Camilo Santana irá comandar o Ministério da Educação do governo Lula

O novo ministro da Educação será o senador eleito e ex-governador do Ceará, Camilo Santana. “O senador eleito Camilo Santana (PT) decidiu aceitar o convite feito na segunda-feira pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para comandar o Ministério da Educação (MEC). Os dois devem se reunir em breve. A escolha por Santana, que demonstrou nos bastidores interesse em chefiar o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foi uma solução encontrada por Lula após pressão do PT para ficar à frente do ministério”, aponta reportagem do Valor. “Inicialmente, o nome cogitado pelo presidente eleito e defendido por Santana era o da governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). A indicação dela encontrou forte resistência dentro do PT por não ser originalmente da legenda. E também sofreu bombardeio de entidades do setor. A bancada petista chegou a se mobilizar para tentar emplacar o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes. Com o novo arranjo, contudo, Izolda Cela deve ser a secretária-executiva da pasta”, acrescenta a reportagem.
Alckmin diz que R$ 12 bi da PEC da Transição irão para a Educação

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que seu maior compromisso será com a educação O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse nesta quinta-feira (15) que o novo governo prevê R$ 12 bilhões da PEC da Transição para “melhorar o orçamento da Educação”. “Na PEC que está sendo discutida, tem R$ 12 bilhões para melhorar o orçamento da educação. Isso é muito importante. Presidente Lula vai priorizar e ampliar as escolas em tempo integral”, falou no evento Pacto pela Aprendizagem. Na terça-feira (13), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que seu maior compromisso será com a educação. “A palavra é ‘cuidar’, não ‘governar’. Se em 2003 [eu] tinha um único compromisso: ao final as pessoas estivessem comendo três refeições ao dia eu teria feito a obra da minha vida, agora tenho outro compromisso, no dia da minha posse quero assumir compromisso com a educação básica no país. Escola de tempo integral e qualidade, faremos todo o possível, teremos menos violência e vítimas da rua, as crianças estarão protegidas dentro da escola aprendendo alguma coisa”, disse Lula. Aprovada no Senado na semana passada, a PEC da Transição prevê o aumento no teto de gastos de R$ 168 bilhões por dois anos para pagar as parcelas de R$ 600 do Bolsa Família, com adicional de R$ 150 por criança abaixo de seis anos. A proposta aguarda para ser votada na Câmara, mas ainda não conseguiu pela falta de votos necessários para aprovar o texto. Por se tratar de uma PEC, é necessário o apoio de 308 dos 513 deputados, em uma votação de dois turnos. Segundo aliados do relator, as contas feitas até o momento mostram que o texto que saiu do Senado tem apenas 200 votos. Se o texto for alterado, retornará ao Senado para mais uma análise. Caso seja mantido, vai à promulgação.
SOBE O SOM! – Prefeitura de Montes Claros adquire instrumentos musicais para formar bandas

A Prefeitura de Montes Claros está adquirindo instrumentos musicais que serão utilizados pela Secretaria de Cultura na formação de bandas de música, com o objetivo de promover a valorização das manifestações artísticas e culturais do Município. Serão adquiridos instrumentos musicais como trombones (3) e trompetes (3), além de amplificadores para contra-baixo (5) e caixas acústicas (4). A participação no processo de licitação é exclusiva para empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, sendo que o pregão será realizado na modalidade eletrônica, no dia 23 de dezembro, pela plataforma www.licitacoes-e.com.br. Segundo o edital do processo nº 764/2022, os equipamentos deverão ter garantia mínima de 12 meses e deverão ser entregues pelas empresas vencedoras da licitação em até 10 dias corridos após a emissão da ordem de compra pelo Município.
