Presidente da CBF diz que Ancelotti seria escolha óbvia para a seleção brasileira

Ednaldo Rodrigues reconheceu que o italiano de 63 anos é seu principal alvo no mercado TÂNGER, Marrocos (Reuters) – O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, seria uma escolha óbvia para preencher a vaga de técnico da seleção do Brasil caso o italiano fique disponível ao final da temporada europeia, disse o presidente da Federação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, à Reuters. Rodrigues reconheceu que o italiano de 63 anos é seu principal alvo no mercado e o favorito de todos para comandar o Brasil, cujo último técnico, Tite, deixou o cargo depois após a eliminação na Copa do Mundo de 2022 pela Croácia nas quartas de final. “Ancelotti é respeitado de maneira unânime entre os jogadores. Não apenas por Ronaldo Nazário ou Vinicius Jr, mas por todos aqueles que jogaram com ele”, disse Rodrigues à Reuters em entrevista exclusiva. “Eu realmente o admiro pela honestidade na forma como trabalha e pela constância dos seus resultados. Ele dispensa apresentações. É mesmo um treinador de alto nível que tem várias conquistas e esperamos que possa ter ainda mais.” Ancelotti foi um dos principais temas de conversa nesta semana no vestiário da seleção brasileira antes do amistoso de sábado contra o Marrocos, com vários atletas como Vinicius Jr, Ederson, Rodrygo e Casemiro elogiando o italiano. Mas, segundo Rodrigues, a obsessão por Ancelotti já pegou no Brasil também. “Vamos ter fé em Deus, esperar o momento oportuno e vamos ver se conseguimos esse objetivo na busca pelo novo técnico da seleção brasileira.” Apesar de elogiar o italiano, Rodrigues destacou que o Brasil deve ter cuidado e respeitar os protocolos, já que Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até 2024. Ele disse que até agora nenhum contato formal ou abordagem foram feitos pela Federação Brasileira junto a Ancelotti ou qualquer outro dirigente e que eles começarão a conversar com os possíveis candidatos em meados de abril. O objetivo é anunciar o novo técnico até o final de maio. A ideia de Rodrigues é ter a nova comissão técnica anunciada antes da próxima pausa para jogos entre seleções em junho, de forma que o novo treinador possa realizar a convocação e fazer sua estreia. “Seremos muito éticos na nossa abordagem e respeitamos os contratos que estão em vigor. Também respeitamos muito o trabalho que é feito por qualquer treinador para chegar lá e fazer qualquer tipo de abordagem. Isso seria uma falta de respeito ao presidente dos clubes em questão”, disse Rodrigues. “Não há nenhuma definição (do próximo técnico) ainda, mas será nessa linha, entendeu? Precisamos de um técnico que tenha o respeito e a admiração dos jogadores”, completou Rodrigues. Enquanto Ancelotti é o principal alvo e Pep Guardiola, do Manchester City, é considerado inatingível, outros treinadores, como José Mourinho, da Roma, ou Jorge Jesus, do Fenerbahce, também são vistos como possíveis candidatos pela federação brasileira. Entre os possíveis candidatos brasileiros, Fernando Diniz, do Fluminense, é um dos favoritos dentro da CBF.

