Neymar é intimado a depor em investigação sobre agiotagem

Lavagem de dinheiro – Jogador da seleção e do PSG irá depor à Polícia Civil de Brasília na condição de testemunha, após ligação com ‘Eduardo Joias’, alvo de operação e foragido. Segundo investigação da Polícia Civil do DF, ‘Eduardo Joias’ (esquerda) e Neymar mantinham relação pessoal — Foto: Reprodução/Rede social O jogador Neymar, atacante da seleção brasileira e do Paris Saint Germain (PSG), será intimado a depor no âmbito de uma Operação Huitaca – em alusão à deusa mitológica da luxúria  – da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (27). O atleta falará na condição de testemunha. A informação é do portal Metrópoles. Uma entrevista coletiva de imprensa foi convocada para 10h desta sexta pelo delegado Fernando Cocito para dar mais detalhes. A investigação apura crimes de extorsão, agiotagem e lavagem de dinheiro. O caso é conduzido pela Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF). O esquema é supostamente comandado pelo empresário Eduardo Rodrigues Silva, conhecido em Brasília como “Eduardo Joias”, que está foragido. Com uma rotina pública de ostentação, ele seria dono de uma empresa especializada no design de peças forjadas em ouro e diamantes. A investigação atingiu Neymar depois de “Eduardo Joias” publicar em sua rede social, que tem quase 75 mil seguidores, fotos com o jogador logo depois de presenteá-lo com um colar de ouro branco cravejado de diamantes. O pingente da peça foi desenhado no formato do nome do atacante. De acordo com a nota fiscal, o colar custou R$ 106,4 mil. O documento foi emitido em nome de Neymar, em março de 2019, por uma das empresas investigadas por lavagem de dinheiro. Não houve, porém, a respectiva entrada da mercadoria ou matéria-prima para confeccioná-la. Apenas essa transação representou mais de 81% dos registros de venda da empresa. Neymar e “Eduardo Joias” seguem um ao outro nas redes sociais e, de acordo com as informações publicadas pelo portal, têm uma relação pessoal. Além do colar de ouro e diamantes, o empresário já entregou ao atacante uma placa dourada e um anel exclusivo forjado em ouro e pedras preciosas. As investigações também encontraram fotos que confirmam a presença de “Eduardo Joias” no aniversário de Neymar em Paris, na França, em 4 de fevereiro de 2019. As despesas dos convidados brasileiros nessa festa foram pagas por patrocinadores do jogador. Com a participação da Receita Federal na operação, a Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri) apontou que a empresa Conceito Comércio de Joias Eireli, atribuída a “Eduardo Joias” e cujo nome é EJ Joias, movimenta valores muito acima do que entra na conta de Eduardo e de seu braço direito, Vitor Duarte Nunes, que também é investigado. Além do documento emitido para a joia entregue a Neymar, outros 11 documentos fiscais eletrônicas de joias foram emitidos para “Eduardo Joias”, sem que houvesse a respectiva entrada de mercadoria ou matéria-prima. A apuração aponta, ainda, que as demais empresas que transacionaram com os investigados são de fachada, tendo sido criadas simultaneamente e com funcionamento ativo por poucos dias, sem gerar notas fiscais para os investigados ou para as empresas vinculadas a eles. Além da relação com “Eduardo Joias”, a investigação apontou que estas não foram as primeiras vezes que Neymar adquiriu ou recebeu joias de envolvidos com lavagem de capitais. Em 2017, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que, em 2015, o craque adquiriu uma corrente de diamantes de Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH, um dos principais articuladores do tráfico de drogas e de armas do Rio, com atuação nas três facções criminosas. Ele também ajudava a lavar dinheiro do tráfico de drogas.

