injetar R$ 41,25 bilhões em benefícios sociais, apesar de a legislação eleitoral proibir esse tipo de medida no ano de eleição —justamente para evitar o uso da máquina em favor de um dos candidatos. Uma PEC tem maior força legal do que uma lei ordinária. A estratégia era turbinar as ações voltadas à baixa renda, público que dá mais votos a seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de todos os esforços, o presidente terminou o primeiro turno atrás do petista. Por isso, o governo decidiu intensificar a divulgação das ações e lançar novas promessas