Márcio Lacerda poderá tirar Anastasia da disputa pelo Palácio da Liberdade

Dengo da Odebrech corre o risco de ficar de fora de uma possível disputa no segundo turno, pelo governo de Minas GeraisCaso o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) consiga formar um amplo arco de aliança partidária em torno de sua candidatura ao governo de Minas, o senador Antônio Anastasia, o Dengo da Odebrech, poderá ser o mais prejudicado, já que, em tese, os votos deste “blocão” seriam mais propícios de migrar para o relator do impeachment de Dilma e aliado de Aécio Neves, do que para o atual governador Fernando Pimentel. A aliança que vem sendo costurada em torno de Lacerda conta com oito siglas: PSB, MDB, PDT, PROS, PRB, PV, Podemos e PHS. Na última pesquisa da Vox-Populi, tanto Lula como Dilma dispararam em Minas Gerais, e ninguém tem dúvidas que Pimentel será o maior beneficiado com esta onda de votos contra o golpe, tendo sido liderado pelo senador Aécio Neves, com o apoio do seu capacho Anastasia, que foi o relator do impeachment sem crime de Dilma, com a mera alegação que a ex-presidenta cometeu o “crime das peladas”, mesmo ele tendo sido o político que mais cometeu as ditas peladalas. Portanto, por mais que o governo de Pimentel esteja desgastado, a ira da população contra os golpistas é maior ainda. E por isso, a tendência é que o ex-prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, ganha grande parte dos votos que supostamente iriam para o PSDB. E num possível segundo turno, a chance de Pimentel e Márcio Lacerda se enfrentarem é muito grande.
A carta dos congressistas dos Estados Unidos por Lula e Marielle

Congresso americano cobra do Brasil explicações sobre condenação de Lula e morte de Marielle Também é criticado o governo de Michel Temer na carta Chegou às mãos do embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Silva do Amaral, uma carta vinda do Congresso dos Estados Unidos e assinada por 29 congressistas. No documento, são cobradas ações sobre a morte de Marielle Franco, assassinatos de ativistas ambientais e também provas contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Na carta, eles ainda apelam para que autoridades judiciais e políticas garantam “eleições justas”. Os congressistas afirmam que se unem ao coro feito por outros líderes mundiais, como presidentes de Chile e França, e do primeiro-ministro da Espanha. Segundo os políticos norte-americanos, as acusações contra Lula não foram provadas e o processo contra o petista é “altamente questionável e político, levando a crer que o único motivo de sua prisão é prevenir que ele não se candidate nessas eleições”. Ainda nessa parte da carta, os norte-americanos afirmam que “a luta contra a corrupção” não deve ser usada como justificativa para “perseguir oponentes políticos”. Mais adiante, discorrem sobre uma “preocupação” com a violação de direitos humanos no País. Os congressistas citam a morte da vereadora carioca Marielle Franco e assassinatos de ativistas ambientais. Eles cobram que o Brasil investigue os casos e permitam que seja realizada uma “investigação independente”. Também é criticado o governo de Michel Temer na carta. Os congressistas citam especificamente a aprovação da Emenda Constitucional do teto de gastos, que congela investimentos em saúde e educação. “Desde que assumiu o poder através do processo de impeachment, o presidente Temer em governo de extrema-direita instituiu o congelamento de gastos, cortando importantes investimentos em programas vitais de saúde e educação, um ataque aos trabalhadores”. Veja o texto, na íntegra. Caro Embaixador Sergio Silva do Amaral: Nós somamos nossas vozes aos recentes pedidos dos ex-presidentes do Chile e da França, Michelle Bachelet e François Hollande, bem como do ex-primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, em oposição à intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil. Nos últimos meses, Marielle Franco, vereadora e defensora de direitos humanos amplamente admirada, foi morta em um assassinato executado profissionalmente, enquanto o principal candidato presidencial para as eleições de outubro no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi preso por acusações não comprovadas. Nós respeitosamente pedimos