Michelle e Jair Bolsonaro choram ao se despedir do Palácio da Alvorada

A primeira-dama chegou a ficar de joelhos enquanto manifestantes aguardavam do lado de fora da residência oficial da Presidência da República – Jair Bolsonaro (PL) e a sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, choraram ao se despedir do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Eleitores bolsonaristas aguardavam do lado de fora da Alvorada e deram manifestações de apoio ao casal. https://twitter.com/delucca/status/1605331876964548608?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1605331876964548608%7Ctwgr%5E12ba603ab2b81022ed39ac0d430f3b80c71a41ac%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.brasil247.com%2Fregionais%2Fbrasilia%2Fmichelle-e-jair-bolsonaro-choram-ao-se-despedir-do-palacio-da-alvorada-video  

Zema, Cleitinho e deputados são diplomados para próximo mandato

O Executivo, o senador, 53 deputados federais eleitos e 77 deputados estaduais federais foram diplomados nesta segunda-feira (19) em Minas O governador Romeu Zema (Novo) e seu vice Mateus Simões (Novo) foram diplomados, nesta segunda-feira (19), em solenidade organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), na Sala Minas Gerais, região Centro Sul de BH. Na cerimônia, também foram entregues os diplomas do senador eleito Cleitinho Azevedo (Republicanos) e seus suplentes – Alex Diniz e Wander de Sousa – e dos 53 deputados federais eleitos e dos 77 deputados estaduais federais. Os primeiros a receberem o diploma foram o governador Romeu Zema e Mateus Simões. Depois foram chamados para serem diplomados o senador Cleitinho Azevedo e os suplentes. Em discurso comedido, o chefe do Executivo defendeu a liberdade de expressão e o resultado das urnas. O governador reeleito Romeu Zema (Novo), disse, durante o ato de diplomação dos eleitos, em solenidade realizada pelo TRE-MG, que recebe o diploma com gratidão “pelo reconhecimento do trabalho que realizamos”. A diplomação acontece nesta segunda-feira (19). pic.twitter.com/yMH8XJlgfD — O Tempo (@otempo) December 19, 2022 Durante a cerimônia de diplomação, nesta segunda (19), Romeu Zema (Novo), governador reeleito por Minas Gerais, defendeu o reconhecimento dos resultados das urnas, mas, também, ressaltou que deve ser garantido o direito às liberdades individuais. pic.twitter.com/melqFcmgMp — O Tempo (@otempo) December 19, 2022 O governador reeleito Romeu Zema (Novo) encerrou o discurso na cerimônia de diplomação, nesta segunda (19), exaltando, mais uma vez, a liberdade de expressão. “Todo e qualquer controle sobre a liberdade de expressão deve ser precedido de debate coletivo e condições de igualdade". pic.twitter.com/dOEzZEZ7uE — O Tempo (@otempo) December 19, 2022 Após a diplomação dos cargos majoritários, foi a vez dos deputados federais receberem o documento que marca o fim do processo eleitoral. Um a um foi chamado ao palco para receber o diploma. Alguns foram receberam manifestações mais calorosas da plateia, como o caso do deputado Nikolas Ferreira (PL), deputado mais votado do Brasil, e a deputada Duda Salabert (PDT), terceira mais votada em Minas. Ainda, Sargento Rodrigues (PL) quebrou o protocolo e apareceu com um cartaz no palco. Diplomados os 53 parlamentares mineiros que vão compor a bancada mineira na Câmara dos Deputados em Brasília, foi a vez dos deputados estaduais receberem o diploma. Alguns parlamentares não compareceram ao evento. Entre os federais, o segundo deputado mais votado do Estado, André Janones (Avante) faltou ao evento. Faltaram também os deputados: Aécio Neves (PSDB), Luis Tibé (Avante) e Ana Pimentel (PT), que justificou a falta por estar com suspeita de Covid-19. Já entre os nomes que vão ocupar cadeiras na ALMG, não estavam presentes os deputados: João Vitor Xavier (Cidadania) e Mário Henrique Caixa (PV), por estarem no Catar para a cobertura da Copa do Mundo, além do deputado Gustavo Santana (PL). Protesto contra privatização do metrô Na porta da Sala Minas Gerais, antes do evento, o sindicato dos metroviários realizou uma manifestação contra a privatização do metrô de Belo Horizonte, que tem leilão marcado para esta quinta-feira (22). Em um grupo pequeno, manifestantes carregavam faixas e gritavam palavras de ordem contra a privatização e o governador Romeu Zema, um dos principais defensores da entrega da CBTU Minas para o setor privado. “A nossa greve é em defesa do nosso emprego e é também em defesa do direito da população de ter um metrô acessível com tarifa social”, pontuou o diretor do Sidimetro, Pedro Vieira. Jornal O Tempo

