Trump diz que será preso na terça-feira e pede protestos de apoiadores

Ex-presidente dos Estados Unidos pode ser indiciado por suposto suborno praticado antes das eleições de 2016 O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou neste sábado (18), através da sua rede social Truth Social, que deve ser preso na próxima terça-feira (21). Ele ainda pediu que seus apoiadores façam protestos para impedir a prisão. “O principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos Estados da América será preso na terça-feira da próxima semana. Proteste, leve de volta nossa nação!”, escreveu Trump, que espera concorrer novamente à presidência dos Estados Unidos em 2024. A publicação de Trump diz respeito a uma possível acusação de suborno pago a uma atriz pornô antes das eleições presidenciais de 2016. Nesta semana, promotores de Manhattan se reuniram com Stormy Daniels, que afirma que Trump pagou para que ela mantivesse o caso dos dois em segredo. A reunião ajudaria os promotores a decidirem se apresentam acusações contra Trump sobre o caso. No Twitter, o advogado da atriz informou que ela se reuniu com os investigadores a pedido do promotor distrital, e acrescentou que ela está disposta a colaborar com investigações sobre o caso. Se Trump for indiciado, ele será o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser acusado de cometer um crime.
‘Deputado do castelo’, Edmar Moreira morre aos 83 anos em Juiz de Fora

O ex-político mineiro ficou conhecido pelo castelo avaliado em R$ 40 milhões que construiu em São João Nepomuceno (foto: Saulo Cruz/Agência Câmara) Edmar Moreira, conhecido como ‘deputado do castelo’, morreu aos 83 anos na última sexta-feira (17/3) em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Ele foi responsável pela construção do Castelo Monalisa, mansão avaliada em R$ 40 milhões localizada no município de São João Nepomuceno, também na Zona da Mata. O mineiro está sendo velado no distrito de Carlos Alves neste sábado (18/3). Edmar foi advogado, capitão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e deputado federal por Minas Gerais por mais de duas décadas: foram quatro mandatos e uma suplência. Durante sua atividade como parlamentar, também foi corregedor da Câmara dos Deputados. O ex-deputado ficou conhecido por construir o Castelo Monalisa, uma mansão extravagante, na zona rural da cidade onde nasceu, São João Nepomuceno. O castelo conta com 37 suítes, uma adega no subsolo e até um parque aquático e foi colocado à venda por R$ 40 milhões em 2021. Quem foi Edmar Moreira Natural de São João Nepomuceno, Edmar Moreira ficou conhecido, em 2009, como o “deputado do castelo”, acusado de não ter declarado a propriedade ao Imposto de Renda. Corregedor da Câmara dos Deputados e filiado ao antigo Democratas – hoje União Brasil – foi desligado do partido à época por causa de denúncias. Ele ainda renunciou aos cargos de corregedor e vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara. Na ocasião, alegou na declaração à Justiça Eleitoral ter apenas um terreno de R$ 17,5 mil na cidade mineira. O Castelo Monalisa teria sido passado para o nome dos filhos do político em 1993, segundo declarações dadas pelo seu advogado, Sérgio Augusto Santos Rodrigues. Em fevereiro de 2014, após a renúncia de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Edmar Moreira voltou a ocupar o cargo de deputado federal pela última vez, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em dezembro de 2020, o “deputado do castelo” perdeu um filho. O ex-deputado estadual Leonardo Moreira morreu aos 46 anos após ficar internado por cerca de 40 dias no Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, devido a uma apendicite aguda. Ambos foram sepultados no cemitério do distrito de Carlos Alves, em São João Nepomuceno. O Castelo Monalisa A construção conta com 12 torres, 37 suítes com closet, hall de circulação, três grandes salas, cozinha industrial, bar, salão com churrasqueira, vestiários para funcionários, ducha escocesa, adega subterrânea, casa de máquinas, garagem coberta, capela, chafarizes, ar-condicionado central e floresta de eucaliptos. Ao todo, a propriedade tem 192 hectares de extensão – ou 1,92 km². Proporcionalmente falando, o espaço construído para lazer ocupa o terreno de quatro famílias agricultoras de uma vez só, levando em consideração que 81% dos imóveis rurais no estado têm até 50 hectares, e a área do Castelo Monalisa é 3,8 vezes maior que isso. Entre o portal principal e a entrada do castelo há um caminho de 4 km. Lá dentro, a área construída também tem proporções gigantescas. São 7.911,17 m², incluindo uma cozinha industrial com a capacidade de preparar refeições para até 200 pessoas e adega subterrânea para oito mil garrafas. A mansão está encalhada desde 2019, e os herdeiros de Moreira – seus filhos Leonardo, que faleceu em 2020, e Júlio – tentaram se desfazer dela desde então. A propriedade seria leiloada em 2021 com lance inicial fixado em R$ 30 milhões, mas acabou sendo colocada à venda por R$ 40 milhões.
