Bruno, Guilherme de Pádua e Antério Mânica defendem Bolsonaro –

Nesta semana, o mandante de um dos mais bárbaros crimes do país, Antério Mânica, um dos autores da chacina de Unaí, declarou oficialmente seu apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL). Condenado pela seunda vez em maio de 2022 a 64 anos de prisão, Mânica segue em liberdade, já que novamente recorreu da decisão da Justiça. Em janeiro de 2004, o ex-prefeito de Unaí, juntamente com seu irmão Norberto Mânica, ordenou o assassinato de quatro servidores do Ministério do Trabalho que fiscalizavam denúncias de trabalho análogo à escravidão. Os trabalhadores foram executados com tiros na cabeça. “Ele não tem direito de fazer declaração nenhuma, ele deveria estar preso. Ele deveria estar incomunicável. Foi condenado por duas vezes, em 2015 e 2022, por um conselho de sentença. O crime vai completar 19 anos de impunidade”, se indigna Carlos Calazans, ex-delegado regional do Trabalho, coordenador dos trabalhadores assassinados. Calazans especula que, em troca, um possível apoio do governo federal poderia garantir aos criminosos vantagens para seguirem impunes. “Para mim, para as viúvas, para os filhos é uma desumanidade, uma crueldade muito grande. A gente ver um cara que matou quatro pais de família, que deixaram sete órfãos, fazer uma declaração dessa. É espezinhar na dor das pessoas”, desabafa. O ex-servidor também ressalta que nos últimos anos houve um desmonte das políticas públicas de combate ao trabalho escravo, como a falta de concursos públicos para o setor e a precarização das condições de atuação, com falta até mesmo de combustíveis para as operações de fiscalização. “A continuação do governo Bolsonaro representaria a vitória da violência, da brutalidade, da contra civilidade e da barbaridade”, avalia Calazans. Autores de crimes contra as mulheres, cometidos com requintes de crueldade, também apoiam Bolsonaro Outro caso emblemático na história do país é o assassinato de Eliza Samúdio. A modelo foi sequestrada, assassinada e até hoje seu corpo não foi encontrado. O goleiro Bruno Fernandes, autor do crime, também declarou seu voto e apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL). O jogador afirma que votará em Bolsonaro porque quer um “país honesto” e que está “cansado de hipocrisia”. Guilherme de Pádua, autor do assassinato da atriz Daniela Perez, também defende o presidente e chegou a convocar uma contagem paralela dos votos no primeiro turno. Na avaliação de Bernadete Esperança, da Marcha Mundial das Mulheres, os apoios espelham as atitudes praticadas por Jair Bolsonaro. “Além da violência contra as mulheres ser cotidiana, ainda temos um governo que estimula essa violência. É um governo que odeia as mulheres, ataca, ofende e nos violenta. Faz isso pelas suas palavras, sejam ditas para jornalistas, deputadas e até para a própria filha, mas também violenta a partir da extinção de políticas públicas de enfrentamento à violência, de geração de renda e de busca de igualdade”, pontua. “Um cara que vê meninas de 14 e 15 anos e diz que ‘pintou um clima’ é um exemplo escancarado da violência do governo e ter pessoas como essas apoiando, só reforça isso”, completa Bernadete Esperança.