Corpo de advogado desaparecido é encontrado em Montes Claros

Alexandre Barra foi morto e enterrado em quintal de uma casa. Ele foi encontrado após prisão de um dos suspeitos de envolvimento no caso. A Polícia Civil confirmou que, após intensas buscas, foi localizado na noite desta segunda-feira (19/12) o corpo do advogado criminalista Alexandre Mauro Barra Oliveira, de 34 anos, de Montes Claros, no Norte de Minas. Ele estava desaparecido desde o dia 13 de dezembro. O cadáver estava enterrado no quintal de uma casa no Bairro Independência, na região Norte da cidade, onde foi localizado pelos policiais. Peritos e os dois delegados, Diego Flávio Carvalho e Francielle Drumond, integrantes da força-tarefa formada para desvendar o misterioso desaparecimento, ainda estão no local. A localização do corpo do advogado foi confirmada ao Estado de Minas na noite desta segunda-feira pelo delegado regional de Montes Claros, Herivelton Ruas. Segundo ele, um dos envolvidos no desaparecimento e morte da vítima levou a equipe policial até a residência e apontou o local onde o corpo foi enterrado. A motivação do crime ainda é desconhecida. Nesta terça-feira (20/12), em entrevista coletiva, a Polícia Civil de Montes Claros dará mais detalhes do caso. Parentes e amigos de Alexandre Barra disseram que ele era uma pessoa do bem e que, no passado, envolveu-se em algumas ocorrências policiais por ligação com tráfico de drogas, mas alegam que os fatos ocorreram antes de ele se formar e de passar a atuar como advogado criminalista. Conforme apurou a reportagem, em 14 de junho de 2011, Alexandre Mauro Barra foi preso em uma grande ação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas em Montes Claros, denominada “Operação Carcará”. A operação teve como alvos suspeitos de integrarem uma facção criminosa da cidade comandada por um traficante, que, na ocasião, estava recolhido na prisão de segurança máxima de Catanduvas (PR).  No entanto, a Polícia Civil não informou se há relação entre o desaparecimento e assassinato do advogado e o tráfico de drogas. De acordo com integrante da família do advogado, ele foi dado como desaparecido desde as 12 horas de terça-feira (13/12). O desaparecimento foi comunicado à Polícia Civil, que imediatamente, montou uma força-tarefa na tentativa de desvendar o caso. Ainda na tarde de terça-feira,  o carro de Alexandre Barra, uma Fiat Toro de cor preta, foi visto numa praça de pedágio na BR-040, em Sete Lagoas, com dois indivíduos, viajando no sentido Belo Horizonte. Na manhã de quinta-feira (15/12), o veículo do advogado foi encontrado em um motel em Contagem, na Região Metropolitana de BH. Uma funcionária do estabelecimento contou à Polícia que os dois ocupantes do carro deram entrada no estabelecimento por volta das 21h de quarta-feira (14/12). Meia hora depois, o suposto cliente pediu a conta, dizendo que iria embora por meio de um carro solicitado por uma corrida de um aplicativo, enquanto a outra pessoa que o acompanhava pernoitaria no motel. Na manhã seguinte, os funcionários constataram que a Fiat Toro havia sido abandonada na garagem da suíte. Dentro do carro foram deixados dois relógios, um carregador de celular e uma bíblia. Queima de arquivo Na madrugada de domingo (18/12), a Polícia Militar foi acionada após um motorista de aplicativo ser encontrado ferido às margens da BR-251 (saída de Montes Claros para Francisco Sá), na localidade do Recanto dos Araçás. O caso foi relacionado ao desaparecimento do advogado Alexandre Mauro Barra. O homem alegou que foi atingido por facadas e por um disparo de arma de fogo e teve o seu veículo roubado por dois autores, que saíram de um matagal e o renderam quando ele passava pelo local. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada à Santa Casa de Montes Claros. A Polícia apurou que o fato estaria relacionado com uma suposta queima de arquivo e a motivação seria a participação da vítima no desaparecimento do advogado Alexandre Mauro Barra. Foram presos dois suspeitos do crime contra o motorista de aplicativo às margens da BR-251. Segundo a Polícia Militar, um dos detidos informou que o carro do advogado foi levado para Contagem por dois indivíduos, e que um deles era o motorista de aplicativo que sofreu a tentativa de homicídio, supostamente como queima de arquivo.