Morre Juca Chaves, “O Menestrel Maldito”, aos 84 anos

O renomado artista Jurandyr Czaczkes Chaves, mais conhecido como Juca Chaves, faleceu na noite de sábado (25/3) no hospital São Rafael, em Salvador, onde estava internado há 15 dias devido a problemas respiratórios. O hospital confirmou a morte do artista, mas a família pediu privacidade e não divulgou mais detalhes sobre o ocorrido. Juca Chaves será cremado no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador, neste domingo (26/3) às 16h. Conhecido como “O Menestrel Maldito”, Juca nasceu em 22 de outubro de 1938 no Rio de Janeiro, mas vivia em Salvador com a família. Ele iniciou sua carreira em 1955, na TV Tupi, em São Paulo, com um humor ácido e inteligente que incluía críticas sociais. Ao longo de sua carreira, Juca enfrentou perseguições durante a Ditadura Militar e viveu seis anos fora do Brasil, em Portugal e Itália. Além de humorista, Juca também era compositor e músico. Ele era autor de várias músicas que se tornaram sucessos no Brasil, incluindo “A cúmplice”, “Menina”, “Que saudade” e “Presidente Bossa Nova”. Ele também chegou a se candidatar ao Senado pela Bahia em 2006, usando da poesia e do humor para pedir votos, mas não foi eleito. Juca deixa sua esposa, Yara Chaves, e duas filhas, Maria Morena e Maria Clara. O artista era torcedor do São Paulo e costumava convocar o público com uma de suas frases célebres antes das apresentações: “vá ao meu show e ajude o Juquinha a comprar o seu caviar”. Com 60 anos de carreira, Juca Chaves divertiu plateias por todo o Brasil com seu humor inteligente e sua música, deixando um legado inesquecível para a cultura brasileira.

Ibama anula despacho de Bolsonaro que barrava a cobrança de multas ambientais

Mais de 29 bilhões em multas ambientais deixariam de ser recolhidos O atual presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, anulou o entendimento de despacho publicado em 2022 que isentava o pagamento de multas por infrações ambientais. Se mantido, mais de 29 bilhões em dívidas deixariam de ser recolhidos. A informação é do G1. O despacho de 2022, assinado durante a gestão de Eduardo Bim, abria uma brecha burocrática ao considerar que as penalidades seriam inválidas, e consequentemente prescritas. Na época, o Ministério Público Federal chegou a instaura uma investigação para apurar a legalidade da decisão, mas não obteve resultado até a troca de governos. No documento assinado por Agostinho, o Ibama também comunica que instaurou um grupo de trabalho para revisar os atos administrativos fundamentados pelo despacho, bem como outras decisões tomadas durante a gestão anterior. Carta Capital

Montes Claros oferece laserterapia para combater as dores da chikungunya

A Prefeitura de Montes Claros está disponibilizando um tratamento inovador no combate às dores que ficam como sequelas de diversas doenças. A Laserterapia, agora disponível pelo SUS, é um tratamento humanizado e considerado pouco invasivo, que proporciona melhorias significativas aos pacientes. O tratamento está sendo utilizado na Rede Municipal de Saúde, inclusive para tratar as dores oriundas da chikungunya. A técnica também é aplicada em pacientes com fibroses, lesões cutâneas na pele, tratamentos pós-operatórios, herpes, fissuras nas mamas, mucosite oral e tratamento para dores em geral. Hoje, 69 das 142 equipes de Saúde da Família já realizam o procedimento. Os interessados devem procurar as Estratégias de Saúde da Família dos seguintes bairros: Major Prates I, II, III e IV; Maracanã II, III e IV; Vargem Grande; Ciro dos Anjos e São Geraldo; Vila Telma e José Carlos de Lima; Diamante (Morada do Sol); Nossa Senhora das Graças; Marfim (Morada do Parque); Chiquinho Guimarães; Jardim São Geraldo; São Judas I, II, III e IV; Vila Campos; Maracanã I e Vila Greyce; José Correia Machado; Alterosa e Residencial Sul; Eldorado I; Eldorado II; Santa Eugênia e Vila Áurea; Cintra I e II; Morrinhos I, II e III; Vila Atlântida; Cidade Industrial; Bela Paisagem; Violeta (Alice Maia); Walquíria Pereira (Edgar Pereira e Vila João Gordo); Village do Lago, Santa Paula Elizabeth e Novo Jaraguá; Renascença (Esf Orquídea e Lírio); Nova Esperança I e II; Jaraguá; Coral (Ibituruna); Vila Tiradentes; Tancredo Neves; Safira (Cândida Câmara); Ametista (Cintra); Clarindo Lopes; Nossa Senhora de Fátima e Francisco Peres; Pérola (Todos os Santos); Turmalina (Vila Guilhermina); Alecrim (Canelas); Esmeralda (Funcionários); Jade (Santo Expedito), Sucupira (Santos Reis); Vila São Francisco de Assis; Santos Reis; Vera Cruz; Vila Mauriceia; e Vila Oliveira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-4313.