Zema entrega parques à Vale e à iniciativa privada

PASSANDO A BOIADA Após negar para seus eleitores parceria com Bolsonaro, governador vira cabo eleitoral em Minas Às vésperas do primeiro turno, visando angariar os votos dos eleitores de Lula (PT), Romeu Zema (Novo) chegou a declarar que nunca fez campanha para Jair Bolsonaro (PL) e que não havia apoio selado entre os dois. No entanto, neste novo momento do pleito, o reeleito governador mineiro se tornou a referência para a campanha do atual presidente. Enquanto cumpre suas atividades como principal cabo eleitoral de Bolsonaro em Minas Gerais, nos últimos 15 dias, Romeu Zema também teve agendas com o governo federal. No último dia 11, o executivo mineiro se reuniu com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, para formalizar o repasse de R$ 150 milhões a sete parques ambientais. O recurso é oriundo de uma multa aplicada pelo Ibama à mineradora Vale em decorrência do crime em Brumadinho. Em 2020, um acordo entre os governos federal, estadual e a mineradora converteu a penalidade em investimentos em parques ambientais no estado. A decisão é questionada pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais e criticada por movimentos sociais ligados à defesa ambiental. Para o setor, a punição foi transformada em uma recompensa para a mineradora, que terá acesso a locais estratégicos, antes não acessados por ela. “No Parque da Gandarela, a Vale tem um grande projeto com expectativa de exploração de 40 milhões de toneladas por ano. Durante muito tempo, a população tem conseguido barrar o avanço desse projeto, mas esse acordo coloca tudo em risco”, declarou na época Luiz Paulo Siqueira, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), em entrevista ao Brasil de Fato MG. As reservas em questão são os parques nacionais da Serra da Gandarela, da Serra do Cipó, da Serra da Canastra, do Caparaó, Grande Sertão Veredas, Cavernas do Peruaçu e Parque Nacional das Sempre-Vivas. Segundo o governo, o montante de R$ 150 milhões será gasto com a construção de trilhas, aquisição de veículos, computadores, kits de energia solar e sistemas de comunicação. Toda a aplicação e gestão dos recursos será feita pela própria mineradora. Privatização das BRs 381 e 262 Em outra reunião com o governo federal, dessa vez com o Ministério de Infraestrutura no dia 10 de outubro, Romeu Zema recebeu a afirmativa da destinação de R$ 5,4 bilhões ao estado. O recurso será destinado, segundo o próprio governo, para a duplicação e revitalização das rodovias federais BR-381 – que liga Belo Horizonte a Governador Valadares – e BR-262 – no trecho entre Betim e Uberaba. Os leilões de licitação para privatização das vias estão previstos para dezembro deste ano. Venda dos parques do Ibitipoca e Itacolomi Na terça-feira (18), o Instituto Estadual de Florestas publicou o edital de privatização dos parques estaduais Ibitipoca, na Zona da Mata, e Itacolomi, na região Central do estado. O certame concede os patrimônios à iniciativa privada por um prazo de 30 anos, e o leilão de privatização está previsto para 15 de dezembro. Além desses, Zema também pretende entregar outros 20 parques estaduais à iniciativa privada. O governo mineiro é criticado por ambientalistas por não criar nenhuma reserva ambiental durante toda sua gestão. Comunicação pública ou comunicação do governo? Na segunda-feira (3), logo após o primeiro turno, foi divulgado no perfil oficial da Rádio Inconfidência no Instagram um post de propaganda do governo. A emissora é de caráter público, ou seja, não se trata de um veículo governamental. A publicação, que também foi veiculada em perfis de secretarias do Executivo, ressaltava o governo de Romeu Zema e comemorava a vitória da reeleição. Após questionamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, o post foi excluído da conta, o governo também informou ao sindicato que a publicação foi um engano. Edição: Larissa Costa Brasil de Fato
Roberto Jefferson se entrega após atacar policiais federais

Ex-parlamentar é conduzido à Superintendência da PF após resistir à prisão e promover ataque com fuzil e granadas O ex-deputado federal e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson se entregou à Polícia Federal no início da noite deste domingo (23) e foi levado à Superintendência do órgão. Mais cedo, ele atacou policiais federais que cumpriam uma ordem judicial de restabelecimento de prisão em regime fechado e de busca e apreensão na residência por “desrespeito às medidas restritivas estabelecidas” no cumprimento da prisão domiciliar, Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Jefferson disparou mais de 20 tiros de fuzil e atirou duas granadas contra policiais federais. Fontes ouvidas pela reportagem e que participam da apuração do episódio dizem ainda que os disparos foram realizados no momento da chegada do carro da PF no local. Antes de o ex-parlamentar se entregar, o candidato derrotado à Presidência pelo PTB, Padre Kelmon, entregou armas que estavam em poder de Roberto Jefferson à polícia. Um reboque retirou o carro da PF que havia chegado mais cedo com os agentes que cumpririam a ordem judicial. O veículo tinha marcas de tiros no para-brisa.