Papa Francisco diz que julgamento de Lula começou com fake news

O papa Francisco disse que o processo que condenou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da Lava Jato, “começou com notícias falsas na mídia” que “criaram uma atmosfera que favoreceu a colocação de Lula em um julgamento”. A declaração do pontífice ocorreu durante entrevista ao jornal espanhol ABC, publicada neste domingo (18). “É um caso paradigmático. O processo de julgamento começou com notícias falsas na mídia, que criaram uma atmosfera que favoreceu a colocação de Lula em um julgamento”, afirmou o papa. “Um julgamento deve ser o mais limpo possível, com tribunais que não tenham outro interesse a não ser fazer justiça”. O petista foi preso em abril de 2018, por acusação de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá. A condenação expedida pela força-tarefa foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e, posteriormente, pelo Superior Tribunal de Justiça. Segundo o líder da Igreja Católica, o problema das notícias falsas “podem destruir uma pessoa”. “Não sei como acabou. Não dá a impressão de que foi um processo decente. E a esse respeito, cuidado com aqueles que criam o clima para qualquer processo”, adverte o papa que diz que “eles fazem isso através da mídia de forma a influenciar aqueles que devem julgar e decidir”. “Esse caso no Brasil é histórico, não estou querendo fazer política. Estou contando o que aconteceu”, concluiu Francisco.

Raio atinge acampamento golpista no QG do Exército e deixa 4 feridos

Bolsonaristas acampam em frente ao QG do Exército em Brasília. (Foto: Reprodução/George Marques Um raio caiu no acampamento golpista montado por bolsonaristas inconformados com o resultado das eleições em frente ao QG do Exército, neste domingo (18), em Brasília. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, quatro pessoas que tentavam se abrigar uma tempestade sob uma tenda ficaram feridas. O acidente aconteceu por volta das 14h. Três vítimas tiveram ferimentos leves, e uma mulher de de 45 anos foi levada para o hospital em estado estável, mas com formigamentos, queimaduras e sinais vitais alterados. Segundo informações dos Bombeiros, a ocorrência foi na praça dos Cristais, que fica em frente ao quartel do Exército em Brasília. Três viaturas e 11 agentes se deslocaram ao local para ajudar os feridos. Os golpistas pedem um golpe das Forças Armadas para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e manter Jair Bolsonaro no poder. O acampamento em frente ao QG do Exército já foi alvo de inundações e frequentemente tem sofrido com as chuvas torrenciais que caem no Distrito Federal nesta época do ano.