que você trabalhe para facilitar uma investigação independente sobre o assassinato da Sra. Franco; apoiar os direitos dos trabalhadores brasileiros; e trabalhe para assegurar que o Presidente Lula tenha seu direito constitucional ao devido processo legal garantido. Em março, nós ficamos horrorizados em saber sobre a execução da vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, uma corajosa defensora dos direitos das mulheres afro-brasileiras e membros da comunidade LGBTQ, e uma destemida ativista contra os assassinatos de jovens pela polícia nas favelas do Rio. Evidência críveis sugerem que membros das forças de segurança do Estados poderiam estar implicados no assassinato. Em abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso após um processo judicial altamente questionável e politizado, no qual seus direitos processuais foram aparentemente violados. Os fatos do caso do Presidente Lula nos dão razão para acreditar que o principal objetivo de sua prisão é impedi-lo de concorrer nas próximas eleições. O Brasil é atualmente o lugar mais perigoso do mundo para os defensores dos direitos à terra e recursos naturais, segundo a Global Witness. O respeitado grupo de direitos humanos Comissão Pastoral da Terra documentou mais de 70 assassinatos de defensores dos direitos da terra em 2017, incluindo muitos líderes de comunidades indígenas e membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A grande maioria desses assassinatos ficou impune. Além disso, desde que assumiu o poder por meio de um controverso processo de impeachment, o governo de extrema-direita do presidente Temer instituiu um congelamento de gastos que desencadeou importantes cortes em programas vitais de saúde e educação, e promoveu um total ataque aos direitos dos trabalhadores. Em fevereiro de 2018, o comitê de especialistas da Organização Internacional do Trabalho descreveu as mudanças de 2017 do governo Temer no direito dos trabalhadores de barganhar coletivamente como “não baseadas em negociações, mas na abdicação de direitos”. Nós encorajamos seu governo a usar sua autoridade para evitar mais ataques aos trabalhadores. Nós também exortamos as autoridades judiciais e políticas brasileiras para que garantam eleições justas e proteções aos direitos humanos: os tribunais brasileiros devem avaliar prontamente os méritos das acusações contra o presidente Lula, em que nenhuma evidência material foi apresentada como prova das acusações de corrupção do ex-presidente. Como exortaram ex-líderes do governo europeu, o presidente Lula deve ter sua liberdade concedida enquanto as apelações à sua condenação estão pendentes, de acordo com as garantias constitucionais do Brasil. A luta contra a corrupção não deve ser usada para justificar a perseguição de opositores políticos ou negar-lhes o direito de participar livremente das eleições. Também esperamos ver justiça no caso de Marielle Franco, com os autores de seu assassinato capturados e processados, e medidas sendo tomadas para proteger outros ativistas corajosos que colocam suas vidas em risco denunciando a violência e a injustiça do Estado. Nós nos juntamos aos apelos por uma investigação internacional independente sobre seu assassinato. Atenciosamente, Mark Pocan (D-WI), Raúl M. Grijalva (D-AZ), Bernard Sanders (I-VT), Ro Khanna (D-CA), Jan Schakowsky (D-IL), Keith Ellison (D-MN), Pramila Jayapal (D-WA), Barbara Lee (D-CA), Adriano Espaillat (D-NY), Eleanor Holmes Norton (D-DC), José Serrano (D-NY), Rosa DeLauro (D-CT), James McGovern (D-MA), Maxine Waters (D-CA), Jamie Raskin (D-MD), Frank Pallone (D-NJ), Zoe Lofgren (D-CA), Alan Lowenthal (D-CA), Alma Adams (D-NC), Yvette Clarke (D-NY), Bobby Rush (D-IL), Linda Sánchez (D-CA), Peter Welch (D-VT), Robert Brady (D-PA), Henry C. “Hank” Johnson, Jr. (D-GA), Karen Bass (D-CA), David Price (D-NC), Luis Gutiérrez (D-IL), Derek Kilmer (D-WA)http://www.tijolaco.com.br/blog/63057-2/
Eles ocupam o centro de alguma História? Por Fernando Brito