Roberto Jefferson ataca Polícia Federal com tiros e granada e deixa agentes feridos

“VOU ENFRENTÁ-LOS” Vídeo mostra Jefferson monitorando policiais por câmera de segurança e afirmando que disparou contra eles O ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro e guru do “padre” Kelmon Luís, que foi candidato à presidência da República, após o Superior Eleitoral (TSE), negar o registro da candidatura de Roberto Jefferson (PTB) , jogou uma granada e atirou contra agentes da Polícia Federal (PF) que foram à sua casa neste domingo (23) cumprir um mandado de prisão contra o ex-parlamentar a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF). Dois policiais foram feridos por estilhaços da granada e foram levados ao pronto socorro. Segundo a PF, após o atendimento médico, ambos foram liberados e passam bem. Na nota divulgada pela Polícia Federal, na tarde deste domingo, a corporação confirma que “a equipe da PF foi reforçada e os policiais permanecem no local com o objetivo de cumprir a determinação judicial.” Em vídeo gravado por ele dentro de casa, Jefferson monitora câmeras de segurança que mostram os policiais. Ele diz: “Eu não vou me entregar porque acho um absurdo. Chega, cansei de ser vítima de arbítrio e de abuso. Infelizmente eu vou enfrentá-los”. Em outro vídeo feito pelo ex-deputado, o a viatura da PF aparece nas câmeras de segurança. O veículo está com o vidro estilhaçado, e um agente aparece correndo. “Eles atiraram em mim e eu atirei neles. Estou dentro de casa, mas eles estão me cercando. Vai piorar muito, mas eu não me entrego”, afirma o deputado na gravação. Ele critica ainda o ministro Alexandre de Morais, a quem acusa de ser autoritário. O caso A operação da Polícia Federal ocorre um dia após Jefferson xingar a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal STF). Ele a comparou a “prostitutas”, “arrombadas” e “vagabundas”, em vídeo publicado nas redes sociais da filha Cristiane Brasil (PTB). O ex-deputado está em prisão domiciliar desde janeiro deste ano, quando saiu do regime fechado por questões de saúde. Em agosto do ano passado, ele teve a prisão decretada após propagar novas ameaças às instituições de justiça do país. Em reação ao vídeo que ataca Cármen Lúcia, a Associação Brasileira De Juristas Pela Democracia (ABJD) apresentou ao ministro Alexandre de Moraes um pedido de revogação de prisão domiciliar de Roberto Jefferson. No vídeo, o ex-deputado afirma que está “indignado, fui rever o voto da bruxa de Blair, da Cármen ‘Lúcifer’, na censura prévia à Jovem Pan, olhei de novo, não dá pra acreditar… Lembra mesmo aquelas prostitutas, aquelas vagabundas, arrombadas, né? Que aí viram pro cara e dizem ‘Ih, benzinho, no rabinho? Nunca dei o rabinho, é a primeira vez’… Ela fez pela primeira vez, ela abriu da inconstitucionalidade pela primeira vez… Ela diz assim, “é inconstitucional censura prévia, é contra a súmula do Supremo, mas é só dessa vez, benzinho… Bruxa de Blair, é podre por dentro e horrorosa por fora, é uma bruxa, uma bruxa… Se puser um chapéu bicudo e uma vassoura na mão, ela voa… Deus me livre dessa mulher que tá aí nessa latrina que é o Tribunal Superior Eleitoral”, disse Roberto Jefferson. O ex-deputado se refere a decisão da ministra Cármen Lúcia, no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que obrigou a retirada de fake news da emissora de rádio, TV e plataformas de internet Jovem Pan. Com o voto dela, a corte somou maioria pela decisão que exige a emissora dar direito de resposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarações falsas ou distorcidas feitas por comentaristas do canal. Alexandre de Moraes, que já havia se manifestado nas redes sociais criticando as “agressões machistas e misóginas” de Jefferson, determinou a ação da PF que foi até a casa do deputado na manhã deste domingo (23). ECN com Brasil de Fato
Bolsonaro corta doação de leite a famílias na miséria do Norte de Minas e do Nordeste