STF adia prazo para União intervir em terras indígenas isoladas

Medida impacta territórios como a Terra Indígena Tanaru. Seu último representante, “Índio do Buraco”, morreu em novembro de 2022. O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), adiou nesta quarta-feira (25) em 30 dias úteis o prazo para que a União apresente um plano de ação de regularização e proteção das terras indígenas. A medida vale apenas para territórios com presença de povos isolados e de recente contato (“que mantêm contato seletivo com segmentos da sociedade”). É o caso da Terra Indígena Tanaru. Seu último representante, conhecido como “Índio do Buraco”, morreu em novembro de 2022, o que abriu um impasse sobre o futuro da área. Segundo o STF, a decisão se baseou na “análise de agravo regimental da Advocacia-Geral da União (AGU), a requerimento da Funai, nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 991, contra as medidas cautelares concedidas pelo relator no final do ano passado. Na ocasião, Fachin deu prazo de 60 dias à União para apresentar o plano de ação”. De acordo com o STF, a ampliação do prazo se justifica não apenas pela mudança no “exercício fiscal” – mas também em fundação do “período de transição governamental”. Inicialmente, o relator teve seu voto seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Porém, como Nunes Marques, indicado à Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu destaque na matéria, o processo continuará sob análise do Plenário. Via: Vermelho

Xandão rasga a Constituição e mantém posse da filha de Eros Biondini

Chiara Biondini tem apenas 20 anos e a idade mínima para assumir o cargo de deputada, de acordo com a Constituição Federal, é de 21 anos – (Eros e Chiara Biondini – Foto: Reprodução/Redes Sociais)  O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes negou liminar de tutela antecipada que requisitava que a deputada estadual eleita Chiara Biondini (PP), filha de Eros Biondini (PL), não tomasse posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por não ter a idade mínima, de 21 anos, para assumir o cargo. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (26), e não julgou o mérito da ação, que ainda será analisado. Chiara tem, atualmente, 20 anos, e não completará a idade mínima prevista na data da posse, 1º de fevereiro, mas apenas 22 de fevereiro. O suplente da deputada eleita, Heleno do Hospital (PP), ingressou com uma ação solicitando que a posse e a diplomação dela fosse impedida. O regimento interno da Assembleia prevê que a posse de parlamentares eleitos pode ocorrer até 30 dias após a cerimônia oficial. Heleno argumenta que a regra é inconstitucional. O advogado de Heleno, Renato Galuppo, informou ao jornal O Tempo que a decisão do TSE analisou apenas questões ligadas ao regimento interno da ação. “Não analisaram, por exemplo, diversos pontos da ação como a questão da condição de elegibilidade aferida na data da posse. Eu particularmente não concordo com o entendimento dele (Moraes). Teremos uma situação inusitada, a ALMG vai ficar 22 dias trabalhando com um deputado a menos, que até quando ela [Chiara] poderá tomar posse. Essa questão ao meu ver contraria uma jurisprudência do TSE de 30 anos, desde a década de 90, que entende que a data da posse é aferida de acordo com a Constituição e não com o regimento interno. Estamos confiantes que a nossa ação será acolhida”, defendeu. Ação “O Regimento Interno abre a possibilidade de, em violação evidente da Constituição Estadual, ser estendida a posse após a primeira reunião preparatória, possibilitando a manipulação das datas para, como no caso concreto, manipular a aferição da condição de elegibilidade da idade mínima”, justifica a defesa do candidato na ação. Eleita a parlamentar mais jovem do Brasil, Chiara tomará posse após o dia 22 de fevereiro, data em que completará 21 anos, idade mínima para se tornar parlamentar. ALMG informa que ainda não foi marcada oficialmente a data da posse da parlamentar, mas confirmou que a cerimônia irá acontecer após o aniversário da jovem. O que diz a Constituição? Elegibilidade São condições de elegibilidade, na forma da lei: I – a nacionalidade brasileira; II – o pleno exercício dos direitos políticos; III – o alistamento eleitoral; IV – o domicílio eleitoral na circunscrição; V – a filiação partidária; VI – a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para presidente e vice-presidente da República e senador; b) trinta anos para governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para vereador. * Com Jornal O Tempo