Três municípios do Norte de Minas são premiados no ‘Jovens Mineiros Sustentáveis’

Os municípios de Manga e Taiobeiras, além da escola municipal Lidonio Felix, de Padre carvalho, foram premiados no programa Jovens Mineiros Sustentáveis, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelas ações de educação ambiental nas escolas municipais. O evento ocorreu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e marcou a consagração do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, lançado oficialmente em 2022, com seleção, via edital, de 65 municípios para a implantação de ações de educação ambiental nas escolas municipais. Cerca de 450 pessoas participaram da cerimônia de premiação, entre elas prefeito, secretários municipais de educação e meio ambiente, além de alunos. Entre as autoridades, estava presente o secretário-geral do Governo de Minas, Mateus Simões; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco; e o deputado estadual Noraldino Júnior. Durante a cerimônia, a Secretária Marília Melo lembrou-se do início do programa quando, em 2021, foi lançado o projeto-piloto em quatro cidades. “Chegamos a 65 municípios, alcançando 115 escolas, num total de 4,3 mil alunos. Mais do que os números é o resultado que temos. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores, nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”, comentou a secretária. O secretário Mateus Simões, elogiou o programa e disse que a sensibilização dos alunos para a temática ambiental é fundamental para as mudanças de atitudes. “Os jovens mais conscientes sobre o papel que eles têm para o futuro é o único resultado possível. Espero que vocês, estudantes, sejam sempre reconhecidos por serem tocados pela importância de se pensar no mundo, no outro”, disse. “Na nossa experiência, os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, conclui o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco. Ao todo, dez escolas foram premiadas, escolhidas por apresentarem maior engajamento e comprometimento com as metas e diretrizes do programa. Além de certificados de “Escolas Sustentáveis”, elas ganharam dois computadores. Doze municípios receberam certificados de “Boas práticas pedagógicas”. Do Norte de Minas, a escola municipal Lidônia Félix de Padre Carvalho foi a única premiada. Manga e Taiobeiras também foram os únicos municípios da região premiados como destaques ‘Boas práticas pedagógicas em educação ambiental”
Luiz Marinho aceita convite para comandar o Ministério do Trabalho

O ex-ministro e deputado fed, Luiz Marinho (PT-SP), aceit O ex-ministro e deputado federal eleito, Luiz Marinho (PT-SP), aceitou o convite para comandar o Ministério do Trabalho, feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marinho e Lula devem se encontrar nesta semana em São Paulo. Luiz Marinho foi ministro do Trabalho e depois ministro da Previdência Social durante os dois mandatos anteriores de Lula, entre 2005 e 2008. Ele também é ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP) e é o atual presidente do diretório estadual do PT em São Paulo.
França vence Marrocos por 2 a 0 e fará a final da Copa contra Argentina

A França decidirá o título mundial contra a Argentina, no domingo, depois de vencer Marrocos por 2 x 0 com um gol logo no início de Theo Hernandez e outro perto do fim de Randal Kolo Muani pelas semifinais da Copa do Mundo, nesta quarta-feira. O lateral Hernandez fez 1 x 0 logo aos cinco minutos, mas a vantagem não pareceu ser um incentivo para os atuais campeões do mundo, que ofereceram apenas flashes ocasionais de sua classe depois disso. O Marrocos, afetado por desfalques, causou problemas aos adversários e forçou o goleiro Hugo Lloris a fazer uma grande defesa em chute de Jawad El Yamiq no final do primeiro tempo. O time africano também criou chances no segundo tempo, mas não conseguiu marcar. A falta de gols os impediu de ampliar uma campanha surpreendente que incluiu vitórias sobre Bélgica, Espanha e Portugal e fez da seleção marroquina a primeira equipe africana a chegar às semifinais de uma Copa do Mundo. A França resolveu o jogo aos 34 minutos do segundo tempo, quando uma jogada brilhante de Kylian Mbappé dentro da área deixou Kolo Muani sozinho para fazer o gol decisivo com seu primeiro toque na bola, menos de um minuto depois de ter entrado em campo. A França é a primeira equipe campeã a chegar à final seguinte desde o Brasil em 1998, e no domingo tentará emular o Brasil (1958-1962) e a Itália (1934-1938) como a terceira equipe a conquistar dois títulos seguidos. Para isso, eles terão que vencer a Argentina de Lionel Messi, que derrotou a Croácia por 3 x 0, na terça-feira, para chegar à sua sexta final da Copa do Mundo, numa tentativa de conquistar seu terceir título após as vitórias de 1978 e 1986.