Peruaçu pode ser primeiro geoparque de Minas

Peruaçu: áreas com importância geológica na história da Terra (Manoel Freitas) Reconhecimento seria divisor de águas para o turismo regional Por Manoel Freitas – O Norte Com 56.448 hectares, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, criado em 1999, não é somente uma das maiores unidades de conservação do Brasil, como, igualmente, a que está no centro das atenções da Sociedade Brasileira de Espeleologia, por reunir nada menos do que 80 sítios arqueológicos e 180 cavernas catalogados e registrados. Toda essa riqueza foi anunciada como candidata a Patrimônio da Humanidade em setembro de 2019, a partir de lista indicativa junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (Unesco), com base em informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Contudo, os trabalhos do comitê gestor da candidatura do parque foram paralisados em março de 2020 em função da pandemia de Covid-19, prejudicando o pleito que colocaria os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no extremo Norte de Minas, na crista da onda do turismo nacional e internacional. Por outro lado, a farta documentação que fundamenta a candidatura à Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, é agora, também, base de mais uma proposta, desta feita junto Serviço Geológico do Brasil (CPRN), a quem compete legitimar o título nacional e, posteriormente, a pretensão junto ao Programa Geoparques Globais da Unesco, concebido como resposta à necessidade de proteger áreas com importância geológica na história da Terra. Idealizado em 2015, já foram certificados como tal 177 áreas envolvendo um número de sítios geológicos de importância científica e com potencial uso didático ou turístico. De modo que os articuladores trabalham com o propósito de o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu receber esse título, o primeiro em Minas e o quarto no Brasil, a tempo de ser anunciado em Belo Horizonte, em 2025, durante a realização do 19º Congresso Internacional de Espeleologia. Para falar sobre esse novo desafio e possibilidade que se apresentam para o Peruaçu, O NORTE teve acesso aos números que podem transformar o Parque Nacional, distante 218 km de Montes Claros, em referência mundial, o que, segundo o coordenador da campanha, Leonardo Giunco, da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), representaria para o turismo de Minas Gerais “um salto tão gigantesco como seus cânions”. Acerca da relevância da nova possibilidade, a reportagem ouviu igualmente o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Januária, Aurélio Vilares. É que a cidade ribeirinha tem a maior parte do território da unidade de conservação, além de ser a porta de entrada para o Vale do Peruaçu. Explicou que “o pleito de geoparque junto à Unesco é um trabalho feito com grande prioridade pelo Comitê Coordenador da Candidatura do Parque, de modo que acreditamos que esse reconhecimento será um divisor de águas para nosso turismo, principalmente a nível mundial”. Pandemia e a mudança de rota Membro da Sociedade Brasileira de Espeleologia, o coordenador da campanha do Peruaçu à categoria de Geoparque, Leonardo Giunco revelou a O NORTE que, na atualidade, todos os esforços estão voltados para elaboração de um “dossiê simplificado, detalhamento de cada atrativo, muitos elaborados já em 2017”. No seu modo de entender, a classificação reforçaria no futuro a candidatura à Patrimônio Mundial. Justificou que “a questão da candidatura à Patrimônio Mundial deu uma desarticulada em função de alguns fatores, alguns internos e outros externos, mas o principal foi a pandemia da Covid-19, porque a Unesco fechou tudo, de formas que as datas, as metas que tínhamos previstas foram todas por água abaixo, porque se ninguém podia sair de casa, quando mais fazer as coisas andarem e nível internacional”. Observou que, “mesmo com o apoio irrestrito que tínhamos do Ministério da Cultura, fomos orientados – de modo muito claro – a buscar primeiramente a chancela de Geoparque, mais fácil, mais rápida, muito mais barata e com igual visibilidade”. A mudança de rota, nesse momento, segundo Léo