A cada dois dias uma mulher morre vítima de violência doméstica em Minas

Governo lança campanha de combate ao feminicídio e convoca a população a denunciar casos de agressão; canal 181 garante anonimato Em Minas Gerais, a cada dois dias uma mulher morre vítima de violência doméstica. Em 50% dos casos, as mortes foram causadas por facas, tesouras ou canivetes. São crimes cometidos por maridos, namorados, ex-companheiros, entre outros. A partir desses números, uma campanha lançada pelo Governo de Minas nesta quinta-feira (25/1) convoca a população a “botar tudo em pratos limpos” e reforça que “em briga de marido e mulher” se mete a colher sim. As peças publicitárias estão sendo exibidas em emissoras de rádios e TVs e nas redes sociais. Em todo o Brasil, somente em 2021, 3.878 mulheres foram vítimas de homicídio. Os casos registrados como feminicídio, que é quando a vítima é assassinada pelo fato de ser mulher, chegaram a 1.341, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com um relatório da Polícia Civil de Minas Gerais, 155 mulheres foram vítimas de feminicídio naquele ano. Em 2022, foram 163, além de outras 195 tentativas de feminicídio. Para coibir a violência contra a mulher, impedir que essas mortes ocorram e garantir que os agressores sejam presos, a campanha do Governo de Minas reforça que é possível denunciar pelo telefone 181. O Disque Denúncia é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e completou 15 anos em 2022. Nesse período, mais de 1 milhão de denúncias foram apuradas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Mais de 263 mil criminosos foram presos e apreendidos. O canal garante o anonimato e sigilo da pessoa que faz a denúncia e garante a participação da sociedade no combate à criminalidade. Canais de ajuda Em situações de emergência, as denúncias também podem ser feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil). Na página da Delegacia Virtual é possível registrar ocorrências de ameaça, lesão corporal, agressão e descumprimento de medida protetiva. As vítimas também podem utilizar o aplicativo MG Mulher, disponível gratuitamente para Android ou iOs, que conta com endereços e telefones de delegacias, unidades policiais e instituições de ajuda mais próximas, vídeos, áudios e textos para orientar as vítimas, além da possibilidade de criar uma rede de contato com pessoas de confiança que podem ser acionadas em uma emergência com um só clique. Acolhimento O Governo de Minas Gerais disponibiliza espaços de acolhimento e ajuda às vítimas de violência doméstica e também aos filhos. Em Belo Horizonte, existe a Casa da Mulher Mineira, uma unidade da Polícia Civil na Avenida Augusto de Lima, 1.845, no Barro Preto. Inaugurada no ano passado, ela atendeu mais de 500 mulheres somente nos dois primeiros meses de funcionamento. Cerca de 450 medidas protetivas foram solicitadas. Na unidade, as mulheres podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência, acompanhamento até a residência para retirada de pertences em segurança, receber a guia de exame de corpo de delito, realizar a representação criminal para a devida responsabilização do agressor, além de ser encaminhada para casas abrigo, para serviços de atendimento psicossocial e para orientação jurídica na Defensoria Pública. O ambiente favorece a privacidade e a escuta qualificada durante atendimento. As vítimas de violência doméstica ou familiar também podem buscar ajuda por meio do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna). A ferramenta, vinculada ao Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos (Sima-Mulher) do Governo de Minas, registra casos de violação e fornece mecanismos para promoção do atendimento à vítima em rede. O primeiro atendimento é feito por agendamento direto ao serviço, por meio dos telefones (31) 3270-3235 ou (31) 3270-3296. Fonte: Agência Minas