Bolsonaro veta lei Padre Júlio Lancelotti que proíbe “arquitetura hostil” contra pessoas em situação de rua

Pinos metálicos são usados para evitar que pessoas em situação de rua possam dormir nas calçadas – Divulgação/Outras Palavras O desumano ex-capitão Jair Bolsonaro (PL), que está em seus últimos dias no cargo de presidente da República, vetou um projeto de lei que proíbe o uso de materiais e estruturas para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos nas cidades. A informação foi divulgada pela Presidência da República na noite desta terça-feira (13). A medida, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), incluiu no Estatuto da Cidade uma diretriz para impedir o emprego de “técnicas construtivas hostis” em espaços livres de uso público. O projeto ficou conhecido como Lei Padre Júlio Lancelotti. No ano passado, o padre paulistano, que tem forte atuação em favor de moradores em situação de rua, viralizou nas redes sociais ao protagonizar uma cena em que tentava quebrar estacas pontiagudas de concreto instaladas pela prefeitura de São Paulo sob um viaduto. A construção visava impedir a permanência das pessoas nesses locais. Na justificativa para o veto, o presidente da República argumentou que, após ouvir ministérios, concluiu que a norma poderia “ocasionar uma interferência na função de planejamento e governança local da política urbana, ao buscar definir as características e condições a serem observadas para a instalação física de equipamentos e mobiliários urbanos”. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que “o emprego da expressão de técnicas construtivas hostis poderia gerar insegurança jurídica, por se tratar de um conceito ainda em construção, ou seja, terminologia que ainda se encontra em processo de consolidação para sua inserção no ordenamento jurídico”. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim de novembro. O veto presidencial precisará ser apreciado pelos parlamentares, que podem mantê-lo, arquivando a lei, ou derrubá-lo, assegurando a validade da medida. Contarato, autor do projeto, protestou contra a decisão de Bolsonaro. Em publicação nas redes sociais, escreveu que Bolsonaro “nunca disfarçou sua repulsa aos vulneráveis”. Bolsonaro vetou o projeto de lei "Padre Júlio Lancellotti", de minha autoria, que visa proibir construções hostis a pessoas em situação de rua. Não surpreende: o Presidente nunca disfarçou sua repulsa aos vulneráveis! Derrubaremos mais esse ataque ao povo! https://t.co/kYsLYd1SNv — Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) December 14, 2022
Arquidiocese de Montes Claros está em festa pela nomeação de seu quarto arcebispo

O Papa nomeou nesta quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, memória litúrgica de São João da Cruz, como Novo Arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Carlos Souza Campos, até então bispo de Divinópolis-MG. Dom José Carlos será o quarto arcebispo de Montes Claros. A Arquidiocese viveu período que chamamos de “Sede Vacante” desde a nomeação de Dom João Justino de Medeiros Silva como arcebispo de Goiânia, no dia 09 de dezembro de 2021. No dia 18 de fevereiro de 2022, o Monsenhor Silvestre José de Melo, foi eleito administrador diocesano, que desde então, está à frente da Arquidiocese de Montes Claros. Em comunicado oficial enviado ao clero arquidiocesano nesta manhã, Monsenhor Silvestre apresentou “Dom José Carlos é mineiro, de Itaúna/MG. Traz em sua bagagem a experiência de 54 anos de idade, dos quais 29 anos de sacerdócio e 8 anos de ministério episcopal à frente de sua Diocese de origem, onde conta com grande estima do clero e do povo. É mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Durante boa parte de sua vida se dedicou ao magistério, sempre atento à escuta