O ódio de Jair Bolsonaro contra os pobres é nítido em suas ações; durante governo Dilma, o programa de distribuição de leite atingiu ‘ápice’ (Imagem: Reprodução) Uma das principais ações do governo federal no combate à fome no interior nordestino e de Minas Gerais, a distribuição de leite às famílias em extrema pobreza pelo programa Alimenta Brasil — antigo PAA, Programa de Aquisição de Alimentos —, foi “desmontado” pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Entre janeiro e agosto de 2022, o total de litros distribuídos caiu 87% em comparação ao mesmo período do ano passado. As informações são do UOL. A distribuição de leite dentro do programa Alimenta Brasil é executada apenas no território da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que abrange os nove estados da região Nordeste e o norte e nordeste de Minas Gerais. A escolha dessa área ocorre pelo maior grau de insegurança alimentar. É na região da Sudene que estão 11 milhões —ou seja, mais da metade— dos 20 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil. O programa do leite, como é conhecido, é tradicional no Nordeste há pelo menos duas décadas e, segundo gestores, enfrenta hoje o seu maior desfinanciamento federal e a menor quantidade distribuída. Em agosto deste ano, por exemplo, apenas 54 produtores venderam ao governo um total de 236 mil litros de leite. Para efeito de comparação, em outubro de 2021, eram 4.443 produtores leiteiros que venderam 5,9 milhões de litros de leite. Em janeiro deste ano, nenhum litro de leite foi comprado. Entre 2011 e 2012, durante o governo de Dilma Rousseff (PT), o programa atingiu o ápice, quando 28 mil produtores vendiam leite ao governo federal. Descaso do governo Bolsonaro com a população pobre Para Kiko Afonso, diretor-executivo da ONG Ação da Cidadania, a redução na compra de leite é “assustadora” e revela como o governo tem deixado de lado programas de segurança alimentar de locais com mais famílias vulneráveis. “Isso está ligado à visão de gasto essencial do governo, que é vencer a eleição a qualquer custo, mesmo que isso signifique tirar leite das crianças”, afirma. Ele lembra que o leite é um dos principais componentes alimentares das crianças, e a redução no momento em que país tem recorde de pessoas com fome no século é um contrassenso. “Você nota que tem mês [janeiro] que isso chega a zero. Isso é completamente absurdo, somando a problemas como o congelamento do repasse da merenda e corte nos programas de auxílio de entrega alimenta as famílias. Isso aumenta a fome das pessoas”, avalia.
Lula vence no TSE e terá direito de resposta contra as fake news de Bolsonaro

A alteração ocorre no número de inserções: anteriormente eram 164, agora, são 118 O Tribunal Superior Eleitoral definiu em sessão aberta ao plenário neste sábado (22) conceder à campanha do ex-presidente Lula (PT) direito de resposta em inserções na TV que eram destinadas à propaganda da campanha à reeleição de Jair Bolsonaro. A alteração ocorre no número de inserções: anteriormente eram 164, agora, são 118. Os direitos de resposta dizem respeito a campanha de fake news promovida pelo bolsonarismo com ataques sórdidos a Lula. Na quarta-feira (19), a ministra Maria Cláudia Bucchianeri atendeu a um pedido da defesa de Lula e autorizou as respostas por causa de afirmações consideradas ofensivas ou descontextualizadas nas propagandas. Mas, na noite de quinta-feira, a ministra acolheu um recurso da defesa de Bolsonaro e suspendeu a sua própria decisão até que o plenário analisasse o caso. Acompanharam o voto de Maria Claudia Bucchianeri os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Sergio Banhos. Os outros dois ministros – Benedito Gonçalves e Raul Araújo – ainda não se manifestaram no plenário virtual, onde o julgamento está ocorrendo. O petista teria direito às inserções devido às peças eleitorais veiculadas pela campanha do presidente entre os dias 11 e 17 de outubro. Segundo a ação apresentada pelos advogados do PT, as propagandas buscam “incutir a ideia de que Lula estaria associado à criminalidade”.