Giunco, seria do mesmo modo um alerta da Secretaria de Biodiversidade, à qual estão subordinados todos os parques nacionais do Brasil. Por fim, disse que em 2019, na candidatura a Patrimônio Mundial “estava à frente do Peruaçu apenas os Lençóis Maranhenses, e hoje nem se fala nisso, dada a combinação de fatores que dificultou as candidaturas junto à Unesco”. Turismo nacional e internacional Na visão de Aurélio Vilares, secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Januária, desde 2017, quando do anúncio do pleito do Peruaçu à Patrimônio Mundial, não faltou em nenhum momento esforços por parte de seu Comitê Coordenador. Então, disse não ter dúvidas de que até 2025 o Parque Nacional será reconhecido como Geoparque, “proporcionando um novo olhar para nosso complexo espeleológico e arqueológico, que figurarão em definitivo no mapa do turismo nacional e, principalmente, internacional”. Para o secretário, “o Peruaçu reúne todos os atributos essenciais para atender ao reconhecimento como Geoparque, que vão desde os sítios que apresentam belezas únicas, a exemplo a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina, na Gruta Janelão, e, do mesmo modo, grandes áreas de alta relevância para preservação e conservação do cerrado e Mata Atlântica”. Chamou atenção para outra característica fundamental ao pleito, “a existência de muitas comunidades no seu entorno, que já desempenham importante papel no desenvolvimento do turismo sustentável da região, gerando renda e melhorando a vida dos moradores”. Para Aurélio Vilares, “ter o Vale do Peruaçu em nosso território é um grande privilégio e reconhecemos sua importância para cadeia produtiva do turismo, percebida a olho nu pelos turistas e pesquisadores que visitam o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu desde que foi criado, em 1999”.
A vida é feita de buteco! – Vem ai a 23ª edição do concurso Comida di Buteco

Concurso terá como tema ervas e especiarias e será de 07 a 30 de abril, em Montes Claros Com essa declaração, o maior concurso de butecos do país, volta de 07 a 30 de abril, com 4 novos circuitos tema especial para a criação dos petiscos e o número recorde de 1.000 butecos participantes. Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros pois afinal, a vida é feita de buteco! Em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, acontecerá a 23ª edição do concurso, com 1.000 butecos participantes. O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e sua cozinha local. Hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil. Desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL e já se consolidou como o maior concurso do gênero. Tema Criativo Bienalmente a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias. O tema escolhido faz parte da história da humanidade e dos caminhos da culinária ao redor do mundo! As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade. Novidades dessa edição Além do tema para o petisco a edição 2023 traz mais novidades: • 4 novos circuitos irão compor o roteiro nacional do concurso: Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville. • Nota especial também para o número recorde de butecos participantes: serão 1.000 butecos. • Serão 24 circuitos abarcando todas as regiões de Norte a Sul do país e 50 cidades. Desenvolvimento socioeconômico e transformação de vidas O concurso tem a missão – “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, ele segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento socioeconômico. Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance: • +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos • 900 mil votos • 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso • 10 milhões de alcance nas redes sociais • 9 milhões de pageviews no site • Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema • 100 mil turistas presentes nos circuitos • + de 8 mil empregos gerados Sua mecânica É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL. O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: O BUTECO. A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO BRASIL Estamos presentes em 24 circuitos em 50 municípios: Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves – jornalistawesley@gmail.com Coordenação Estadual Comida di Buteco: Filipe Tosta – filipe@comidadibuteco.com.br Coordenação Local: Janaína Ferreira: – jam.alvesferreira@gmail.com Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452 Facebook: /comidadibuteco Instagram: _comidadibuteco Twitter: @_comidadibuteco Site: comidadibuteco.com.br