Está na capa de O Globo: os miseráveis sujam, enfeiam e ocupam o centro histórico do Rio de Janeiro. Há uma imprecisão evidente: eles não ocupam o centro de nada, muito menos da História, nem do presente e nem do futuro, se depender do jornal que, como um imperador, baixa os olhos de sua carruagem para olhar a cena triste e reclamar da “Junta de Hygiene Publica” que deixa ficarem assim os passeios públicos”. É algo que os mais pacientes leitores notam de que falo aqui. A miséria, já nem a pobreza, escorre aos borbotões pelos meio-fios do Rio de Janeiro e, por certo, de outras nossas grandes cidades. Quem anda por ali praticando a parca caridade que sobra a este mundo, não tem dúvidas: — Do ano passado para cá aumentou, e muito. Quando comecei como voluntária, via muitos idosos e pessoas que bebiam. Agora, tem muito desempregado e usuário de drogas. Vejo também um número maior de mulheres e jovens. A elite brasileira, na sua estupidez, não consegue compreender que é este o outro e perverso lado da “meritocracia”. Os derrotados, os desvalidos, os que, por razões de toda ordem não chegam a conseguir seu lugar numa sociedade que é para apenas um terço de seus viventes vão parar ali, com seus caixotes, farrapos e desesperanças. Não têm mais ninguém por eles, porque os políticos brincam de escolher vices, os empresários reclamam dos impostos caros e até nós, pretensiosos da classe média estamos preocupados com o nec plus ultra das relações humanas que, como nos mapas de navegação antigos, indicam o que se pode ou não falar. Só os cães, vira-latas como eles, estão a seu lado incondicionalmente, porque os homens e mulheres “de bem” só se ocupam de enxotá-los. No Largo de São Francisco, quase não há Franciscos que os amem, nem que seja apenas isso, como se fossem animais que não merecem viver nos maus-tratos, na fome e na sujeira. (…)no Largo de São Francisco, onde sempre reconstrói seu barraco, toda vez que ele é removido por agentes da prefeitura.(…) — Você vai fazer esta matéria, e eles vão vir aqui para acabar com os barracos. Vão pegar e jogar tudo fora. Depois, voltamos e recolocamos. É essa a faina da qual, como eles, não podemos desistir, os que lutamos para que o Brasil não seja apenas um pequeno país, cercado de imundas sarjetas por todos os lados. Eles sempre vão tentar pegar e jogar tudo fora, mas nós voltamos e recolocamos.
Se os canalhas de toga deixarem, Lula ganha no primeiro turno

– Nova pesquisa: com 41% das intenções de votos, Lula continua imbatível – Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula venceria no primeiro turno com mais votos do que a soma de todos os adversários pesquisados. Nas simulações de segundo turno, Lula derrotaria qualquer um Pesquisa CUT/Vox Populi aponta que o ex-presidente Lula vence no primeiro turno com 58% dos votos válidos; no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, as intenções de voto do ex-presidente aumentaram para 41% contra 39% registrado em maio; já a soma de todos os outros adversários alcançou 29%; no segundo lugar está Jair Bolsonaro (PSL), com 12%, seguido por Ciro Gomes (PDT), que alcançou 5%; Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4% Da CUT – Mesmo mantido como preso político há mais de 100 dias na sede da Polícia Federal, em Curitiba, e atacado ferozmente por setores do Judiciário e da mídia, o ex-presidente Lula continua imbatível e seria eleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 18 e 20 de julho. Ao contrário do que os opositores sonharam, Lula segue na liderança e nem mesmo as manobras políticas e jurídicas para mantê-lo preso abalaram as intenções de votos no ex-presidente. É o que comprovou a pesquisa, inclusive nas simulações de segundo turno, onde Lula também derrotaria qualquer adversário por ampla margem de votos. Pesquisa estimulada No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, as intenções de voto em Lula aumentaram para 41% contra 39% registrado em maio. Já a soma de todos os outros adversários alcançou 29%, segundo a pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (26). No segundo lugar, com praticamente um terço das intenções de votos de Lula, está o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que se manteve com 12%; seguido por Ciro Gomes (PDT), que alcançou 5%. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4%. Manuela D’Ávila (PC do B) e Álvaro Dias (Podemos) têm cada um 1% das intenções de votos. Os entrevistados que disseram que irão votar em outros candidatos atingiu 2%. O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos totalizou 18% e não sabem ou não responderam, 12%. Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, Lula segue na liderança de todas as pesquisas eleitorais porque os brasileiros sentem saudade de seu governo e não esquecem como a vida era melhor quando ele era presidente do Brasil. O ex-presidente Lula, lembra Vagner, fez a economia crescer e ainda distribuiu renda, gerou mais de 20 milhões de empregos sem alterar uma vírgula a CLT, tirou milhões de brasileiros da fome e da miséria e proporcionou a maior inclusão social e educacional da história, com a ampliação do acesso de milhões de brasileiros e brasileiras às universidades. “Com o golpe, praticamente 80 mil alunos deixaram de ingressar no ensino superior privado neste ano por causa da crise. Já são quase 14 milhões de desempregados, fora os mais de 27 milhões de subempregados, que poderiam estar trabalhando, mas não há vaga no mercado de trabalho”, critica Vagner, ao destacar que as pessoas voltaram a passar fome no País e milhares de famílias estão endividadas e sem esperança. “O povo sabe que a vida era melhor com Lula e tem a consciência de que ele é o mais preparado para tirar o Brasil da crise provocada por Temer e seus aliados golpistas, por isso ele é continua sendo o preferido pelo povo.” Nordeste inteiro está com Lula No Nordeste, a saudade de Lula é ainda maior e ele continua sendo imbatível e o mais querido pelo povo da Região. O ex-presidente tem 58% das intenções de votos entre os nordestinos contra os 8% alcançado por Ciro, seguido por Bolsonaro, com 7%. Alckmin aparece com 3% e Marina caiu de 6% para 2%. Os demais não pontuaram. Aumentam as intenções de votos no Sul No Sul, aumentou de 31% para 34% as intenções de voto em Lula. Em segundo lugar aparece Bolsonaro, com 19%, seguido por Álvaro Dias, que caiu de 10% para 5%, empatando com Ciro Gomes (5%). Marina e Alckmin também aparecem empatados com 4% cada. Manuela tem 1% e outros 4%. No Sudeste, Lula tem 33% das intenções de voto contra 12% de Bolsonaro. O candidato tucano, Geraldo Alckmin, apesar de governar São Paulo por quase 14 anos, aparece com apenas 6% das intenções de votos na Região. Marina tem 4%; Ciro 2%; Manuela e Álvaro Dias 1% cada; e outros 3%. O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos atingiu o maior índice no Sudeste, sendo a opção de 25% dos entrevistados. Centro-Oeste também está com Lula No Centro-Oeste e Norte, Lula também é o preferido pelo eleitorado e tem 39% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece Bolsonaro com 17%, seguido por Marina (8%); Ciro (6%); Alckmin (2%); Álvaro Dias (1%); e outros (1%). Cenário espontâneo Na pesquisa espontânea, Lula também está bem na frente dos demais candidatos. O ex-presidente passou de 34% para 37% das intenções de votos. Bolsonaro se manteve em segundo lugar, com 10%; Ciro tem 3%; Alckmin caiu de 3% para 2% e segue empatado com Marina Silva (2%) e com o ex-presidente FHC, citado por 2% dos entrevistados. Joaquim Barbosa, Sergio Moro, Aécio Neves, Eduardo Jorge e Álvaro Dias aparecem com 1% das intenções de voto cada. Os que disseram que vão votar em outros candidatos alcançaram 3%. Ninguém, brancos e nulos 18% e não sabem ou não responderam 18%. Segundo turno Nas simulações de segundo turno, Lula derrotaria todos os adversários com tranquilidade. O ex-presidente tem 50% das intenções de votos contra 16% de Bolsonaro (em maio Lula tinha 47% e Bolsonaro 16%). Lula também ganharia com folga da candidata da rede com 50% dos votos contra 12% de Marina (em maio o placar
Corrupção deixa bens bloqueados da ainda deputada Raquel Muniz