Cuida Chagas: Norte de Minas fará pesquisa inédita para diagnóstico da doença

Serão utilizados testes rápidos para garantir agilidade no tratamento aos pacientes A partir de janeiro de 2023, os municípios de Montes Claros e Janaúba, sediados na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, vão sediar, em caráter pioneiro no estado, o Projeto Cuida Chagas – Comunidades Unidas para Inovação, Desenvolvimento e Atenção para a Doença de Chagas. Trata-se de uma iniciativa internacional inovadora que visa testar, tratar e cuidar de pessoas diagnosticadas com a doença na América Latina. O projeto está sendo implementado pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI), integrante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até 2025, o Instituto pretende consolidar modelos de implementação para a doença de Chagas, incluindo a utilização de testes rápidos eficazes para o diagnóstico e formas de tratamento de pacientes, que poderão ser replicadas em diferentes contextos. Além do INI, o projeto tem a participação da Fundação para o Desenvolvimento Científico Tecnológico Saúde (Fiotec) e atua em parceria com o Instituto Nacional de Laboratórios de Salud (Inlasa), sediado na Bolívia; o Instituto Nacional de Salud (INS), da Colômbia; o Servicio Nacional de Erradicación del Paludismo (Senapa), do Paraguai; e a Aliança Global para Diagnósticos (Find). O projeto é financiado pela Unitaid, agência global ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e cofinanciado pelo Ministério da Saúde. Nessa quarta-feira (19/10), a Superintendência Regional de Saúde sediou a primeira reunião realizada em Montes Claros para a apresentação do projeto, que envolve a participação de pesquisadoras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O encontro contou com a participação da coordenadora do estudo de inovação e validação de testes rápidos diagnósticos da Fiocruz, Franciana Rosa da Silva, e coordenadores de vigilância em saúde e de atenção primária à saúde do município de Montes Claros. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi representada pela coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, e pelo coordenador de Atenção à Saúde, João Pereira Alves. Em junho deste ano, o município de Janaúba sediou encontro de apresentação do Projeto Cuida Chagas, quando foram alinhadas ações a serem executadas visando a realização das pesquisas envolvendo a população das zonas urbana e rural. Por meio do projeto, Janaúba e Montes Claros vão sediar pesquisa com o objetivo de testar a eficácia da utilização de quatro diferentes tipos de testes rápidos para o diagnóstico da doença de Chagas em crianças, jovens e adultos. Um dos testes rápidos foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz. Utiliza a mesma metodologia desenvolvida para testes que atualmente já estão disponíveis para o diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites virais, covid-19, entre outras doenças. “Os trabalhos a serem realizados no Norte de Minas, envolvendo a população e profissionais de saúde, vão servir de referência para a implementação do projeto no Paraguai, Colômbia e Bolívia”, destacou a coordenadora da Fiocruz. No Brasil, além de Minas Gerais, as pesquisas também serão realizadas em municípios do Pará, Bahia, Goiás e do Rio Grande do Sul. Por meio de uma estratégia que combina estudos de implementação e inovação, engajamento comunitário e intervenção no mercado, o projeto busca contribuir para a eliminação da transmissão vertical da doença de Chagas. Nesse contexto, mulheres em idade fértil, crianças e contatos domiciliares serão os principais beneficiários de um conjunto de intervenções. Em áreas das zonas urbanas e rurais de municípios selecionados para participar do projeto, a população será convidada a realizar exames de sorologia e de testes rápidos para o diagnóstico da doença. Além de pesquisar quais testes rápidos são mais