Conservatório comemora 62 anos com programação para adultos e crianças

A direção do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez preparou uma vasta programação para comemorar seus 62 anos. A agenda de atrações começou no dia 14, data do aniversário, e contou com apresentações no próprio Conservatório, em Montes Claros e em Bocaiuva, com solenidade de abertura da semana comemorativa. No próximo domingo, 19, as festividades têm prosseguimento no Parque Municipal Milton Prates, com apresentações da Orquestra Sinfônica de Montes Claros, Instrumental Geraldo Paulista, Pequi Trio, Banda Fiu Fiu de Cotovia e Nilo Rocha. No encerramento, Concerto do Grupo Lírico Bezzi. Durante toda a programação haverá ainda feirinha de artesanato, barracas com comidas típicas e bebidas, além de diversas atividades recreativas para crianças e adultos. Os festejos seguem no dia 25, com programação em Bocaiuva. Haverá workshop e shows com o guitarrista internacional Warleyson Almeida e banda Fiu Fiu de Cotovia, além do espetáculo Good Times. As comemorações se encerram no dia 31, com uma solenidade de homenagens. A escola de música foi fundada pela pianista Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, carioca de nascimento. D. Marina, como é conhecida, é filha do maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez, que dá nome ao Conservatório. A inspiração veio a partir da sua empolgação com a musicalidade dos montes-clarenses. A ideia ganhou corpo com o apoio da sociedade e a vontade política do ex-prefeito Simeão Ribeiro Pires, propiciando a fundação, em 14 de março de 1961. No ano seguinte, o Conservatório foi estadualizado. Edição: Jornalista Waldo Ferreira
Presidente sírio diz que 3ª Guerra Mundial já está em curso

Vladimir Zelensky está travando uma guerra em nome do Ocidente com seu Exército composto de nazistas, diz o líder sírio Sputnik – Em entrevista à Sputnik, o líder sírio Bashar al-Assad comentou sobre o conflito na Ucrânia. Ele declarou que o Ocidente coletivo lançou a Terceira Guerra Mundial, que é travada pelos nazistas na Ucrânia na forma de uma guerra por procuração e por terroristas. “Acredito que a Terceira Guerra Mundial está acontecendo, mas é diferente em forma. Quero dizer, guerras mundiais costumavam ser tradicionais. Os exércitos de várias nações agiam contra vários outros. Agora, essa situação existe, mas por causa das armas modernas, especialmente as armas nucleares, há um impedimento à guerra tradicional, então as guerras vão na direção de guerras por procuração.” Segundo ele, hoje Vladimir Zelensky está travando uma guerra em nome do Ocidente com seu Exército composto de nazistas. “O mesmo, terroristas são exércitos agindo em nome do Ocidente na Síria e em outras regiões”, acrescentou Assad. O povo da Síria apoia a Rússia na realização da operação militar especial na Ucrânia, após a vitória da Federação da Rússia, o mundo se tornará mais seguro e calmo, declarou Bashar al-Assad. Durante a entrevista, Bashar al-Assad lembrou que Damasco reconhece as novas fronteiras da Rússia com os territórios que se juntaram conforme os resultados dos referendos: República Popular de Donetsk (RPD), República Popular de Lugansk (RPL) e as regiões de Kherson e Zaporíjia. Ele ressaltou que a Síria reconheceu essas regiões antes de se juntarem à Rússia. “Esta questão estava clara para nós desde o início e não hesitaremos em nossa posição. O posicionamento da Síria é claro e ao mesmo tempo determinado, estamos convencidos desta questão, não apenas por amizade com a Rússia, mas também por se tratar desses territórios”, disse o presidente sírio. O presidente sírio, Bashar al-Assad, chamou a expansão da presença militar da Rússia na República Árabe de uma boa ideia, durante