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte ganhará seis novas rotas

O Governo de Minas lançou uma política para impulsionar conexões aéreas regionais, nacionais e internacionais por meio do fortalecimento do hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Hub aéreo é um termo usado para definir um aeroporto que serve como centro de distribuição de passageiros para outros destinos, por meio de uma rede extensa de voos. O programa estabelece condições para empresas aéreas obterem redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), ou mesmo isenção, para abastecimento com querosene de aviação, que pode representar cerca de 45% dos custos operacionais de uma companhia aérea. Atualmente, as operações internas com querosene de aviação possuem carga efetiva de 11%, podendo chegar ao mínimo de 4%. Abatimento tributário Nesta quinta-feira (26/1), o governador Romeu Zema assinou o decreto que estabelece o abatimento tributário para o abastecimento de querosene para aeronaves, de acordo com o Convênio ICMS 188/2017, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Ele enfatizou os ganhos que a decisão trará para o ambiente de negócios e do turismo em Minas Gerais. “Estar conectado representa mais facilidade para fazer negócios. Ninguém vai em um congresso, em uma feira ou exposição se a dificuldade logística for grande”, disse o governador, ao parabenizar a BH Airport, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional, por propiciar essas oportunidades de desenvolvimento. O trabalho conjunto inclui a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) e a Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). “Trabalhamos muito durante os últimos dois anos para conquistar e recuperar tudo que perdemos, em um setor que sofreu demais durante a pandemia, chegando a quase parar as operações”, disse o diretor de Operações e Infraestrutura da BH Airport, Herlischy Bastos. Voos diretos A Azul Linhas Aéreas é a primeira companhia a aderir à nova política estadual, e com isso passará a fazer voos diretos para duas cidades do estado americano da Flórida: três voos por semana do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para Fort Lauderdale, a partir de junho, e dois voos por semana para Orlando, a partir de setembro. A Azul também se tornará a primeira companhia aérea brasileira a ter um voo direto para a ilha caribenha de Curaçao, também a partir de junho. “É um voo histórico para gerar muito turismo entre esses dois destinos. E além de criar mais opções de voos diretos, cria muitas opções de conexão que esse hub vai proporcionar”, frisou Fábio Campos, vice-presidente de Relações Institucionais, Aeroportuárias e Comunicação da Azul. O gerente latino americano de Curaçao, Andre Rojer, apresentou a ilha e os atrativos para os interessados em embarcar nessa nova rota turística para os mineiros. “Somos holandeses, com um misto de cultura afro-caribenha e europeia em um lugar de somente 150 mil pessoas, com 40 praias, 60 locais de mergulho, e encontramos um parceiro sério que tem planos grandes para o futuro para seguir aumentando a frequência desse fluxo”, afirmou. Conexão com o interior A Azul Linhas Aéreas também iniciará a operação de viagens diárias do Aeroporto de Belo Horizonte para Araxá, na região do Alto Paranaíba, além de dois voos semanais para São João del Rei, na região Central de Minas Gerais. Já a cidade de Divinópolis, na região Centro-Oeste, ganhará voos diretos para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Além de acelerar novos negócios, consolidando Minas Gerais como protagonista na atração de investimentos, a expectativa é a de que essa política pública leve as empresas aéreas a abrirem novas rotas no estado e potencializem o acesso de turistas, nacionais e internacionais, às cidades mineiras. “Conexão é fundamental para a dinamização do turismo. Os aviões virão com as conexões de seus países de origem, consolidando essa força que Minas tem nos últimos anos. Somos o segundo destino mais procurado do Brasil”, pontuou o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. Essa política de hub aéreo possui um potencial transformador, observa o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga. “Estudos em que nos amparamos, feitos na implantação da política de hub aéreo no Nordeste, especialmente no aeroporto de Fortaleza (CE), indicam um incremento de 45% a 50% do fluxo de passageiros internacionais, e cada valor investido pela companhia aérea tende a multiplicar os retornos em 500%, e no intervalo de 4 anos foram gerados 250 milhões de dólares em novos investimentos na cadeia do turismo, que é uma pauta que nos é muita cara, e cerca de 1.500 empregos diretos gerados”. Benefício Para obter o benefício, a empresa precisa ter centro de manutenção de aeronaves em operação em Minas Gerais, operar, no mínimo, 80 decolagens diárias do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte com interligação nacional, instituir ao menos três destinos internacionais semanais até 31 de dezembro – em duas aeronaves de corredor duplo e uma de corredor simples -, operar, no mínimo, cinco voos internacionais semanais até 31 de dezembro – em aeronaves de corredor duplo – e ter voos regulares em pelo menos 14 cidades de Minas Gerais, a serem implantados até 31 de dezembro. “Essa medida permite a isenção de ICMS para as companhias aéreas que instituem um Hub no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Se você dá um benefício para as companhias aéreas, por outro lado você traz um benefício enorme para a população mineira, com um conjunto de iniciativas importantes que trazem bastante desenvolvimento econômico e social para Minas Gerais”, assegura o subsecretário de Receita Estadual da SEF/MG, Osvaldo Scavazza. Azul Linhas Aéreas Fundada em 2008, a Azul é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários para mais de 150 destinos, com mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais e uma frota operacional de mais de 160 aeronaves, além de contar com mais de 14 mil tripulantes. A Azul já opera com voos internacionais nos seguintes aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), Belém (PA), Manaus (AM), Recife (PE), Foz