eficazes, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em unidades básicas de saúde também terão a oportunidade de avaliar quais tipos de exames são mais fáceis de serem utilizados, obtendo maior eficiência e rapidez nos diagnósticos. Além da análise de amostras de testes rápidos em laboratório da Unimontes, a Superintendência Regional de Saúde enviará materiais para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O objetivo será confirmar os diagnósticos por meio de exames de contraprova. O projeto Cuida Chagas também vai avaliar o impacto econômico e social que a doença de Chagas causa à população. Até 2025, a previsão é de que o projeto seja implementado em 32 municípios no Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai, envolvendo 220 unidades de saúde; 235 mil participantes, além de viabilizar o encaminhamento de aproximadamente 9,5 mil pessoas para tratamento. Na avaliação dos coordenadores de vigilância em saúde e de atenção à saúde da SRS de Montes Claros, Agna Menezes e João Alves, respectivamente, “a inclusão de Montes Claros e Janaúba no Projeto Cuida Chagas traz boas perspectivas para o controle de uma doença que ainda acomete muitas pessoas residentes em áreas onde o barbeiro, principal transmissor da doença, tem grande presença”. A doença Segundo a Fiocruz, “a doença de Chagas é considerada uma das doenças tropicais negligenciadas mais silenciadas. Estima-se que, no mundo, entre 6 e 8 milhões de pessoas têm a doença e mais de 75 milhões moram em áreas de risco de contágio”. Ainda de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, aproximadamente 12 mil pessoas morrem por causa de Chagas em todo o mundo. Desse total, entre 8 mil e 15 mil óbitos têm como vítimas bebês que se infectam durante a gravidez ou o parto. A doença pode ser tratada e curada quando diagnosticada a tempo. “Avançar no seu controle e prevenção é uma tarefa fundamental para garantir o direito à saúde às pessoas afetadas”, concluiu a Fiocruz.
Plano de Bolsonaro prevê salário mínimo e aposentadoria sem correção ,

Em um eventual segundo mandato de Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende levar a cabo um plano econômico que prevê o congelamento do salário mínimo e da aposentadoria. Atualmente, tanto o salário quanto a aposentadoria são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, o que garante a reposição de perdas causadas pela inflação. A nova regra do salário mínimo, segundo apurou Folha, “considera a expectativa de inflação e é corrigido, no mínimo, pela meta de inflação. Assim, na regra atual, com a alta de 10,16% do INPC de 2021, o salário mínimo atingiu R$ 1.212. Caso se considere a meta de inflação de 2022, na casa dos 3,5%, como quer Guedes, o reajuste do mínimo seria de apenas 5,03%. A manobra fiscal permitiria a ampliação de R$ 100 bilhões dentro do teto de gastos para 2023, o que poderia ajudar seu chefe a cumprir promessas de campanha, como a manutenção do valor de R$ 600 do Auxílio Brasil. A ideia da equipe econômica é apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tão logo a eleição termine e o atual mandatário se sai vencedor. Pelo quarto ano segundo, o Orçamento enviado ao Congresso pelo governo Bolsonaro não prevê reajuste real para o salário mínimo. O deputado federal eleito Guilherme Boulos, coordenador do MTST e da Frente Povo Sem Medo, chamou o plano de Guedes de “absurdo”. “Paulo Guedes já tem plano para ACABAR com AUMENTO do salário mínimo indexado à inflação”, escreveu ele no Twitter. “Em português claro: o governo Bolsonaro está escondendo uma mudança na Constituição que vai CONGELAR o salário mínimo e a aposentadoria de milhões de brasileiros!”. ABSURDO! Paulo Guedes já tem plano para ACABAR com AUMENTO do salário mínimo indexado à inflação. Em português claro: o governo Bolsonaro está escondendo uma mudança na Constituição que vai CONGELAR o salário mínimo e a aposentadoria de milhões de brasileiros! — Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 20, 2022