TRF publica acordão que bloqueia bens de Ruy e Raquel Por Girleno Alencar – Jornal Gazeta O Tribunal Regional Federal da 1ª Região publica hoje, no Diário Oficial, o acórdão que determina o bloqueio dos imóveis e veículos da deputada Raquel Muniz, do ex-prefeito Ruy Muniz, e de Ariadna Muniz, Leonardo Andrade, espolio de João Luiz de Almeida e da Soebras. O desembargador Néviton Guedes, da 4ª Turma, tinha acatado parcialmente em 25 de abril o agravo de instrumento movido pelo acusados, tendo proibido bloquear os recursos financeiros de origem alimentar. O bloqueio é do valor de R$1.197.057,13, referente a 19 de agosto de 2013, depois que a Soebras recebeu recursos de R$500 mil do Ministério da Saúde e não cumpriu o contrato. O valor corrigido aproxima-se dos R$3 milhões. No seu despacho, o desembargador federal explica que no agravo de instrumento interposto por Ruy Adriano Borges Muniz e Raquel Muniz contra a decisão do juiz federal Jefferson Rodrigues, da Vara Federal de Montes Claros, na ação civil pública de improbidade administrativa ajuizada pela União, que são acusados da prática de possíveis atos ímprobos, consubstanciados em irregularidades no cumprimento do Convênio 5.342/2005, firmado entre o Ministério da Saúde e a SOEBRAS, tendo por objeto a concessão de apoio financeiro para a aquisição de equipamento e material permanente, visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS em Montes Claros/MG. Na defesa, Ruy e Raquel Muniz sustentam que não estão presentes os requisitos para o deferimento da medida de indisponibilidade, quais sejam periculum in mora e fumus boni iuris; que Ruy Muniz jamais foi eleito para a função de chefia ou direção na Soebras, exercendo apenas a participação como associado, e, ainda, nem enquanto esteve como vereador em Montes Claros, nem como deputado estadual, tampouco agora como prefeito, em momento algum, cumulou funções diretivas na instituição; inexistem provas de que a SOEBRAS, na qualidade de conveniada, não possui recursos suficientes para garantir a demanda; e ocorreu a prescrição, isto porque o suposto ato ímprobo apontado pela agravada quanto ao primeiro recorrente teria ocorrido em 24 de janeiro de 2007, ou seja, há mais de sete anos do pedido formulado. No seu voto, o relator cita no tocante à prescrição, de acordo com a lei, o prazo prescricional para a propositura das ações de improbidade administrativa é de cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança. Ele cita que consta consignado na petição de emenda à inicial da União que “a conduta de Ruy Adriano Borges Muniz revela-se ainda mais grave, uma vez que, apresentando-se como diretor da Soebras e valendo-se da condição de vereador em exercício por Montes Claros e de deputado estadual eleito e diplomado nas eleições de 2006, usou da influência dos mandatos que lhe foram conferidos para pleitear recursos públicos do SUS à entidade por ele dirigida. O que diz o desembargador? O desembargador cita que, desta forma, o então vereador em – exercício e deputado estadual eleito e diplomado não apenas incorreu nos atos de improbidade apontados na inicial, como, também, infringiu as vedações e incompatibilidades inerentes ao estatuto, constitucional do congressista, extensivas aos vereadores em exercício e deputados estaduais diplomados. Na sua concepção, não há como falar em ocorrência da prescrição quinquenal para a propositura da demanda originária. A União mostrou na ação judicial que o cumprimento do objeto do convênio não se deu nos termos pactuados, porquanto as vistorias realizadas pelo Ministério da Saúde detectaram diversas irregularidades, conforme indicam os Relatórios de Verificação in loco; que o fortalecimento do SUS visado pelo convênio foi frustrado, uma vez que a SOEBRAS nem sequer obteve credenciamento, perante a autoridade pública competente, para a prestação de serviços aos usuários do SUS; que a SOEBRAS locupletou-se à custa da União, porque incorporou, ao seu patrimônio, bens públicos ao tempo em que deixou de executar sua contrapartida firmada no convênio. Cita ainda que alguns dos equipamentos adquiridos através do convênio foram instalados em lugar diverso do pactuado, em Belo Horizonte; que houve aquisição de equipamentos médicos em valor manifestamente superior àqueles previstos no Plano de Trabalho do convênio, o que gerou superfaturamento total de R$52.135,48, o que caracteriza enriquecimento ilícito dos requeridos e dano ao erário; e que não houve a devolução integral do saldo remanescente do convênio, o que representa o montante de R$31.895,82. Sustenta que os acusados intercederam diretamente junto ao Conselho Municipal de Saúde com a finalidade de obterem credenciamento da SOEBRAS para atendimento pelo SUS e serviços de oftalmologia, por intermédio da Clínica do Olhar, pertencente à associação, apresentando-se como diretores ou representantes desta.