entrevista à Sputnik imediatamente após suas conversações com Vladimir Putin no Kremlin, na terça-feira (15). “Acreditamos que se a Rússia quer expandir bases ou aumentar seu número, é uma questão técnica ou logística. Se houver tal desejo, acreditamos que a expansão da presença russa na Síria cai bem, essa ideia”, declarou Assad, em entrevista à Sputnik. Segundo o presidente da República Árabe, os lados russo e sírio ao nível dos ministros da Defesa discutiram questões de cooperação militar, mas o tópico específico de bases militares não foi levantado. “Não costumamos declarar que tipo de cooperação será entre nós e a Rússia. Porque é uma questão militar, que sempre tem um tipo de sigilo. É normal”, disse o líder sírio. Segundo Assad, as duas partes têm uma visão comum sobre a questão das bases em termos políticos e militares. Ao mesmo tempo, o líder sírio expressou confiança de que a presença militar da Rússia não deve ser temporária e limitada à luta contra o terrorismo. “Falamos de equilíbrio internacional, e a presença da Rússia na Síria tem um significado, ligado ao equilíbrio de forças no mundo como um país localizado no Mediterrâneo”, sublinhou ele. Após as negociações com o presidente russo, Assad relatou a assinatura de um acordo entre a Rússia e a Síria de cooperação econômica e projetos de investimento. “Agora os projetos estão sob revisão e o acordo será assinado em algumas semanas […] cada projeto será avaliado separadamente posteriormente. Isso é parte do mecanismo de monitoramento dos projetos.” Durante as negociações em Moscou nos últimos dias, a comissão conjunta discutiu vários projetos, acrescentou. Segundo Assad, esses projetos serão anunciados após a assinatura do acordo. O presidente sírio chamou as negociações sobre essas questões de uma nova etapa nas relações entre os dois países, observando que o trabalho sobre este acordo durou vários anos. Relações Síria-Turquia O presidente da República Árabe não evitou o tema das relações entre Síria e Turquia. Ele declarou que estava pronto para se encontrar com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan somente após a retirada das tropas turcas da República Árabe. “Quanto ao encontro com Erdogan, está relacionado com a realização de uma fase em que a Turquia estará pronta de forma clara e sem qualquer incerteza para completar a retirada [dos militares turcos] do território da Síria. É como se ela estivesse antes da guerra na Síria. Esta é a única maneira de se encontrar com Erdogan”, disse Assad. Segundo ele, a Turquia desempenhou um papel negativo na guerra na Síria, apoiando organizações que Damasco considera terroristas e levando suas tropas para o território sírio. Ele observou o importante papel da Rússia na manutenção de boas relações com os lados sírio e turco, e também disse que “confiamos ao lado russo, que desempenhou o papel de intermediário para facilitar esses contatos”.
Requião sinaliza distanciamento em relação ao presidente Lula

Ex-candidato ao governo do Paraná postou em suas redes notícia sobre agenda de Lula no estado sem sua participação (Lula e Roberto Requião – Foto: Reprodução/YouTube) O ex-senador Roberto Requião, que se filiou ao PT e disputou o governo paranaense na eleição passada, sinalizou um certo distanciamento em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumprirá agenda no Paraná sem visitá-lo, ao postar notícia do jornal O Globo sobre o tema: Lula volta ao Paraná em agenda sem Requião, aliado local na eleição passada | Lauro Jardim | O Globo https://t.co/WhETAiWJNR — Roberto Requião (@requiaooficial) March 16, 2023 “Lula estará no Paraná na quinta-feira, pela primeira vez desde que voltou à Presidência, para posse de Enio Verri como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Beleza. Só que a agenda em Foz do Iguaçu não contempla Roberto Requião, principal nome de seu palanque local na eleição do ano passado. O ex-governador do estado, derrotado por Ratinho Júnior na tentativa de voltar ao cargo, não consta na lista de compromissos do presidente. Preterido também na disputa pelo comando da hidrelétrica, ficará de fora da cerimônia”, escreve Lauro Jardim.