Gol de placa – Raí fala de “grande decisão no Brasil” durante Bola de Ouro e faz o “L”

Em francês fluente, craque tetracampeão mundial deixou recado em nome da democracia na cerimônia de gala do Ballon D’Or, em Paris O ex-jogador Raí, tetracampeão mundial e ídolo do São Paulo e do Paris Saint-Germain, participou como convidado na noite de gala do futebol, o Ballon D’Or (Bola de Ouro) realizada nesta segunda-feira (17), em Paris, na Franca. Vestido de smoking e falando um francês indefectível, o craque brasileiro apareceu no palco ao lado de uma grande imagem de seu irmão, o também futebolista Sócrates, ídolo de uma geração anterior à sua, falecido em 2011, e que foi um dos mais importantes atletas a defender a democracia no país, com papel destacado nos anos que marcaram o fim da Ditadura Militar (1964-1985). Perguntado pelo anfitrião sobre o papel de seu irmão no esporte e na política, Raí não poupou palavras, elogiou o legado do irmão, defendeu os valores democráticos, falou do momento vivido pelo Brasil e encerrou sua participação fazendo o “L” de Lula, candidato à Presidência da República. “Agradeço em nome de toda a família… Sócrates lutou por um mundo mais justo, mais igual e isso representa os valores da democracia, por um mundo melhor para todas e todos, e o futebol é um ator importante porque chega a todos os lugares… E Sócrates tornou-se um símbolo importante disso, na internet, e porque no Brasil haverá uma decisão importante, por um mundo melhor… E para Sócrates, nós saberíamos muito bem de que lado ele estaria”, falou o ídolo tricolor e do maior time parisiense, fazendo o gesto característico em alusão ao ex-presidente brasileiro que pretende voltar ao Palácio do Planalto. ????NEWS: Raí, eterno ídolo do São Paulo, faz o L em referência ao Lula no BALLON D'OR.pic.twitter.com/sh33oz6BTM — Gestão Tricolor (@GestaoTricolor) October 17, 2022
João Guilherme, filho do sertanejo Leonardo, declara voto em Lula

Ator compartilhou stories falando sobre as eleições de domingo e usando chapéu com a marca do PT João Guilherme, filho do sertanejo Leonardo, surpreendeu muita gente ao surgir nos stories do Instagram nesta última semana, acompanhando o Debate na Globo. Sendo assim, o jovem ator ainda chocou ao surgir usando um boné com a logo do PT, confirmando assim, seu voto em Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa forma, por meio dos stories no Instagram, João Guilherme causou ao falar sobre politica e pedir aos seus fãs que votassem organizado no domingo, 02 de outubro. “Domingo é dia de votar. Espero que vocês sejam aptos e organizados pra fazer a diferença”, escreveu o ator, em um de seus stories. “Hoje estou triste. Sei bem da influência do meu pai, ele é gigante e querido por tantos… mas joga no time errado e está cego. Diante de todos os últimos escândalos envolvendo o atual mandatário ver alguém tão importante pra mim declarar apoio dessa forma me enoja. É tanta ignorância que nem sei. É como se eu não tivesse minhas duas irmãs mais velhas que já tiveram 14, 15 anos… ou minhas sobrinhas”, escreveu ao recordar o episódio em que Bolsonaro diz que “pintou um clima” com garotas venezuelanas da faixa etária supracitada. Hoje to triste. sei bem e a influência do meu pai, ele é gigante, querido por tantos… Mas joga no time errado e está cego. — J҉ (@Joaoguiavila) October 17, 2022 Em suma, nas imagens, João ainda surge comentando sobre a postura de Lula, Bolsonaro e Padre Kelmon que participaram na última quinta, do Debate na Globo. Aliás, nas redes sociais, principalmente através da página Lets Gossip, muitos internautas falaram sobre a decisão de João em votar em Lula Sendo assim, uma internauta escreveu: “Sensato ao contrário da sua família”, comentou uma. “João Gui o único que escapa da família”, declarou outra. “Provando que tem rico de berço e tem consciência, empatia. E quem ficou rico não tem. Boa João!”, afirmou mais uma.