Argentina fatura o tri mundial diante da França e coroa um genial Messi

A Argentina é tricampeã mundial de futebol. Lionel Messi é campeão mundial. O destino foi gracioso com a última dança do gênio num palco de Copa do Mundo. Após a decepção de 2014, o camisa 10 da Albiceleste agora tem a sua taça e coroação definitiva. Contra uma França que conseguiu salvar o que parecia derrota certa, a Argentina venceu nos pênaltis (4 x 2) após o empatar em 3 a 3 no tempo normal. Uma final de Copa do Mundo 2022 do Qatar, no Estádio Lusail, neste dia 18 de dezembro definitivamente para a história. A Argentina exibiu um primeiro tempo com autoridade, sem sofrer sustos. O pênalti inexistente marcado logo aos 20 minutos e convertido por Messi foi um golpe que a equipe de Mbappé quase não conseguiu se recuperar. Com 2 a 0 no placar na segunda metade da etapa final, o título no tempo normal parecia certo a Messi e sua seleção. Mas Mbappé mostrou também genialidade e em menos de cinco minutos marcou dois gols (um deles uma pintura) e forçou a prorrogação. Lá, novo empate: Messi e Mbappé marcaram para suas seleções. A disputa ficou para os pênaltis. A Argentina converteu todas as cobranças. Coman e Tchouaméni desperdiçaram.  MESSI O que faltava a Messi não falta mais. Perto do fim da carreira, o gênio foi o comandante do título que encerrou 36 anos de jejum argentino em Copas do Mundo. Messi foi na final aquele que foi durante a competição, participativo e talentoso. É bem verdade que ganhou de presente pênalti inexistente. Mas não ofusca o brilho de um capitão que entendeu seu talento e liderança. Teve ajuda luxuosa de Di María para anular uma França que impunha medo. Após uma carreira impecável no futebol de clubes, Messi agora conquista de vez o coração de seu país, que, por vezes, duvidou de sua entrega e predestinação. Messi é do tamanho de Maradona. Maior? Difícil dizer pelos hermanos, mas dá para ousar em classificar que não é menor. Messi arrancou o argentino de seu atual duro cotidiano político-econômico. Até nisso pareceu emular Don Diego. DESTRUIDOR DE RECORDES Messi separou o dia para alcançar feitos, além de levantar a taça. Ao entrar em campo na decisão, ultrapassou Lothar Matthäus e se tornou, de forma isolada, o jogador com mais partidas em Copas do Mundo com 26 jogos disputados. O camisa 10 também é o único atleta a balançar as redes dos adversários em todas as fases de mata-mata da competição, ultrapassou a marca de gols de Pelé e igualou o feito de Just Fontaine, com 13 gols no torneio. LA TERCERA ​A Argentina alcançou o terceiro título mundial e colocou 2022 ao lado dos títulos de 1978 e 1986. Com isso, os hermanos são os únicos com três títulos no momento. Agora, ficam imediatamente atrás de Alemanha e Itália, que têm quatro títulos cada. O Brasil segue hegemônico como o único pentacampeão mundial. Vale lembrar que a Seleção Brasileira alcançou o tri em 1970, há 52 anos 1° TEMPO: ARGENTINA ARRASADORA A Argentina começou o jogo conseguindo sufocar o time francês. Scaloni armou seu time com Di María no time titular e impôs marcação alta nos 15 primeiros minutos. Com Messi ativo, a Argentina visitou com alguma frequência a área adversária. Aos 21, Di María recebeu na ponta esquerda. Arisco, cortou um ingênuo Dembélé, que errou no bote seco e levou o drible. Na disputa, já dentro da área, com toque mínimo, foi ao chão. Pênalti. Messi, inapelável, abriu o placar para a Argentina. A França sentiu o golpe e não conseguiu povoar o meio-campo, oferecendo espaços generosos para a Argentina gastar o tempo invertendo o jogo com frequência. E não é boa ideia oferecer espaços a Messi e Di María. Com um toque, o gênio abriu espaço com Mac Allister puxar ataque letal e entregar para Di María colocar o segundo no placar com toque de exuberante categoria 2° TEMPO: MBAPPÉ É A FRANÇA O segundo tempo foi em grande parte controlado por uma Argentina que queria deixar o tempo passar. Após sacar Giroud e Dembelé ainda no primeiro tempo para a entrada de Kolo Muani e Thuram, Deschamps colocou em campo na etapa final: Fofana, Camavinga e Coman. Não parecia surtir efeito. O destino sugeria um título surpreendentemente tranquilo para a Argentina. Mas futebol não é afeito a roteiros simples demais, sobretudo em Copas do Mundo. Até então apagado, Mbappé fez sua estrela bilhar intensamente. Aos 34, deslocou Emiliano Martinez em bola recebida no bico esquerdo da área. Dois minutos depois, Messi foi desarmado no meio-campo por Coman. Rabiot esticou para Mbappé, que ajeitou para Thuram. O companheiro devolveu pelo alto, e Mbappé, inapelável, de primeira, empatou para a França com um golaço. PRORROGAÇÃO: FUTEBOL, EU TE AMO! ​A prorrogação resumiu o fim do tempo normal com alternância de controle. A Argentina foi melhor no primeiro tempo, a França, no segundo. Logo aos três minutos de prorrogação, Messi aproveitou rebote de Lloris em chute violento de Lautaro. Messi, sempre ele, apareceu para colocar no fundo da rede. E, novamente, quando o jogo parecia resolvido para a Argentina, Mbappé apareceu. Agora, de pênalti, seu terceiro gol na decisão. E o título mundial seria decidido nos pênaltis. PÊNALTIS: ARGENTINA 100% A decisão por pênaltis em finais de Copa do Mundo não acontecia desde 2006. E era mais um teste aos gênios de cada seleção. Messi e Mbappé converteram. Os companheiros do camisa 10 da Albiceleste fizeram o mesmo. Os franceses desperdiçaram com Coman e Tchouaméni. Coube a Montiel a cobrança derradeira para o tri argentino. Via: O Lance