Estudantes e educadores vão às ruas para pedir revogação do ‘Novo Ensino Médio’

Estudantes e educadores apontam distorções, desigualdades e autoritarismo na política implementada no ano passado “Como a gente vai se preparar para a universidade, para o vestibular, para o mercado de trabalho se a gente está preocupado em fazer brigadeiro?”, critica estudante Rede Brasil Atual – Estudantes foram às ruas em várias cidades, em todo o país, nesta quarta-feira (15), para contestar a implementação do “Novo Ensino Médio” no ano passado. A matéria, imposta por medida provisória por Michel Temer (MDB) e tocada por Jair Bolsonaro (PL), apresenta mudanças controversas no modelo de ensino brasileiro. Entre os principais problemas, está o aumento da desigualdade. Por exemplo, o novo modelo prevê um aumento obrigatório da carga horária, o que impede o jovem de trabalhar. Logo, entre colocar comida na mesa e estudar, espera-se uma evasão escolar ainda maior. “A falta de investimentos e estrutura para a implementação correta e igualitária do Novo Ensino Médio reflete o descaso e o verdadeiro interesse nesse projeto de destruição. Nunca foi pela educação, por isso queremos a revogação já”, afirma a organização da União Nacional dos Estudantes (UNE), que está por trás dos atos de hoje, ao lado da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Além das mobilizações de rua, professores relataram em todo o país salas de aula vazias, em razão do ativismo dos alunos em forma de boicote. O projeto, sem um orçamento adequado, também prejudica os professores. O argumento é que muitas das escolas sequer tem condições de aplicar as demandas. Existem casos em que o estudante deverá cumprir matérias em mais de uma escola. Então, para dar voz aos estudantes, na última semana, o Ministério da Educação abriu um período de 90 dias de diálogo. Estão na mesa audiências públicas, debates, pesquisas com estudantes e exposições de argumentos. O ministro da pasta, Camilo Santana, afirma estar aberto a mudar o Novo Ensino Médio. OS ATOS Em São Paulo, milhares de estudantes protestaram na Avenida Paulista (foto: Facebook/Ubes) Os estudantes não estão sozinhos sobre a necessidade de revogação do Novo Ensino Médio. Mais de 300 organizações educacionais assinam o manifesto Carta Aberta Pela Revogação do Ensino Médio (Lei 13.415/17). “Desde 2016, a Reforma do Ensino Médio assumiu a característica de projeto antipopular e de contornos autoritários. Sua implementação perpassou o governo ilegítimo de Michel Temer e ganhou continuidade natural no governo de extrema-direita e de viés conservador de Jair Bolsonaro, que ganhou as eleições após uma campanha eleitoral marcada pela desinformação”, afirma o texto, puxado por entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Por isso, estudantes e educadores marcharam juntos no dia de hoje. Em Brasília, o ato foi organizado pela Ubes, com apoio da CNTE e do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro/DF). “NEM? Nem em sonho”, diziam faixas e cartazes. Segundo a confederação, mais de 50 manifestações rejeitando esse projeto para o ensino médio foram confirmadas em todo país. Em São Paulo, por exemplo, milhares tomaram a Avenida Paulista logo pela manhã. Em seguida, o ato percorreu a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio até chegar à Assembleia Legislativa. Também nas primeiras horas do dia, as movimentações tomaram vias de Porto Alegre, Maceió, Rio de Janeiro, entre outras cidades. Manifestação contra o “Novo” Ensino Médio em Brasília (Facebook/Ubes) Contrarreforma “Como a gente vai se preparar para a universidade, para o vestibular, para o mercado de trabalho se a gente está preocupado em fazer brigadeiro? Enquanto as escolas particulares estão preparando para pegarem as melhores vagas das universidades”, criticou a estudante do 2º ano do ensino médio, Júlia Oliveira. “A gente sabe que o ensino médio anterior, antes dessa reforma, não era lá essas coisas. Todo mundo reclamava. Com certeza, um novo ensino médio de qualidade deveria ser feito com diálogo com os alunos, com a Secretaria de Educação, os professores, quem está no dia a dia da escola. Deveriam ter aulas mais dinâmicas, conteúdos precisos sobre o vestibular e sobre o cotidiano de fato”, completou. Para o professor de Geografia Alex Guedes, o novo ensino médio reduz os horizontes dos estudantes. “Essa contrarreforma veio no sentido de tornar o ensino ainda mais precário, ainda mais técnico, não dando possibilidade do desenvolvimento dos estudantes, de pensamento crítico que vá no sentido de transformar essa sociedade, de pautar os interesses da maioria da população.” Mais espaço O MEC já recebeu pareceres sobre o tema. Contudo, o professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Cara pede mais espaço. “Ela restringe a participação a um cronograma muito apertado e, simplesmente, a questões de implementação da reforma, sendo que a demanda dos estudantes e dos professores é a revogação. O que a reforma tem gerado de desorganização das redes, de desestruturação curricular e de baixíssima formação dos estudantes é algo que precisa ser, de fato, denunciado”, explica. Camilo Santana, por sua vez, reconhece a necessidade do diálogo aprofundado, e diz que trabalha no tema. “Já identificamos que há necessidade de correções, necessidade de um bom debate. Porém, acho que é do processo democrático, até porque o ensino médio já está em andamento na sua implementação, Acho que é importante ouvir as entidades, os especialistas da área, os estudantes, professores, para que a gente possa, com muita responsabilidade, tomar decisões”, disse. Confira imagens dos atos A luta pela revogação do novo ensino médio já toma conta das ruas do Brasil.Em SP milhares de secundaristas ocupam e gritam em unanimidade, PELA REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO JÁ!#RevogaNEM #revoganovoensinomedio ????: @XuniorL pic.twitter.com/gy6FngWRO0 — UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES ????✊???? (@uneoficial) March 15, 2023 A aula hoje é na rua, aprendendo a defender nossos direitos por uma educação inclusiva e uma escola para todos! #RevogaNovoEnsinoMédio #RevogaNEM pic.twitter.com/c2CR3KpJkl — UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES ????✊???? (@uneoficial) March 15, 2023 O ato em Campinas foi gigante! ????Seguimos em mobilização em defesa da educação!#RevogaNovoEnsinoMédio #RevogaNEM pic.twitter.com/cJ3ShOZ0hq — União Brasileira dos Estudantes Secundaristas ✏️ (@ubesoficial) March 15, 2023 Muro baixo a gente pula, muro alto a gente DERRUBA! Estudantes do Rio de Janeiro prontos para a derrubada do Novo Ensino Médio.