Petrobras aprova Jean Paul Prates como novo presidente da companhia

Decisão foi confirmada nesta quinta (26) em votação do Conselho de Administração da petrolífera; Prates foi indicado ao cargo por Lula no início de janeiro – Jean Paul Prates renunciou ao cargo de senador para assumir como presidente da Petrobras — Foto: Ricardo Stuckert/PT O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (26), o nome de Jean Paul Prates como novo presidente da petrolífera. A decisão foi unânime entre os 10 integrantes do colegiado, formado por conselheiros indicados pelo governo, sócios minoritários e funcionários. A posse dele no cargo de presidente e de conselheiro também já foi feita nesta quinta. O mandato no comando da estatal, no entanto, terá duração até 13 de abril deste ano. Jean Paul Prates renunciou ao cargo de senador na quarta-feira (25), horas antes da votação de sua indicação na Petrobras. Filiado ao PT no Rio Grande do Norte, ele ocupou a vaga de suplente depois da eleição de Fátima Bezerra (PT) para o governo do estado, em 2018. No cargo, foi coautor do atual marco regulatório de energia e petróleo do Brasil e relator de dois projetos de lei com o objetivo de intervir no preço dos combustíveis e que alteram a tributação do setor. Empresário do setor de petróleo e gás, a indicação ao Prates ao comando da Petrobras foi feita pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 3 de janeiro, mas esbarrou na regra da Lei das Estatais. A norma veda a indicação de candidatos que tenham “qualquer forma de conflito de interesse” para estar na diretoria de uma companhia pública. Por conta disso, ele anunciou sua desvinculação das companhias. O novo presidente da Petrobras é advogado e economista e tem mestrados em planejamento energético e gestão ambiental pela Universidade da Pennsylvania (nos Estados Unidos) e em economia do petróleo pelo Instituto Francês do Petróleo. Ele tem mais de 37 anos de experiência no mercado de petróleo e energia e já atuou nas áreas de energias sustentáveis e transição energética. No gabinete de transição para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Prates integrou a equipe de Minas e Energia. Prates já passou pela Petrobras Internacional (Braspetro) na assessoria jurídica, na década de 1980. Nos anos de 1990, fundou uma consultoria na área de petróleo e chegou a atender o governo do Rio Grande do Norte. Entre 2008 e 2010, foi secretário de Energia do estado. Também é responsável pela criação do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), voltado para estratégias públicas e privadas nos setores.

Paciente morre em clínica para dependentes químicos em Montes Claros

Lynncoln Kannydyan Lopes Soares Vieira, de 28 anos, morreu no local, após ser agredido por outros internos; enfermeira teria sido alvo de ira (arquivo pessoal) Um homem de 28 anos foi agredido até a morte em uma clinica de recuperação na noite da última segunda-feira (23) em Montes Claros. Lynncoln Kannydyan Lopes Soares Vieira foi agredido por sete internos após um surto por abstinência de drogas. Ele estava internado há menos de uma semana no centro de recuperação, localizado no bairro Santo Inácio. A Polícia Militar foi acionada pelo Samu, chamado ao local para atender uma ocorrência de queda. Ao chegar ao local foi percebida algumas lesões que levantaram a suspeita dos socorristas. Ao ser questionada, a enfermeira manteve a informação de que a vítima teria caído e sofrido, em seguida, uma parada cardiorrespiratória. As imagens de câmeras de segurança que mostraram a vítima sendo agredida, e a enfermeira mudou a versão. Contou aos policiais que estava indo embora e, ao abrir o portão, a vítima veio em sua direção exaltada e tentou fura-lá com um pedaço de vidro para fugir da clinica. Ela ainda relatou que vários pacientes vieram defendê-la e tentaram conter a vítima usando força. Segundo o delegado de polícia Alessandro da Silva Lopes, ao tomar conhecimento do fato, a perícia técnica da Polícia Civil compareceu ao local do crime, onde iniciou a análise das evidências encontradas – incluindo as imagens das câmeras de segurança do local. “Verificamos que uma pessoa estaria correndo e a seguir esta pessoa teria sido contida por outras pessoas que a colocaram no chão e a seguraram”, disse o delegado. Diante dessas circunstâncias, as oito pessoas envolvidas no fato foram conduzidas à Delegacia de Plantão para as diligências de polícia judiciária. CRIME CULPOSO? O delegado acrescentou que, após analise minuciosa das imagens e demais elementos coletados, constatou-se que, de início, tratou-se de caso de legítima defesa, visto que a vítima estaria tentando atingir a enfermeira com um instrumento cortante. “Porém, houve um excesso dessa legítima defesa que culminou na morte do interno, e quando isso acontece os autores respondem pelo crime em sua forma culposa”, esclarece o delegado. OITO PRESOS Uma mulher de 28 anos e sete homens, com idades entre 21 e 55 anos, tiveram suas prisões ratificadas pelo crime de homicídio culposo. Arbitrada fiança, os suspeitos efetuaram o pagamento e irão responder em liberdade. As investigações continuam para completa elucidação dos fatos, visando a conclusão do inquérito e seu posterior encaminhado à Justiça. Fonte: O Norte