AÉCIO NEVES COMEÇA A SE TORNAR UM PESO PARA O PSDB

– O PSDB de Minas vai atrasar o anúncio dos nomes que irão concorrer à Câmara e ao Senado. Com o futuro político de Aécio Neves (PSDB-MG) ainda incerto, a convenção estadual do partido vai se restringir a lançar a chapa para o governo: Antonio Anastasia e Marcus Montes (PSD), na vice. Diante de um cenário eleitoral que produz demandas urgentes, Aécio Neves vai se tornando um peso para o PSDB e tende a dificultar pretensões eleitorais da sigla. “Que rei sou eu? Com isso, Aécio vai adiar o anúncio do caminho que pretende seguir. Ele analisa três opções: concorrer à reeleição no Senado, a um mandato de deputado ou nem sequer disputar. Tem até o dia 5 de agosto para definir.” Leia mais aqui.
TEMER CORTA 5,2 MILHÕES DE PESSOAS DO BOLSA FAMÍLIA

– Mais de R$ 10 bilhões dos programas Bolsa Família, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença foram cortados para cobrir o rombo do déficit assistencial. O governo alega que o corte foi baseado em uma operação pente fino, que buscou corrigir irregularidades. 5,7 milhões de pessoas foram atingidas: 5,2 milhões do Bolsa Família e 478 mil dos auxílios-doença e aposentadoria por invalidez. Governo quer cortar mais R$ 20 bilhões. O levantamento das supostas irregularidades dos programas de proteção social está a cargo do Cmap (Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas), criado em 2016 por uma portaria do governo. O comitê é formado pelos ministérios do Planejamento, Fazenda, Transparência e Controladoria-Geral da União, e Casa Civil, órgãos que vem sendo acusados de aparelhamento e de encenar um jogo de cartas marcadas no andamento dos processos e delações da Lava Jato. O comitê lança sua tesoura também para outros programas institucionais: há avaliações em andamento do Fies (Financiamento Estudantil), do seguro defeso (espécie de seguro desemprego temporário do pescador artesanal) e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). “Os primeiros cortes começaram em 2016, quando se deu início aos cruzamentos de dados do Bolsa Família. Nessa fase, concluiu-se que R$ 790 milhões vinham sendo pagos a pessoas com renda mensal média acima de R$ 178. Os cruzamentos se tornaram uma rotina e foram incluídas outras bases de dados do governo federal. Pescadores com registro na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) com renda superior à permitida constavam no cadastro do Bolsa Família, por exemplo. A base de dados de servidores públicos também permitiu identificar milhares de vereadores que recebiam recursos do programa. Com essas informações em mãos, neste ano outros R$ 209,6 milhões deixaram de ir para o bolso de famílias acima da renda máxima exigida. Leia mais aqui.
Alckmin diz no Roda Viva que extinguirá Ministério do Trabalho

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), em entrevista no Roda Viva, disse nesta segunda (23) que estuda extinguir o Ministério do Trabalho. A declaração do tucano se deu quando questionado sobre o loteamento de cargos para partidos, do Centrão, expurgados do governo por malfeitos. São Paulo, governado por Alckmin até maio deste ano, tem 17% de desempregados na região metropolitana. Isto significa 2 milhões de trabalhadores sem ocupação. Talvez o tucano crie o Ministério dos Patrões.