Dilma Rousseff é eleita a nova chefe do New Development Bank, o ‘Banco dos Brics’

A instituição financeira confirmou a eleição de Dilma e apresentou em linhas gerais o que seu cargo compreende A ex-presidenta Dilma Rousseff foi eleita nesta sexta-feira (16) a nova presidente do New Development Bank, o ‘Banco dos Brics’, com sede em Xangai, na China. Ela foi escolhida por unanimidade pela Assembleia de Governadores do NDB. Em um comunicado, a instituição financeira confirmou a eleição de Dilma e apresentou em linhas gerais o que seu cargo compreende. “O presidente do NDB é o chefe da equipe operacional do banco, conduzindo, sob a direção dos diretores, os negócios ordinários do NDB”. O braço financeiro do bloco composto por Brasil, Rússia,  Índia, China e  África do Sul era presidido até então pelo também brasileiro Marcos Troyjo. Ele assumiu o cargo em julho de 2020, indicado por Jair Bolsonaro.

A médio prazo, o governo Lula estará morto – Por Luis Nassif, no Jornal GGN

A apresentadora da CNN mostra dados da indústria automobilística. Está paralisando a produção por falta de demanda. E conclui, com a lógica dos racionais, que o motivo central são as altas taxas de juros. O comentarista do jornal mostra, então, estatísticas de aumento da inadimplência. Qual a solução, então? Aí entra em cena o demiurgo, o sábio que há décadas domina o pensamento brasileiro: o economista de mercado, de consultoria ou de papel, e dá a receita definitiva. Esses dados mostram que o governo precisa acelerar o arcabouço fiscal (termo que reforça a reputação de quem o menciona), convencer o Banco Central e, se tudo der certo, os juros começarem a cair no próximo ano e o país voltar a crescer. Porque este ano, diz ele, este ano o crescimento não vai chegar a 1%. E aí me dou conta de que, definitivamente, o Alienista continua dando as cartas no país, recusando-se a voltar para o hospício ou, sendo politicamente correto, recorrer a um tratamento de redução de danos. Vamos tentar entender, de forma bastante simplificada, a lógica alienista por trás da maneira como se pensa os juros. Ponto 1 – o governo Lula é bastante vulnerável. Não conta com maioria na Câmara, está nas mãos do Centrão, não tem garantia sólida de isenção das Forças Armadas e tem contra si o tal do mercado. Ponto 2 – os trunfos que Lula têm, ainda, é o fato de ser a única liderança capaz de se contrapor ao bolsonarismo, de defender a democracia. Mas sua sobrevivência política depende, substancialmente, da sua popularidade, que depende do atendimento das expectativas da população. Sua popularidade é elemento essencial para se fortalecer perante o Centrão e a mídia. Ponto 3 – vê-se por aí, portanto, que a economia é desafio chave para a manutenção da governabilidade. Não se trata de um elemento solto no ar, um assunto para a Fazenda, o Banco Central e o mercado. E, principalmente, não pode se subordinar ao ritmo do BC e do mercado. Ou entende o tempo político, ou poderá colocar a perder o projeto Lula 3. Tem-se um maremoto a caminho, do qual a paralisação da indústria automobilística é apenas um dos sintomas – gravíssimo, por sinal. Há uma crise no mercado de crédito, uma crise contratada no varejo, uma crise bancária internacional e uma impaciência da opinião pública, cujas expectativas são sempre maiores do que os governos podem contemplar. Na melhor das hipóteses, no ritmo do BC, haverá dois anos perdidos. E, nesses dois anos, mais vulnerabilidade ainda do governo Lula, aumento da expectativa de que não conseguirá eleger o sucessor, desapontamento definitivo das bases lulistas e queda da popularidade abrindo espaço para campanhas de mídia e uma defecção da base aliada para outro candidato, que mostre maior potencial eleitoral em 2026 – e que será, inevitavelmente, da direita. Portanto, não adianta a lógica da lição de casa da Fazenda. O próprio Fernando Haddad sabe que juros nos níveis atuais derrubam a atividade econômica (e a receita fiscal), ampliando o fosso fiscal, e aumentando a dívida pública. Parafraseando John Maynard Keynes (“a longo prazo todos estaremos mortos”), a médio prazo o governo Lula estará morto. Como disse Joseph Stiglitz, no Seminário organizado pelo BNDES, foi milagre o Brasil ter sobrevivido com taxa Selic de 13,75% e taxa real de 8%. Jornal GGN