Cáritas Arquidiocesana realiza a Campanha “Chamados a Ser Solidários”

Na terça-feira, 10 de janeiro, a Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros lançou a Campanha “Chamados a ser Solidários”. A campanha surgiu da necessidade de denunciar a fome que vem crescendo nas periferias de Montes Claros, o que vem sido constatado a partir das dezenas de pedidos de apoio que chegaram até a instituição nos últimos meses. Ouvindo o apelo do povo e em sintonia com o lema da Campanha da Fraternidade escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o ano de 2023, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Cáritas pretende arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social das periferias da cidade de Montes Claros-MG. A Campanha, realizada em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e a Arquidiocese de Montes Claros tem por escopo despertar o exercício da solidariedade cristã e reforçar nossa responsabilidade comunitária em estender as mãos àqueles irmãos e irmãs que necessitam. Para participar desta campanha basta fazer doação de alimentos não perecíveis ou colaborando em dinheiro através do nosso pix. ✅ Posto de Coleta de Doações: Rua Gentil Dias, nº 462, Cândida Câmara – Montes Claros/MG ✅ Chave Pix da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros – CNPJ: 07.487.008/0001-73 Por dar ouvidos ao apelo do povo e em sintonia com o lema da Campanha da Fraternidade, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o ano de 2023, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Cáritas pretende arrecadar alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social das periferias de MOC. Com poucos dias de campanha, 150 famílias já receberam cestas básicas, doadas por particulares. Os bairros assistidos até o momento foram, Cidade Industrial, Residencial Vitória, Vila Telma, Vila Atlântica e Castelo Branco. “Mas pretendemos atender todos os bairros que precisam de ajuda, na cidade”, diz o voluntário Lucas Arruda. “Quem puder emprestar espaço em sua loja ou estabelecimento para que outras pessoas possam doar ajudaria muito”, diz Lucas. A campanha está sendo realizada em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais (@caritasmg) e a Arquidiocese de Montes Claros (@arquimoc) e tem por escopo despertar o exercício da solidariedade cristã e reforçar a responsabilidade comunitária em estender as mãos àqueles irmãos e irmãs que necessitam. SOLIDARIEDADE Lucas também explica que é importante os montes-clarenses aderirem à campanha, pois pode significar o único caminho de quem precisa, ter uma ajuda imediata. “É contribuir para que pessoas em situação de vulnerabilidade e outras fragilidades, que vivenciam situação de insegurança alimentar tenha comida nas suas mesas agora, o mais rápido possível. Porque falta comida na mesa delas agora”, explica. A situação real da população mais fragilizada de Montes Claros, de acordo com Lucas, sofreu alguns agravantes, “porque as chuvas que vieram, mesmo vindo com menos intensidade este ano, veio com estragos. O que agravou ainda mais as situações das pessoas que já vivenciam outras vulnerabilidades como o desemprego”. MAIS NECESSITADOS No que diz respeito ao número dos necessitados, Lucas conta que a Cáritas percebeu aumento crescente, principalmente nas periferias, de pessoas em dificuldade alimentar. “Todos os dias alguém bate na porta da Cáritas, pedindo alguma coisa pra comer. O que chama atenção, é que são homens e mulheres, em idade adulta, com grupo familiar bem extenso, com cinco ou seis crianças”, lamenta. PARA DOAR Quem quiser participar da campanha, pode doar alimentos não perecíveis ou fazer doações em dinheiro (o Pix da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros é o CNPJ 07.487.008/0001-73). Pode, também, ir ao posto de coleta na Rua Gentil Dias, nº 462, Cândida Câmara.