Josué Alencar, filho do ex-vice de Lula, diz NÃO a Geraldo Alckmin

O empresário Josué Alencar (PR), filho do ex-vice-presidente José Alencar, morto em 2011, disse NÃO ao convite para ser vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). A negativa do dono da Coteminas tem potencial de implodir a candidatura do ex-governador tucano que, mesmo com a torcida da velha mídia, não empolga aliados nem o Centrão. Elegante, Josué Alencar deixou Alckmin “à vontade” para escolher outro nome para a vice. Filho do ex-vice-presidente José Alencar, nos governos Lula, o empresário mineiro tem mais relação política com o PT, como alertou hoje pela manhã o Blog do Esmael. O governador de Minas Fernando Pimentel poderá ter Josué na vice contra o senador tucano Antonio Anastasia. Resumo da ópera: Josué não decepcionou seu pai, José Alencar, muito menos seus companheiros de política Lula e Dilma Rousseff.
Recessão sem fim… Era só derrubar a Dilma… Por Paulo Henrique Amorim

Famílias endividadas pagam juros escorchantes! Via Conversa AfiadaLembra, amigo navegante, daquele empresário riachuelo (revisor, não mexa!) que dizia: assim que a Dilma cair o PIB vai ter uma ereção? Relembre o caso abaixo Agora, a FGV , de indisfarçável inclinação tucana (oh Vargas! que não respondes!) chega à conclusão de que a recessão só vai acabar daqui a 16 (!) trimestres, ou seja, quando Michelzinho voltar de Harvard. É a maior recessão da história! Um colosso, Míriam! Ao mesmo tempo, milhões de brasileiros estão endividados, pendurados. Cadê a ereção? (Reprodução: O Globo) Agora, a FECOMERCIO de São Paulo, de infatigável militância tucana, demonstra que os brasileiros pagam os juros mais escorchantes do mundo! O que não significa nada para os herdeiros do Itaúúú e do Unibanco, que, com o lucro astronômico dos bancos embolsaram R$ 9 bilhões, sem pagar um tusta de imposto! Vamos ver o que diz a FECOMERCIO sobre o sufocamento do brasileiro pelos juros: Empresas e famílias brasileiras pagaram R$ 475,6 bilhões de juros em 2017, diz FecomercioSP Após a maior recessão econômica da história do Brasil, as taxas de juros no País seguem em níveis elevados. Em 2017, as empresas e famílias brasileiras pagaram, juntas, R$ 475,6 bilhões em juros, alta real de 11,8% em relação ao ano anterior. O valor corresponde a 7,3% do produto interno bruto (PIB) de 2017. Os dados foram obtidos com base no estudo sobre os impactos recentes do crédito sobre as empresas e famílias no Brasil realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O estudo mostra que houve aumento no montante de juros pagos, apesar do ciclo de quedas na Selic e da própria redução na oferta total de empréstimos. No ano passado, as famílias brasileiras pagaram R$ 354,8 bilhões em juros, alta real de 17,9% em relação a 2016, e que corresponde a 10,8% da renda anual das famílias. Isso significa que o pagamento de juros, em termos individuais, representou um dos maiores itens de despesa das famílias, superando o dispêndio total por ano com grupos de itens de gastos domésticos, como de educação e vestuário. Para se ter uma ideia do valor gasto, a soma dos juros pagos pelas famílias representa 372 milhões de vezes o valor do salário mínimo atual (R$ 954); ou, ainda, 82 vezes maior que o valor da seleção brasileira da Copa de 2018 (981 milhões de euros, equivalente a R$ 4,3 bilhões). Com esse valor, daria ainda para custear 8,6 Olímpiadas do Rio de Janeiro (R$ 41 bilhões) (…) Sem Dilma, volta de investimentos seria ‘instantânea’, diz presidente da Riachuelo Da BBC Brasil em São PauloPresidente da Riachuelo – uma das maiores redes do varejo brasileiro – Flávio Rocha defende que o empresariado do país precisa “sair da toca” sobre suas posições políticas para garantir uma guinada liberal no Brasil – caminho que, na sua avaliação, poderia tirar o país da crise. Rocha foi um dos primeiros empresários brasileiros a se posicionar abertamente a favor da saída de Dilma Rousseff da Presidência e diz acreditar que, nesse caso, haveria uma rápida retomada dos investimentos na economia real.