Justiça rejeita queixa-crime contra Rodrigo Cadeirante – Por Waldo Ferreira*

Vereador  criticou a má qualidade do serviço prestado pelos lotações em Montes Claros, sendo processado pelas concessionária A juíza Maria Isabela Freire Cardoso, do Juizado Especial de Montes Claros, rejeitou a queixa-crime ajuizada pelas empresas de transporte coletivo contra o vereador Rodrigo Cadeirante (REDE). O parlamentar havia tecido críticas à atuação das concessionárias na cidade, motivo pelo qual foi processado. A Justiça, no entanto, entendeu que não houve crime de calúnia ou injúria, atentando para a prerrogativa que o parlamentar tem de opinar, segundo preceito constitucional. No ano passado, a 1ª Vara Crimina já rejeitara a ação por calúnia. Segundo a sentença, Rodrigo Cadeirante fez as considerações a respeito do serviço prestado à população na condição de vereador e amparado pela imunidade parlamentar prevista no artigo 29, inciso VIII da Constituição. O artigo prevê a “inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos” proferidos no exercício do mandato. O vereador disse que a decisão faz justiça aos anseios da população, principal vítima do “péssimo serviço prestado à população pelas empresas”. Para ele, processá-lo foi uma ideia de “jerico” das concessionárias. “Eu usei a tribuna da Câmara tão somente para cumprir meu papel, que é o de representar a população, cobrando, denunciando e fiscalizando”, justificou. O vereador lembrou que quando foi eleito já travava uma luta contra as arbitrariedades cometidas pelas concessionárias. E reiterou as críticas ao serviço prestado por elas. “É uma verdadeira porcaria. Disseram para eu tomar cuidado, pois se trata de empresários poderosos, mas eu não tenho medo do dinheiro deles. Meu pai me ensinou que não devemos ter medo, mas sim respeito”, reforçou. Ele voltou a listar os problemas verificados no transporte público, como superlotação dos veículos, atrasos e redução de circulação de diversas linhas, como as que atendiam os bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre, Residencial Sul e Independência, entre outras tantas outras regiões da cidade. Segundo Rodrigo, a insatisfação das empresas em relação a ele se deve ao fato de sua ação já ter resultado em benefícios para a população. As empresas, que já foram obrigadas a pagar indenização ao vereador, tiveram ainda que adaptar os veículos para o acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais. A redução da tarifa também desagradou o setor, que ainda viu um aumento ser barrado e teve que cumprir cláusulas do contrato de concessão. Por último, o vereador citou que, por intervenção dele, o Consórcio Mocbus, representante das empresas que exploram o transporte público, teve que se adaptar a critérios para abocanhar R$ 4,3 milhões em recursos federais. O dinheiro foi disponibilizado como compensação por supostos prejuízos do setor durante a pandemia do Covid-19. Mas, Rodrigo defendeu, tendo a tese acatada pelos demais vereadores, que as concessionárias só poderiam fazer jus ao montante se dessem uma contrapartida – como a redução da tarifa – caso não comprovem os prejuízos alegados. * Jornalista