PSOL aprova apoio ao governo Lula em reunião do Diretório Nacional

“Conseguimos ajustar as diferenças internas no PSOL e reafirmar nosso apoio ao governo Lula para reconstruir o Brasil. Manteremos nossa essência combativa”, diz presidente da sigla. – Em reunião realizada neste sábado (17) em São Paulo, o Diretório Nacional do PSOL aprovou manter sua aliança com o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a decisão, a bancada do partido na Câmara dos Deputados irá compor a base do novo governo eleito. No entanto, a participação na administração por meio de cargos ficou condicionada ao licenciamento do filiado de funções de direção que ocupe no PSOL. Para Juliano Medeiros, presidente nacional do partido, o resultado da reunião foi bastante positivo. “Conseguimos ajustar as diferenças internas no PSOL e reafirmar nosso apoio ao governo Lula para reconstruir o Brasil. Ao mesmo tempo, manteremos nossa essência combativa em defesa das políticas de justiça social, ajudando o novo presidente a entregar um país melhor para todos daqui quatro anos”, afirma o dirigente.

GOLPE – Toffoli diz-se arrependido por negar direito a Lula

Segundo colunista da Folha, ministro teria pedido perdão a Lula por ter negado ao presidente o direito de ir ao funeral do irmão, morto em 2019 ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, pediu perdão ao presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva por tê-lo impedido de visitar o irmão Vavá quando Lula era mantido como preso político pela Operação Lava Jato. Quem informa é a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo. “Toffoli então concedeu o direito de Lula se encontrar com a família em uma unidade militar em São Paulo, com a possibilidade de o corpo de Vavá ser levado até ele. Lula recusou. E nunca se esqueceu do episódio, do qual, segundo já manifestou a diversos interlocutores, guarda profunda mágoa. Desde que passou a frequentar cerimônias oficiais como presidente eleito, o petista inclusive evitava uma maior aproximação com Toffoli”, lembra a jornalista. “Na cerimônia de diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na semana passada, no entanto, o ministro do Supremo se aproximou do futuro presidente. E pediu desculpas a ele. ‘O senhor tinha direito de ir ao velório’, disse Toffoli. ‘Me sinto mal com aquela decisão, e queria dormir nesta noite com o seu perdão’. Lula bateu na mão de Toffoli e disse para ele ficar tranquilo que depois os dois poderiam conversar de maneira reservada”, finalizou Mônica Bergamo.