Superior Tribunal de Justiça determina que Robinho seja convocado “imediatamente”

A urgência foi determinada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ A ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a convocação de Robinho, de forma “imediata”, para que ele se manifeste a respeito do processo que pode levá-lo a cumprir pena no Brasil. Robinho foi condenado, em última instância na Itália, a nove anos de prisão por estupro. O crime foi cometido em 2013. Não cabe mais recurso. A presidente do STJ pediu urgência na convocação, depois que os advogados de defesa de Robinho revelaram às autoridades o endereço correto onde o ex-jogador pode ser encontrado. Maria Thereza informou que a defesa do ex-atleta pode apresentar contestação contra a homologação da sentença no Brasil. A citação é a primeira etapa do processo de reconhecimento da pena em solo nacional. Em nota, assessoria de Robinho disse: “A decisão da Ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça, atendeu petição do advogado José Eduardo Alckmin, que representa Robinho. Os advogados do atleta tomaram a iniciativa de informar seu endereço correto, para que ele seja citado e possa apresentar sua defesa. A citação é uma fase necessária e natural do processo”. Amigo de Robinho também pode cumprir pena no Brasil A ação movida pelo governo da Itália, que busca fazer com que Robinho cumpra pena no Brasil, por estupro coletivo, pode fazer com que o amigo do ex-jogador, envolvido no crime, também seja preso no país, Ele, inclusive, já foi citado no novo processo. A ministra Maria Thereza determinou a inclusão e citação no presente processo de Ricardo Falco, mencionado no processo original como um dos autores do crime e que comemorou em conversas com o ex-jogador, obtidas pela Justiça italiana, que a boate em Milão onde ocorreu o crime não tinha câmeras.
TCU obriga Bolsonaro a devolver joias e armas em 5 dias e determina auditoria geral

Ex-mandatário tem prazo para entregar segundo estojo e armamento recebidos em viagens ao Oriente Médio à Secretaria-Geral da Presidência; joias de R$ 16,5 milhões sairão da Receita Em votação nesta quarta-feira (15), o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, por unanimidade, obrigar Jair Bolsonaro a entregar à Secretaria-Geral da Presidência do governo Lula, no prazo de até 5 dias, joias milionárias e armamentos recebidos em viagens ao Oriente Médio entre 2019 e 2022. A decisão se trata de uma reforma da determinação proferida pelo ministro Augusto Nardes na última semana em resposta a uma ação protocolada pela deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP). Na ocasião, o magistrado proibiu Bolsonaro de utilizar ou vender joias dadas como “presente” pelo governo da Arábia Saudita ao Estado brasileiro e que o ex-presidente se apropriou de maneira clandestina. Na votação desta quarta-feira, entretanto, Nardes mudou sua posição e foi seguido pelos demais ministros, que endureceram a resolução ao darem prazo de 5 dias úteis para que o ex-presidente entregue o estojo de joias. Pouco antes da sessão do TCU, a deputada Luciene Cavalcante entrou com uma nova petição solicitando que um fuzil de uso restrito e uma pistola que Bolsonaro recebeu nos Emirados Árabes em 2019 também fossem devolvidos. A parlamentar pediu, ainda, que fosse feita uma auditoria em todos os “presentes” recebidos pelo ex-mandatário entre 2019 e 2022. O Tribunal acatou ambas as solicitações. “Acho que seria muito bem-vindo que isso fosse feito, pois parece que a PF está fazendo algo neste sentido”, afirmou na votação o ministro Benjamin Zymler. Desta maneira, o conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões “dadas” pelo governo da Arábia Saudita em 2021, que Bolsonaro tentou