e orientação de quem a ele recorre. Atualmente é também o Presidente do Regional Leste 2 da CNBB, que engloba as Arquidioceses e Dioceses de todo o Estado de Minas Gerais”. O administrador diocesano convidou “Nesta feliz ocasião, conclamo a toda nossa Arquidiocese de Montes Claros, que passou os últimos 10 meses rezando a Deus pela vinda de um novo Arcebispo, para que possamos, juntos, preparar nossos corações e nossas almas para acolher o novo Arcebispo com o mesmo fervor com o qual estamos nos preparando para celebrar, em breve, o Santo Natal”. A data da posse canônica e início do ministério episcopal de Dom José Carlos ainda não estão definidos e serão divulgados posteriormente, informa Monsenhor Silvestre. Com o coração grato, rezemos pelo Monsenhor Silvestre que durante um ano cuidou de nossa Igreja Particular e rendemos graças pelo ministério e pastoreio de Dom José Carlos, arcebispo eleito da Arquidiocese de Montes Claros. Dom José Carlos Souza Campos Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia 03/01/1968. É filho de: José Pinheiro Campos e Dona Piedade Souza Campos. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993. Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região. No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese. No dia 14 de dezembro de 2022 foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros. Arquidiocese de Montes Claros A Arquidiocese de Montes Claros celebrou no último sábado, 10 de dezembro, 112 anos de criação como Diocese. A Diocese de Montes Claros foi instituída no dia 10 de dezembro de 1910 pela Bula Postulat Sane do Papa Pio X, e elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana em 25 de abril de 2001 pelo Papa São João Paulo II, pela Bula Maiori Christifidelium. Hoje, formada por 11 foranias, 68 paróquias e 1092 comunidades de fé, a Arquidiocese de Montes Claros está presente no Norte de Minas Gerais, se estende por 45.520 Km², com população de 860.299 habitantes (Dados IBGE 2017²) e integrada por 40 municípios. A então Diocese de Montes Claros teve como seu primeiro bispo Dom João Antônio Pimenta (1911 – 1943). Sucederam-no: Dom Aristides de Araújo Porto (1943 – 1947); Dom Antônio de Almeida Morais Júnior (1948 – 1951); Dom Luis Vitor Sartori (1952 – 1956); Dom José Alves Trindade (1956 – 1988) e Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem. (1988 – 2007). Com a elevação à condição de Arquidiocese e Sede Metropolitana, a Arquidiocese foi governada por: Dom Geraldo Majela de Castro (1988 – 2007/ 1º Arcebispo Metropolitano); Dom José Alberto Moura, CSS (2007 – 2018 / 2º Arcebispo Metropolitano); Dom João Justino de Medeiros silva (2018 – 2021 / 3º Arcebispo Metropolitano); e Dom José Carlos Souza Campos (2022 / 4º Arcebispo Metropolitano). Fonte: Arquimoc
Levante terrorista contra eleições e democracia marca fim do governo Bolsonaro

Desde o final do segundo turno, o país vem testemunhando atos terroristas recorrentes, na forma de bloqueios de rodovias estratégicas, além de manifestações golpistas diante dos quarteis. O que houve ontem foi a continuação. É terrorismo organizado e incentivado de dentro do Palácio do Planalto. O comandante supremo dessa organização terrorista se chama Jair Bolsonaro, o presidente da república que, ao final de outubro deste ano, recebeu aviso prévio de despejo, assinado por 60,3 milhões de brasileiros. O CAFEZINHO. Dia 12 de dezembro de 2022, em Brasília, aconteceu o seguinte. A Procuradoria Geral da República pediu a prisão de um suposto “líder indígena”, também pastor evangélico, chamado José Acácio Serere Xavante, por organizar e promover atos terroristas nos últimos dias no Distrito Federal. Serere vinha divulgando vídeos com chamadas violentíssimas, chamando ministros do STF de “bandidos” e