Vestibular na Uemg será neste domingo em 16 municípios mineiros

Com cursos como Medicina e Direito, universidade alcançou número recorde de candidatos inscritos no processo seletivo A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) aplica, no próximo domingo (29/1), em 16 municípios mineiros, as provas de conhecimentos gerais do vestibular para turmas que ingressam em 2023. Nesta edição do processo seletivo, a universidade bateu recorde de inscrições. Entre 7/12 e 9/1, 32.473 pessoas realizaram o cadastro no sistema de seleção. Esta é a primeira vez que a Uemg registra esse número de candidatos interessados em estudar na instituição. Neste ano, estão sendo oferecidas 4.607 vagas, em 128 cursos de graduação. Os cursos de Medicina, Direito, Psicologia, Enfermagem e Engenharia da Computação foram os mais procurados pelos candidatos. Capital Em Belo Horizonte, a prova será aplicada para mais de 6 mil candidatos, em local a ser informado no cartão de confirmação, nesta quarta-feira (25/1). A capital mineira foi a principal cidade escolhida pelos inscritos, seguida de Passos, Divinópolis e Ituiutaba. Conforme destaca a pró-reitora de Graduação, professora Michelle Gonçalves Rodrigues, “este recorde de inscrições para o vestibular é um indicativo de que o ensino público oferecido pela Uemg tem ganhado cada vez mais relevância e fortalecido não somente a universidade, mas também as regiões nas quais ela se insere”. “É uma prova de que estamos no caminho certo, no sentido de oferecer cada vez mais oportunidades de formação e educação referenciada para nossa comunidade”, diz. O Vestibular Uemg 2023 está sendo organizado e executado pela empresado MSConcursos. O processo é composto por provas de conhecimentos gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, e provas de habilidades específicas, para os candidatos aos cursos da Escola de Música. De acordo com o cronograma do processo seletivo, a divulgação do resultado preliminar da prova de conhecimentos gerais está prevista para ocorrer no dia 13/2. A matrícula de primeira chamada para candidatos classificados está marcada para o período de 14 a 20/2. Já o início das aulas para os calouros está marcado para 21/3. Para conferir o cronograma completo, basta acessar o site vestibular.uemg.br.

Lula na capa da World Finance: “Bem-vindo de volta ao palco mundial”

Na edição publicada em 9 de janeiro, a revista World Finance estampou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capa e destacou a volta do Brasil no cenário internacional após quatro anos de destruição do governo de Jair Bolsonaro (PL). “Bem-vindo de volta ao palco mundial”, diz a mensagem de capa. “Os últimos quatro anos levaram Luiz Inácio Lula da Silva de uma cela para o palácio presidencial do Brasil. Em um retorno político de proporções inigualáveis, o novo presidente eleito do país volta agora para terminar a obra iniciada há duas décadas”, diz a reportagem. Vale lembrar que a World Finance é uma revista de análise da indústria financeira e da economia mundial. Ainda no texto, a revista lembra que os dois primeiros governos do petista “experimentou um rápido crescimento econômico, enquanto o compromisso de Lula com os programas de combate à fome tirou milhões de pessoas da pobreza”. “Quando Lula assumiu o cargo pela primeira vez em 2003, a economia brasileira estava em um estado lamentável. A nação estava sobrecarregada com uma imensa carga de dívida, enquanto o governo cessante falhou em suas promessas de gerar empregos e reduzir a divisão social. Muitos anteciparam que a eleição de Lula anunciaria o fim do neoliberalismo no Brasil, inaugurando uma era de intervenções radicais e revisões drásticas na política econômica. Mas essa abordagem revolucionária não se concretizou. Ao assumir o poder, Lula surpreendeu seus partidários e críticos ao adotar um plano econômico muito mais convencional do que o previsto”. “Depois de anos de baixo desempenho e crescimento lento, o Brasil estava crescendo. Ao final do segundo mandato de Lula como presidente em 2010, o país era uma espécie de potência global – tanto econômica quanto culturalmente. Selecionado para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o país havia se consolidado como um importante player no cenário global, aberto a negócios, aberto a investimentos e aberto a visitantes. Eternamente escalado como ‘o país do futuro’, parecia que, finalmente, o futuro havia chegado ao Brasil”, prossegue. “Reconstruir o Brasil será um desafio de proporções imensas – mas pode ser apenas a luta para a qual Lula passou toda a sua carreira se preparando”, prossegue. Fonte: O Cafezinho