Bolsonarista ainda acredita que o Brasil corre risco de virar um país comunista

Pesquisa Ipec aponta que 44% dos brasileiros acreditam na possibilidade do país instaurar o comunismo. Destes, 57% são evangélicos Além de medir a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pesquisa Ipec também trouxe um dado surpreendente. Segundo o levantamento, a mudança de regime no país para o comunismo é uma hipótese totalmente plausível para 31%, enquanto 13% concordam em parte. Ou seja: nada menos que 44% acreditam no ‘risco’ disseminado pela extrema-direita “A maior parte das pessoas associa o comunismo na América Latina com as situações de Venezuela e Cuba, combinações de um regime autoritário com realidades como fome e desabastecimento. Isso esteve muito presente nas narrativas do Bolsonaro”, diz a cientista política Camila Rocha, pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em reportagem do Globo sobre a pesquisa. “Em setembro de 2022, em Sorocaba (SP), Bolsonaro chamou Lula de “capeta” e disse que o petista queria ‘impor’ o comunismo no Brasil. Não à toa, a pergunta ‘o que é comunismo?’ foi a que mais cresceu em uma das categorias nas pesquisas dos brasileiros no Google no ano passado”, destaca a reportagem.

Pesquisa Ipec mostra Lula com 41% de avaliação boa ou ótima

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não reproduz a empolgação de seus dois governos anteriores. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou o seu terceiro mandato com uma avaliação de governo melhor do que a de Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor, mas inspirando menos empolgação do que em suas duas outras gestões. Segundo dados da mais recente pesquisa Ipec, 41% dos brasileiros classificam a administração de Lula como boa ou ótima. Outros 24% dizem que ela é ruim ou péssima, enquanto 30% consideram o início do governo regular”, aponta reportagem do jornal O Globo que lembra que, em março de 2019, Bolsonaro era avaliado positivamente por 34% da população, sete pontos percentuais a menos do que Lula. “Apesar de superar o adversário, Lula está aquém de seus dois mandatos anteriores. Lula chegou a ter 51% de ótimo e bom em março de 2003, quando governou o país pela primeira vez. Naquele momento, a reprovação era de apenas 7%. Ao fim do mesmo mês de 2007, logo após a reeleição, o petista tinha o endosso de 49% da população, contra 16% que o achavam ruim ou péssimo”, acrescenta a reportagem. “A pesquisa mostra que a polarização política continua. Considerando esse cenário, que é distinto do que o Lula encontrou nos outros mandatos, ele começa num bom patamar. Os segmentos que aprovam o governo são os mesmos nos quais Lula tinha uma intenção de voto maior: as pessoas que estudaram só até o ensino fundamental, os moradores do Nordeste, aqueles com renda de até um salário mínimo por mês e os católicos”, diz Márcia Cavallari, do Ipec. “O início do governo Lula expõe a dificuldade de aceitação no segmento evangélico, em que tem números piores aos de sua média geral. Nesse grupo, que corresponde a mais de um quarto da população, são 31% os que avaliam a gestão petista como boa ou ótima, 32% os que a veem como regular, e 32% os que a classificam como ruim ou péssima”, aponta ainda a reportagem. A pesquisa do Ipec realizou entrevistas presenciais com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do país entre os dias 2 e 6 de março. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%.

Crea-MG disponibiliza app que possibilita denúncias de obras irregulares

“É possível encaminhar o endereço, fotos e outros dados de obras e serviços”, informou o órgão – De acordo com o Crea-MG, o aplicativo passou por uma reformulação ( Foto: Pixabay/reprodução) Por Juliana Siqueira O Tempo O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) disponibilizou a atualização do aplicativo “Conecta Crea”.  A ferramenta permite o envio de denúncias anônimas de obras irregulares no Estado, além de possibilitar o andamento das apurações sobre os casos. “Por meio de uma interface simples e direta, o aplicativo possibilita a qualquer usuário enviar denúncias sobre irregularidades relativas a obras e serviços de engenharia. É possível encaminhar o endereço, fotos e outros dados de obras e serviços”, informou o órgão. De acordo com o Crea-MG, o aplicativo passou por uma reformulação, com o aprimoramento da segurança, além de adequações ligadas  à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O app pode ser baixado na Play Store para dispositivos Android. Posteriormente, estará disponível também para iOS.