espalhando mentiras sobre o processo eleitoral. Segundo a Polícia Federal, ele também estaria fazendo ameaças de agressões físicas e perseguição a magistrados do STF e ao presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva. E teria sido ele igualmente que organizou ações de bloqueio ao acesso ao aeroporto de Brasília, além de invasões da área de embarque, causando atrasos e cancelamento de vôos, violando o direito de ir e vir de cidadãos brasileiros. Sua prisão preventiva, portanto, era mais que merecida. Era absolutamente necessária para reestabelecimento da ordem na capital, e para oferecer aos cidadãos brasileiros, prejudicados pelas ações do indígena terrorista, a segurança e a liberdade que lhe estão asseguradas na Constituição Brasileira. A PF executou sua prisão de maneira discreta, conduzindo-o à sede da instituição em Brasília. O cidadão foi tratado com todo o respeito à sua integridade física, porque, afinal, os bandidos, os violentos, os terroristas, os vagabundos, são os bolsonaristas, não os agentes da PF. Entretanto, quando a informação sobre a prisão do indígena chegou nos grupos bolsonaristas, o ódio terrorista explodiu, e os delinquentes que estavam acampados diante do quartel general ou que foram ao Alvorada, decidiram ir à sede da PF, invadi-la e arrancar de lá, à força, o agora presidiário Serere Xavante. E assim o fizeram, aproveitando-se do fato de que a Polícia Federal encontra-se acéfala, com seu diretor ausente, constrangido pela própria covardia, e paralisado por razões políticas. Afinal, os terroristas não são apoiados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro? Não foi o próprio Bolsonaro que, na última sexta-feira, fez um discurso inflamado, elogiando as manifestações golpistas e insinuando que o povo poderia mantê-lo no Planalto, se assim o quisesse? Os agentes da PF, portanto, desprovidos de comando, reagiram sem força, quase amedrontados. Os terroristas, diante dessa inação, sentiram-se ainda mais animados e passaram a atear fogo em carros estacionados nas adjacências. Nos grupos bolsonaristas, alguns começaram a convocar que fossem ao hotel onde o presidente eleito está hospedado. A segurança de Lula, nesse momento, que é responsabilidade da Polícia Federal, preparou um helicóptero para retirá-lo do local às pressas, o que acabou não sendo necessário. O Brasil então assistiu, estupefato, as redes sociais serem invadidas por vídeos de moradores de Brasília assustados, mostrando cenas de horror. Num restaurante situado dentro de um shopping da área, vemos bolsonaristas furiosos adentrando o recinto e ameaçando os clientes, com gritos de “agora é guerra”, e ameaçando queimar seus carros estacionados do lado de fora. De fato, eles começaram a tocar fogo em carros, de maneira aleatoria, e a quebrar placas e estruturas públicas das ruas. Um jornalista espalhou em seus grupos um áudio aterrorizante, relatando que os bolsonaristas haviam lançado um coquetel molotov em chamas dentro do ônibus em que ele estava, cheio de passageiros, ferindo uma moça, e naturalmente produzindo enorme pânico em todos. Depois ficamos sabendo que foram ao menos dois ônibus incendiados. Um deles, os terroristas tentam jogá-lo do alto de um dos viadutos mais importantes de Brasília. Quase o conseguem, mas o ônibus se prende no parapeito e não avança. A imprensa tenta se comunicar com o Ministério da Justiça e a direção da Polícia Federal, e nada. Silêncio omisso e conivente. Quem logo se manifesta e convoca uma coletiva de imprensa é Flavio Dino, indicado por Lula para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, instituição responsável, dentre outras atribuições, pela Polícia Federal. Dino dá a coletiva, mas só o que pode fazer é prometer punição futura a todos os