Croácia vence Marrocos e é a terceira colocada da Copa do Mundo do Catar

Partida marcou provável despedida do astro Luka Modric em Copas do Mundo; Marrocos se despede do Catar com campanha histórica e ‘título’ de sensação do mundial A Croácia venceu o Marrocos neste sábado (17) por 2 a 1 na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo do Catar 2022. Com o resultado, os croatas atingem a posição pela segunda vez na história e se consolidam como uma forte seleção no cenário global, em especial após eliminar o Brasil e fazer um bom jogo contra a finalista Argentina. Além das terceiras colocações em 1998 e 2022, os croatas também foram vice-campeões em 2018, na Rússia. Nas outras três edições que disputou foi eliminada na primeira fase. Já os marroquinos se despedem do mundial com um histórico quarto lugar: é a primeira vez que uma equipe africana e de cultura árabe está entre as quatro melhores do planeta. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo da partida. Logo aos 6 minutos a Croácia abriu o placar com o zagueiro Gvardiol, de cabeça, após jogada ensaiada. Apenas dois minutos depois o Marrocos empatou o certame. Ziyech levantou a bola na área em cobrança de falta para Dari completar, também de cabeça, para o fundo das redes. Com o placar apontando a igualdade, o jogo esteve relativamente equilibrado, com uma leve vantagem croata baseada especialmente na técnica de Luka Modric. O desempate viria aos 41 minutos após roubada de bola de Kovacic na entrada da área. A bola sobrou para Orsic que com belo chute por cobertura desempatou a partida. O segundo tempo novamente apresentou um certo equilíbrio, com margem técnica maior para a Croácia. No entanto os marroquinos foram pra cima e tentaram o empate, sem sucesso, ao longo de toda a etapa complementar. Aos 19 minutos En-Nesyri obrigou Livakovic a fazer ótima defesa. Também os croatas tiveram boas chances de ampliar o placar como com Kovacic aos 41 minutos. Ao final da partida os croatas comemoraram muito a terceira colocação, a segunda da sua curta história como país independente – iniciada em Copas do Mundo no ano de 1998, na França. Modric, visivelmente emocionado – e festejado pelas excelentes atuações –, pode ter feito aos 37 anos o seu último jogo em uma Copa do Mundo. Já do lado marroquino, apesar das fortes reclamações contra a arbitragem do brasileiro Raphael Klaus ao final do jogo, sobretudo por Hakimi, o saldo é positivo. A campanha é histórica: é a primeira vez que um país africano e de cultura árabe figura entre as quatro melhores seleções do mundo. Os torcedores também garantiu o seu próprio show nesta partida saideira e nos demais jogos da seleção de Marrocos no mundial. A Copa do Mundo do Catar acaba neste domingo (18), com a final que será jogada entre Argentina e França, em Lusail, ao meio dia de Brasília. A grande final, além de contar com os dois melhores jogadores do mundo – Messi e Mbappé – ainda marcará um tricampeão mundial inédito. A França, atual campeã, pode conquistar um bicampeonato seguido, algo atingido apenas duas vezes na história, pela Itália em 1934 e 1938, e pelo Brasil em 1958 e 1962. Já a Argentina, se vencer, deixa para trás uma fila de 36 anos sem conquistar o mundo.