fazer entrar de forma clandestina no país através de um assessor do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, será liberado pela Receita Federal e entregue à secretaria-geral da Presidência para que passe por auditoria junto com as outras peças luxuosas e armamentos. Joias e armas; entenda Na mesma viagem oficial, em outubro de 2021, na qual o governo saudita deu à comitiva de Bolsonaro as joias de R$ 16,5 milhões que foram apreendidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos – as peças não foram declaradas e estavam escondidas na mala de um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque -, as autoridades do país árabe presentearam o ex-mandatário com um segundo conjunto de peças de luxo milionárias, composto por relógio (de R$ 223 mil), abotoaduras, caneta, anel e uma espécie de rosário. Este segundo estojo de joias entrou no Brasil de forma ilegal através de Bento Albuquerque que, ao contrário de seu assessor, não foi pego pela Receita Federal chegando ao país com as peças não declaradas. O ex-ministro passou um ano com o conjunto valioso mantido sob sua posse – e sem ser declarado – e, somente em novembro de 2022, isto é, um mês antes de Bolsonaro deixar o país, entregou o pequeno tesouro ao então mandatário no Palácio da Alvorada, conforme mostra um recibo da presidência da República. O próprio Bolsonaro chegou a admitir, em entrevista já após o escândalo ser revelado, que incorporou o segundo estojo árabe ao seu “acervo pessoal”, sob a alegação de que trata-se de um presente “personalíssimo”. O ex-presidente, no entanto, não poderia se apossar das joias. Pela lei, elas deveriam ir para o acervo da presidência da República. Antes dos presentes das Arábias, Bolsonaro recebeu em 2019, durante viagem oficial nos Emirados Árabes, um fuzil calibre 5,56mm, de uso restrito, e uma pistola 9mm. As armas teriam sido repassadas a um terceiro que as entregou para Bolsonaro dentro do avião da FAB. O fuzil vale entre R$ 32 mil e R$ 42 mil, enquanto a pistola é avaliada entre R$ 5,9 mil e R$ 15,6 mil. O fato de Bolsonaro ter se apossado dos armamentos e os incorporado ao seu “acervo pessoal” pode ser considerado ilegal, visto que acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) diz que “o recebimento de presentes de uso pessoal com elevado valor comercial”, por parte do presidente da República, “extrapola os limites de razoabilidade” e, por isso, devem ser devolvidos, quando for este o caso, à União. Foi com base neste entendimento que o TCU determinou, recentemente, que membros da comitiva de Bolsonaro que o acompanharam na mesma viagem aos Emirados Árabes devolvam relógios de luxo das marcas Hublot e Cartier, dados por autoridades do país do Oriente Médio, que chegam a custar R$ 53 mil cada um. Como o valor das armas que Bolsonaro trouxe ao Brasil é parecido, ele não poderia ficar com elas. Por este motivo, a deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) protocolou junto ao Ministério Público Federal (MPF), nesta sexta-feira (10), uma representação em que solicita a prisão preventiva de Bolsonaro por improbidade administrativa, peculato e tráfico internacional de armas, que é um crime hediondo. Segundo a deputada, o crime de improbidade administrativa estaria configurado pelo fato de Bolsonaro não ter respeitado o acórdão do TCU ao incorporar as armas ao seu acervo privado. Já a prática de peculato estaria na apropriação que o ex-presidente fez do fuzil e da pistola, que deveriam ser considerados, pelo valor, bens públicos. O crime de tráfico internacional de armas, por sua vez, teria sido praticado a partir do momento em que o ex-mandatário importou o armamento pesado e de uso restrito “sem autorização do Estado brasileiro”. Revista Fórum