responsáveis, e fazer declarações políticas visando tranquilizar a opinião pública. Dino é inteligente e sabe que o objetivo dos terroristas era justamente promover a instabilidade, o caos, e a sensação de insegurança generalizada, tentando se aproveitar desses últimos momentos em que o comando dos órgãos de segurança ainda está em mãos de individuos omissos e coniventes com as iniciativas terroristas e golpistas dos apoiadores de Bolsonaro. Dino será ministro em breve, mas ainda não é. A falta de comunicação e iniciativa do presidente da república, do ministro da Justiça e do diretor da PF, o seu silêncio cúmplice, é mais um crime contra a ordem democrática. “Há pessoas desejando o caos, mas essas pessoas não venceram e não vencerão amanhã”, diz Flávio Dino. pic.twitter.com/MR7ub3zLEg — Metrópoles (@Metropoles) December 13, 2022 Apenas mais tarde, o ministro da Justiça, Anderson Torres, se manifestou, mas de maneira tímida, covarde, sem aparece, apenas postando em suas redes sociais algumas mensagens anódinas, dizendo que a situação estaria se “normalizando”. Importante ter em mente, todavia, que as ações terroristas vistas ontem em Brasília não foram as primeiras. Desde o final do segundo turno das eleições presidencias, o país vem testemunhando atos terroristas recorrentes, na forma de bloqueios de rodovias estratégicas, onde se vê sempre ameaças e agressões aos próprios motoristas de caminhão e veículos particulares que se recusam a participar, e manifestações explicitamente golpistas diante de quarteis militares. Além disso, o Partido Liberal, partido de Bolsonaro, sob pressão do próprio, decidiu divulgar, às pressas, um relatório mandrake com insinuações falsas sobre a integridade das urnas eletrônicas, sempre visando insuflar suspeitas no processo eleitoral e, com isso, promover a baderna, o caos, a desordem pública. A propósito, hoje
Com quase 60 mil votos, Délio Pinheiro poderá assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados

O Norte de Minas Gerais vive a expectativa de conseguir aumentar sua representatividade no Congresso Nacional. Isso poderá ocorrer caso a vereadora de Belo Horizonte e deputada federal eleita, Duda Salabert (PDT-MG) – que compôs a equipe de transição do governo Lula -, seja indicada para o Ministério de Direitos Humanos ou mesmo para chefiar a Secretaria Nacional LGBTQIA+. A nova Pasta deverá ser criada, pois foi uma bandeira de campanha do presidente eleito. Nesse caso, como primeiro suplente do PDT mineiro, o jornalista Délio Pinheiro, que obteve 56.891 votos, assumiria a vaga na Câmara dos Deputados. Além de Duda, Mario Heringer, outro deputado eleito pelo PDT, também é cotado para assumir um ministério do governo Lula. Ele pode ocupar o Ministério do Trabalho, o que aumentaria as chances do Norte de Minas expandir sua bancada federal, de 4 para 5 deputados. Os deputados federais eleitos do Norte de Minas foram Marcelo Freitas (União Brasil), Paulo Guedes e Patrus Ananias (PT) e Célia Xakriabá (Psol). Deputados estaduais Na Assembleia Legislativa, a expectativa do Norte de Minas aumentar sua bancada também é grande, já que os suplentes Carlos Pimenta (PDT), Danilo Mendes (União Brasil) e Zé Reis (Podemos) ficaram na primeira suplência dos seus respectivos partidos. Carlos Pimenta teve 35.037 votos e está na expectativa de Alencar da Silveira assumir no Tribunal de Contas ou na Secretaria de Esportes. Zé Reis teve 48.773 votos e depende da deputada eleita Lud Falcon ser chamada para o secretariado estadual. Enquanto o ex-prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes, que teve 27.711 votos espera também que um dos três deputados estaduais do União Brasil, que apoiaram o governador Romeu Zema, seja nomeado secretário estadual. Com informação do jornal Gazeta