Vereador estabelece critérios para repasse de recursos às concessionárias do transporte público

Substitutivo defendido por Rodrigo Cadeirante e incluído na lei sancionada pelo prefeito Humberto Souto inibe reajustes da tarifa do lotação * Por Waldo Ferreira O prefeito Humberto Souto sancionou a Lei 5.503, que repassa R$ 4,3 milhões ao Consórcio MocBus, que explora o serviço de transporte coletivo em Montes Claros. Os recursos, oriundos da União, se destinam a minimizar os eventuais prejuízos que as concessionárias tiveram com a pandemia de Covid-19. O dinheiro é oriundo do chamado “orçamento secreto”, com a emenda sendo destinada nacionalmente, supostamente para custear o transporte gratuito aos idosos, direito que já é assegurado em Montes Claros. Antes de ir ao plenário para ser votado, o projeto, enviado pelo Executivo à Câmara Municipal, precisou ser modificado porque, na avaliação do vereador Rodrigo Cadeirante, era uma espécie de cheque em branco para os empresários do setor, pois a redação original não considerava a possibilidade de não ter ocorrido os prejuízos no montante alegado pelas concessionárias. Nas Comissões da Casa o projeto original obteve pareceres favoráveis sem ressalvas, mesmo com os alertas de Rodrigo – que preside a Comissão de Serviços Públicos Municipais – de que a matéria, da forma como veio, configurava risco de destinar dinheiro público de forma aleatória. Ele emitiu parecer pela rejeição, em separado, pois foi voto vencido nas Comissões. O impasse repercutiu na Promotoria dos Direitos do Consumidor. Junto com a Comissão de Legislação, Justiça e Redação e representante do Executivo, foi costurado acordo, por iniciativa de Rodrigo, para incluir um substitutivo segundo o qual para receber o recurso as empresas precisam comprovar o prejuízo. Caso isso não ocorra, o montante deverá ser destinado para população em forma de redução de tarifas ou manutenção do valor das passagens até 2024. “Ou seja, graças à nossa intervenção, tivemos a garantia de que os recursos, de alguma forma, serão repassados à população, pois não acredito que as concessionárias tiveram prejuízo no montante alegado, até porque o número de veículos foi reduzido e eles continuaram a rodar lotados”, observou o vereador. Na mesma linha de Rodrigo, a Promotoria alertou os vereadores do risco de aprovar algo sem nenhum critério sobre sua aplicabilidade. Modificada, a matéria foi aprovada pelos vereadores na terça-feira, 13. Crítico da má qualidade do serviço prestado pelas concessionárias, Rodrigo Cadeirante lembrou que as empresas já tomaram atitudes para minimizar os supostos prejuízos sofridos com a pandemia. “Elas já suprimiram linhas em bairros carentes e nas remanescentes foi reduzido o quantitativo de viagens, contrariando previsão contratual”, informou. Também foram prejudicados os programas Vale-Verde, que aos domingos proporcionava visitação aos parques da cidade; e Transpecial, que transporta pessoas que utilizam cadeiras de rodas, próteses ou que tenham a mobilidade reduzida permanentemente. QUEBRA DE CONTRATO – O vereador denuncia que as empresas não cumprem o contrato firmado com o Município. “Além dos usuários, os funcionários também são vítimas de um sistema que só visa lucro. Eles não são valorizados e são tratados com desumanidade. As mulheres, por exemplo, são obrigadas a fazer suas necessidades fisiológicas atrás dos ônibus”, revelou. Durante toda a discussão em torno do projeto, Rodrigo procurou chamar a atenção dos colegas sobre a responsabilidade em aprovar o projeto na íntegra. Os vereadores pretendiam aprová-lo em regime de urgência, sem nenhuma análise. “Penso que quando se lida com recurso público é essencial levar em conta a transparência do processo, com garantia de que o dinheiro será utilizado em prol da população”, defende. Rodrigo Cadeirante esclareceu que não é sua intenção inviabilizar o sistema de transporte público. “Prefiro que os recursos fiquem em Montes Claros ao invés de serem devolvidos ao governo federal. No entanto, o dinheiro precisa servir à população”, condicionou. * Jornalista